Ir ao conteúdo

Como fazer esse strobo?

saraivaa

Posts recomendados

Postado

Eae galera, beleza?

queria a ajuda de vocês para montar um estrobo, tipo esses de ambulancia, pra colocar dentro do meu case.

O estrobo que eu me refiro pisca assim..

COMET.gif

Alguem tem algum circuito que faça isso?

Obrigado!

Postado
Pode fazer isso de modo simples com um 555 e um 4717 .

Dependendo das tensões e potênncias tem que usar circuito de drive para lâmpadas .

Estava pensando em ligar em 12volts e utilizar 2 led's..!

Alguem tem o esquema? :confused:

Postado
Estava pensando em ligar em 12volts e utilizar 2 led's..!

Alguem tem o esquema? :confused:

Zueca, você encontra nas casas de materiais eletrônicos, led´s monocolor, bicolor, e até tricolor já com pisca-pisca, mas se quiser fazer com lãmpadas de xenônio, tem de fazer um circuito de luz estroboscópica... Tenta pesquisar nesse site: www.feiradeciencias.com.br é bastante útil.

Postado

Aí está um circuito para um efeito melhor com um único CI. Utilize LEDs de alto brilho .Com os trimpots você regula as frequências alta e baixa para melhor efeito.

Ok. vou tentar faze esse circuito e postarei aqui os resultados.

shark77, lâmpadas strobo de xenônio necessitam de altas tensões (alguns milhares de volts ) para o disparo. Não acho uma boa ideia para esta aplicação.

Verdade.. sem contar ki iria ficar muito forte dentro do case :rolleyes:

Muito obrigado.

Postado
Peguei sua imagem e tornei mais lenta pra melhor visualizar. Ficou assim:

strobe.gif

É um pouco irregular talvez por causa do tempo da captura.

Aí está um circuito para um efeito melhor com um único CI. Utilize LEDs de alto brilho .Com os trimpots você regula as frequências alta e baixa para melhor efeito.

shark77, lâmpadas strobo de xenônio necessitam de altas tensões (alguns milhares de volts ) para o disparo. Não acho uma boa ideia para esta aplicação.

strobo2.jpg

Parabéns, soschip!!

Brilhante solução!

Muito bom, mesmo!!

[]'s

Postado

Realmente, eu esqueci de comentar, bem lembrado...

SOS? Pude observar que seu circuito não aparece a pinagem do 4093. Como saberia quais são as portas lógicas?

• 4 meses depois...
Postado

boa noite galera, bom eu estou a procura de um estrobo tambem, mas eu gostaria de fazer um sem ci tem como?? eu vi na net ums caras fazemdo um so ocm transistores resistores e 2 potemciometros mas o filmezinho que era no youtube era demo nao comsegui ver o final ok, se alguem comseguir me ajudar

• 4 meses depois...
Postado

Boa noite.

Seria interessante saber qual a sua necessidade. Tenho um tópico recente postado sobre o dimensionamento para um controle estroboscópico utilizando LEDs.

Se puder ajudar coloco-me à disposição.

Velho Hippie

• Coordenador
Postado

Oi galera! você's estão esquecendo daqueles circuitinhos tipo flip-flop biestável com dois tr 4 r's e 2 cap? simplérrimos!... busquem na memória! se eu soubesse como enviar dezenhos manuais. eu colocaria o circ. aqui!...

Abraços,

Bruno

• Coordenador
Postado

Isso mesmo! SOSCHIP, era destes multivibradores astével que me referia!...

Gostei de sua solução! parabéns...

Abraços, Bruno.

Paz e Bem a todos...

• 2 meses depois...
Postado
testado e aprovado!fiz ele,logo posto fotos,só falta tempo!

galera eu só um entusiasta na area de eletronica ate tinha pensado em fazer um curso mais infelizmente não deu agora só monto os circuitos mais faceis por isso eu quero ajuda de você no circuito anterior

gostaria de saber o q significa a sigla gnd

desd já agradeÇo a compreenÇÃo

Postado
galera eu só um entusiasta na area de eletronica ate tinha pensado em fazer um curso mais infelizmente não deu agora só monto os circuitos mais faceis por isso eu quero ajuda de você no circuito anterior

gostaria de saber o q significa a sigla gnd

desd já agradeÇo a compreenÇÃo

GND = terra ou neutro comum...

• 4 meses depois...
Postado

O que limita é a corrente máxima que o transistor suporta...

Conforme você vai colocando mais LEDs, a corrente vai aumentando, até que chega o ponto que vai queimar o transistor.

Pra aumentar o número de LEDs, você pode colocar outro transistor, de maior potência, pra servir de driver para os LEDs...

Postado

Amigo isdruviz,

Penso que se você visa aumentar a carga (ou numero de LEDs) e automaticamente aumentar a corrente consumida do circuito, trocando os transistores responsáveis pelo oscilador e driver da carga, os BC338 do esquema poderiam ser substituídos por transistrores TIP31. Apenas atenção para a polarização do mesmo que tem pinagem diferente do BC338.

Sucesso!

Abração,

R.Costa.

Postado

Muito obrigado pela dica digam

dei uma olhada nos datasheets de ambos,e vi q o tip 31 guentaria até 3A,o que usando leds de 20mA daria uns 150 LEDs,correto?

E tp,funcionaria de boa trocando pelo TIP31?claro q fazendo as devidas adaptações de pinagem

Postado

Amigo isdruviz,

Teoricamente o TIP31 poderia alimentar a cadeia de LEDs.

Ao meu ver funcionaria sem maiores problemas a susbstituicao dos transistores.

A pinagem é realmente diferente das do BC338 NPN. Mas isso você checa facilmente via datasheets.

Sucesso.

R.Costa.

• 3 meses depois...
Postado

Bcpetronzio,

Amigo, como você está online, poderia me informar o que seria necessário alterar no ckto. do SOSCHIP para uma alimentação de bateria de 9V?

digam,

Boa noite amigo, pode me ajudar na pergunta feita ao Bcpetronzio? Grato, Marcelo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!