Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC


faller

Posts recomendados

Tópico muito interessante, realmente.

Muitas pessoas não sabem como ler corretamente uma etiqueta (eu também não sabia :D), então ficam no desespero quando tem de comprar uma boa (caso elas queiram comprar uma né... sempre tem aqueles loucos que preferem ficar com uma fonte genérica mesmo :huh:).

Ajuda muito, parabéns pela iniciativa \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caro Faller,

primeiramente gostaria de te parabenizar pelo tópico. Desculpe revivê-lo depois de tanto tempo, mas percebi que quando você e os outros companheiros do fórum multiplicaram volts por amperes expressaram o resultado em watts. Gostaria que por favor me exclareça se o certo não seria expressa-lo em VA. Digo isso pois quando da compra de meu nobreak li em um forum que esse seria o correto.

Agradeço-lhe desde já.

Paz & Bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Faller,

primeiramente gostaria de te parabenizar pelo tópico. Desculpe revivê-lo depois de tanto tempo, mas percebi que quando você e os outros companheiros do fórum multiplicaram volts por amperes expressaram o resultado em watts. Gostaria que por favor me exclareça se o certo não seria expressa-lo em VA. Digo isso pois quando da compra de meu nobreak li em um forum que esse seria o correto.

Agradeço-lhe desde já.

Paz & Bem

Faz todo o sentido essa sua pergunta. Nem sempre Volts x Amperes resulta em Watts. Às vezes poderá resultar em VA.. E quando é isso???

O resultado se dá em VA quando se tem que considerar o fator de potência (FP). Isso é essencialmente quando essas operações estão sendo feitas em cima de corrente alternada. Corrente contínua não tem FP. Ou se quiseres o FP=1 sempre..

Fator de Potência é um quociente que depende essencialmente da natureza da carga (indutiva, capacitiva ou não linear). Ele, o fator de potência, expressa o quanto a corrente por um determinado circuito está defasada ou simplesmente não casada, mesmo que seja na forma e não em fase, com a tensão apresentada a esse mesmo circuito.

Não sei se me fiz entender, mas quem sabe se deres uma bela olhada no tópico que fiz sobre o PFC, tentando deixar aquele conceito claro, poderias melhor entender o todo..

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Se sobrarem dúvidas volte ai e as coloque. Na medida do possível, e do conhecimento, as esclarecemos. Aqui no fórum tem um timaço de craques de primeira linha..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
2) Melhor aproveitamento da energia, pois se em uma linha for ocupada 60% de sua capacidade restará 40% de capacidade que poderá ficar ociosa dependendo da natureza do consumo e dos valores de demanda dos demais periféricos a alimentar;

O faller.

Poderia me explicar isso aí.

Não entendi muito bem como funciona.

Abraço e valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imagine que você tenha uma fonte capaz de oferecer 34 Amperes, no modo combinado, em 2 linhas cada uma com o limite de 18 Amperes e você queira fazer SLI de 2 PV's com demanda de 11 Amperes cada uma e ainda tens ai uma CPU+mobo+mem com demanda de 8 Amperes, como fazer???

Uma placa em cada linha de 12 Volts daria um consumo de 11 Amperes por linha..

A CPU vais jogar aonde??? com seus 8 Amperes de consumo.

Se jogares em qualquer uma das linhas terias 11 + 8 = 19 Amperes em uma mesma linha não pode pois a limitação da linha é de 18 Amperes.

Se a fonte tivesse uma só linha, com limite de 34 Amperes, poderias ligar tudo ai, pois 11 + 11 + 8 = 30 Amperes, menor que a capacidade final da fonte .

Claro é uma simulação mas é só para que entendas que ao diluir tens perda no arranjo da distribuição das demandas. Pode ficar energia útil não aproveitada nas diversas linhas...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!