Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Necessito de dicas para compra de Memória!


Rashid

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware,

Sou novo aqui como membro ativo, porém sempre que tenho dúvidas com relação ao meu computador, venho esclarecer-las aqui neste forum!

Minha dúvida é a seguinte, eu quero comprar um outro pente de memória DDR2 de 1GB para meu computador. Como eu sou um asno em hardware, gostaria de saber qual eu posso comprar e que nao vai entrar em conflito com a que eu já tenho! Não entendo nada de frequência e etcoetera, quero saber o que falar quando chegar na loja! Como é ruim não entender dessas coisas!

Meu computador:

Pentium 4 3,2 Ghz

ASUS P5SD2-X

Memória Elixir 1Rx8 PC2-4200U-444-10-A1 512mb DDR2

Agradeço a peciencia de ler isso e a ajuda! Conto com a galera gente fina que é entendida do assunto!

Abraços!

edit: Desculpem se postei no local em que não devia, eu estou meio perdido quanto ao local para postar! Me desculpem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rashid,

Meu pai sempre fala que era gostoso comprar carro nos anos 70. Só tinha Opala, Corcel, Brasilia e Fusca. Não tinha que ficar pesquisando nem analisando nada.

E parece que com as memórias está acontecendo a mesma coisa. É DDR, DDR2, SDRAM, DIMM, RAMBUS, e cada uma delas com meia dúzia de sub-divisões.

Voltando ao seu caso, o módulo que você tem, um DDR2 533 MHZ, PC4200, já está ficando um pouco pra trás. Não obsoleto, nem lento, mas já tem três mais novas e mais rápidas que a sua no mercado.

Então, pra que o seu upgrade dure um pouco mais, diria que não compre uma igual à sua. Mas pelo menos uma DDR2 667 MHZ PC 5300. Quanto ao fabricante, pode ir de Elixir, Kingston ou Corsair. Não vai haver castigo.

Ah, eu já coloquei essas duas memórias pra trabalhar juntas, e numa placa ABIT KN9 funcionou bem, mas numa ASUS M2NE-SLI não houve jeito de funcionar. Foi só apito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu já comprei uma Kingston DDR 2 533MHz PC4200 de 1GB antes de ler o forum! =(

Muito obrigado de qualquer forma!

EDIT: Pensei que comprando uma outra memória adicional e alguns Coolers ia resolver o problema do meu computador, mas acho que seja outra coisa.

ELe fica reiniciando de vez em quando, principalmente quando estou jogando. Primeiro trava, depois reinicia. Alguem sabe o que quais os pissiveis problemas que poderiam estar se passando com essa máquina?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória não trava o computador. Quando tem problemas, sempre dá tela azul, e a mensagem:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Esse fato, de travar e reiniciar, costuma ter a causa em dois problemas:

Super-aquecimento, ou fonte submencionada.

Se ainda não instalou, instale o ASUS Probe, que veio no cd da sua placa mãe, e monitore as temperaturas, usando o pc em full, ou jogando. Caso veja alguma coisa acima de 60º, é problema de aquecimento.

A instalação de coolers adicionais por si só não garantem uma boa ventilação. É necessário que haja um equilíbrio de fluxo de entrada e saída, para evitar o turbilhonamento. Além disso, uma fonte genérica pode causar mais dispersão de calor que qualquer processador. E o seu aquecimento estar vindo da fonte.

Então, obedecendo o princípio da chaminé, onde ar quente sobe, coloque os coolers jogando ar para dentro do gabinete, na parte mais baixa. E os coolers que fazem a exaustão, jogando o ar para fora, na parte mais alta do gabinete. Se for um gabinete torre padrão, tente colocar um cooler no topo do gabinete, como exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu instalei o ASUS probe como me recomendaste! O que eu pude perceber:

- Geralmente a temperatura fica entre 48~50ºC quando não estou com nenhum programa aberto

- Com jogos Full ele vai até mais de 64ºC

- Depois que ele reinicia sozinho, a temperatura fica entre 65~67ºC

Então pode ser problema de super aquecimento no micro.

Preciso de alguma ajuda para solucionar esse problema.

O meu gabinete é de ATX 4 Baias.

Os dois Coolers estão ventilando para fora, assim como o da fonte, ja que é padrão. Um deve ventilar para dentro e o outro fazer a exaustão, mas os dois são quase da mesma altura e, pelo que pude perceber aqui no gabinete, não há outro lugar para colocar o cooler!

