Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor over com MSI P965 Platinum e C2D E6600 e comprei 2X1GB OCZ + só zica :-( help


Edvaldo J. Frederico

Posts recomendados

  • Membro VIP

Então galera eu possuo essa maquina da assinatura e o maximo que consegui foi colocar meu E6600 (2,4Ghz) como 2.784 um simples aumento de 16% :huh:, na bios tbem tem opção de over automatico que da para por até 20%, mais quando põe a maquina para rodar algum programa como super_pi_mod que puxa bastante ela trava.

Eu estou com a bios V1.3 010507

Essa são as bios que estão disponivel no site da MSI, se eu mudar pra um versão mais nova sera que vou conseguir melhorar, alguem que tenha uma MB igual a minha conseguiu um over melhor, no teste feito no CDH conseguirão 15%.

versões DISPONIVEL AQUI

Mais uma coisa eu nunca fez atualização esse MSI Live Update é confiavel:huh:

EDITADO

Então galera comprei um kit da OCZ 2x1Gb Platinum rev.2 mais só zica, pois elas não estão conseguindo o mesmo over das minhas antigas memoria, na minha MB tem opção de over automatico e eu largo em 18% com as memoria antiga ia de boa mais agora com a OCZ num vai, e elas só vão se eu por pra rodar como 667.

A tensão esta em padrão, e mesmo se eu colocar em 2.2 quando eu coloco 18% de over elas não vão isso rodando como DDR2 800 e agora como 667 vão, galera isso é defeito das memoria :angry:

Abs :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edvando

possuo a mesma placa mãe, e o mesmo processador, com o overclock dinamico você pode chegar em 2,9ghz

eu consegui

mas você tem q usar um utilitario da placa mãe, e não ir pela bios

use o utilitário MSI Live Update para atualizar a bios, e o MSI Dual Core Center para fazer o overclock.

o cd da placa mãe tem esses utilitarios, mas acho mais aconselhavel baixar da pagina as versões mais recentes

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara...

Eu tenho uma AB9 Pro e ponho ele a 3 ghz brincando, pela bios mesmo. Brincando significa sem mudar tensão nenhuma. E embora nos reviews das placas baseadas em P965 a minha placa ganhe sempre na capacidade de overclock, a MSI platinum não costuma ficar muito atrás não, quase sempre passando de 3 Ghz também... Então acho que tem algo errado aí. Ou você deu azar com um processador sem muita capacidade de over (o que eu acho improvável), ou então tem que atualizar a bios mesmo (parece que tem 3 versões da platinum... normalmente a dos reviews que eu vi no começo do ano eram a versão 2), ou então seu cooler não está bem instalado e o processador tem travado por causa da temperatura quando você aumenta o clock. Você usa o cooler stock? Aquela porcaria é um saco pra instalar e é comum não ficar bem instalado.

Em todo caso, você deveria conseguir coisa melhor com um C2D E6600, a maioria dos reviews consegue botar ele a mais de 3.1 Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Edvaldo

possuo a mesma placa mãe, e o mesmo processador, com o overclock dinamico você pode chegar em 2,9ghz

eu consegui

mas você tem q usar um utilitario da placa mãe, e não ir pela bios

use o utilitário MSI Live Update para atualizar a bios, e o MSI Dual Core Center para fazer o overclock.

o cd da placa mãe tem esses utilitarios, mas acho mais aconselhavel baixar da pagina as versões mais recentes

boa sorte

Ola fligia

Então cara eu nunca atualizei bios como a galera faz pois morro de medo, então pelo MSI live update é confiavel posso mandar bronca eu estou com a bios versão V1.3 , eu tentei fazer um vez mais aparei na parte que ele pedi o disquete, e ess aparte é pra que para salvar a bios velha ou para copiar a nova?

Essa Bios V1.6 você aconselha a baixar.

voce viu que o DOT pela bios vai até 20% mais num chega nisso, o maximo que deu pra larga no CPU foi 16% e foi isso que consegui com o ver manual

http://www.3dnews.ru/motherboard/msi_p965_platinum/index5.htm

35089.jpg

35087.jpg

Abs B)

Cara...

