Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Pois é... antes eu usei um estabilizador como carga e o formato de onda havia ficado pior ainda!

Também liguei uma serrinha tico tico, onda bem estranha por sinal! quando ela esta em baixa rotação a onda fica ceifada... acho que é o mesmo princípio dos chuveiros eletrônicos... só ficou uma senoide perfeita quando ela estava no máximo.

Quero achar algum aparelho que encha a rede de ruído... um secador de cabelo é uma boa??

Leonardo, eu fiquei curioso com relação a forma de onda mostrada por você ao ligar no seu filtro depois de ver que outra pessoa que fez um filtro pro conta própria e conseguiu algo pior ainda. Não será isso alguma falha no projeto dos componentes? Veja aí a ultima postagem desse tópico:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&start=260

• Curtir 1
Postado
2 coisas

1

Quero ver tudo na integra, mas as figuras não estão aparecendo. Tens postado em algum site, outro? ou terias em PDF? ou pode me mandar o link, e com tua autorização transformo em PDF?

Cara as fotos estão no ImageShack Toolbar... Pode fazer o que quiser com elas... Depois que estão na internet já não tem mais dono.

2

a sugestão

Não sei se poluiria, mas, um trafo retificado em meia onda, sem capacitor, ou com um de uns 200micro, com um motorzinho de carrinho de pilha (motor DC) de 6V ligado em 12 volts,

Uma fonte bem genérica de pc, ligada numa carga constante, tipo uma lâmpada, ou até módulo de carro,

ou o trafo que citei acima, ligado num motor AC (isso mesmo) tipo um trafo para 220V DC, ligado num motor de liquidificador (AC) tu não terás os capacitores que sobem a tensão, e terás o ruído elétrico das escovas (ou algumas delas, já que outra parte não orientará a onda para circular por apenas um lado)

Muita mão!! O tempo está meio escasso hoje em dia... Tenho uma batedeira que enche a TV de chuviscos... vou colocar direto na tomada e ver no que dá.

Mas, obrigado pelas dicas! ...Se não tiver sucesso com a batedeira vou tentar por em prática o que disse!

Leonardo, eu fiquei curioso com relação a forma de onda mostrada por você ao ligar no seu filtro depois de ver que outra pessoa que fez um filtro pro conta própria e conseguiu algo pior ainda. Não será isso alguma falha no projeto dos componentes? Veja aí a ultima postagem desse tópico:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&start=260

Vi o tópico que me mandou!!! Mas que coisa mais horrível!!

Isto é realmente muito estranho... Se conseguir tempo, esta semana pretendo eliminar alguns componentes e ver o que está gerando esta harmônica! Estou suspeitando do indutor de 10mH... Será o primeiro eliminado!

T+

• Curtir 1
Postado

Meu filtro tem indutores de 16.6 mH e está muito alto o zumbido. Será que devo reduzir as espiras dos indutores pois deve estar com o corte muito alto. Quando ligo o computador mesmo os indutores estando bem firmes na placa, faz um baita zubindo.

Postado

No meu também e são pouco mais do que 10mH cada! Isto é normal... de um jeito de fixá-lo com firmeza dentro do filtro!

Eu tentaria quebrar o ruído dos indutores com cola quente
  • Curtir 1
Postado

Sim, mas sem querer ficar chorando, esta bem firme, parece um transformador da rua o zumbido. vou baixar a indutancia, pois os indutores da fonte que tenho realmente so fazem barulho quando ligo algo tipo a batedeira e o chuveiro. Nao sei qual a indutancia desses filtros usando em fontes 80 plus, mas deve ser bem menos que 10 mH.

Postado

Se as fontes possuem filtragem suficiente para a operação delas, pra quer querer colocar um filtro "ultra filtrante" na sua entrada? Tem um colega do forum aí que comenta sobre os riscos das interações entre filtros de linha quando não há um casamento bem projetado entre eles, esqueci o nome dele, mas ele fala que efeitos bem ruins podem ser criados nessa combinação de filtros...

• Curtir 1
Postado

então vou deixar uma das saidas com alimentacao direto da rede apenas para o gabinete e colocar uma chave tipo balanço para a mesma.

