Ir ao conteúdo

AMD X2 6000 + cooler box + baixo RPM?

fabricioss

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Tenho um AMD X2 6000+, estou usando o cooler box e percebo que as temperaturas dos cores estão sempre entre 62ºC e 67ºC. Desconfio que essas altas temperaturas sejam causadas pela baixa rotação do cooler box, ele fica sempre em torno de 1800 RPM.

Para complementar, na minha placa mãe, tenho o conector de 3 pinos e o cooler box tem 4 pinos. Eles se conectam perfeitamente, mas será que o fato do 4º pino não estar sendo usado, é o motivo da baixa rotação do cooler?

Minha placa mãe é esta:

• Motherboard manufacturer's name: ECS MCP61PM-HM
  • HP/Compaq name: Nettle-GL8E

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00906137&lc=en&cc=de&dlc=&product=3453986

A BIOS dessa placa mãe não tem opções avançadas, pois este é um HP Pavilion, existe algum software que me permite aumentar a rotação do cooler pelo Windows?

• Membro VIP
Postado

É um PC montado da HP? Se for não mexa, é assim mesmo, o cooler ta girando devagar que é pra não fazer barulho, se o processador esquentar demais ele vai girar mais rápido, essa temperatura não vai estragar ele.

Postado
É um PC montado da HP? Se for não mexa, é assim mesmo, o cooler ta girando devagar que é pra não fazer barulho, se o processador esquentar demais ele vai girar mais rápido, essa temperatura não vai estragar ele.

É montado da HP sim, já troquei várias peças...

Essa é a temperatura dele em idle, é normal mesmo em idle? :huh:

• Membro VIP
Postado
É montado da HP sim, já troquei várias peças...

Entre essas peças o processador? Se for a coisa muda um pouco...

Essa é a temperatura dele em idle, é normal mesmo em idle? :huh:

Faça alguma coisa pesada no PC e veja o que ocorre com a temperatura e com a rotação do cooler, o esperado é que a rotação suba, mas a temperatura continue baixa.

Postado

mas hein?? essas temps e ainda em iddle?? tá louco...

é estranho pois, pra estar essa baixa RPM, deve ser a Bios q tá gerenciando pra baixa rotação...mas seria justamente esse 4º pino do cooler que é responsável pra manter esse gerenciamento...sem o 4º conectado o fan do CPU giraria em carga máxima o tempo todo independente da temperatura que ele estaria...

você tirou essas medidas por qual programa? everest??

você pode tentar aumentar a rotação pelo SpeedFan...mas tá muito esquisito isso...

é o cooler box mesmo? com selo da AMD na ventoinha e com 2 heat-pipes de cobre?

Postado

Everest, speedfan, e outros, todos eles me dão as mesmas temperaturas.

Como eu faço para aumentar a rotação pelo speedfan?

O cooler box é original sim, certeza. Tem o celo e tem 2 pipes.

Postado

cara você escreveu:

"Desconfio que essas altas temperaturas sejam causadas pela baixa rotação do cooler box, ele fica sempre em torno de 1800 RPM"

bicho.... eu TENHO um ATHLON 64 X2 6000+ com o cooler original (box) - que é ótimo por sinal. E eu nao alcanço mais que 55 graus de temp de processador. E a rotação do meu cooler vai a 3.500 facim facim.... ha algo errado com teu cooler ou com quem instalou isso pra ti (pasta termica e etcs)....

MOBO: Gigabyte GA-M61VME-S2 chipset 4100/400 NVIDIA

Process: Athlon 64 X2 6000+ :D

Ram: 2 gigas DDR 2 533 mhz Markivision

Fonte real: 500 watts

VGA: ATI Radeon HD 2600 PRO 512 MB ;)

Drive ópticos: LG H55N & LG 4167-B (ambos DVD-RW) :)

Som (off board): CREATIVE Sound Blaster Live! 24 bits

HD: Samsung SP2004C 200 gigas 7200rpm SATA-2

Monitor: LG Flatron (CRT) 19" Tela Plana Real ez T910B

(resolução máxima: 2048 X 1536) :P

Postado

Acho que resolvi, mas ganhei um outro problema: barulho! rs

Seguinte, como minha BIOS não tinha opções avançadas, eu "flashei" usando uma BIOS de uma placa mãe similar.

Apesar da minha placa mãe ser uma ECS MCP61PM-HM (tenho certeza disso), o Everest diz que eu tenho as seguintes placas:

Abit NF-M2S

Acer EM61PM/EM61SM

ECS GeForce6100SM-M(2)

Packard Bell MCP61SM-AM

Usei a bios mais recente da placa mãe da Abit e graças a Deus o PC subiu sem problemas. Foi um enorme risco, mas até agora deu certo.

Aparentemente a BIOS antiga da HP estava limitando a rotação do cooler, pois agora em idle tenho 2800 RPM com temperaturas entre 52ºC e 55ºC.

Quem sabe mais para frente eu compre um fan mais silencioso, vamos ver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...