Eu tenho uma AB9 Pro e ponho ele a 3 ghz brincando, pela bios mesmo. Brincando significa sem mudar tensão nenhuma. E embora nos reviews das placas baseadas em P965 a minha placa ganhe sempre na capacidade de overclock, a MSI platinum não costuma ficar muito atrás não, quase sempre passando de 3 Ghz também... Então acho que tem algo errado aí. Ou você deu azar com um processador sem muita capacidade de over (o que eu acho improvável), ou então tem que atualizar a bios mesmo (parece que tem 3 versões da platinum... normalmente a dos reviews que eu vi no começo do ano eram a versão 2), ou então seu cooler não está bem instalado e o processador tem travado por causa da temperatura quando você aumenta o clock. Você usa o cooler stock? Aquela porcaria é um saco pra instalar e é comum não ficar bem instalado.

Em todo caso, você deveria conseguir coisa melhor com um C2D E6600, a maioria dos reviews consegue botar ele a mais de 3.1 Ghz

Ola jacypr

Então cara no FDH tem um teste com essa minha MB e maximo que ele conseguirão foi 15% de over o mesmo que eu 16%, e sobre a instação do cooler é realmente muito ruim de coolocar, eu consegui por com a ajuda de um video de como colocar ele que eu baixei no site da intel.

A temperatura em stock fica de 29 ~ 35ºC e em full no maximo 46ºC e eu estou usando o ver automatico de 12%¨.

E o maximo que consegui de over foi 2784Ghz eu chego a 2.8Ghz só que acabava de carregar o SO e travava.

Abs B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intão cara.... o msi live updater é confiavel sim

o diskete q pede é pra fazer backup da bios velha (a q ta no seu pc antis de por a nova) para o caso de der algum problema, você conseguir voltar.

mas é MTU dificio dar problema no update da bios...

mas o update nom pode parar pela metade, então faça quando você nom tive

fazendo mais nda no pc... e só o msi live update aberto

deixa ele termina u serviço dele antis di volta a abrir outros programas.

meu proc é o E6600, e consegui fazer oveclock dinamio (pelo utilitario Dual Core Center e não pela bios) em 17% sem problemas, estavel.

e acho q com uma placa mãe um pokinho melhor, (com fsb 1333) eu conseguiria mais sem problemas também. (core 2 duo rulez) :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola amigo fez a atualização pelo Live Update, foi tudo bem, eu baixei DualCoreCenter o ultimo mais não sei porque ele num quer carregar junto com o windows ele da erro, mais vou tentar instalar o que vem com o cd.

Quinta feira eu estava criando um DVD com o Nero Vision e estava com o DOT em 12% ele ficou todo processo com esse over e dando uns pico de over como esse ai da foto.

dotpicos.JPG

Abs :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sempre faço update da bios pelo msi live ... des do v1.3 :D

essa semana eu instalei windows vista 64 aqui, e o dual core center novo nom roda no vista :(

diz na pagina q tem suporte, mas nom roda.

e acho q nem adianta tentar o velho... porque o velho nem tem suporte pra vista. :(

por tanto até a nova atualização acho que vou ficar di fora de overs

mas meu proc aqui ficou estável em 17% e temperatura a 52º (teste de stress do everest ultimate edition)

e quanto aos picos, o processador trabalha conforme a necessidade, então picos sempre ocorrrem. (acho que faltou a tal foto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu sempre faço update da bios pelo msi live ... des do v1.3 :D

essa semana eu instalei windows vista 64 aqui, e o dual core center novo nom roda no vista :(

diz na pagina q tem suporte, mas nom roda.

e acho q nem adianta tentar o velho... porque o velho nem tem suporte pra vista. :(

por tanto até a nova atualização acho que vou ficar di fora de overs

mas meu proc aqui ficou estável em 17% e temperatura a 52º (teste de stress do everest ultimate edition)

e quanto aos picos, o processador trabalha conforme a necessidade, então picos sempre ocorrrem. (acho que faltou a tal foto)

Instalei o MSI Dual Core Center qie veio no cd e consegui por o meu e6600 como 2.880 e até que ficou estavel mais 3.0 ele num foi -_-, mais esta bom e aqui a temperatur em stock fica em 31~34ºC em full 48ºC.

