Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se posso ligar todos meus aparelhos no filtro tipo monitor cpu televisão dvd video cassete som etc... ou se o filtro pode queimar devido ao exesso de aparelhos ligados no filtro....

obrigado...

• Curtir 1
Postado
Gostaria de saber se posso ligar todos meus aparelhos no filtro tipo monitor cpu televisão dvd video cassete som etc... ou se o filtro pode queimar devido ao exesso de aparelhos ligados no filtro....

obrigado...

aqui é 220 volts

• Curtir 1
Postado

obrigado pelas dicas.. irei procuror o tco nas lojas q conheço.

a utilizaçao d um núcleo de ferrite melhoraria muito o desempenho do filtro?

onde consigo comprar esse núcleo pela internet? porque não encontrei nas lojas q procurei.

utilizar um fio esmaltado mais fino e dar mais voltas seria intereçante?(estou utilizando fisivel de 4 amperes. acho q poderia usar fio mais fino q 20 para construir o indutor)

mais uma vez obrigado

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

obrigado...

aqui é 220 volts

A potência que vais poder demandar de uma proteção/filtro de linha depende de suas especificações e principalmente do(s) elemento(s) série de proteção. Esses são ou um micro-disjuntor, ou fusível ou fusível térmico. Exemplo: Se tens ai fusível de 5 Amperes podes ligar e demandar até 5A x 220 V = 1.100 Watts. De um lado portanto esse é o limitante..

Se trocares o fusível de 5 Amperes por um de 20 Amperes, teoricamente poderias ligar ai até 20A x 220 Volts = 4.400 Watts, porém quem não aguentaria é o cabo de entrada, a fiação interna, a sua tomada da parede e quem sabe até o fio da sua instalação. Desse modo faça a coisa certa..

obrigado pelas dicas.. irei procuror o tco nas lojas q conheço.

a utilizaçao d um núcleo de ferrite melhoraria muito o desempenho do filtro?

onde consigo comprar esse núcleo pela internet? porque não encontrei nas lojas q procurei.

utilizar um fio esmaltado mais fino e dar mais voltas seria intereçante?(estou utilizando fisivel de 4 amperes. acho q poderia usar fio mais fino q 20 para construir o indutor)

mais uma vez obrigado

Um dos fabricantes de núcleo, talvez o mais conhecido e do qual uso os núcleos é a Thornton..

Um dos núcleos que uso é esse daqui:

Ferritetimoparafiltro.jpg

Seu código é: NT-27/16/12

Código de encomenda: NT-27/16/12-2700-IP6

Material: IP6

Al: 2700 nH

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Pessoal, gostaria de saber qual os varistores ideais pra mim, sendo a minha tensão de 127V, e, não sei se influencia, sem terra. Procurando, deduzi que sejam os 20201, estou correto? Obrigado pela ajuda!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Pessoal, gostaria de saber qual os varistores ideais pra mim, sendo a minha tensão de 127V, e, não sei se influencia, sem terra. Procurando, deduzi que sejam os 20201, estou correto? Obrigado pela ajuda!

O 20201 é para 130 Volts. Se deixá-lo ai é bem possível que encurtes em muito a vida do mesmo. De repente, do nada, só a tensão variando em digamos 5% que é absolutamente normal, terias 127 x 1,05 = 133 Volts e já o varistor estaria em processo de avalanche para proteger quando não necessitaria ser protegido...

Adote alguma coisa como a série 221, que é para 140 Volts ou até mesmo a série 241 que é para 150 Volts..

Eu, na minha proteção adotei a série 271, que é para 175 Volts

Veja que a tensão da rede elétrica pode ter variação a maior, dentro da normalidade e o próprio varistor tem tolerância também na fabricação...

• Curtir 1
Postado
O 20201 é para 130 Volts. Se deixá-lo ai é bem possível que encurtes em muito a vida do mesmo. De repente, do nada, só a tensão variando em digamos 5% que é absolutamente normal, terias 127 x 1,05 = 133 Volts e já o varistor estaria em processo de avalanche para proteger quando não necessitaria ser protegido...

Adote alguma coisa como a série 221, que é para 140 Volts ou até mesmo a série 241 que é para 150 Volts..

Eu, na minha proteção adotei a série 271, que é para 175 Volts

Veja que a tensão da rede elétrica pode ter variação a maior, dentro da normalidade e o próprio varistor tem tolerância também na fabricação...

Vale pela ajuda Falle, vou procurar por um desses e em caso de dúvidas eu retorno, valeu!

• Curtir 1
Postado

Galera,

Comprei com uns amigos os componentes para o filtro e sobrou bastante coisa. Quem estiver precisando de algum componente é só mandar uma mensagem privada que repondo. Tenho todo o material necessário. Núcleo toroidal, capacitor X2, capacitor de alta tensão, varistor, TVS, centelhador, microdisjuntor, fusível térmico, fusível ultra rápido, etc...

Abraço a todos!

• Curtir 1
Postado

Olá Boa Noite.