Me ajudem, por favor!

gabinetern1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rashid,

Usei o seu desenho mesmo, pra facilitar a resposta.

th_gabinetern1.jpg

Então, o exausto do topo você coloca desenhando um círculo de 80mm de diâmetro no seu gabinete, de maneira que fique livre do espaço ocupado pela fonte, e o mais traseiro possível. E depois leve o gabinete até uma loja de instalação de som, que eles cortam esse buraco pra você, com a maior facilidade. Daí é só fazer os 4 furos, e colocar o cooler jogando ar quente pra fora. Como exaustor.

Aquele da parte frontal, costuma ter já o espaço dele, bastando remover a tampa frontal, e parafusá-lo por fora da grade, no espaço interno do gabinete.

Procure comprar coolers com conectores de 4 pinos, que a sua placa mãe já deve estar com os 3 cooler fan ocupados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rashid,

Usei o seu desenho mesmo, pra facilitar a resposta.

th_gabinetern1.jpg

Então, o exausto do topo você coloca desenhando um círculo de 80mm de diâmetro no seu gabinete, de maneira que fique livre do espaço ocupado pela fonte, e o mais traseiro possível. E depois leve o gabinete até uma loja de instalação de som, que eles cortam esse buraco pra você, com a maior facilidade. Daí é só fazer os 4 furos, e colocar o cooler jogando ar quente pra fora. Como exaustor.

Aquele da parte frontal, costuma ter já o espaço dele, bastando remover a tampa frontal, e parafusá-lo por fora da grade, no espaço interno do gabinete.

Procure comprar coolers com conectores de 4 pinos, que a sua placa mãe já deve estar com os 3 cooler fan ocupados.

Primeiramente, agradeço pela sua ajuda! Muito obrigado!

Bom,não achei esse espaço para cooler frontal, acho que vou ter que adquirir outro gabinete! Um que tenha tudo isso! Não queria abusar da sua boa vontade, mas você pode me mostrar algumas fotos de modelos gabinetes que você recomende (mas que sejam acessiveis XD). Claro que é so modelo, porque igual é difícil, gabinete muda muito de um para outro! Ahhh minha fonte é de 400w, você recomenda alguma outra? que marca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o gabinete, eu comprei recentemente 12 peças deste link abaixo, e eles são muito bons e bem ventilados:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64135012-gabinete-4baias-fonte-450w-cabo-inmetro-usb-frontal-e-duto-_JM

Sobre a fonte, eu gosto muito da Seventeam ST450PAG. Mas eu não uso pc pra jogar, e por isso não uso adaptadores gráficos muito potentes. Se for esse o seu caso, pode comprar comprar uma dessas que vai te atender. Caso vá usar pra jogos, e pense em adquirir uma placa de vídeo da série 8600 ou 8800, daí é melhor subir pra uma ST550PAG. Custa uns 70 reais a mais, mas é fonte pra qualquer configuração que você venha a montar futuramente.

O vendedor deste link, da ST450PAG, tem as duas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65194750-fonte-seventeam-profissional-st-450p-ag-450w--_JM

E sobre os vendedores, tenho comprado com eles há um bom tempo (+ ou - 5 anos), e são de inteira confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu modifiquei a posição do cooler. Ficou desse jeito:

gabinetern2rq9.jpg

É uma medida emergencial. Eu não tenho dinheiro para investir no computador esse mês. Você aprova o que eu fiz? Tem algum conselho adicional?

Agradeço você pela grande assistência que tu tens dado para o meu caso. Muito obrigado!

EDIT: Eu limpei o gabinete por dentro e deixei a tampa aberta, o computador está com 40ºC em Idle ao invés dos 50ºC anteriores, mas as vezes ele passa de 60ºC em jogos como era quando estava com a lateral fechada..... Você acha que está boa as temperaturas?

To perdendo as esperanças, vou ter que jogar tudo no lixo e comprar coisas novas?! Aiai, como é difícil não entender direito dessas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as suas medidas emergencias, já melhorou o fluxo, como você mesmo pôde ver.E pra gastar pouco com o pc, eu colocaria os outros dois, do desenho anterior, que dá pra fazer com R$26,00. Sendo R$16,00 de dois coolers pretos para gabinete, e mais R$10,00 que o cara da loja de som me cobrou pra cortar o buraco no topo.Mas NUNCA deixe a tampa aberta, e o PC funcionando. Vou tentar explicar. Ou melhor, vou contar o que aconteceu com um amigo.O cooler do processador suga ar do ambiente interno, pra jogar no dissipador. Se a sua tampa está aberta, e um inseto vai passando, pode ser sugado. E o corpo do inseto pode parar o cooler do processador. E daí, meu amigo, se o cooler do processador parar de repente, pode separar uns R$800 pra comprar um processador novo, e uma placa mãe nova, que o calor do processador derrete o soquete da placa mãe, e vai o conjunto todo. Pro lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as suas medidas emergencias, já melhorou o fluxo, como você mesmo pôde ver.E pra gastar pouco com o pc, eu colocaria os outros dois, do desenho anterior, que dá pra fazer com R$26,00. Sendo R$16,00 de dois coolers pretos para gabinete, e mais R$10,00 que o cara da loja de som me cobrou pra cortar o buraco no topo.Mas NUNCA deixe a tampa aberta, e o PC funcionando. Vou tentar explicar. Ou melhor, vou contar o que aconteceu com um amigo.O cooler do processador suga ar do ambiente interno, pra jogar no dissipador. Se a sua tampa está aberta, e um inseto vai passando, pode ser sugado. E o corpo do inseto pode parar o cooler do processador. E daí, meu amigo, se o cooler do processador parar de repente, pode separar uns R$800 pra comprar um processador novo, e uma placa mãe nova, que o calor do processador derrete o soquete da placa mãe, e vai o conjunto todo. Pro lixo.