A minha memoria é DDR667 sera que isso tbem influencia e sua amigo qual é?

Bom eu caso eu acho que ja esta meio resolvido mais vamos continuar postanto a galera que tem essa mesma MB que eu os over que conseguiu.

EDITADO

Ai galera consegui por o meu E6600 como 3.2 pela bios mais pra isso tive que diminuir a velocidade da memoria passar a tensão da memoria de 1.9 para 2.10v e aumentar um pouco vcore.

Mais uma coisa pra quem tiver uma MB igual a minha não coloquem a bios nova a 1.7V olhem porque AQUI

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Então galera comprei um kit da OCZ 2x1Gb Platinum rev.2 mais só zica, pois elas não estão conseguindo o mesmo over das minhas antigas memoria, na minha MB tem opção de over automatico e eu largo em 18% com as memoria antiga ia de boa mais agora com a OCZ num vai, e elas só vão se eu por pra rodar como 667.

A tensão esta em padrão, e mesmo se eu colocar em 2.2 quando eu coloco 18% de over elas não vão isso rodando como DDR2 800 e agora como 667 vão, galera isso é defeito das memoria :angry:

Tentei tbem fazer um over tonto de 2.4 para 2.6 a maquina liga mais depois do primeira tela ele trava isso virando a DDR2 800.

Galera qualquer ajuda sera bem vinda.

Abs -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem overclock não é minha especialidade, mas eu seto meu cpu pra trabalhar em 3.0 e fica totalmente estavel.

mas porque você não faz o over aumentando a frequencia do processador? tem alguma coisa setado errado ai porque pelo q li seu over esta totalmente instavel.

de um reset load default, ou um clearcmos, e faz o over manualmente aumentando o clock do processador.

Andei lendo alguma coisa quando fui overclocar o meu, e pelo q entendi quando fica instavel se deve aumentar o clock da memoria também assim como a tensão de ambos memos e cpu devem ser elevados aos poucos até ficar estavel.

quer dizer vai ser por tentativas de erro e acerto.

espere q alguem mais experiente no assunto vira lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bem overclock não é minha especialidade, mas eu seto meu cpu pra trabalhar em 3.0 e fica totalmente estavel.

mas porque você não faz o over aumentando a frequencia do processador? tem alguma coisa setado errado ai porque pelo q li seu over esta totalmente instavel.

de um reset load default, ou um clearcmos, e faz o over manualmente aumentando o clock do processador.

Andei lendo alguma coisa quando fui overclocar o meu, e pelo q entendi quando fica instavel se deve aumentar o clock da memoria também assim como a tensão de ambos memos e cpu devem ser elevados aos poucos até ficar estavel.

quer dizer vai ser por tentativas de erro e acerto.

espere q alguem mais experiente no assunto vira lhe ajudar.

Aquele over foi com as Kinsgston, mais elas rodando na sua velocidade normal eu consegui ir até 2.9.

Mais as da OCZ num consegui passar dos 2.6 que a maquina começa a carregar e trava.

EDITADO

Consegui colocar como 2.8 no over automatico, mas tive que colocar a volt. da memoria de 1.9 para 2,15 e mesmo assim fica bem instavel demoro pra carregar o SO e seta do mouse ficou indo em soquinho, o maximo que consegui foi carregar o everst fez dois teste de memoria ai deu tela azul e reiniciou, agora isso é normal:-(

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meu esse over automatio não presta...

Uma coisa quando você sobe o fsb do processador sobe junto o fsb das memo???

Se for isso coloca o multiplicador das memo em 2 e tensão pra 2.1 ou .2.2

Aumente um poucco a tensão da NB pode ser isso tb e aumente o vcore em torno de 1.45v

Sim quando aumento o FSB do processaodor o frequencia de operação tbem aumenta, e ja coloquei a tensão da memoria em 2.15 mais coloquei em 2.8 e fica muito estavel e no over automatico tbem.

