Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leds 5mm alto brilho


claudiojz

Posts recomendados

Olá amigos

Comprei leds de 5mm emissores de luz branca, paguei R$ 0,60 cada.

Sempre apliquei neles tensões até 6v, não sei porque cargas d'agua eles perderam a intensidade de brilho. Explico, hoje quando aplico 6v neles eles parecem que estão recebendo uma tensão de 1,5v.

Quais cuidados devo tomar com leds. Algum tutorial sobre leds?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, claudiojz. beleza?

Cara, a maioria dos leds de alto brilho trabalham na faixa dos 3V, não 6V.

você pode ligar um led num circuito com qualquer tensão. O que precisa ser limitado é a corrente que vai circular por ele.

Na maioria dos leds, a corrente eficaz/limite se situa na faixa dos 20mA.

É só calcular o resistor com base na lei de Ohm.

Pra alimentação de 6V, 3V de queda no led, 3V de queda no resistor e 20mA, pode usar um resistor de 150 ohms. Pra ter segurança, use um de 220 até 270 ohms.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Mauricio2006, mas não entendi como calcular a resistencia que passa pelo led. Poderia me explicar melhor?

Olha estou fazendo assim, uma bateria de carro de 12v, uso um controlador de carga (7806) para diminuir a tensão

Antes eu usava os led diretamente numa bateria de celular, com tensão superior a 6V, será isso que originou defeitos nos leds?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, claudiojz.

Se você alimentar um LED, que tenha uma tensão de operação de 3V, com um circuito de 6V, vão sobrar 3V. Pra limitar a corrente que o LED suporta, são usados resistores. Os 3V que sobraram da fonte vão ficar em cima do resistor. A corrente que passa pelo resistor é a mesma que passa pelo LED, pois, estão em série.

Já que a queda de tensão no resistor é de 3V e a corrente que irá circular por ele é de 20mA, pela lei de Ohm: I = E/R. R = E/I. 3V/20mA = 150 Ohms.

Para o LED não trabalhar no limite, aumente a resistência do circuito. Não muito, senão, o LED não acende. 15mA é uma corrente segura. É só calcular.

Dependendo do resistor que você usou com essa bateria de celular, pode ser que a corrente fosse bem grande, não sei, o que pode ter causado desgaste no semicondutor.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para saber qual resistor usar, use o seguinte método:

se usa 6V então----> 6V - 2,9V= 3,1

3,1V / 20mA = 155R ---> valor mais próximo comercial = 150R.

para maior segurança use um de 180R que a corrente será:

3,1V / 180R = 17mA

Estes valores não são exatos porque depende muito das características do seu LED e duvido que você ou o vendedor saiba quem é o fabricante do mesmo...rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Mauricio, bom dia!

Gostei de sua resposta dada ao Cláudio e gostaria da sua ajuda, gostaria de saber que resistor devo usar para instalar led 5mm alto brilho em minha moto, que tem tensão de 13,8. Desde já agradeço muito sua ajuda. Só dependo de sua resposta para comprar os resistores e os LEDs, para fazer a instalação. Tenha um bom dia, Deus o abençoe! Flavio Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauricio, bom dia!

Gostei de sua resposta dada ao Cláudio e gostaria da sua ajuda, gostaria de saber que resistor devo usar para instalar led 5mm alto brilho em minha moto, que tem tensão de 13,8. Desde já agradeço muito sua ajuda. Só dependo de sua resposta para comprar os resistores e os LEDs, para fazer a instalação. Tenha um bom dia, Deus o abençoe! Flavio Santos

Bom... considerando que a tensão de um led de alto brilho é de aproximadamente 3V, você precisaria reduzir 10,8V. O que considerando 20mA de corrente consumida pelo led, resultaria em uma resistência de 540 ohms, mas o valor comercial mais próximo deste é o de 560 ohms.

Portanto é só comprar um resistor de 560 ohms e liga-lo junto com o led direto na bateria da moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

Valeu pelo toque irmão. Vou comprar os LED e os resistores que você falou, já vi na loja e os leds estão custando 2,20 cada. Achei caro, mas como sou apressado, vou ficar com este valor mesmo e colocar logo na minha moto NX4-FALCON.

Abração e muito obrigado pela dica, Deus o abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... considerando que a tensão de um led de alto brilho é de aproximadamente 3V, você precisaria reduzir 10,8V. O que considerando 20mA de corrente consumida pelo led, resultaria em uma resistência de 540 ohms, mas o valor comercial mais próximo deste é o de 560 ohms.

Portanto é só comprar um resistor de 560 ohms e liga-lo junto com o led direto na bateria da moto.

Algo importante e que não foi citado é a potencia em cima do resistor....

com V = 10,8V e I = 20 mA, o resistor terá potência superior a 200 mW...

você precisa comprar no mínimo resistor de 1/2 Watt, compre de 1 W para trabalhar a frio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você precisa comprar no mínimo resistor de 1/2 Watt, compre de 1 W para trabalhar a frio!

Só esclarecendo um grande equívoco cometido por muitos.

