Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

configurar bios para boot cd?


EVERTON L SOUZA

Posts recomendados

pessoal, não estou conseguindo fazer o boot pelo cd do xp, recentemente troquei minha unidade de cd por uma cd/dvd sata e acho que desconfigurou,alguem pode me ajudar, eu tirei umas fotos da bios com várias opções só que não consegui postar.

primeiro tem as opções de primary master , secundary master, primary slave e secundary slave estão todas setadas em AUTO, mas tem as opções para cada um de

NONE

AUTO

USER TYPE HDD

CD-ROM

LS-120

ZIP

MO

OTHER ATAPI DEVICE.

essas opções eu ja tentei setar algo por ai, mas não funcionou.

agora a bios tem as opções

1 REMOVABLE DEVICE,está setada em DISABLEDmas tem as opções:

DISABLED

LEGACY FLOPPY

LS120

ZIP

ATAPI MO

USB FDD

USB ZIP

2 IDE HARD DRIVE, esta setado em DISABLED, mas tem opções:

DISABLED

NONE

3 ATAPI CD-ROM,setado em DISABLED, mas tem opções:

DISABLED

NONE

4 OTHER BOOT DEVICE setado em INT18 DEVICE (NETWORK),mas com opções:

INT18 DEVICE (NETWORK)

SCSI/ ONBOARD ATA BOOT DEVICE

DISABLE.

desculpa pelo texto longo, más me perdi legal para configurar isso.

o meu hd é seagate sata e o cd/dvd é samsung sata, achei que a opção de LS-120 era o cd/dvd mas setei e não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro você tem que ver se a CD/DVD- rom está sendo reconhecido pela bios. Ele está funcionando? você já usou ele alguma vez pra saber se ele está funcionando ou não?

você está apertando qualquer tecla para iniciar o CD? porque se você não apertar no prazo que a bios te dá ela vai dar boot no HD.

Talvez você esteja configurando a bios e não esteja salvando: faz assim: configura pra dar boot no CD e depois aperta F10 e depois Y e Enter para confirmar. Veja se dará o boot.

Mas antes de tudo tenha certeza que seu gravador está funcionando.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xiŕu, o cd-rom ta funcionando beleza, já gravei cd nele e assisti varios dvds.

na bios,sempre que modifico algo salvo, depois salvo e saio, por garantia, o problema é que não estou conseguindo configurar a bios, ou seja não sei qual as opções dessas acima devo setar em cada parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara como seu HD é sata e o CD/DVD como você disse que é sata também o CD/DVD deve estar como SLAVE e seu HD como Master. (essa é a configuração padrão).

Então se o CD/DVD estiver em Slave, ele não vai dar boot nunca, mesmo configurando a bios.

Faz assim: reseta sua bios (na aba BOOT, selecione LOAD SETUP DEFAULT. Depois troque os Jumpers do seu HD e configure-o como SLAVE e troque os jumpers do CD/DVD e configure-o para MASTER. Feito isso, vá na bios (que já deve estar resetada) e configure pra dar boot no CD/DVD. Saia salvando e vamos ver o que dá...

PS: A configuração dos jumpers é feita com o pc desligado.

Qualquer dúvida é só postar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte , SATA nao tem master e slave,

e depende da bios para fazer esse tipo de boot,

quando seu sistema esta carregando veja se tem uma opção (ex. F8) para boot seguence, ai você vai poder selecionar o dvd sata para fazer boot, caso nao tenha, você NAO vai conseguir em sua maquina, o mesmo acontece com o boot em pendrivers, depende da bios. nesse caso você tera que instalar um drive PATA(paralelal ATA) para instalar o win, depois ligar o seu.

oks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a meu saber, acho que essa opções são para IDE, devido á falta de opções para ativação ou seja ele só dá a opção de DISABLED ou NONE e isso quer dizer que não tem nenhum hardware conectado nessa categoria. Na opção de boot aparece isso aí? Qual é sua bios? Award?

