Ir ao conteúdo

Mais memória aumenta desempenho consideravelmente?

K.z

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Gostaria de saber se comprando mais memória poderei notar melhoras no desempenho do computador. No momento eu possuo um pente de 256mb do tipo SDR PC133, o que é muito pouco. Será que se eu comprar um pente de 1 giga mudará muito? Atualmente meu pc fica muito lento quando executando programas pesados ou jogos, quando eu os fexo o pc continua lento após algum tempo.

E mais uma pergunta besta. A placa mãe diz dar suporte a memória SDR PC100 ou PC133 portanto é impossível eu instalar uma DDR, certo?

Obrigado!

Edit: Acabei de instalar o Sandra e verifiquei as configurações... deêm uma olhada nas fotos... A primeira creio que seja um bug do programa pois olhando pra placa mãe só tem 3 slot de memória. A segunda mostra que a placa mãe suporta memória DDR, uma esperança talvez :lol: mas acredito que seja um bug também :( Alguem sabe me dizer se é possível?

Outros links pras imagens:

http://img166.imagevenue.com/img.php?image=14474_imagem_123_943lo.JPG

http://img120.imagevenue.com/img.php?image=14479_imagem2_123_797lo.JPG

post-294574-13884945940367_thumb.jpg

post-294574-13884945940855_thumb.jpg

Postado

K.z,

Mais memória aumenta desempenho consideravelmente?

Depende.

Depende:

.Quanto de memória você manipula no total;

.Quantas aplicações ao mesmo tempo você trabalha;

Se você manipula um programa por vez. Por exemplo, fecha tudo que está aberto quando vai jogar. Ou quando navega não usa Word. Se você usa poucos programas por vez. Mesmo que tenha um pouco menos de memória do que o tanto manipulado por você, a diferença com mais memória é pequena.

Agora, se antes de você abrir um programa já falta memória, se seu consumo é muito maior do que a quantidade que possui, aí a diferença será considerável. Pois ao minimizar o uso da memória virtual verá o desempenho subir.

De formas prática. Sempre tenha mais memória que consuma.

Consome 500MB.

Use 512MB.

Consome 1250MB.

Use 1536MB.

Não adiante usar 2GB se consumir 128MB.

Para morrer o papo. Quantidade de memória amplia o desempenho apenas quando evita o uso da memória virtual. Se o uso de memória virtual já estiver contido, não faz diferença alguma.

felicidades

:bandeira:

Postado

Obrigado!

realmente o problema é memória... porque quando vou jogar algum jogo preciso fechar todos outros programas, e um programa que eu uso muito também é autocad 2007 que é muito pesado. As vezes eu to usando o cad e preciso ver algo na internet, fica um sacrifício pra abrir o mozilla.

Alguem saberia me dizer sobre a outra pergunta? Será que posso por uma DDr

• Membro VIP
Postado
Obrigado!

realmente o problema é memória... porque quando vou jogar algum jogo preciso fechar todos outros programas, e um programa que eu uso muito também é autocad 2007 que é muito pesado. As vezes eu to usando o cad e preciso ver algo na internet, fica um sacrifício pra abrir o mozilla.

Alguem saberia me dizer sobre a outra pergunta? Será que posso por uma DDr

Amigo pra saber se sua MB usa memoria DIM (SDRAM) ou DDR precisamos saber o modelo da sua MB, use o everest pois acho que é mais fácil de ver, execute o mesmo e va em placa-mãe > placa-mãe e no campo direito vai esta marcado o modelo certinho da sua MB.

Se a sua MB suporta DIM o maximo que existe é 512MB se for DDR o maximo que existe é 1GB.

Abs Frederico

Postado

Minha MB é uma ASUS P4B i845. Em todos os lugares que eu vi diz que ela suporta até 3 giga de memória. Ela tem 3 slots de memória portanto presumo que no máximo 1 giga por slot. Agora eu não entendi... Não existe memória SDR de 1 giga? Se não então é possivel botar DDR? É possivel uma placa mãe suportar DIM e DDR? Se não, então é DIM porque como você pode ver na segunda imagem que eu botei eu tenho uma DIM de 256mb instalada.

To numa pira:confused:

Aqui tem uma matéria sobre ela:

http://www.tweaktown.com/reviews/122/asus_p4b_i845_motherboard_review/index.html

Utilizing the PC133 memory standard, the i845 can support up to 3GB of PC133 SDRAM. While this does cripple the board with a low 1.06GB/s memory bandwidth, it sure does beat paying high prices for RDRAM.
Postado

K.z,

Fonte segura é sítio do fabricante e manual da placa. (Olha até esses erram. Mas em geral eles corrigem no sítio. Já tive muitos problemas com manuais impressos - os que acompanham a placa - com informações erradas. Porém, no sítio já haviam corrigido... Por isso, sempre baixe a versão mais atual de seu manal.)