Agora você me fez medo, tanto que eu já fechei a tampa. De qualquer forma, a limpeza que eu fiz hoje surtiu efeito! Mas vou te perguntar só mais uma coisa... A que temperatura o meu processador pode ficar sem que eu deva me preocupar? Até 61ºC tá bom ou já é preocupante? Me esclarece só mais isso, por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até 60º já é razoável. A recomendação da Intel é que esse processador, ser for socket 775 como eu imagino, deva operar com segurança até o máximo de 73ºC. Mas veja bem, isso é o máximo recomendado. A gente não deve chegar nem perto do máximo.

Eu moro num lugar quente, e você também. Imagino que, se o seu pc já tiver mais de 5 ou 6 meses de existência, uma boa limpeza no dye do processador e no dissipador do cooler, com uma aplicação de pasta térmica de qualidade, vai abaixar mais uns 5º na temperatura, e colocá-lo numa faixa bem segura.

Mas não fique com muito medo dessa temperatura, não. Eu tenho visto P4 aqui com 67º, 68º, e vai indo bem.

Mas na primeira oportunidade financeira que tiver, compre uma fonte de qualidade. Essas fontes genéricas são muito fracas em eficiência, e dissipam essa energia não absorvida em forma de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

vou reviver esse tópico... O computador continua reiniciando como antes, apesar de ser menos frequente... Eu já resolvi o problema do aquecimento, mas as vezes, quando exijo demais do computador (principalmente quando estou jogando), ele trava por alguns segundo e depois reinicia. Estou muito irritado com isso. Alguém tem uma solução ou pelo menos sabe o que se passa com essa droga? (como é ruim ser leigo)

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rashid,

Será que não é só o clima, não? Tá muito quente aí em Fortaleza? Aqui em Campo Grande eu penei com esses reinícios um ano mais ou menos. Quando surgiram os primeiros Athlon, socket 462. Muito quentes.

Deixe pra jogar à noite, quando tiver uma brisa fresca. Se usa um rack, daqueles em que o gabinete fica num box do tamanho dele mesmo, sem abertura lateral ou no fundo, tire o gabinete de lá, e coloque em cima da mesa, junto com o monitor. Pelo menos até abril, quando o clima quente se ameniza.

Me parece que o seu problema ainda é temperatura. Uma outra boa solução é parar de jogar. Ou jogar só paciência e free cell. Brincadeira....

Mas pode ser também um problema da placa de vídeo, que demora mais pra esquentar que o cpu e a motherboard. E por isso tá demorando mais pra reiniciar.

Há poucos dias, tivemos uma tempestade aqui, e a energia caiu. Durante o horário de trabalho. Pois um dos computadores, só um deles, ficou com o driver de vídeo corrompido. E ficou reiniciando.

Dava uma tela azul, mas tão rápido, que o funcionário não tinha como ver a descrição do problema.

Mas foi só eu dar boot com F8, e iniciar com o vgasave, que eu vi o problema, substituí o driver, e consertei.

E a única solução que encontrei foi o ar condicionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente está muito quente aqui, mas olha, o meu primo tem um pc EXATAMENTE igual ao meu em todos os aspectos, fonte, gabinete, processador, e o escambal, e ele nunca teve problemas com isso. Outra coisa, depois que botei os cooler e a memória, tinha ficado ótimo, mas ontem começou essa droga de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, desculpa esta entrando assim no seu topico mas fiquei curioso com as temperaturas.

bom tambem sou de Fortaleza, mas o pc que estou usando ja e um velhinho de 2000, o processador e um celeron de 600mhz, abaixo posto as informações que peguei no everest, no momento estou usando o avg antispy e usando a net.

mas o funcionamento to pc esta normal. fora a lentidao dele..hehe

Temperaturas

Placa mãe 68 °C (154 °F)

Aux 106 °C (223 °F)

Coolers

Alimentação 3534 RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!