Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvida nobreak


gilgalfer

Posts recomendados

Ola galera!

Estou interessado em comprar um nobreak mas não entendo nada do assunto! Então, resolvi correr para os experts do forum para uma orientação.

O meu pc:

Pentium d 830 3.0

80 gb hd samsung

400 gb hd samsung

2 gb de ram - ddr 2 - 533

1 drive p disquete

4 fans de 120

8600 gt pci express

zalman 460 watts

Qual nobreak devo comprar? Quantos va?

Qual marca de confiança? Média de preço?

Agradeço a todos previamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de Microsol Stay 1400VA ou de SMS NET3+ 1400VA. Este último tem como diferencial um programa de monitoramento das tensões e níveis de bateria. Comunica-se com o no-break através de um cabo USB. Ambos custam em torno de R$400,00. É um custo alto, mas que vale a pena, só em pensar na sua VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu iria de Microsol Stay 1400VA ou de SMS NET3+ 1400VA. Este último tem como diferencial um programa de monitoramento das tensões e níveis de bateria. Comunica-se com o no-break através de um cabo USB. Ambos custam em torno de R$400,00. É um custo alto, mas que vale a pena, só em pensar na sua VGA.

O que tem o no-break a ver com a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola galera!

Estou interessado em comprar um nobreak mas não entendo nada do assunto! Então, resolvi correr para os experts do forum para uma orientação.

O meu pc:

Pentium d 830 3.0

80 gb hd samsung

400 gb hd samsung

2 gb de ram - ddr 2 - 533

1 drive p disquete

4 fans de 120

8600 gt pci express

zalman 460 watts

Qual nobreak devo comprar? Quantos va?

Qual marca de confiança? Média de preço?

Agradeço a todos previamente pela ajuda.

Para que eu possa he ajudar necessito de algumas respostas, se possível.

1) Quantas vezes faltou energia em sua casa a ponto de desligar o PC no último mês, ou no último ano?

2) Por quanto tempo você gostaria de manter seu PC ligado ao faltar energia ai em sua casa?

3) Quais outros equipamentos além do PC (torre) você gostaria de ligar no no-break?

4) As tomadas aonde você liga seu PC/monitor tem aterramento?

5) Qual a tensão de alimentação ai em sua casa? (115 ou 230 Volts)

6) Quanto você imagina, ou está disposto a gastar com a compra do no-break?

7) A aplicação principal de seu PC exige que não haja interrupção de energia sem que seja salvo os dados?

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A VGA, além de ter custado uma grana (imagino) consome um bocado de energia. Não adianta absolutamente nada a maior parte do pessoal se ligar numa fonte de 600w reais (exemplo) se no fim das contas usam um estabilizador de última categoria ou, mesmo que seja de boa qualidade, não forneça a potência requerida pelo conjunto CPU, Monitor, Impressora ou qualquer outro equipamento ligado ao estabilizador ou no-break em questão. Com a fonte que o nosso amigo tem no micro, independente se o monitor dele é CRT ou LCD, fica um pouco apertado para um no-break de 700VA dar conta do recado (sem falar na autonomia, caso o nosso amigo se importe com este ítem). Vale lembrar que não estou falando somente do sistema de bateria, uma vez que o no-break também cumpre a função de estabilizador. Sendo assim, ratifico o conselho de investir em um no-break de maior potência. O preço, com certeza já vale a pena se ele pensar no quando pode gastar se de repente estourar essa fonte e a placa de vídeo, só como exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A VGA, além de ter custado uma grana (imagino) consome um bocado de energia. Não adianta absolutamente nada a maior parte do pessoal se ligar numa fonte de 600w reais (exemplo) se no fim das contas usam um estabilizador de última categoria ou, mesmo que seja de boa qualidade, não forneça a potência requerida pelo conjunto CPU, Monitor, Impressora ou qualquer outro equipamento ligado ao estabilizador ou no-break em questão. Com a fonte que o nosso amigo tem no micro, independente se o monitor dele é CRT ou LCD, fica um pouco apertado para um no-break de 700VA dar conta do recado (sem falar na autonomia, caso o nosso amigo se importe com este ítem). Vale lembrar que não estou falando somente do sistema de bateria, uma vez que o no-break também cumpre a função de estabilizador. Sendo assim, ratifico o conselho de investir em um no-break de maior potência. O preço, com certeza já vale a pena se ele pensar no quando pode gastar se de repente estourar essa fonte e a placa de vídeo, só como exemplo.

