Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: ligar + de 1 cooler em um unico conector da fonte!!


†† R.I.P ††

Posts recomendados

Æ galera depois de procurar muito sobre isso xeguei ate a procurar sobre ligar 2 fontes no pc e até achei aqui no forum mesmo + p/ o que eu qriaera so p/ ligar coolers mesmo então nao faria muito sentido eu akbar com varios fios de uma fonte somente p/ ligar alguns coolers e ocupar muito espaço no meu gabinete por conta dessa fonte secundaria

então vamos la começar vamos precisar dos seguintes materias:

01 caixa de alumínio de 6,5cm x 5,5cm x 2,5cm

01 Molex macho

01 Passa-fio (igual ao da fonte, porém menor)

02 Terminais para caixa de som (4 vias)

1m de cabo de 1cm de diâmetro

e das seguintes ferramentas:

Alicate de corte

Chave de Fenda

Dremel

Ferro de solda

Lima para Ferro

>1º passo: Abra a caixinha de alumínio, e em sua tampa, faça um desenho com um lápis, de onde deverá cortar com a dremel (caso nao possua dremel tente cortar com qqr outracoisa soq crte ele menor que o que cortaria com o dremel e lixe com a lima até ficar do tamanho correto) para que os terminais de caixa de som encaixem nela. As dimensões desses terminais podem variar conforme o fabricante.

# Corte com a dremel no local anteriormente marcado (isso gastará 2 discos de corte) e faça o acabamento com uma lima para ferro... Vá com calma, pois o alumínio fica bem mole na junção dos 2 cortes.

>2º passo: Lixe os terminais de maneira que eles possam entrar dentro da caixa, atentando para não lixar muito onde tem os buracos de fixação.

# Agora com os terminais já no tamanho certo, marque a posição com um lápis, onde deveram ser feitos os furos para colocar os parafusos

# Com a dremel, e com bastante cuidado, faça os furos nos locais que marcou.

# Marque com um lápis também, a lateral da caixa, fazendo um buraco grande de modo que o passa-fio (aquela peça de plástico que fica na fonte e por onde saem os fios dela) e faça o buraco com a dremel ou uma furadeira... (a ponta de uma tesoura também resolve, pois o alumínio é bem mole para se trabalhar)

# Você poderá dar o acabamento desse buraco com a lixa de ferro da dremel, de maneira que o passa-fio entre bem justo e apertado.

# Coloque os parafusos e suas porcas para fixarem os terminais de caixa de som.

>3º passo: Solde um fio nos conectores dos terminais vermelhos, de maneira que todos os terminais vermelhos fiquem unidos.

# Solde novamente um outro fio nos conectores dos terminais pretos, de maneira que todos os terminais pretos fiquem unidos.

# Desencape a ponta do cabo e dos 2 fios internos para que possa soldar nos conectores

# Coloque o passa-fio nesse cabo, e fixe-o na caixa de alumínio, deixando uma folga para que consiga soldar os fios.

# Solde as pontas do cabo, nos dois primeiros conectores próximo ao buraco grande da caixa de alumínio

>4º passo: Feche a caixa, colocando os dois parafusos na parte de baixo (ela já vem furada)

>5º passo: Desmonte os molex macho e retire 2 dos seus 4 pinos, e solde um em cada ponta do cabo que agora sai da caixa de alumínio, colocando-os, após soldados, na carcaça do molex, e observando a posição certa onde fica o fio amarelo, pois a ligação da extensão será de 12 volts, já que a maioria dos fans funcionam com essa corrente.

6º passo: Pronto... sua extensão está prontinha para ser instalada... com o auxílio de um molex em “Y” ou de um conector molex sobrando de sua fonte, ligue sua extensão e prenda a caixa de alumínio com uma fita dupla-face aonde melhor lhe convier. (aconselho a posiciona-la perto da janela de acrílico, pois será mais fácil de ligar e desligar os fans que possivelmente tenha colocado no acrílico)

as imgs abaixo [...]

post-203648-13884945269941_thumb.jpg

post-203648-138849452703_thumb.jpg

post-203648-13884945270632_thumb.jpg

post-203648-13884945271077_thumb.jpg

post-203648-13884945271411_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim sendo uma boa ideia de tudo kom essas imgs.

ta ae galera é uam boa opção p/ quem nao esta com grana disponivel no momento para uma fonte com + pinos, para quem nao qr arriscar ligar 2 fontes no gabinete, entre outras gambiarras essa foi a que me paraceu + eficaz

valeu æ galera creio ser um tópico bastante util

peço para que o tornem fixo por ser muito util valeu ae galera fui

post-203648-13884945273496_thumb.jpg

post-203648-13884945273793_thumb.jpg

post-203648-13884945274078_thumb.jpg

post-203648-13884945274368_thumb.jpg

post-203648-13884945274663_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

PARABENS ! ! ! Essa ideia vai me ajudar muito. Estou montando um casemod, só na frente dele tem 5 Cooler NEon. Uso duas fontes e 4 Barras neons ativadas por som ETC. Tem muita coisa pra terminar depois posto aqui as fotos ! Mais uma DUVIDA! 4 coolers numa so sonexao nao sobrecarrega ou fica com pouca energia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
PARABENS ! ! ! Essa ideia vai me ajudar muito. Estou montando um casemod, só na frente dele tem 5 Cooler NEon. Uso duas fontes e 4 Barras neons ativadas por som ETC. Tem muita coisa pra terminar depois posto aqui as fotos ! Mais uma DUVIDA! 4 coolers numa so sonexao nao sobrecarrega ou fica com pouca energia ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PARABENS ! ! ! Essa ideia vai me ajudar muito. Estou montando um casemod, só na frente dele tem 5 Cooler NEon. Uso duas fontes e 4 Barras neons ativadas por som ETC. Tem muita coisa pra terminar depois posto aqui as fotos ! Mais uma DUVIDA! 4 coolers numa so sonexao nao sobrecarrega ou fica com pouca energia ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!