Se estiver errado me corrijam por favor.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(eu acho que você errou amigo. Sata tem master e slave sim, se não me engano)

a sua fita(flat sata) tem duas entradas?

os jumpers no HD(SATA) servem para limitar tamanho e velecidade(quando SATA2,passa a ser SATA1)(de 3GBps>1,5GBps), nao existe SATA slave, cada um ocupa seu canal.

bom, você pode ver em sua placa qual é o sata1,sata2,sata3,sata4 ; talvez tenha somente dois, TENTE(nao é certo que funcione) coloque seu cd/dvd drive na sata1 e o HD no 2,3,ou4, talvez a bios chame primeiro o sata1 e ai funcione.

se nao der certo, use um cd/dvd ATA(PATA) apenas para instalar o win, depois pode trocar para seu sata.

oks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO DEU.

extava já setado o cabo do cd/dvd no sata 1, e não dá boot pelo cd.

tem até uma opção que chega a entrar a tela dizendo que o boot pelo cd falhou, e pede para inserir outro cd.

esse cd de boot eu copiei de um outro que havia sido emprestado por um amigo, mas depois da cópia testei ele e tava funcionando.

logo quando ligo o pc, pressiono f8 e entra numa tela com várias opções, depuração de sistema,inicialização com prompt de comando, mas não tem jeito de entrar o cd.

não sei mais o que fazer.

o cd do xp tem uma opção de acessórios, e nela tem atualizar diretório raiz. fiz isso e agora a verificação de erros que travava em 60% trava em 72%.

mas a desfragmentação do c: trava no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, Supp0r7! Nessa de que não há Sata master ou slave, eu também vou te contestar, pois eu uso dois hds, um Sata II e um IDE.

Na placa há duas ide para o Sata: Uma Master e outra Slave e isto é mostrado na minha inicialização. Claro que no Advanced Setup você tem a escolha para colocar qualquer um deles para o FIRST BOOT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

( tem até uma opção que chega a entrar a tela dizendo que o boot pelo cd falhou, e pede para inserir outro cd.

esse cd de boot eu copiei de um outro que havia sido emprestado por um amigo, mas depois da cópia testei ele e tava funcionando.)

Testou como ? abriu ele no windows? ou deu boot nele em outra maquina??

quando for copiar cds com boot , use a opcao copiar disco para disco,e teste seu cd em outra maquina para ver se os arquivos de boot estão ok.

se deu esse aviso já meio caminho andado.

beleza

veinho, meu bother.

na BIOS eles sao chamados de master ou slave isso por causa do canal sata em que estão ligados. 1master2slave3master4slave, mas você nao usa jumper nos hds sata.

master e slave como em fitas flat, onde duas coisas sao ligadas ao mesmo tempo e prescisam ser definidas como tal.

leia o que falam sobre SATA, um problema semelhante esta em um desses links:

http://forum.cgartdomain.com/lofiversion/index.php/t5403.html

http://www.techzonept.com/archive/index.php/t-85182.html

and this:

Normally I would agree with Myke, but this is a special case since the drive is a SATA interface and does not rely on jumpers. Since you have a SATA HD, make sure you plug the drive into the slave SATA port.

You didn't list what brand or model your motherboard is, so I can't tell if you have more than one set or not, but for the sake of simplicity, we'll say you only have two physical SATA ports(or more).

In this case, make sure your HD is plugged into the first port, usually marked with a (1) next to it, and the DVD ROM is plugged into the slave port, marked with a (2).

In the case of Windows incorrectly identifying the drive, SATA is a newer technology, and SP2 adds additional support for it, so it may be that you require Service Pack 2 for Windows XP to fully recognize the drive, not to mention being able to utilize it's full abilities.

If the computer is still not booting, try unplugging your IDE drive and leave the SATA drive plugged in. There could possibly be a conflict.

Good luck, and keep us informed.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!