Ir ao conteúdo

Qual velocidade usar para gravar DVD?

Deise G.

Posts recomendados

Postado

Nesses DVDs comuns de 4.7GB/120 min de vídeo, sempre está escrito:

Recording Speed 8x

É essa velocidade que eu tenho que usar?

Ou essa velocidade é a máxima que o DVD suporta?

O que acontece se eu gravar em uma velocidade errada?

Desde já agradeço!

Postado
Nesses DVDs comuns de 4.7GB/120 min de vídeo, sempre está escrito:

Recording Speed 8x

É essa velocidade que eu tenho que usar?

Ou essa velocidade é a máxima que o DVD suporta?

O que acontece se eu gravar em uma velocidade errada?

Desde já agradeço!

Em primeiro ligar é importante avaliar onde o disco a se gravado sera reproduzido!(se a gravação em baixas velocidades fossem unicamente melhores não precisariamos ter varias opções de velocidade de gravação, e não venderiam gravadores rapidas!^^)

Muito bem se for pra uso particular o melhor para se obter um bom resultado sempre é fazer testes não tem jeito. COm isso você sabera qual midia que seu leitor aceita melhor.

Imagine que você busca sempre chegar o mais proximo possivel da qualidade do dvd original... analisando dessa forma a velocidade ideal seria a mesma que a matriz fora gravada! Portanto não se prenda a baixas velocidades, escolha a melhor midia e grave no automatico! Dessa forma o leitor a velocidade ideal!!!

PS: as velocidades do disco nem sempre são as menores! em algumas midias eles "os fabricantes" fornecem a maior velocidade que você pode gravar!!

Se você faz através de dvd player, utilize mídia de acordo com a velocidade de gravação do próprio dvd player. Não adianta gravar em velocidade incompatível com a mídia: vai dar defeito na certa.

Postado

pra min a melhor velocidade é a de 4 x, pelos vários testes que já fiz , a de 4 x é a que menos dá prblema, sempre gravava em 8 x , e na maioria das vezes , trava-va em algumas cenas, ou simplesmente produzia em camera lenta , mas isso dependia do dvd-player, por isso a velocidade de 4 x , pode-se considerar universal, pois rodará em qualquer dvd-player, beleza qualquer duvida´é só postar ... t++.

Postado

Pois é fernando84, eu achava que a velocidade certa era 8x porque está escrito na capinha do DVD: Recording Speed 8x

Quando eu gravo na velocidade máxima às vezes fica uns "estalinhos" no som, até hoje foi o único problema que deu, mas na maioria das vezes fica bom...

Vou gravar na velocidade de 4x como você disse pra ver se esse problema não ocorre mais! ;)

Tenho outra dúvida: Tentei gravar uns clipes musicais que tenho, só que eu queria gravar como dados pra poder separar cada banda por pasta, só que a imagem dos clipes fica "travando". Como eu poderia gravar esses clipes em pastas (assim como ficam no PC) sem ter esses problemas na imagem (se é que isso é possível)?

:(

• Moderador
Postado

Deise, se é pra ver no player... faz uma sessao pra cada banda no seu autorador, eu uso o dvd-lab. depois linka tudo pra um menu de seleçao de bandas.. :)

Postado

Obrigado pela dica dif! Nunca usei o DVD Lab, não sei se vou saber fazer isso que você disse, mas vou tentar, vou procurar uns tutoriais sobre ele.

E se eu quiser gravar num DVD apenas como dados pra ver no PC mesmo, tem como gravar sem a imagem ficar travando?

Postado

Gente, eu gravei um DVD agora, usando a velocidade de 4x, mas ficou com aqueles "estalinhos" no som :(

Às vezes fica perfeito e às vezes fica com esses "estalinhos" no som...

Acho que vou experimentar então a velocidade 2x pra ver se fica bom...

Postado

O problema nem sempre é a velocidade da gravação e sim o aparelho que vai ler a mídia. Esses dias gravei o mesmo dvd com 8x de velocidade e outro com 2x. O computador leu os dois com perfeição, já o dvd player de mesa não conseguiu nem abrir o de 8x, mas o de 2x leu normalmente sem gargalos ou ruídos.

Postado

People,

A primeira mídia de DVD que eu utilizei era 2x... já tanto tempo que nem lembro mais... hehehe... bem, naquela época as mídias eram um lixo... estavam sendo aperfeiçoadas as técnicas e a qualidade da mídia, principalmente no substrato...

As de CD já estavam maduras, pelo tempo de existência no mercado, e serviram de base para as mídias de DVD... creio que o substrato era o mesmo...

Com o passar do tempo, as mídias foram ficando mais velozes, mas a perda continuava muito alta... era o caso de se perder 25 de um tubo de 25... era uma alegria quando dava certo... o substrato foi aperfeiçoado, ficando mais "mole" e possibilitando gravações mais rápida... o problema está relacionado ao LASER... o calor que ele produz para fundir cada "ponto" da mídia tem que ser maior se a velocidade aumentar... por isso é que os substratos mais moles (menor temperatura de fusão) foi a chave da questão...

Hoje encontramos com facilidade mídias que "aguentam" 16x... significa que o substrato é bastante mole... e sendo bastante mole, se formos gravar em baixa velocidade, ele vai queimar (fundir) demais, danificando a mídia...

Se o gravador estiver com a potência do LASER bem ajustada, em 16x vai gravar normal... ocorre que as nossas fontes não entregam as tensões exatas ou pouco maior... elas entregam um valor nominal ligeiramente menor, o que significa, LASER com menor potência... nesse caso, a queima será superficial e nem todos os leitores vão conseguir ler...

Nas mídias de DVD está gravado nelas a velocidade de gravação que ela aceita... e os programas de gravação, bem como o firmware do gravador, impedem gravar em velocidades diferentes da especificada na mídia...

Mídias de 8x aceitam 8x e 4x... algumas aceitam 6x também... mídias de 16x, aceitam 16x, 12x (algumas), 8x, 6x (algumas) e 4x (algumas)... e somente nessas velocidades especificadas é que conseguiremos gravar... não adiante colocar no programa de gravação um valor diferente daquele que a mídia aceita, porque será gravada na velocidade ligeiramente abaixo das que ela aceita...

Mídias de 8x, gravadas em 4x, geralmente não dá problema... em 6x poderá dar (já perdi algumas de 8x gravadas em 6x)... o mesmo para 16x, gravadas em 8x não dá bronca... em 12x já perdi algumas também...

Resumindo: a melhor velocidade de gravação em mídias de DVD é a metade da máxima que ela suporta...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...