Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD SATA trava na BIOS


macamba

Posts recomendados

Olá pessoal!

Meu HD SATA, Seagate, 200GB, num belo dia que liguei o pc seu reconhecimento ficou travado na BIOS.

Não sei se tem relação, mas percebi que este problema ocorreu após uma modificação de desempenho que fiz no Windows Vista (mais performance menos economia). A partir daí o HD começou a dar uns estalos constantes (tec..tec..tec..). Aí desfiz a configuração retornando ao modo equilibrado.

A partir daí informa na BIOS status Ok mas fica travado neste ponto.

O outro HD Maxtor PATA é reconhecido sem problemas e passa por esta fase da BIOS. Levei o HD em duas assistência para que fizessem um teste, para ver se passava pela BIOS de outras máquinas e, em todas deu o mesmo problema.

Deixei por umas 12 horas ligado no meu pc para ver se a BIOS reconhecia, e nada. O led indicador ficou aceso o tempo todo.

O HD, vez ou outra, fazia o barulho característico de estar sendo lido, mas nada além disto.

Se pelo menos passasse pela BIOS eu poderia utilizar algum programa de verificação e recuperação de HD, porém é impossível, até porque não tenho acesso aos outros drivers em razão deste travamento.

Estranho é a BIOS indentificar o HD, informar status Ok. Já troquei cabo de energia, de dados, de porta sata na placa. Já conectei apenas ela sem qualquer outro dispositivo.

Alguém poderia me dar umas idéias sobre o problema ou posso utilizar o HD como calço de porta, peso para papel, etc....etc? :cry:

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

macamba,

Se ele apresentou o mesmo problema em outros micros, então ele deu pane... se estiver na garantia, tenta trocar... se não, peso de papel...

Existem empresas especializadas que tentam recuperar os dados dele, se forem importantes... mas custa caro...

Grato pela resposta/sugestão, Elmo.

Até dói o coração perder 200GB de espaço. Com certeza não irei tentar a recuperação em razão do preço. No meu caso, em razão das informações que alí estavam (ou estão), é preferível comprar outro HD zerado. Que pena. Vou aguardar mais um pouco pra ver se alguém já passou por problema semelhante e achou alguma solução (quase improvável). Um abraço. P.S.: "Bela config a sua".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Apesar do post ser antigo e uns dos primeiro na pesquisa do GOOGLE, então colocarei aqui como consegui resolver o problema, parecido com o do tópico, pois como eu outros, com o problema parecido, procuraram este tópico.

1) Causa do erro(tive erro com dois HD),erro: a bios trava ao reconhecer o HD, ao ligar/reiniciar o PC:

-HD1) Instalei o Ubuntu 9.10,utilizei o próprio programa do Ubuntu para particionar e formatar o HD, fiz atualização para o 10.10, ate esse ponto tudo OK reinicia normalmente o HD, fui fazer atualização para o 11.04 no final da atualização o PC travou e tive de resetar, resultado PC travando na bios.

-HD2) Na instalação do XUbuntu 11.04(Outra versão do Ubuntu 11.04), utilizei o próprio programa do XUbuntu para particionar e formatar o HD, instalei, reiniciei, resultado PC travando na bios.

2) Solução(A mesma para os dois HD):

1- Desconecte o HD do PC.

2- Ligue o PC e entre no SETUP da BIOS.

3- Conecte o HD no PC.

4- Acesse a area onde mostra os hd/leitores CD,dvd, etc.

EXs.:advanced-tab-bios-settings.jpg

c00907125.jpg

5- Clique na parte onde deveria aparecer o nome do hd, nos exemplos acima escrito [Not Detected], no outro [None], vai clicando e voltando em cada um ate achar seu HD.

6- Após achar HD você estará em algo parecido com isso:

cap9-2_html_m79e560ea.jpg.resized.jpg

fig3.gif

7- Vá até onde está escrito algo parecido com LBA/Large Mode ou LBA Mode e desativa.

