Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eliminar definitivamente arquivos deletados


calvin

Posts recomendados

Pessoal, gostaria de eliminar definitivamente do meu HD os arquivos que já deletei. Se usar programas como o undelete ou recovery, eles encontram meus aquivos pelo HD, porém, como vou deixar esse PC com outra pessoa, não gostaria de deixar a ela essa possibilidade de "resgatar" arquivos deletados. O que posso fazer?

obs: não estou a fim de formatar e começar do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo que saiba os arquivos permanecem no hd "escondidos" até que seja gravado alguma coisa por cima. Não sei se possa resolver mais tente talvez desfragmentar o disco (não use o do windows, eu recomendo o JKDefrag que pode ser encontrado no Baixaki. Use também o CCleaner pra excluir arquivos da internet. Mas que eu tenho certeza é formatando sem ser pela menira rápida.

PS: Ta fazendo alguma coisa de ilegal pra querer que os outros não achem seus arquivos O.O?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para excluir definitivamente os arquivos de um HD, só formatando e gravando outros arquivos por cima, isso é; sobescrevendo os dados, pois só formatando não basta, ainda é póssível a recuperação dos dados.

Minha sugestão: Formata e encha o HD com programas e tudo mais que puder, pois assim, os dados antigos serão sobescritos impossibilitando a recuperação.

Obs. Só não concordo com a pergunta feita aí pelo colega Pebix, não precisa está fazendo nada de ilegal para que terceiros não descubram, afinal, vários de nossos arquivos são pessoais e certamente não queremos que pessoas mau intencionadas os utilizem, às vezes pode ser um currículo com todos os nossos dados pessoais, fotos, etc.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comando /u no format não resolveria isso?
A única solução que resolve é a que eu indiquei.

Já recuperei vários arquivos de HDs formatados de todas as formas possíveis, também já conversei com alguns amigos de empresas de recuperação de dados e tive as mesmas respostas: "O modo mais seguro de impossibilitar a recuperação de dados de um HD é sobescrevendo os dados"

http://www.digitalrecovery.com.br/faqs.htm#15

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
A única solução que resolve é a que eu indiquei.

Já recuperei vários arquivos de HDs formatados de todas as formas possíveis, também já conversei com alguns amigos de empresas de recuperação de dados e tive as mesmas respostas: "O modo mais seguro de impossibilitar a recuperação de dados de um HD é sobescrevendo os dados"

http://www.digitalrecovery.com.br/faqs.htm#15

Abraço.

Com relação ao assunto, gostaria que alguém do fórum me tirasse as seguintes dúvidas:

1) Se eu copiar arquivos até lotar o HD, sem formatá-lo, os arquivos mais antigos que foram deletados se tornam irrecuperáveis ou esse procedimento só funciona se eu formatar o HD antes?

2) No caso de pendrive e cartão de memória de câmera digital, qual o procedimento para excluir arquivos definitivamente?

3) Se os arquivos foram copiados de um HD para um pendrive (ctrl X e ctrl V), ainda assim eles podem ser recuperados no HD do PC?

4) O comando "Formatar" do Windows serve para impedir a recuperação de arquivos deletados?

Grato desde já pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem duas possibilidades:

- usar o disc manager da marca de seu hd para fazer o zero fill nele (isso apaga todo o contéudo do HD, por isso faça backup dos seus dados)

- ou pegar esse programinha Ace Utilities, que ele tem uma opção Wipe Deleted Files que pode destruir arquivos ainda não deletados e limpar também o espaço não usado do disco (onde estão os arquivos que já foram deletados).

acefp9.th.jpg

É um processo demorado (no mínimo umas 2hs, dependendo do tamanho do hd e do método usado), mas funciona.

Ele também funciona em pendrives e acredito que também em cartões de memóiras (mas nesse último não testei ainda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra, ele é shareware válido por 30 dias, mas é bastante útil: dá uma boa garibada no Windows.

Ele é similar aos conhecidos TuneUp e System Mechanic.

[]´s

Valeu irmão, vou fazer o download e efetuar uns testes, não garanto testar hoje, mas quando o fizer, posto aqui.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conheço pelo menos uns 3 programas freeware que apagam dados definitivamente de HDs impossibilitando a recuperação depois.

O CCleaner é um por exemplo.

