Ir ao conteúdo

Dúvida sobre loops em C

DizzyCrow

Posts recomendados

Postado

Bom, começei a fazer um curso em C essa semana e como ele é bem corrido eu não posso ficar pra trás, amanhã já vai começar vetores e eu nem aprendi direito loops x_x a minha grande dúvida envolve colocar um loop no outro e manipular as variáveis; dois exemplos de exercícios q não consegui fazer e agradeceria muito se alguém ajudasse:

1- Fazer um programa que leia N e vá imprimindo uma figura assim:

1

22

333

4444

55555

etc...cada linha imprime seu número respectivo tantas vezes quanto for o valor do número, até chegar na linha n que é a última;

2- Fazer um triângulo, complementando o exercício anterior, que o deixaria nesse molde:

....*

...***

..*****

.*******

********* (para N=5) e se possivel fazer um losango tambem com isso x_x

O q eu não consigo sacar é como manipular varáveis pra atingir essa condições, então qualquer ajuda aí será muito bem-vinda.

Grato desde já!

Postado

Olá Dizzy!

Essa é a solução para sua primeira questão.

main(){

int i,j,n;
int str[20];

printf("Entre com o valor de n");
scanf("%d",n);

for(i=1;i<=n;i++){

for(j=1;j<=i;j++)
printf("%d",i);

printf("\n");
}
}

Eu fiz em Java e funcionou. Passei para C aqui mesmo, então talvez tenha algum erro de código.

Espero ter ajudado.

Abraço

Postado

Bem, não é difícil não.

O problema é só lógica.

Desenhe num papel - ou num TablePC xD - o quer como resultado e pense o que acontece na passagem de cada linha. Aumenta o quê, diminui o quê? Depois tente pensar em como alterar isso em cada linha por separado.

Sempre faça primeiro o algoritmo, se não me engano tem esses exercícios no livro Java do Deitel.

1<só um caractere>
22<dois caracteres>
333<três caracteres>
- Ora, em cada linha há, pelo menos, o incréssimo de um caracter, percebe?
Pense em por partes. Divida o problema em pedaços menores. Fica fácil.
E você já começa a pensar modularizado.

...* <4 caracteres, 3 de um, 1 de outro>
..**<4 caracteres, 2 de um, 2 de outro>
.***<4 caracteres, 1 de um, 3 de outro>
****<4 caracteres, 0 de um, 4 de outro>

Pensado devagarzinho vai, xD

felicidades

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!