Na minha outra memoria era 667 ia de boa num precisa aumentar a tensão, eu conseguir por as 667 pra trabalhar como 800 sem nem um esforço, mais agora levei a memoria pra testar numa loja aqui perto de casa e vamos ver o que da se for problema da memoria ja mando trocar.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse over automatic é uma ***** prq não sobe direito a voltagens ..

Cara essas 800ai é bom você colocar 2.1v max de 2.2v

Senão dah pau mesmo

Se tiver a opç]ao unliked use isso... e o multiplicador das mesmo coloca em 2x

pra tentar deixar em 800 as memos.

e qual a latencia das memos?????

Qual o FSB que você tá usando pra chegar em 2.8 e o multiplicador do proc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara esse over automatic é uma ***** prq não sobe direito a voltagens ..

Cara essas 800ai é bom você colocar 2.1v max de 2.2v

Senão dah pau mesmo

Se tiver a opç]ao unliked use isso... e o multiplicador das mesmo coloca em 2x

pra tentar deixar em 800 as memos.

e qual a latencia das memos?????

Qual o FSB que você tá usando pra chegar em 2.8 e o multiplicador do proc.

Valeu westfall , mais acho que a memoria esta com zica mesmo e agor até troca vai levar umas 2 ou 3 semans:(, pois elevei em uma loja de um camarada meu e deu a mesma mer*@, mais assim que as novas memoria chegar eu posto novamente.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, espero não ter chegado tarde no tópico...

Bem, a BIOS 1.3 tem sérios problemas com over, justamente por não lidar corretamente com as latencias, o strap e o command rate das memórias.

Só para você ter uma ideia, dependendo da configuração que você colocar nas memos e mandar over o command rate ficará em 1T, ou seja super apertado pra uma DDR2 em over.

Não me lembro com certeza mas existiu uma bios beta, lançada pela própria MSI que era tido como a melhor pro seu processador, honestamente nem te aconselho procurar por ela... aconselho que você faça a atualização da sua BIOS (pelo DOS) e seja feliz, possívelmente conseguirá resultados melhores, além disso existem alguns ajustes finos que você pode fazer nela pra melhorar ainda mais.

Vou ver se encontro os detalhes e posto para você, deixarei o tópico em observação... Abraços...

ATENÇÃO: Toda atualização de BIOS, ou seja lá o que for, implica em riscos. Faça por sua conta e risco!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa colega, espero não ter chegado tarde no tópico...

Bem, a BIOS 1.3 tem sérios problemas com over, justamente por não lidar corretamente com as latencias, o strap e o command rate das memórias.

Só para você ter uma ideia, dependendo da configuração que você colocar nas memos e mandar over o command rate ficará em 1T, ou seja super apertado pra uma DDR2 em over.

Não me lembro com certeza mas existiu uma bios beta, lançada pela própria MSI que era tido como a melhor pro seu processador, honestamente nem te aconselho procurar por ela... aconselho que você faça a atualização da sua BIOS (pelo DOS) e seja feliz, possívelmente conseguirá resultados melhores, além disso existem alguns ajustes finos que você pode fazer nela pra melhorar ainda mais.

Vou ver se encontro os detalhes e posto para você, deixarei o tópico em observação... Abraços...

ATENÇÃO: Toda atualização de BIOS, ou seja lá o que for, implica em riscos. Faça por sua conta e risco!!!

Valeu amigo, consegui fazer over com as minhas OCZ consegui por meu E6600 2.4 para 2.950 com a memoria virandoa 800 só que tive que por a tensão da memoria pra rodar aa 2.2V, e consegui por ate pra rodar como 3.0 mais começa a carregar o SO e reinicia auemntei um pouquinho a tensão do processador e mesmo assim num foi, um amigo meu tem um kit da Patriot 2X1Gb DDR2 800 puts curti elas pacas e como elas consegui por tbem como 3.0 mais pelo menos carregava o SO só se carregava algo pesando ele reiniciava, agora fico com a OCZ ou pelo Patriot, rodei o super PI e fez o mesmo over com as duas memoria e deu um pequena diferença de 1s pra menos com a patriot, mais acho que vou trocar essas OCZ e por essas memoria da Patriot sera que vale a pena.