Postado

Pensei nisso antes de voltar aqui, pois antes queime os varistores do filtro do que os da fonte. Fiz a tomada do gabinete, puxando as conexoes ali onde fica a entrada do primeiro indutor, ou seja, ficando apos os varistores. Nao adotei o centelhador neste projeto.

Postado

Sim, peguei esses apenas porque por ser pico de tensão acredito que facilmente iria passar de 300v

Postado

Não adiantará de muita coisa ter varistores de 300V... Se teu aparelho foi fabricado para trabalhar em 220V, no caso de uma descarga elétrica, até os varistores atuarem nos 300V, O estrago já será grande! Imagine 80V acima da tensão nominal...

Eu colocaria varistores de 240V, caso a tensão na tua cidade seja 220V.

• Curtir 1
Postado

Leonardo, depende!

Um varistor de 300V possui tensão residual de 1025V, bem abaixo dos 1500V suportados por qualquer fonte em picos de tensão. Picos de tensão não possuem duração suficiente para danificar equipamentos se essa tensão não for bastante alta, geralmente acima de 1500V. Varistores de 275V mantém essa tensão residual em 710V, um valor muito seguro pra qualquer equipamento e por isso são mais recomendados.

Sobretensão entretanto é complicado, varistor só vai proteger se ela for muito alta, mesmo que seja varistor de 240V. Um varistor desses só vai começar a conduzir corrente perto de 300V, o suficiente pra danificar qualquer fonte, um de 300V então só vai conduzir lá pelos 350V. Varistor só protege contra picos, já sobretensão apenas se ela se elevar bastante e de uma vez, dai ele romperá o fusível rapidamente.

Veja essa msg onde coloquei o exemplo de um varistor de 130V submetido a uma sobretensão de 180V, aumentando gradualmente a tensão até o varistor começar a conduzir. Veja que só passou a conduzir poucos miliamperes lá pelos 161V, valor muito alto pra qualquer fonte que opera numa faixa de 115V manualmente, a fonte queimaria antes do varistor agir! Se a sobretensão fosse instantanea pra valores superiores a 180V, aí sim o varistor poderia proteger, ou se a fonte fosse do tipo bivolt automatica protegida por um varistor de 130V

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4817708&postcount=358

Video que postei no link acima:

Eu afirmo com toda certeza que qualquer fonte que opere na faixa de 115V está desprotegida contra sobretensão pra qualquer valor variando de 130 até 170 e poucos volts se usar varistor de 130V (o menor valor possivel pra rede 110-127V). Fontes 220V manuais tb estão desprotegidas de qualquer coisa variando entre 240 e 300V usando varistor de 275V ou 240V que seja, o que é muito incomu, geralmente o minimo usado é 250V. Fontes bivolt automatica são as unicas protegidas por varistores de 130, 150 ou 175V que seja porque esses conduzirão antes da fonte atingir os máximos 264V suportados por elas. O que é muito irônico porque qualquer estabilizador vendido no mercado nacional reduz a tensão pra 115V na saída quando entra 220V e possui um varistor de 175V na sua saída - isso os fabricados a partir de 2008, antes disso muitos não vinha com varistor. Outra coisa que é irônica é que eles se auto-desligam quando a tensão de saida forge 10% do valor nominal de 115V.

Se com isso defendo o estabilizador? Não, só to apresentando fatos... cada um decide o que faz!

• Curtir 1
Postado

Resumindo, pois tem muitos OU pelo forum, em 220V deve se usar qual varistor (250V, 275V, 300V). Em maos tenho os de 250V e 300V, de 275V so pedindo pela Internet.

Postado

- Para PICOS DE TENSÃO, qualquer um desses valores, 250, 275 e 300V vão oferecer proteção adequada pra 220V.

- Pra SOBRETENSÃO em rede 220V, qualquer varistor, de 240 à 300V, nenhum oferece proteção completa. A NÃO SER QUE, a tensão suba rapidamente pra valores tais em que faça o varistor conduzir plenamente, valores esses que são sempre bem acima do valor nominal de tensão do varistor. Muitas pensam que um varistor de 250V por exemplo vai proteger assim que a tensão passar de 250V, o que é completamente incorreto.

• Curtir 2
Postado
Outra coisa que é irônica é que eles se auto-desligam quando a tensão de saida forge 10% do valor nominal de 115V.

como se pode implementar essa função em um filtro de linha?

