Ir ao conteúdo

Checklist de manutenção preventiva

FVM

Posts recomendados

Postado

Taí alguns dos itens que mais utilizo:

- Teste de memória - memtest

- Verificação temperatura processador pela BIOS

- Verificação de voltagens da Fonte pela BIOS

- Limpeza de contatos de placas com borracha

- Remoção de excesso de poeira

- Scandisk completo via DOS ou por Disk Manager do fabricando do HD

- Desfragmentação pelo Windows

- Verificação/remoção de vírus (AVG, Avast)

- Verificação/remoção de spywares (Ad-ware, Spyboot)

- Atualização de drivers de dispositivos

- Limpeza de registro do Windows (Norton Utilities, System Mechanic, Regcleaner)

- Limpeza de arquivos temporários

- Desativar restauração de sistema (WinME....não funciona mesmo...)

• Membro VIP
Postado

Backup do registro do cliente (SYSTEM.DAT e USER.DAT)

Nem sempre o backup que o Windows faz funciona. E para não ficarmos na mão, eu prefiro fazer o backup manual, pode ser gravando numa pasta no micro do cliente.  :cool:

Postado

ótima ideia!

queria acescentar mais uma dica...

além de verificar as tensões da fonte pelo BIOS, verifique também com um multímetro bem regulado pra se ter certeza das medições  :;):

Postado

+1 coisa: verificar o estado dos Coolers: Se não estão vibrando, chiando, ou com folga...

Inclusive o da fonte. Pode abrir e tirar o pó (sempre é bom).

Postado

Fiz tudo isso na minha maquina:

Tirei todo o pó com um compressor de ar

tirei todas as placas e passei borracha nos contatos

nos contatos de memória também

tirei todos os coolers, abri eles, limpei bem e passei óleo dentro

tirei o processador passei uma flanela pra tirar a pasta termica que tinha, e passei uma pasta termica a base de prata

pra finalizar limpei o gabinete com veja... esfreguei até ficar branquinho

depois de montado parecia novo, alias melhor ainda, o cooler agora nem parece que ta ligado de tão silencioso, até tive que abrir de novo pra ter certeza que estava rodando... (antes parecia que o computador ia decolar de tanto barulho!)

e parou de travar, acho que foram a memórias que tavam com problema e a borracha resolveu, não sei se era por causa da temperatura porque antes ficava em torno de 58º, não era motivo pra travar... mas agora baixou pra 53º!!!

Fiz tudo isso em 1h e meia, e o computador parece novo

e só queria dizer que compensa muito de vez em quando tirar um tempinho pra ter esses cuidados com o computador

Só tomem cuidado se forem passar algum pano no processador como eu fiz com a eletricidade estatica, na verdade nem encostei o pano nos circuitos, só no núcleo e com muito cuidado

Boa sorte a todos :jump:

Postado

Junto com esse check List poderiamos criar um tipo de contrato com nossos clientes informando o que foi feito.

Eu pensei também em uma parte que não citamos, que poderá até dificultar, mas irá ajudar na próxima preventiva que dermos no mesmo pc do cliente que é, criar um banco de dados que tenha somente os drives daquele cliente, ou também os nomes das placas tudo correto com ID e, etc..., certo sobre o banco de dados podemos pensar se isso cabe ao técnico fazer o que acham? :hmmm:  :**

Valeu :oba:

Postado

Fala galera, tudo bem?

Uma coisa que eu faço sempre é verificar no setup se a saida primaria de video esta setada como agp, isso melhora um pouco o desempenho da maquina, outra coisa bem util "pelo menos para mim é fazer backup dos e-mail do outlook.

Eu acho que nosso amigo FVM já falou quase tudo.

Lembrei um olhadinha nos jumpers não custa nda.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por <STC>Pomarolli<STC>@08 Oct. 2003,08:05

criar um banco de dados que tenha somente os drives daquele cliente, ou também os nomes das placas tudo correto com ID e, etc..., certo sobre o banco de dados podemos pensar se isso cabe ao técnico fazer o que acham?

Se você tiver meios para isso, é uma boa ideia. No fórum de DRIVERS existe um tópico fixado onde tem um link para um programa q faz backup dos drivers em uso na máquina. É ótimo, principalmente antes de formatar máquinas antigas com drivers difíceis de achar. Não vou entrar em mais detalhes, é só visitar lá...!:)

UMA DICA: se tiver dinheiro para isso, poderá ter um gravador de CD externo e fazer os backups nos clientes.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Loser_Boy4EVER@08 Oct. 2003,17:24

outra coisa bem util "pelo menos para mim é fazer backup dos e-mail do outlook.

E aí, tudo bem?!  :)

Sua ideia é boa, se encaixa na acima, de levar um gravador externo e gravar os emails num cd bonitinho para o cliente... (hehehe ele paga a mídia!)

Abraço!  :laugh:

Postado

Se você tiver meios para isso, é uma boa ideia. No fórum de DRIVERS existe um tópico fixado onde tem um link para um programa q faz backup dos drivers em uso na máquina. É ótimo, principalmente antes de formatar máquinas antigas com drivers difíceis de achar.