Alguns de vocês já devem até usar ele mas não deve ter olhado com muita atenção as opções dele.

http://forum.clubedohardware.com.br/deletar-ja-foi/388950

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Icefly, Libra e Sonic,

Agradeço muito pelas dicas! Vou baixar os programas indicados e tentar usá-los. Esses programas são fáceis de utilizar, mesmo pra alguém com pouco conhecimento técnico como eu? Vocês conhecem o Revo Unistaller? (http://baixaki.ig.com.br/download/Revo-Uninstaller.htm)

É um bom programa? Funciona tão bem quanto o Ace Utilities ou CCleaner?

Aproveito pra abusar da boa vontade e levantar algumas dúvidas. Sei que algumas são muuuiiito básicas para o pessoal do fórum, mas considerem que meus conhecimentos no ramo são bem limitados:

1) Onde faço o download do Disc Manager?

2) Qual a melhor forma de fazer um backup do meu HD? Eu mesmo posso fazê-lo ou tem que ser um técnico?

3) Se eu usar esses programas (Ace Utilities, CCleaner) em pendrive ou cartão de memória, existe risco de danificá-los?

4) Se eu copiar arquivos até lotar o HD, sem formatá-lo, os arquivos mais antigos que foram deletados se tornam irrecuperáveis ou esse procedimento só funciona se eu formatar o HD antes?

5) Se os arquivos foram copiados de um HD para um pendrive (ctrl X e ctrl V), ainda assim eles podem ser recuperados no HD do PC?

6) O comando "Formatar" do Windows serve para impedir a recuperação de arquivos deletados?

Grato mais uma vez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) você baixa no site do fabricante do seu HD; prá facilitar eu criei esse tópico aqui onde reune os links dos fabricantes de disco rígido; mas cuidado esse processo de zero fill apaga todos os dados do hd, que depois vai precisar fazer reinstalação do sistema operacional e programas, por isso a necessidade de fazer backup de segurança dos dados.

2) Backup é um forma de fazer cópia de segurança dos dados: melhor forma depende da pessoa, como eu tenho muito arquivos eu gravo em DVD e os arquivos mais pesados eu passo para um gaveta USB com um HD.

3) 3) Já usei em pendrive e não danifica; em SD card ainda não usei

4) Esse método eu acho que levaria muito tempo, justamente por que vão ser duas tarefas: primeiro lotar o HD com inúmeros arquivos e depois deletá-los; melhor usar o programa que o Sonic indicou, por ser grátis

5) e 6) deixo para os professores ehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Completando o 3) Para formatar o cartão SD use o formatador de cartão SD que tem no site http://www.sdcard.org/ na seção de Downloads.

5) Ctrl X Ctrl V (mover) equivale a tarefa de Copiar e Apagar (como se fosse shift+del), apesar de não aparecer na janela do Windows Explorer ele continua lá, pois o sistema apenas marcou o espaço como disponível sendo possível sua recuperação até que venha um outro arquivo e sobrescreva aquele espaço, só ai então o arquivo não poderá ser recuperado.

6) Mesmo após a formatação através do Windows é possível recuperar os dados ainda. Melhor maneira é sobrescrever toda a unidade do HD/Pendrive/etc com 0's ou 1's.

Vou citar mais dois programas que servem pra destruir dados de serem recuperados, cada um para um caso:

Se você você deseja destruir qualquer chance de se recuperar algum arquivo do espaço vazio sem ter que comprometer os programas instalados ou o Windows e nem formatar o disco com DiskWizard usando zerofill, então use o programa Eraser que é freeware.

Se você quer vender um HD que foi usado por você e tem medo que alguém recupere os dados que estavam ali gravados antes, use o programa deste site:

http://www.cbltech.com.br/destruicao-dados.html

Esse programa da CBL só deve ser usado em HDs que estão em Slave em seu computador (no caso da versão Windows). Após ele concluir a tarefa o HD ficará com a partição não alocada, para recriar e formatar a partição para que ele fique pronto para receber novos dados use o Gerenciador de Discos do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Contribuindo mais: lembrei que o antispyware Spybot Search & Destroy também tem a função de destruir arquivos: Fonte

Spybot Search and Destroy comes built-in with a utility called Secure Shredder, aiming to completely remove files in a way that they will be unrecoverable with software or hardware means. Using this tool, you can remove temporary files, browser cookies, cache files, or whatever other documents you don't want others finding.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!