Primeira resposta: Não, não consome muito a 8600GT consome cerca de 40 Watts, menos que uma 8800GTS vista abaixo:

8600GTS.jpg

A config inteira do nosso amigo demanda, no pico de consumo, cerca de 220 Watts e a sua fonte é de 460 Watts. A corrente máxima exigida nos 12 Volts para a config dele não ultrapassa os 15 Amperes e a fonte dele é capaz de liberar 34 Amperes ai nos 12 Volts.. Sua fonte tem PFC ativo na entrada.

Quanto a estabilizador é tudo o que ele não precisa, pois sua fonte trabalha de 90 a 270 Volts sem necessidade de chavear a entrada. Nenhum estabilizador opera nesse range tão grande de tensão de entrada. Se a tensão de sua casa variar dessa maneira tenho somente uma certeza. Tudo por lá vai queimar, explodir ou entrar em proteção, até o estabilizador, menos a fonte de seu PC que vai continuar normalmente operando sem dar bola para essa variação de tensão.. Para que estabilizar...

Aconselho, para proteção de seu PC e periféricos o uso de uma boa régua de proteção com filtros de linha e desaconselho totalmente o uso de estabilizadores. Sua fonte não precisa deles...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que eu possa he ajudar necessito de algumas respostas, se possível.

1) Quantas vezes faltou energia em sua casa a ponto de desligar o PC no último mês, ou no último ano?

2) Por quanto tempo você gostaria de manter seu PC ligado ao faltar energia ai em sua casa?

3) Quais outros equipamentos além do PC (torre) você gostaria de ligar no no-break?

4) As tomadas aonde você liga seu PC/monitor tem aterramento?

5) Qual a tensão de alimentação ai em sua casa? (115 ou 230 Volts)

6) Quanto você imagina, ou está disposto a gastar com a compra do no-break?

7) A aplicação principal de seu PC exige que não haja interrupção de energia sem que seja salvo os dados?

Abraço...

1-Poucas vezes no último ano, não me lembro mas não chegou a uma vez por mês;

2-Não pretendo ficar com ele muito tempo ligado. Digamos que apenas o necessário para poder desligá-lo. Como já postei não entendo muito, mas acredito que uns 10 minutos é suficiente.

3-Atualmente o monitor crt LG F700P(17 polegadas) e as caixas de som 5.1 da leadershit! No futuro uma impressora do tipo- ou similar- hp laserjet 1320. Talvez uma tv 29 polegadas- também futuramente- mas não é essencial!

4- Aindo não...pretendo aterrá-la o mais breve possível.

5- 230 volts

6- Não tenho a mínima noção de preços.

7- Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) Quantas vezes faltou energia em sua casa a ponto de desligar o PC no último mês, ou no último ano?

2) Por quanto tempo você gostaria de manter seu PC ligado ao faltar energia ai em sua casa?

3) Quais outros equipamentos além do PC (torre) você gostaria de ligar no no-break?

4) As tomadas aonde você liga seu PC/monitor tem aterramento?

5) Qual a tensão de alimentação ai em sua casa? (115 ou 230 Volts)

6) Quanto você imagina, ou está disposto a gastar com a compra do no-break?

7) A aplicação principal de seu PC exige que não haja interrupção de energia sem que seja salvo os dados?

1-Poucas vezes no último ano, não me lembro mas não chegou a uma vez por mês;

2-Não pretendo ficar com ele muito tempo ligado. Digamos que apenas o necessário para poder desligá-lo. Como já postei não entendo muito, mas acredito que uns 10 minutos é suficiente.

