Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrando do Windows 2000 Server para o Linux


leocidrack

Posts recomendados

Olá a Todos,

Uso Atualmente o Windows 2000 como servidor, ele é servidor de arquivos, Active Directory e servidor de impressão tendo instalado nele duas impressoras samsung pela porta USB. o Hardware é um Athlon XP 2000 com 1 Gb de memoria, 1HD de 20 Gb Somente para o Win2k e um HD de 80 Gb para os arquivos armazenados. A rede possui 9 Maquinas contando com o servidor e possui 14 Usuários que se alternam nestas máquinas

Gostaria de saber a opnião de vocês antes da migração, como devo fazer, qual distro usar.

Após a migração, gostaria também de fazer um acesso remoto para o servidor de tal forma que se houver algum problema eu possa fazer a distancia

Gostaria também que alguem me mandasse um tutorial para fazer o que ta descrito acima

Obrigado

icon_biggrin.gif Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para migrar de um Windows 2000 Server para Linux você vai ter que usar SAMBA e talvez OpenLDAP. Para o acesso remoto você pode usar o SSH, mas vai ter que tomar muito cuidado com a segurança.

Sobre o SAMBA você pode encontrar algumas informações neste blog, links para documentação oficial (obrigatório) e outros textos como o do Guia Foca Linux.

Sobre o OpenLDAP eu não posso dar muitas informações, pois não tenho muita experiência com ele. Na Linux Magazine de Julho ou de Agosto tem uma matéria muito boa sobre a integração do SAMBA com o OpenLDAP.

Para SSH você pode encontrar muita coisa no Guia Foca Linux e na internet.

Mas tudo isso vai depender muito do que você e do que você necessita. Aqui na empresa onde trabalho nós temos um servidor Linux Red Hat 7.3 com SAMBA (sem LDAP) que serve 150 usuários como servidor de arquivos, domínio e DHCP sem problemas há 5 anos. A configuração dele é muito parecido com a que você encontra no blog que indiquei.

Qualquer dúvida pode postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilhar pastas, impressoras, gerenciar perfis de usuários, grupos, permissões de acesso estilo UNIX/Windows e muito mais. Basicamente tudo que você faz em um Windows Server como PDC você pode fazer no SAMBA (até perfis móveis) e ainda aliar isso as vantagens do que o Linux tem.

E a integração com outros serviços, como o LDAP, é possível e deixa ele mais robusto ainda. Temos uma rede com Linux/SAMBA para 150 usuários e não temos do que reclamar.

Dúvidas é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!