8- Salve as modificações e reinicie o PC o problema não aparece mais.

9- Para resolver definitivo,apos fazer backup do HD formate-o e pode voltar o valor do campo LBA/Large Mode ou LBA Mode para o valor anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Osvaldo1br, com todo o respeito pelo Clube do Hardware, mas caraaa, eu Te Amooo. Funcionou corretamente. Eu estava com um problema a três dias de um HD Sata de 500 GB da Samsung em um P5GC-MX da Asus.

Formatei o HD que estava com um Windows XP, tentei instalar e parcionar em 2x / 250gb pra 250gb. O primeiro processo funcionou corretamente, formatção e pré cópia da instalação, na primeira vez que reiniciou para ocorrer a segunda parte da instalação do windows 7, já travou na BIOS. A Bios até reconhecia, mas já ficava travado na primeira tela da bios mesmo, não funcionava nada ( caps lock do teclado piscava quando clicava em cima, ou seja, placa mãe não travou a configuração por completa, ou seja algum tipo de conflito).

Fiz todo tipo de teste que você pode imaginar, troquei cabos, limpei pc inteiro.

Por fim, o HD dele funcionou no meu computador, meu Hd funcionou normal no computador dele, sendo que os dois HD eram Sata ( Samsung).

Já estava desesperado e preocupado, até ver o seu depoimento e confirmo, funcionou corretamente.

Só gostaria de aconselhar em uma coisa:

Sobre o seu exemplo, ao invés de:

1- Desconecte o HD do PC.

2- Ligue o PC e entre no SETUP da BIOS.

3- Conecte o HD no PC.

4- Acesse a area onde mostra os hd/leitores CD,dvd, etc.

EXs.:

---- Faça da seguinte forma:

1- Desconecte o HD do PC.

2- Ligue o PC e entre no SETUP da BIOS.

3- Desative busca do HD e salve a saída da Bios.

4- Plug os cabos no HD e ligue, entre na bios, a bios não vai detectar nada.

5- Reative novamente as configurações corretas no HD ( processo inverso da opção 3).

6- Vá até onde está escrito algo parecido com LBA/Large Mode ou LBA Mode e desativa. O mesmo processo dito pelo Osvaldo1br.

-

-

Aconselho esse processo acima para não ter que ligar a energia no HD com a Placa mãe já ligada. Mas o processo que ele passou também funciona.

-

-

Osvaldo1br mais uma vez muito obrigado, valeu mesmo!

Obrigado Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal do forum Clube do Hardware, já se passaram 10 dias e um novo histórico ocorreu após a minha última postagem!

Bom, depois de conseguir fazer o Hard Disk funcionar acabei tendo muitos problemas, mas com o Hard Disk mesmo. Infelizmente era um problema de HD. A primeira formatação foi maravilhosa, fiz instalação do Office, e quando terminei de fazer a atualização de Update do Windows Seven, pronto, a minha dor de cabeça voltou.

O HD até passou daquele problema da Bios, mas travava direto no ínicio do LOGO do Windows, apenas aparecia escrito "Windows Seven" e não saia mais dessa tela.

Tentei entrar em modo de segurança, recuperação pelo CD, reaparação, CHKDSK /R, o que eu tenteasse fazer era inútil, ou seja todos os processos de recuperação respondiam corretamente, mas sempre travava no logo.

-

Então formatei o computador:

-

Fiz novamente a instalação, e após a instalação do windows eu sempre faço uma instalação do Radmin e pelo acesso remoto controlo computador em manutenção enquanto isso me divirto um pouco no meu computador.

Nunca tive problema com esse processo, até reiniciar o computador pela terceira vez, travou novamente no logo.

Então formatei novamente, mas após essa formatação fui até a Bios e voltei toda a configuração feita para aceitar o HD LBA/Large Mode ou LBA Mode e ATIVEI ela novamente.