3-Atualmente o monitor crt LG F700P(17 polegadas) e as caixas de som 5.1 da leadershit! No futuro uma impressora do tipo- ou similar- hp laserjet 1320. Talvez uma tv 29 polegadas- também futuramente- mas não é essencial!

4- Aindo não...pretendo aterrá-la o mais breve possível.

5- 230 volts

6- Não tenho a mínima noção de preços.

7- Não.

- Se a falta de energia ai em sua casa não chega a uma vez/mes, e a sua aplicação não exige que haja continuidade dessa energia, considere a hipótese de ficar sem no-break.

- Estabilizador você não necessita colocar pois não tem sentido algum para uma fonte quie consegue trabalhar de 90 a 270 Volts você querer estabilizar nada...

- Para a proteção de seu PC coloque ai um bom filtro de linha/supressor de surtos (visite a www.clamper.com.br , um dos bons fabricantes de proteções em nosso País.

- Se você for adotar um no-break, reduza o capacidade e o custo do mesmo não colocando nele nada mais do que o PC e o monitor. Som, impressão, TV não necessitam funcionar na ausência de energia;

- Provavelmente a ideia que lhe passaram é que um no-break protege a sua config, por gerar energia pura, sem ruídos, sem surtos. Energia limpa. Isso ómente poderá ser verdade se você adotar um no-break on-line, de dupla conversão, com geração de onda senoidal pura, com baixa distorção harmônica. Esse pode custar o dobro do valor de seu PC. No-breaks simples e baratos, também chamados de short-breaks, repassarão a energia da tomada por todo o tempo em que essa energia estiver presente. No máximo eles aplicarão alguma estabilização (nome errado, o mais certo seria seleção de tensão). o que é ruim pois a fonte não necessita disso.

Ao faltar energia esse no-break passará a gerar uma forma de onda (hedionda melhor seria dizer) retangular que nada tem a ver com a forma senoidal da rede primária. É mais barato gerar onda quadrada do que gerar senoide... Essa forma de onda não é adequada para aplicação em transformadores, motores etc.. Mal ela serve para você salvar sua aplicação e desligar seu PC.

Você tem uma bela máquina, uma bela fonte, com PFC ativo, com eficiência boa. Não estrague isso dai colocando no-break com estabilizador ou somente estabilizador. Não vale a pena. Um bom filtro de linha e supressor de transientes e surtos protegerá muito mais seu PC e sairá mais barato.

Quanto ao seu monitor, faça igual você faz com sua TV. Ligue -o direto na tomada, ou melhor, agora na regua de proteção. Ou ai na sua casa estraga uma TV por ano???

Trabalhe com tudo em 220 Volts. Se algum desses seus equipamentos não tolerar trabalhar em 220 Volts, um bom autotransformador, bem dimensionado, resolverá o problema.

A grande maioria dos compradores de no-break que conheço compraram iludidos com a proteção oferecida. Passados 3 anos abandonaram o no-break, ou por defeito ou antes da primeira troca de baterias, que nem eles sabiam ser necessária a cada 2,5 a 3 anos de uso..

Pense nisso antes de dar esse passo e engrossar minha estatística...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez o seu Faller vem com conceitos que não fazia nem ideia. Quer dizer que meu Stay 700 aqui da microsol não serve de nada?! E que qualquer uma daqlas fontes pode substituir ele? AVC, Akasa, Seventeam 350, Zalman 360?

HUehueheuheueheu!!! Putz grila!

Que é q é bom comprar? Filtro de linha da Clamper??? No caso você usa esse filtro pra proteger uma tv também por exemplo?

valeu ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais uma vez o seu Faller vem com conceitos que não fazia nem ideia. Quer dizer que meu Stay 700 aqui da microsol não serve de nada?! E que qualquer uma daqlas fontes pode substituir ele? AVC, Akasa, Seventeam 350, Zalman 360?

HUehueheuheueheu!!! Putz grila!

Que é q é bom comprar? Filtro de linha da Clamper??? No caso você usa esse filtro pra proteger uma tv também por exemplo?

valeu ai!