Se um resistor dissipa uma potência de 2W e você tem um de 3W, pode continuar usando este mesmo. Se colocar um de 5W pensando que ele vai aquecer menos, está enganado, pois ele continuará dissipando os mesmos 2W na forma de calor, e aí é você que está 'dissipando' seu dinheiro com um componente superdimensionado. Além do espaço maior.

O que acontece é que se você colocar um de 20W neste mesmo circuito, pelas suas dimensões maiores ele acaba dissipando mais rapidamente o calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Deu tudo certo e as 6 leds ficaram muito show, obrigado!

Bom... considerando que a tensão de um led de alto brilho é de aproximadamente 3V, você precisaria reduzir 10,8V. O que considerando 20mA de corrente consumida pelo led, resultaria em uma resistência de 540 ohms, mas o valor comercial mais próximo deste é o de 560 ohms.

Portanto é só comprar um resistor de 560 ohms e liga-lo junto com o led direto na bateria da moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Deu tudo certo e as 6 leds ficaram muito show, obrigado!

Flavio, não tenho/tinha muita noção de eletrônica

(Quero colocar 15 Leds na moto)

Mas como foi o circuito que você montou?

1 resistor por led?

1 resistor para os 15 leds?

em série?

por favor alguém pode me ajudar aeeee

valeu

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for o mesmo modelo de led, você pode usar os 15 Leds em paralelo e a resistencia em serie com eles, resistência de 36R 4 ou 5 Watts

obs.: se uns dos led's queimar, terá q substituir rapidamente, pois a corrente nos demais irá subir podendo queima-los.

Melhor cancelar a skol...

Mesmo que os LEDs fossem do mesmo fabricante, eles não teriam as mesmas características... Existirá sempre alguma pequena diferença entre eles e isso vai fazer com que, estando os LEDs em paralelo, a corrente seja maior em um e menor no outro... Aí, não tem outra! Os LEDs vão queimar toda hora.

Coloque os LEDs agrupados, de três em três. São três leds em série no grupo, com um resistor para cada grupo. Assim, serão 5 grupos com 3 LEDs em cada um, e um resistor para cada grupo (5 resistores)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Peço desculpas pela intromissão no tópico, mas lendo a postagem logo acima (by Elanio Silva) percebo que muitas vezes nesta área devemos tomar cuidado com um fator muito importânte: o correto dimensionamento do circuito a ser montado.

Nos estudos que tenho feito e, principalmente, nas pesquisas através da net muitas vezes encontro soluções lógicas porém não praticáveis.

Portanto me pergunto: Qual deveria ser a relevância dos fatores "segurança", "eficiência" e "custo" aplicadas no momento de projetar/dimensionar um circuito?

Tal questão é levantada, pois percebo que (assim como eu) muitos leigos e/ou aprendizes autodidatas de eletrônica se utilizam deste fórum na busca do resultado pretendido, porém sem levar em consideração os fatores acima citados.

Peço desculpas se fugi do assunto principal do tópico, mas acho que é válido atentar para possíveis "estragos maiores" no futuro... Pricipalmente a bordo de uma motocicleta em trânsito.

Velho Hippie

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que se tem propagado o conceito (errado) de que o que importa no LED é a tensão de trabalho...

A pessoa escuta o vendedor da loja dizer: "-Este LED funciona com 3V", e acha que é assim que funciona.

O LED é um diodo (conforme o próprio nome). Todo diodo, quando conduz, desenvolve uma ddp (nos de silício, é de 0,7V), e esta tensão praticamente não se altera, mesmo submetendo o diodo a uma grande variação na corrente.

Assim, da mesma maneira, ocorre com o LED. Quando a corrente circula por ele, surge uma ddp entre seus terminais... E esta tensão tende a variar muito pouco, mesmo que a corrente seja muito superior a corrente máxima que o LED suporte...

Se você não levar isto em conta, o LED vai queimar por excesso de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Um led não irá queimar somente pela tensão... pode ligar um em 220v, mas se a corrente for limitada corretamente, ele irá funcionar. Assim como um led pode queimar com menos de 4v ( uma bateria de celular, por exemplo, queima um led branco a longo prazo, ligado diretamente) . Use a calculadora citada e nunca terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em ‎11‎/‎10‎/‎2007 às 13:44, claudiojz disse:

Olá amigos

Comprei leds de 5mm emissores de luz branca, paguei R$ 0,60 cada.

Sempre apliquei neles tensões até 6v, não sei porque cargas d'agua eles perderam a intensidade de brilho. Explico, hoje quando aplico 6v neles eles parecem que estão recebendo uma tensão de 1,5v.

Quais cuidados devo tomar com leds. Algum tutorial sobre leds?

 

Meu amigo eu não conheço nenhum Led que funciona com 6 volts, pode ser até que exista, mas o máximo que conheço é de é de 3,9 volta. Esses, eu creio que já estão danificados. experimente ligar em 3 volts. Quando for usar um Led, procure identificar a corrente do mesmo para calcular a resistência de queda de tensão, que varia pela cor e tamanho do Lede. Espero poder estar o ajudando com essa informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!