A atualização ja passei pela 1.3 a que veio com a MB depois coloquei a 1.6 e a 1.7 essa veio bichada quase que ferra tudo aqui, mais Graças a Deus consegui voltar para a 1.6 e agora estou com a ultima 1.8

Abs Frederico

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, veja se isto ajuda, coloque estas configurações:

InterStep Enabled

C1E Disabled

SpreadSpect Disabled

Se não me engano para mudar o interstep e o C1E é preciso apertar F4 no segundo ou terceiro menu, não me lembro exatamente. mas quando você apertar F4 duas novas opções irão surgir.

Sem desabilitar o C1E, principalmente, o overclock fica muito comprometido.

Poste os resultados depois...

EDIT: Para fazer surgir a opção C1E vá em: Advanced BIOS Settings => Aperte F4 !

PS: Não espere overclocks extremos, esta mobo não foi feita para isto, o máximo que já vi com ela foi 470MHz no FSB em condições muitíssimo especiais, normalmente, você conseguirá no máximo 350MHz. (não sei com as bios mais novas que possuem strap de 1333, mas com as antigas é assim). Outra coisa, não use o overclock automático se quiser fazer um over maior, faça ele "no braço". Mas novamente CUIDADO!!!! Faça por sua conta e risco.!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É galera complicado, fez igual o amigo joearny mandou mais o maximo que consegui foi por o FSB a 328 e mas que isso ia mais ligava e reiniciava, acho que vou pegar a Patriot, vou na casa do amigo meu e vou testar novamente a memoria dele se consegui passar dos 328 vou vender a OCZ.

Ja aumentei o vcore e tbem nada.

E só de pensar que ja consegui chegar a FSB356, com as minha antigas Kingston DDR2 667 pra consegui fazer ela chegar nisto tive que massar elas pra 533 mais chego :angry:

NuclearMC5.jpg

Abs Frederico

post-4024-13884945669802_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perai, não troca as memórias ainda, vamos ver isso ai direito..

Se der, tire uma foto da parte Inteira onde tem as voltagens, clock do processador...

Tire também foto do lugar onde tem as latências e clock da memória, vamos precisar.

Tem que ter um jeito de subir mais isso ai, tem alguma coisa de errado no seu overclock.

E outra, esquece esses overclocks automaticos da placa mãe, é pura buxa isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOARD: MSI P965 Platinum BIOS 1.5B3

CPU: CORE2DUO E6400

MEM: 2x GSKILL F2-6400CL4-1GBPK

BIOS Settings:

FSB 395

Vcore +0.1875 (~1.47V)

DRAM RATIO 533 (1:1)

MEM Timings 4-4-4-12

Mem Volt 2.1V

NB Volt 1.30V

InterStep Enabled

C1E Disabled

SpreadSpect Disabled

It boots and it's very stable at those settings.

I guess is difficult to reach 390FSB with a x9 multiplier...

Este ajuste está no forum oficial da MSI, o user que fez ela foi o lychgate

Comparando o que você fez com a dele dá pra ver que a tensão da sua north bridge está bem baixa, eu mesmo, que nem dou overclock uso em 1.3V

Perceba que não adianta socar tensão no processador, não vai resolver.

Essa BIOS que o carinha usou que é a famosa, que havia dito, mas não recomendo colocar uma BIOS beta na sua mobo, se perder ela nem o RMA irá aceitar, mesmo sendo da própria MSI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E galera mudei aq tensão do chipset para 1.3 com foi falado aumentei tbem o vcore, mais nada coloquei ora rodar como 2.960 ligou de boa abri o everest e abri o superPI mais quando estava acabando deu tela azul e reinicio desisto, decidi mesmo vou vender essas memoria e pegar as da Patiot, com ela consegui fazer o mesmo over só tive que aumentar a tensão da memoria, e rodou bem rodei o super PI tbem deu um resultado bem melhor do que com essas OCZ.

Só que vou ter que esperar até o dia 5 pois estou meio duro, mais assim que eu trocar a e as memoria nova chegar eu posto novamente.

overclock2.JPG

Abs Frederico

post-4024-13884945761856_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!