Não disse nada disso... Um no-break é insubstituível quando sua aplicação requerer energia ininterrupta, ou quando o índice de quedas de energia (falta mesmo ou pequenas faltas que mal chegam a desligar o PC) é muito elevado..

O no-break, entretanto, como proteção para a sua config, em uma rede sem quedas continuadas de energia, chega a ser uma heresia, um dinheiro colocada fora. Qualquer filtro de linha/protetor contra surtos pode ser muito mais eficaz que um simples no-break, se esse no-break não tiver alguma proteção equivalente a esse filtro de linha/protetor contra surtos, internamente (geralmente não os tem)... Uma fonte por mais boa que seja jamais vai substituir um no-break, em sua tarefa de geração de energia...

Cada coisa em seu lugar:

- Fonte no lugar da fonte para alimentar o PC;

- Estabilizador, (melhor seria chama-lo de seletor automático da melhor tensão) lá na loja com aquele vendedor que está aflito para lhe empurrar essa coisa dai.. Fontes chaveadas de computador, principalmente as mais modernas e boas, não necessitam desse tipo de estabilizador;

- No-break se você necessitar de energia quando a rede faltar...

- Filtro de linha/supressor de surtos para "limpar" a rede e suprimir picos de tensão potencialmente prejudiciais ao seu equipamento.

Só isso, nada mais..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu Faller!

Agora com relação à tomada não aterrada? Qual risco corro? Meu pc consome 220 watts?

Sim sua config deverá estar beirando essa demanda. Veja ai:http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986

Com relação a tomada não aterrada, o risco que você corre é exatamente igual ao de ter a tomada não aterrada, igual a de minha instalação, e quem sabe de outros 80 a 90% de usuários domésticos nesse Brasil.

Independente disso afirmo ser da maior importância para uma boa proteção a adoção de aterramento segundo normas da ABNT, sem invenções do tipo fincar um arame no vaso de flor, ou colocar um bastão na parede de alvenaria, ou buscar o duto de ferro da elétrica... Se for fazer faça dentro da norma. Em meu caso fica beirando o impossível estabelecer aterramento em meu prédio. Você perde algumas das proteções associadas a indução de modo comum, aonde determinado espúrio induz de modo igual em ambos os fios, o fase e o neutro. O terra ai faz falta para drenar essa energia para a massa. Esse tipo de espúrio é mais comum nas tempestades atmosféricas. Isso absolutamente não significa que sem o terra seu PC estará fadado a explodir na próxima chuva... Felizmente as probabilidades agem a nosso favor. Pergunte-se porque um raio deverá cair justo na sua casa, na sua config, sendo que existem milhões e milhões de outras casas e existem um enorme número de dias em que nem raios caem (a absoluta maior parte dos dias das nossas vidas) ... É um risco, para mim assumido e calculado, como pequeno. Veja bem que isso pode variar de cidade para cidade , de bairro para bairro, e, inclusive de sorte para sorte..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:huh: Dá pra me tranquilizar com esse assunto de aterramento, saber que no prédio onde moro tem para-raio, e pelo visto ninguém aqui manja nada de eletricidade pois até o síndico não sabe se para-raio tem algo de haver com aterramento correto para os aparelhos em cada apartamento. Quando vem aqui um eletricista, sempre diz que o neutro é fantasia na tomada da parede. Aqui é tudo 220 mas o no-break atua com saída 110 e pelo que entendi seria melhor o PC numa corrente direto de 220 ( ou não ? ) :confused:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa, :Baaa: desculpem, eu mesma ri do que digitei sobre aterramento. O que eu quis dizer ( mas não disse !) é que : se o eletricista diz que o terra na parede é fantasia, isso tem de haver com um falso aterramento ? Ninguém sabe aqui se o para raio funciona ! :D Ao contrário de um falso para raio, se for um para raio conforme o nome diz nos parece evidente que deve proteger o prédio e tudo o que ele tem, não ? ( Ainda que o neutro possa ser cortado dos plugues ). Obrigada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!