Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tópico muito interessante, realmente.

Muitas pessoas não sabem como ler corretamente uma etiqueta (eu também não sabia :D), então ficam no desespero quando tem de comprar uma boa (caso elas queiram comprar uma né... sempre tem aqueles loucos que preferem ficar com uma fonte genérica mesmo :huh:).

Ajuda muito, parabéns pela iniciativa \o/

• 2 meses depois...
Postado

Caro Faller,

primeiramente gostaria de te parabenizar pelo tópico. Desculpe revivê-lo depois de tanto tempo, mas percebi que quando você e os outros companheiros do fórum multiplicaram volts por amperes expressaram o resultado em watts. Gostaria que por favor me exclareça se o certo não seria expressa-lo em VA. Digo isso pois quando da compra de meu nobreak li em um forum que esse seria o correto.

Agradeço-lhe desde já.

Paz & Bem

• Membro VIP
Postado
Caro Faller,

primeiramente gostaria de te parabenizar pelo tópico. Desculpe revivê-lo depois de tanto tempo, mas percebi que quando você e os outros companheiros do fórum multiplicaram volts por amperes expressaram o resultado em watts. Gostaria que por favor me exclareça se o certo não seria expressa-lo em VA. Digo isso pois quando da compra de meu nobreak li em um forum que esse seria o correto.

Agradeço-lhe desde já.

Paz & Bem

Faz todo o sentido essa sua pergunta. Nem sempre Volts x Amperes resulta em Watts. Às vezes poderá resultar em VA.. E quando é isso???

O resultado se dá em VA quando se tem que considerar o fator de potência (FP). Isso é essencialmente quando essas operações estão sendo feitas em cima de corrente alternada. Corrente contínua não tem FP. Ou se quiseres o FP=1 sempre..

Fator de Potência é um quociente que depende essencialmente da natureza da carga (indutiva, capacitiva ou não linear). Ele, o fator de potência, expressa o quanto a corrente por um determinado circuito está defasada ou simplesmente não casada, mesmo que seja na forma e não em fase, com a tensão apresentada a esse mesmo circuito.

Não sei se me fiz entender, mas quem sabe se deres uma bela olhada no tópico que fiz sobre o PFC, tentando deixar aquele conceito claro, poderias melhor entender o todo..

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Se sobrarem dúvidas volte ai e as coloque. Na medida do possível, e do conhecimento, as esclarecemos. Aqui no fórum tem um timaço de craques de primeira linha..

Abraço...

• mês depois...
Postado
2) Melhor aproveitamento da energia, pois se em uma linha for ocupada 60% de sua capacidade restará 40% de capacidade que poderá ficar ociosa dependendo da natureza do consumo e dos valores de demanda dos demais periféricos a alimentar;

O faller.

Poderia me explicar isso aí.

Não entendi muito bem como funciona.

Abraço e valeu...

• Membro VIP
Postado

Imagine que você tenha uma fonte capaz de oferecer 34 Amperes, no modo combinado, em 2 linhas cada uma com o limite de 18 Amperes e você queira fazer SLI de 2 PV's com demanda de 11 Amperes cada uma e ainda tens ai uma CPU+mobo+mem com demanda de 8 Amperes, como fazer???

Uma placa em cada linha de 12 Volts daria um consumo de 11 Amperes por linha..

A CPU vais jogar aonde??? com seus 8 Amperes de consumo.

Se jogares em qualquer uma das linhas terias 11 + 8 = 19 Amperes em uma mesma linha não pode pois a limitação da linha é de 18 Amperes.

Se a fonte tivesse uma só linha, com limite de 34 Amperes, poderias ligar tudo ai, pois 11 + 11 + 8 = 30 Amperes, menor que a capacidade final da fonte .

Claro é uma simulação mas é só para que entendas que ao diluir tens perda no arranjo da distribuição das demandas. Pode ficar energia útil não aproveitada nas diversas linhas...

Abraço...

• 9 anos depois...
Postado

Olá, gostaria de saber se essa fonte minha é compatível com com máquinas atuais. Configuração Asrock A320m HD, ryzen 5 2600x, memória Corsair 2x 08gb, Radeon RX580 8gb. A fonte que tenho é uma FONTE SEVENTEAM ST-700EAD usada em servidores. Grato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!