Eu li e gostei do tutorial Construindo um filtro de linha; só que as imagens não aparecem.

Logo após as imagens aparece um testo 403 forbidden.

O que devo fazer.

Grato.

Wagner Allegrini

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Olá Boa Noite.

Eu li e gostei do tutorial Construindo um filtro de linha; só que as imagens não aparecem.

Logo após as imagens aparece um testo 403 forbidden.

O que devo fazer.

Grato.

Wagner Allegrini

As imagens de qualquer tópico são de propriedade do autor desse tópico. Deves te dirigir ao mesmo para qualquer tratativa, a mais ninguém..

Ai por dentro do tópico já foi citado uma fonte alternativa dessas imagens. Procure nos Posts e a encontrarás..

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Como todo sábado é dia de "fuçar" na net aqui estou.

estava vendo o Tutorial (foi um bom tempo da minha manha)

bom vi que as fotos do primeiro post nao estão mais disponiveis :o

e tambem o link do .pdf nao esta mais no ar.

se nao fosse pedir muito teria como alguem me passar o esquema para 220 volts sem aterramento (sou de SC, (220 fase, neutro))

desde já agradeço

tenha um bom dia

• Curtir 1
Postado

Pessoal, li o tópico inteiro e não encontrei especificação sobre o indutor (bobina). Tudo bem que tem todas as caracteristicas e tal, mas quantos Henry tem no total ? De repente seria mais jogo comprar o indutor já montado. No meu caso tenho que montar o filtro pra filtrar o máximo possível de interferencias pois trabalho com audio. Alguem ainda tem o esquema daquele filtro feito pra equipamentos de audio postado anteriormente ????

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

depois de tanto tempo da abertura deste tópico eu o encontro e fico feliz em poder aprender.

gostaria de obter ajuda dos nobres colegas. mexo com o som da minha igreja e a questão da qualidade da energia tem me preocupado bastante. recentemente adquirimos um condicionador de energia da pentacustica (pc1000) para uma melhor proteção. http://www.pentacustica.com.br/adm/upload/8/manual%20pc-3000.pdf

comprei ele com o intuito de usá-lo apenas como filtro de linha e posteriormente pensava em adquirir um estabilizador para a proteção maior, porque nunca tínhamos tido ocorrencia de elevação de tensão.

lendo o manual percebi que ele também funciona como proteção contra transientes só que acima de 275V. no nosso caso nossas tomadas são 110V, então ele não protege contra transientes quando ligado em 110V.

E esses dias algumas fontes ligadas nele queimaram. na hora fui na tomada e medi a tensão, estava em 156 volts.

http://s640.photobucket.com/albums/uu123/jkrrbass/?action=view&current=201220092852.jpg

isto rendeu um pedido de ressarcimento à light porque posteriormente descobrimos que o problema foi que o conector do neutro no poste da rua estava frouxo e como nossa rede é trifásica houve fuga de tensão de uma fase para a outra.

enfim, o que eu gostaria era de poder construir uma tomada apenas com uma proteção para o caso de uma tensão acima de 130V fosse interrompida para não danificar meus equipamentos, a maioria dos equipamentos suportam até 135V. o filtro de linha suporta até 15A em suas saídas. eu ligaria então o filtro nessa tomada. percebi que deverei usar usar varistores, gostaria de obter ajuda dos senhores.

• Curtir 1
Postado

E esses dias algumas fontes ligadas nele queimaram. na hora fui na tomada e medi a tensão, estava em 156 volts.

http://s640.photobucket.com/albums/uu123/jkrrbass/?action=view&current=201220092852.jpg

isto rendeu um pedido de ressarcimento à light porque posteriormente descobrimos que o problema foi que o conector do neutro no poste da rua estava frouxo e como nossa rede é trifásica houve fuga de tensão de uma fase para a outra.

enfim, o que eu gostaria era de poder construir uma tomada apenas com uma proteção para o caso de uma tensão acima de 130V fosse interrompida para não danificar meus equipamentos, a maioria dos equipamentos suportam até 135V. o filtro de linha suporta até 15A em suas saídas. eu ligaria então o filtro nessa tomada. percebi que deverei usar usar varistores, gostaria de obter ajuda dos senhores.

Sinto muito e doi na alma dizer que no mercado hoje pra proteger contra sobretensão por perda de neutro temos os estabilizadores e os nobreaks!

Pra que tensões acima de 130 ou 135V sejam interrompidas você precisa de um circuito que meça a tensão e desligue a energia por meio de relé. Existem no mercado relés protetores contra sobretensão. Nos estabilizadores apesar de suas desvantagens, e muitas, eles têm essa proteção, os em conformidade com NBR14373:2006.

Os nobreaks todos têm essa proteção, ele comutaria pra bateria instanteneamente, protegendo o equipamento.

Implementar esse recurso num filtro foge do meu conhecimento, mas creio que não seja tão simples por exigir componentes eletrônicos mais elaborados e se não me engano, CI's.