--

DIMM x DDR

Vamos colocar tudo em pratos limpos.

SDR, DDR e DDR2 são DIMM!!!

DIMM é a tecnologia do módulo. É a mesma nos três modelos. Existem placas mães que aceitam SDR e DDR, porém, não conheço nenhuma que aceite os dois ao mesmo tempo.

Se são 3 slots e se o máximo for 3GB, então é 1GB por slot, xD

Só que deve ser um pouco difícil achar memórias de 1GB que funcionarão 100%. Os possíveis problemas tem a ver com densidade e número de bancos de memórias.

--

Em geral, as empresas fazem assim, se você comprar as memórias na loja, deixando eles instalarem e testarem, custumam dar uma garantia maior. (É eticamente incorreto? Concordo que é. Porém, não vem ao caso.)

Leve seu gabinete e teste na loja, :D

Peça para rodar um memtest na sua presença.

Nas lojas que já trabalhei havia uma bancada para gente fazer a manutenção na frente do cliente quando ele pedia. (É bastante inconveniente do ponto de vista do técnico, eu não curtia muito. Sempre gostei de orientar cliente, mas trabalhar na frente deles é meio canseira.)

felicidades

Postado

Obrigado ferjor!

Vou fazer isso mesmo... melhor levar o gabinete na loja e testar lá!!

Obrigado a todos.

Postado
K.z,

Fonte segura é sítio do fabricante e manual da placa. (Olha até esses erram. Mas em geral eles corrigem no sítio. Já tive muitos problemas com manuais impressos - os que acompanham a placa - com informações erradas. Porém, no sítio já haviam corrigido... Por isso, sempre baixe a versão mais atual de seu manal.)

--

DIMM x DDR

Vamos colocar tudo em pratos limpos.

SDR, DDR e DDR2 são DIMM!!!

DIMM é a tecnologia do módulo. É a mesma nos três modelos. Existem placas mães que aceitam SDR e DDR, porém, não conheço nenhuma que aceite os dois ao mesmo tempo.

Se são 3 slots e se o máximo for 3GB, então é 1GB por slot, xD

Só que deve ser um pouco difícil achar memórias de 1GB que funcionarão 100%. Os possíveis problemas tem a ver com densidade e número de bancos de memórias.

--

Em geral, as empresas fazem assim, se você comprar as memórias na loja, deixando eles instalarem e testarem, custumam dar uma garantia maior. (É eticamente incorreto? Concordo que é. Porém, não vem ao caso.)

Leve seu gabinete e teste na loja, :D

Peça para rodar um memtest na sua presença.

Nas lojas que já trabalhei havia uma bancada para gente fazer a manutenção na frente do cliente quando ele pedia. (É bastante inconveniente do ponto de vista do técnico, eu não curtia muito. Sempre gostei de orientar cliente, mas trabalhar na frente deles é meio canseira.)

felicidades

todos os tecnicos não gostam, mas é direito do cliente, para ver se não estão fazendo errado, os caras falam que executaram memory test, quando vê não executaram nada

Postado

O problema é que em geral cliente não sabe o que é certo para saber se estamos fazendo algo errado...

Às vezes, acham que é só pegar a memória e encaixá-la como se fosse lego, por exemplo.

Nossa profissão tem muitas nuances, como qualquer outra, que o olho leigo é incapaz de perceber.

--

Igual uma vez um cliente tinha 256MB de RAM e tava com suspeita que ela estava estragada. Rodei o MEMTEST e tudo tranqüilo. Expliquei que com mais memória o sistema dele poderia ter mais desempenho.

Aí colocamos 512, ficou com 768MB.

Rodando o memtest, ele vira pra mim:

"Nossa, como ficou lento meu pc hein..."

Tentei explicar que como ele tinha mais memória, o teste seria mais demorado... mas mesmo assim ele ficou me olhando com cara feia, desconfiado!

--

Teve outro dia que um cara aprece na loja falanto que era muito entendido... e que só ligou um cabo da fonte que tava solto na placa mãe e agora ela não liga mais.

Só ligou a fonte do disquete na mobo e não sabia porque não ligava mais o pc...

Hehehe, tem muita história.

abraços

e

felicidades

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...