Eu lembro que alguma marca dos EUA fez um filtro com esse dispositivo e tinha até video no youtube e se me lembro bem nem era tão caro assim o filtro.

OBS: não era da APC nem da Belkin.

• Curtir 1
Postado

Para implementar essa função num filtro de linha precisa-se criar um circuito que monitora a tensão, como num estabilizador, esse circuito controlará um relé que abre e fecha o fio fase de acordo com a tensão medida. Ao ligar o filtro ele analisará a tensão e só liberará energia para as tomadas do filtro se tiver tudo dentro da normalidade.Só não vou saber explicar como implementar esse circuito.

Os filtros que têm esse recurso são feitos pela Panamax. O varistores ficam localizados após esse circuito, logo eles não entrarão em condução quando a tensão subir demais, protegendo tb os varistores, ficando estes apenas com a função de suprimir picos.

• Curtir 1
Postado
Muitas pensam que um varistor de 250V por exemplo vai proteger assim que a tensão passar de 250V, o que é completamente incorreto.

Era exatamente o que eu pensava! :P

Vivendo e aprendento!!

• Curtir 1
Postado
Para implementar essa função num filtro de linha precisa-se criar um circuito que monitora a tensão, como num estabilizador, esse circuito controlará um relé que abre e fecha o fio fase de acordo com a tensão medida. Ao ligar o filtro ele analisará a tensão e só liberará energia para as tomadas do filtro se tiver tudo dentro da normalidade.Só não vou saber explicar como implementar esse circuito.

Os filtros que têm esse recurso são feitos pela Panamax. O varistores ficam localizados após esse circuito, logo eles não entrarão em condução quando a tensão subir demais, protegendo tb os varistores, ficando estes apenas com a função de suprimir picos.

• Curtir 1
Postado

Há muito tempo eu pensava assim tb, mas depois que fui pesquisando fui vendo que a coisa não era bem assim. O vídeo aí acima mostra isso, em 150V o varistor de 130V continua mantendo circuito aberto ou seja, sem condução. Se de fato há uma condução, são poucos miliamperes, insuficientes pra reduzir a tensão após o mesmo afim de proteger a carga.

Varistores não foram feitos para regular a tensão de forma linear, mas sim absorver, enquanto desviam pra outro condutor, picos de tensão. Se ele for submetido a tensão elevada de forma constante, obviamente ele irá se aquecer e explodir rapidamente protegendo OU NÃO, o circuito, como expliquei acima. Um varistor de 130V por exemplo, só vai criar um curto-circuito pleno lá pelos 180V +/-.

--------

Jorno, creio que não seja tão simples pra ser feito de forma caseira.

• Curtir 1
Postado

Voltando ao assunto das harmônicas do filtro... Consegui um tempinho hoje e coloquei ele na bancada novamente, desta vez com um jumper no lugar do indutor de 10mH.

Eis que a suspeita se confirma!!! Era ele que estava esculhambando a onda!

Vaja aí como ficou sem o indutor:

senoidesemoindutorde10m.jpg

Percebe-se que sobrou um resquício bastante estranho la na crista da onda!! Acho que deve ser do indutor de 100uH!!

Detalhe:

coisaestranha.jpg

Filtro com carga:

circuitocomcargaresisto.jpg

senoidecomcarga.jpg

Resistor ligado direto na rede:

cargadiretonarede.jpg

senoidecomcarga.jpg

Praticamente igual a saída do filtro, se não fosse pelo "resquício estranho"!

Até usando o estabilizador como carga a onda se manteve normal! ...Da ultima vez, tinha ficado cabulosa!

circuitocomcargaestabil.jpg

Aproveitando o momento oportuno... O que sempre acontece quando se tem um estabilizador na rede e uma ligeira variação de tensão??

Resposta:

tlec.jpg

Belíssimo pataço de 300V!!

Se sobrar tempo amanhã, vou tentar jogar um pouco de ruído na rede com um secador de cabelo...

T+

• Curtir 1
Postado

Esse estabilizador tava alimentando alguma carga ao soltar esse pico aí?

Felizmente é um pico bem tolerável, 300V que durou muito rápido, 1 milisegundo no pico máximo talvez.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...