Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória com frequência abaixo da sua especificação


Ricardo_Neves

Posts recomendados

Pessoal, comprei um pente de memória novo para minha máquina, uma OCZ DDR2 2GB 800Mhz, abaixo o link com a descrição dela.

http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_ddr2_pc2_6400_vista_performance_gold_2gb_edition

Liguei o micro e funcionou beleza. O problema é que quando fui rodar o CPU-Z para verificar a qual frequência a memória estava rodando, vi que estava rodando abaixo dos 400Mhz conforme sua especificação, e por sinal um valor estranho de 368,5Mhz.

Já tentei configurá-la na bios colocando as especificações manualmente, mas não obtive sucesso.

Antes de desistir de vez tentei fazer um overclock na máquina, e percebi que conforme aumentava o clock do processador, o da memória também aumentava. Então fui aumentando até chegar próximo dos 400Mhz da memória, depois de setar o over a 8%, consegui que a memória ficasse a 397Mhz.

A questão é, não existe uma forma de deixar a memória rodando a exatos 400Mhz sem apelar pro overclock ???

Minha Configuração

AMD Athlon 64 X2 4200+(2.210Mhz) rodando a 2.376Mhz(over 8%)

ASUS M2N-E SLI bios v1102

OCZ DDR2 PC2-6400 2GB Edition

Desde já agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, achei estranho pelo seguinte, um amigo meu tem uma placa-mãe igual a minha, porém com um X2 3800+ e a memoria dele é uma corsair de 1GB 800Mhz. E quando rodo o CPU-Z no micro dele, ele informa que a memória ta em 400,5 Mhz.

Por isso que achei esquisito da minha nao rodar em 400Mhz, nao sei se tem diferenca desse processador pro meu referente a memoria. Em ultimo caso vou testar minha memoria no micro dele pra ver o que dá.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Leia este artigo do CDH: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1215 , neste artigo explica a arquitetura dos Atlhon 64X2, dependendo dos seus multiplicadores internos (neste processadores o controlador de memória é integrado, as funções com a memória ram independem da placa mãe) as memórias não utilizam toda sua banda, então este tipo de situação é normal.

O controlador de memória integrado nos processadores AM2 suporta memórias DDR2-533, DDR2-667 e DDR2-800. O problema, no entanto, é como o clock do barramento de memória é obtido. Em vez de ser gerado através do clock base do processador (clock HTT, que é de 200 MHz), é usada uma divisão do clock interno do processador. O valor desta divisão é metade do valor do multiplicador do processador.

Por exemplo, um processador AMD64 com um multiplicador de clock 12x terá um divisor do barramento de memória de 6. Este processador trabalhará a 2,4 GHz (200 MHz x 12) e sua memória funcionará a 400 MHz (DDR2-800, 2.400 MHz / 6). Tenha em mente que as memórias DDR e DDR2 são rotuladas com o dobro dos seus clocks reais.

O problema é quando o multiplicador de clock do processador é um número ímpar. Para um processador AM2 com um multiplicador de clock 13x teoricamente o divisor do seu barramento de memória seria de 6,5. Como o barramento de memória do AMD64 não trabalha com divisores “quebrados” este valor é arredondado para o próximo número inteiro, sete neste caso. Enquanto este processador funcionará a 2,6 GHz (200 MHz x 13) seu barramento de memória funcionará a 371 MHz (742 MHz DDR) e não a 400 MHz (800 MHz DDR), fazendo com que o processador não alcance a largura de banda máxima que as memórias DDR2 podem fornecer.

Este é o caso do Athlon 64 X2 5000+. Como ele trabalha internamente a 2,6 GHz multiplicando seu clock base por 13, ele pode acessar a memória até 742 MHz e não a 800 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o mesmo "problema" que estou tendo com minha corsair 667 rodando a 301MHz onde o correto seria 333MHz considerenando que meu multiplicador é de x10.5. Estudando o site do Clube do Hardware constatei que o GusGraf já citou acima. Resolvi o problema overclocando a memória na bios da placa mãe para DDR 800 e agora o clock está a 351Mhz.

O problema do Ricardo é que a memória já é de 800 e muito pouco provável terá disponível selecionar a frequencia da memória na bios acima disso para compensar a perda.

Ricardo...não se preocupe, essa perda não irá afetar o desempenho de forma considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei em duvida.

comprei um kit de memo corsair xms2 800MHz e ia comprar um processador x2 4000 (brisbane 2100MHz), se eu usar esse processador minhas memorias vão rodar a 667MHz???? então n posso usar nenhum brisbane c essa memo pois nao usarei o maximo q as memorias podem oferecer????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!