E funcionou o HD corretamente também, e isso me preocupou bastante, porque tive a grande certeza que era um início de pau na Trilha 0 ou algum problema na tabela de alocação do HD, aqueles problemas de você gravar e por algum motivo ele desgravar após um tempo.

Depois com muita dificuldade, não usei na última formatação o Radmin, instalei tudo direto no PC, configurei tudo, atualizações, e programas.

No outro dia antes de entregar o computador ao cliente ( o cliente estava ciente que já havia um problema conforme expliquei e enviei esse forum para ele ver ), eu conferi, liguei o computador antes de entregar a ele, e funcionou tudo corretamente.

Após desligar, foi tempo de ele levar para a casa dele, em menos de 20 minutos após entregar a ele, quando ele ligou adivinhe?

Sim, infelizmente travou no início do logo do windows.

Ele disse na hora da raiva que queria matar o funcionário que montou aquele HD.

-

-

Alguns dias após (sábado 08/10/2011, dois dias atrás que escrevo esse depoimento), ele comprou um outro HD de 500 GB novo, da mesma marca de modelo.

-

Como em um passe mágica, após instalar o Windows, claro com a Bios configurada automática de fábrica, sem alterações.

Fiz tudo aquilo que podia para ver se voltava o erro, o mesmo procedimento, instalei office, update, Radmin, tentei tudo o que era possível mesmo. E NÃO tive problema algum.

-

Funcionou corretamente todas as configurações, sem problemas, sem erros e sem dor de cabeça.

Nesse momento o computador se encontra pronto com tudo instalado.

-

Semana que vem eu volto apenas para confirmar como foi na casa dele.

-

Um abraço para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, só para finalizar o meu problema.

Foi necessário a troca do HD mesmo.

Por outro lado isso serviu para um caso de recuperação ou teste.

Após a troca do HD, consegui fazer todas instalações, meu cliente não teve mais problemas.

Em nota, na maioria das vezes é pau de HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Apesar do post ser antigo e uns dos primeiro na pesquisa do GOOGLE, então colocarei aqui como consegui resolver o problema, parecido com o do tópico, pois como eu outros, com o problema parecido, procuraram este tópico.

1) Causa do erro(tive erro com dois HD),erro: a bios trava ao reconhecer o HD, ao ligar/reiniciar o PC:

-HD1) Instalei o Ubuntu 9.10,utilizei o próprio programa do Ubuntu para particionar e formatar o HD, fiz atualização para o 10.10, ate esse ponto tudo OK reinicia normalmente o HD, fui fazer atualização para o 11.04 no final da atualização o PC travou e tive de resetar, resultado PC travando na bios.

-HD2) Na instalação do XUbuntu 11.04(Outra versão do Ubuntu 11.04), utilizei o próprio programa do XUbuntu para particionar e formatar o HD, instalei, reiniciei, resultado PC travando na bios.

2) Solução(A mesma para os dois HD):

1- Desconecte o HD do PC.

2- Ligue o PC e entre no SETUP da BIOS.

3- Conecte o HD no PC.

4- Acesse a area onde mostra os hd/leitores CD,dvd, etc.

EXs.:advanced-tab-bios-settings.jpg

c00907125.jpg

5- Clique na parte onde deveria aparecer o nome do hd, nos exemplos acima escrito [Not Detected], no outro [None], vai clicando e voltando em cada um ate achar seu HD.

6- Após achar HD você estará em algo parecido com isso:

cap9-2_html_m79e560ea.jpg.resized.jpg

fig3.gif

7- Vá até onde está escrito algo parecido com LBA/Large Mode ou LBA Mode e desativa.

8- Salve as modificações e reinicie o PC o problema não aparece mais.

9- Para resolver definitivo,apos fazer backup do HD formate-o e pode voltar o valor do campo LBA/Large Mode ou LBA Mode para o valor anterior.

Rapaz, tú é um anjo, asuaush

valeu deu certinho aqui, consegui acessar meu HD e fazer BACKUP dos meus arquivos todos.

Abraço,

Att, Higor Camargo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!