Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core2Quad Q6600 trabalhando a 80º


luizts

Posts recomendados

ae galera...meu pc novo acabou de chegar e to preocupado com uma coisa.

Meu processador esta a 80º. essa temperatura n era pra ter ja queimado?? to trabalhando com ele aqui normalmente e sem lentidão. será q é cooler mal encaixado? pasta termica de ma qualidade??

o q me aconselham a fazer...? ta tudo na garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) Isso ai é de acordo com a BIOS ou com algum programa? Se for algum programa veja na BIOS.

2) Se a BIOS disser que ta alta abra o gabinete e veja se o dissipador ta muito quente, 80 graus você não deve conseguir manter o dedo la.

3) Se tiver quente mesmo a primeira conclusão é que tem muita coisa não funcionando ai, porque com 80 graus o TermalThrotling ja deveria ter sido ativado e talvez até desligado o PC, verifique se essas opções estão corretas na BIOS.

4) A segunda conclusão é verificar se o cooler foi corretamente instalado, se o gabinete ta ventilado, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as infos sao da bios

core2quad Q6600

2gb Ram DDR2 800Mhz

GeForce 9750GT extreme

fonte wisecase 500w real - a modelo novo q lanço com potencia real

hd 250gb sata2 seagate

n sei a marca do cooler do processador...so sei q foi passada pasta termica q veio junto e ele custo tipo 80 reais.

tem mais 2 coolers no gabinete..um puxando ar de fora e outro jogando ar pra fora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo... O dissipador ta quente mesmo? A primeira coisa é ver na BIOS porque o ThermalThrotling não ta funcionando, depois veja se o cooler ta bem encaixado, tem descobrir o modelo para saber se é suficiente, e como uma reserva, tem o cooler BOX ai?

sabe eu não entendo uma coisa...vocês flam sobre esse teste de por o dedo no dissipador e ver se está quente...mas ao meu ver esse "teste" não significa nada...

pensem bem, essa temp que ele passou seria a média das temps dos core certo?? então geralmente apesar dos cores estarem "fritando" isso necessáriamente não significa que o soquete ou o "corpo" do processador estejam na mesma temperatura certo??

mesmo se o cooler tiver instalado corretamente ele não vai estar na mesma temp dos core's do processador certo??

e com o cooler mal encaixado a diferença vai ser maior ainda...

então eu pergunto, esse teste do "dedômetro" não seria algo totalmente errado não??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q descobri porque meu processador n frito...

ele ta trabalhando com FSB de 266MHZ!!!!! e o multiplicador ta 6! dando 1066Mhz de processamento! ele abaixo total o clock...

a temperatura no dedo n consegui medir porque tem uma protecao em volta do dissipador do cooler.

n tenho cooler box aqui n.

o carinha vai vim aqui em casa amanha remontar o cooler pra ve se tem alguma coisa mal encaixada. se n funcionar vou comprar outro cooler...qual me recomendam???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sabe eu não entendo uma coisa...vocês flam sobre esse teste de por o dedo no dissipador e ver se está quente...mas ao meu ver esse "teste" não significa nada...

pensem bem, essa temp que ele passou seria a média das temps dos core certo?? então geralmente apesar dos cores estarem "fritando" isso necessáriamente não significa que o soquete ou o "corpo" do processador estejam na mesma temperatura certo??

mesmo se o cooler tiver instalado corretamente ele não vai estar na mesma temp dos core's do processador certo??

e com o cooler mal encaixado a diferença vai ser maior ainda...

então eu pergunto, esse teste do "dedômetro" não seria algo totalmente errado não??

Se o cooler estiver bem encaixado ele não vai estar a 80 graus (supondo que essa seja a temperatura dos cores), mas vai estar a uns 70, o calor vai bem no metal e sobre o processador, o problema é justamente se o cooler estiver mal encaixado e o calor não dissipar tão bem.

Um outro teste é o barulho do cooler, basicamente todos os coolers hoje giram mais rápido quando o processador ta quente e o barulho chega a ficar insuportavel (é, o cooler deveria obedecer a BIOS, mas não sei como o pessoal que programa as BIOSes fazem, mas as vezes a BIOS informa um valor e o cooler reage a outro), mas esse teste por algum motivo o pessoal acha que é piada.

De resto, hoje os processadores tem várias proteções contra super-aquecimento e a margem de erro é bem alta, o primeiro sintoma do super-aquecimento deveria ser uma dessas proteções ter entrado em ação (o que aparentemente não aconteceu com o luizts, mesmo a BIOS informando 80 graus), ter certeza de que o processador esta quente antes de tomar alguma ação pode evitar problemas, veja o outro tópico de um usuário que tava reclamando da temperatura do processador dele, não tava tão alta... Mas ele achou melhor trocar o cooler, torrou 80 reais, perdeu a garantia, correu o risco de quebrar alguma coisa mexendo ali e a temperatura só aumentou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
acho q descobri porque meu processador n frito...

ele ta trabalhando com FSB de 266MHZ!!!!! e o multiplicador ta 6! dando 1066Mhz de processamento! ele abaixo total o clock...

a temperatura no dedo n consegui medir porque tem uma protecao em volta do dissipador do cooler.

n tenho cooler box aqui n.

o carinha vai vim aqui em casa amanha remontar o cooler pra ve se tem alguma coisa mal encaixada. se n funcionar vou comprar outro cooler...qual me recomendam???

Agora sim ta normal :lol: quando o processador esquentar demais o esperado é que ele reduza o clock para não queimar, um teste para você ter certeza de que ele reduziu para não queimar e não que ele reduziu pra economizar energia (é... Tambem tem isso, o nome é EIST) é só executar alguma tarefa que exija do processador (ex: calcular o fatorial de 9999999999999 na calculadora do Windows), se o clock subir para 2.4GHz então não era o ThermalThrotling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh valeu por responder EduardoS...sempre fiquei com um nó na cabeça sobre esse teste do dedômetro...

outra coisa, esse sistema de baixar o clock por aquecimento é exclusivo dos Intel né?? Os AMD quando eskentam d+ apenas travam não é mesmo? Ou os AMD mais novos também possuem um sistema de diminuir o clock por causa de aquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

outra coisa, esse sistema de baixar o clock por aquecimento é exclusivo dos Intel né?? Os AMD quando eskentam d+ apenas travam não é mesmo? Ou os AMD mais novos também possuem um sistema de diminuir o clock por causa de aquecimento?

Que eu saiba só existe na plataforma Intel, apesar de que não ha nada que impeça que esse recurso seja implementado via software (SO, driver ou BIOS) na plataforma AMD.

O recurso que as duas tem em comum é um aviso sonoro e depois desligar (e não travar) quando ficar quente demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido o problema

o tecnico n tinha passado pasta termica direito.... foi so passar q a temperatura caiu pra 48 e fica variando de 40-50

outra coisa...o multiplicador estava a 6 por causa de um eskema nesse processador q diminiu automaticamente quando n é necessario...quando for jogar ele aumenta pra 9.

valeu pela ajuda ae galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!