• Curtir 1
Postado

Esse estabilizador aí é muito antigo e não está normatizado na ultima norma e não tem a proteção mencionada. Esse treco aí já saiu de linha tem tempo... Ele atende á NBR14373 e não a 14373:2006, que é a ultima revisão.

Esse estabilizador aí eu já tive um muito tempo atrás e ele não conta com um varistor sequer. Coloca-lo apos o filtro não é uma boa ideia.

• Curtir 1
Postado

valeu, muito obrigado pelas dicas.

Uma pergunta:

não daria pra fazer uma proteçãozinha contra sobretensao, apenas usando varistores. tipo uma proteção que se a tensão ultrapassasse os 135V ele abriria o varistor.

pra constar vou relacionar aqui alguns componentes que tenho e veja se dar pra eu aproveitá-los de alguma forma até num upgrade desse "estabilizador" que mencionei.

3 x varistores 10D - 201K - 130Vac

4 x capacitores ceramicos 4,7 pF x 50V

1 x capacitor poliester 470KpF x 630v = 470nF

2 x fusivel vidro pequeno 4A

1 x termistor NTC 10mm 5R

1 x termistor NTC 10mm 10R

agradeço desde já.

• Curtir 1
Postado

Se varistores funcionassem dessa forma seria bom demais!

O máximo que se consegue, com relativa segurança, é utilizar varistores de 130V numa rede que vá nominalmente até 127V, mas um varistor desse tipo só entra em condução plena em 330V, só que já em torno dos 180V é bem possível que ele conduza corrente suficiente pra se queimar se um fusível não agir em tempo hábil pra salva-lo e quase sempre não salva - experiência própria.

Varistores não foram feitos pra conduzir muita corrente por muito tempo, muito tempo aqui pode ser considerado segundos. Varistores foram feitos pra conduzir altas correntes durante milisegundos apenas e retornar ao seu estado inicial quanto antes. Se ele permanecer conduzindo corrente ele se destroi no processo antes que um fusivel se rompa e nesse tempo, talvez, o equipamento protegido vá junto. Agora se a sobretensão fosse ao valor de Clamping do varistor ou mais alto, aqui no exemplo, 330V e continuasse, o fusivel abriria instantaneamente ou o disjuntor cairia porque nesse estágio há um curto-circuito pleno acontecendo.

O problema em se usar varistores com valores mais baixo do que isso, tipo 120V, é que ele se degradaria muito rapidamente. Os de 130V já sofrem desse problema, mas de forma não tão preocupante se tiver protegido por fusiveis térmicos.

Varistores quanto mais próximo do valor de tensão da linha AC, mais chances têm de se degradarem ao mesmo tempo que não necessariamente oferecem maior proteção contra picos de tensão. Um varistor por exemplo de 275V oferece nível de proteção contra picos de tensão suficiente pra um equipamento que opera numa linha 127V, sendo o ideal que o varistor pra essa proteção seja de 150 ou 175V.

Infelizmente com varistores não dá pra contar pra todo tipo de sobretensão sustentada, só aquelas que aproximem ou ultrapassem o valor de clamping do varistor e que haja fusiveis ou disjuntores pra seccionar o circuito.

• Curtir 1
Postado

O que tá estranho são esses capacitores de 50V! Vão queimar na hora! O termistor acho redundante já que nas fontes já tem termistor.

• Curtir 1
Postado

pessoal alguém poderia me passar o link de algum site em que eu possa estar comprando os componentes? Pois aqui na minha cidade não tem nada, eu fui falar com um cara de uma eletronica pra ele pedir pro fornecedor dele, mas o cara me enfiou a faca... ia ficar em mais de 50 reais os componentes :o, qual é o preço medio gasto?? Olha eu não vou precisar das bobinas (ja montei) e da caixinha para montar..

• Curtir 1
Postado

mexendo em alguns "filtros" aqui encontrei esse com indutores e capacitores, não achei varistores, por isso não deve ter proteção contra surtos. será q teria como eu melhorá-lo acrescentando algum componente. gostaria que ele me desse proteção contra sobretensão, isto é, se a tensão ultrapassasse 135V ele abrisse. isto é porque tenho uma caixa ativa que suporta até 135V. nos capacitores foi difícil enxergar alguma especificacao, mas parece que estava escrito 10n3300. e quanto a questão da corrente até quanto eu poderia dimensioná-lo?

vai umas fotos tiradas de celular:

http://s640.photobucket.com/albums/uu123/jkrrbass/?action=view&current=070420103200.jpg

http://s640.photobucket.com/albums/uu123/jkrrbass/?action=view&current=070420103193.jpg

http://s640.photobucket.com/albums/uu123/jkrrbass/?action=view&current=070420103201.jpg

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal,

Tô com uma dúvida cruel em relação a capacitores, alguém poderia explicar qual a difgerença física dos::confused:

Capacitores x, x1 x2

Capacitores y, y1,y2

Em que parte do filtro são aplicados e quando devem serem aplicados?

Obrigado

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!