Nossa essa foi d+++ :-BEER  agora será que acabou a dor de cabeça com maq. velha hehe agora alguém que seja moderador podia organizar aí esse checklist com todas as opiniões para que podecemos imprimir essa Baita lista de serviço ehehe ótimo!  :laugh:  :oba:</font>

Postado

Outra coisa que pode ser feita em casos de problemas é no msconfig, desabilitar os itens do grupo iniciar (já que colocaram também procedimentos de software...). Eu sempre faço uso do scanreg /restore, /fix (win 9x e ME) ou o sfc /scanow (win2000), e sempre funcionou, com todos os clientes que entram em ctt na empresa onde trabalho...

falou... (se lembrar de mais algo eu posto)

:bandeira:

Postado

colocar em lista teste  capacidade da bareia do setup

90 % esquece que a mesma  cai a potencia

pra  ( o )

o programa para salvar o sistema e erd  vem no cd

win95 e ótimo

e auto recuperacao do me funciona ...

valerio Natal RN :chicote:

• 2 semanas depois...
Postado

Para limpeza de contatos das placas e dos slots, tanto de placas de expansão como dos módulos de memória existe um spray limpa contatos para eletrônica , é muito prático.

Aí não precisa usar borrachinha.

Postado

como eu moro no litoral, tenho sérios problemas com umidade e oxidação.

eu aplico spray nautico, em todos os componetes internos do meu pc, inclusive na placa mãe para evitar umidade e oxidação, além de ser um ótimo produto para limpar contatos.

Postado

Segue minhas dicas

- Teste de memória - memtest

- Verificação temperatura processador por soft, rodando o cpustabtest, para checar a temperatura da cpu em máxima carga

- Verificação de voltagens da Fonte pela BIOS

- Limpeza de contatos de placas com borracha

- Remoção de excesso de poeira

- Scandisk completo via DOS ou por Disk Manager do fabricando do HD

- Desfragmentação pelo Windows

- Verificação/remoção de vírus (Mcafee)

- Verificação/remoção de spywares (Ad-ware, Spyboot)

- Atualização de drivers de dispositivos

- Limpeza de registro do Windows (Norton Utilities, System Mechanic, Regcleaner)

- Limpeza de arquivos temporários

- Desativar restauração de sistema (WinME....não funciona mesmo...)

- mesmo se não precisar e se possível atualização da bios

Não custa nada também passar aquele óleo nos coolers,

Fora uma limpeza geral, sempre lembrando de dar uma checada na pasta térmica,

Colocar aquele saquinho de silica para absorver a umidade também é muito bom,

-depois configurar corretamente o registro e etc para deixar o micro bala

estou escrevendo por escrever pois todo técnico que sabe do negócio tem sua lista, abraços.

Postado

Que legal pessoal esse checklist! Muito bom mesmo pra nossa profissão. Bem como diria um amigo meu, vocês falaram tudo, mas gostaria aqui de adicionar que sempre uso na minha pasta de manutenção, aqueles disquetes de limpeza de Drives e os cds de limpeza. Fazem uma boa limpeza nas unidades e deixam o cliente satisfeito quando o CD ou disquetes que antes não liam, passam a serem lidos. Gostaria de deixar os cuidados com a aeração do gabinete que pode ser feito com presilhas prendendo os cabos soltos evitando assim que um deles possa parar o cooler e consequentemente queimar um processador. Gosta também de testar com multímetro, a bateria do sistema que causa grande transtornos com muitos clientes perdendo a configuração após por exemplo uma viagem longa do mesmo.

Bem espero ter contribuido com este assunto tão enriquecedor em nosso dia-a-dia!

Um abraço a todos!

Postado

EU vou ser um pouco direto, vão aí 10 diquinhas;

1º Sempre tenha um anti-vírus instalado na sua máquina;

2º Atualize-o sempre que possível;

3º É interessante também o uso de um Firewall;

4º Execute o CLEANMGR (limpeza de disco) periodicamente e marque de preferência todas as opções possíveis de limpeza , por se por acaso tiver algum vírus ou coisa do tipo vai pro pau...

5º Realize o defrag e o scandisk periodicamente, seu disco pode estar com problemas.

6º Evite usar o micro em dias de temporal , além de poder queimar o seu modem, também pode queimar o seu micro que o estabilizador não segura nada.

7º Experimente usar o MSCONFIG para eliminar o que não seve na inicialização.

8º Não responda e-mails, onde pede agência, conta, CPF, senha e coisas do tipo, nenhum banco ou loja pediria isso por e-mail.

9º Realize backup rotineiro no seu sistema, não só dos arquivos pessoais, mas também os do sistema , nunca se sabe quando o Windows vai dar pau de novo...

10º De preferência use o Win98se ou o XP são mais estáveis.

USE E ABUSE DO SEU MICRO , mas com moderação...

:bandeira:  :jump:  :aranha:

Postado

Muito boa essa sua ideia FVM e lá vai mais uma prevensão:

Limpar o cooler, porque junta muito pó e isso faz com que o cooler diminua sua velocidade e a dendência é de esquentar mais podendo até queimar a placa-mãe.

Previnir é melhor que remediar. :**

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!