Ir ao conteúdo

Como fazer um video game?

Sr. Fumaça

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! sou novo no forum e no ramo...

Montei a pouco tempo um laboratório pessoal com o objetivo de criar meu próprio video game. porém entendo muito pouco de eletronica, e menos ainda de video game-_-...

Até então eu só trabalhava com a area externa hehe. Eu programo jogos a 3 anos e sempre quis ter minha própria plataforma.

Sei que muitos devem estar pensando que é babaquise já que para fazer um video game leva chão e muitos profissionais... sem contar no $$$$.:(

Mais devo esclarecer de que não pretendo fazer um play3 da noite pro dia... e nem de um milenio para o outro hehe.:lol:

Quero fazer um video game simples, que rode jogos 2D ainda mais simples como o pong etc... Sei que até eles é difícil de se fazer, mais estou decidido, não importa o tempo.B)

Bom para quem estiver disposto a me ajudar... eu preciso esclarecer uma coisa, quais as diferencias entre:

ARCADE - CONSOLE - VIDEO GAME

Eu já aprendi que um video game é semelhante a um computador:

Tem seu Sistema operacional, RAM dispositivos de entrada e saida e tal, mais é destinado apenas a graficos interativos e audio. O que o torna bem mais simples do que um PC.

Alguem sabe se esses componentes trabalham como os do PC?:confused:

Eu consegui na net uma imagem de um mega drive aberto, alguem sabe quais os componentes principais para que eu possa estuda-los?

1.jpg

Agradeço a quem responder e quiser discutir o assunto. Ainda que ai não tenha nenhum louco como eu querendo fazer um video game, sei que deve ter muitos tecnicos que irão querer entender melhor sobre o interior dos VG o que é um dos objetivos do tópico.

Aguardo respostas!

Até Breve...

Postado

hi fumaca eu nao sei como fazer um videogame mas posso ajudar nas definicoes.

Arcade, 'e uma antiga definicao de "lugar de jogos" aqui na inglaterra 'e muito comum voce encontrar "Arcades" ou pessoas dizendo que vão se encontrar no "Arcade", nesses lugares se encontra os mais diversos tipos de divertimento, como bilhar, boliche, jogos de mesa, bares, cinemas, etc. E maquinas de jogos por moedas as "Maquinas Arcade" porque sao encontradas geralmente nesses lugares, sao maquinas de videogames especializadas com os mais diversos recursos possiveis, de simuladores a maquinas de danca, mas basicamente funcionando a base de moedas ou outro tipo de credito direto.

Console 'e um sinonimo para videogame, e basicamente discreve o aparelho em si sem os acessorios, como os controles (joysticks) e 'e determinado por geracoes como I, II, III, IV e finalmente a atual V.

Videogame como a traducao diz 'e "jogo de video", o primeiro como voce citou foi o "Pong", produzido pelo americano William A. Higinbotham em Brookhaven National Laboratory em 1958 e era chamado "Tennis para dois" e foi comercializado inicialmente como Arcade pela saudosista "Atari" (bons tempos menos complicados mais divertidos), uma historia interessante 'e que Mr. William criou a primeira maquina como experiencia e colocou em um "Arcade" local para ver no que dava, apos alguns dias foi chamado ao telefone pelo proprietario que dizia que a maquina tinha parado de funcionar, um tanto triste Mr. William foi ate la para retirar a maquina mas para a sua surpresa ela parou de funcionar pelo "excesso" de moedas no seu compartimente que tinha transbordado.

Espero ter ajudado valeu.

Postado

putz cara q massa você estar interessado isso,

infelizmente não posso ajudar, pois AINDA não entrei nesse ramo... poderia me dar uma dica ? - aonde voce graduou em programação de jogos ? pois é isso que eu pretendo fazer :D

Postado
putz cara q massa você estar interessado isso,

infelizmente não posso ajudar, pois AINDA não entrei nesse ramo... poderia me dar uma dica ? - aonde voce graduou em programação de jogos ? pois é isso que eu pretendo fazer

Isso é fácil... em lugar algum hehe... Não sou formado em nada e mal conclui a escola. Mais isso não me torna inferior a ninguem, pelo contrario a 6 meses montei uma pequena escola para reforçar os estudos de alunos cursando Ciencias da computação.

Eles confiam em mim porque veem o meu trabalho de perto.

Estou terminando o 2° Grau agora, só para não ficar feio na foto, mais depois vou continuar por conta própria.

Deisde pequeno, dos 7 anos para ser mais exato eu admiro PC.

Eu disse que programo jogos a 3 anos porém ja estudo programação a 9 anos o que facilitou muito na hora de entrar no ramo de jogos.

Eu estou com problemas com meu Dlink, na verdade acho que ele queimou e estou conectando pouco pra conta não vir alta.

Mais sempre que posso to MSN se quiser dicas ou mesmo aprender a programar jogos entra lá.

Basicamente você só precisa de uma pilha de livros e muitas + muitas horas de estudo para ser um programador de jogos.

##################----------------------################

BetoUK, Você pode apostar que ajudou e muito.

Pode contar com minha ajuda em algo que queira saber e que eu saiba responder.

##################----------------------################

Me parece que em um video game existem 2 processadores:

Pprocessador central

Processador de video

Agora precisso descobrir como trabalhão.

Vou aproveitar o resto do domingo, em breve eu to aqui.

Postado

:D q massa, eu tava pensando em tentar fazer uma faculdade de ciencia da programação e depois especializar em jogos na PUC ou na Anhembi, aí em sp mesmo...

me adiciona no msn aí, você pode me indicar uns livros : D

[email protected]

abração

Postado

Fazer facu é bom sim... Ajuda muito na hora de arrumar emprego.

Mais eu não pretendo trabalhar para ninguem... Meus trabalhos são todos autonomos.

Me do muito bem com free lance mais nada de ficar em uma empresa metade do dia ouvindo alguem berrar na minha orelha hehe.:lol:

Ja ta add:)

Livros!!! depende do que você quer aprender, existe inumeras linguagens por ai. Estude sobre algoritmos pois é essencial e é a base para qualquer linguagem, nem precisa de livros sobre esse assunto, ja que existem muitos tutos na net. "Apostilando tem um grande acervo"

Em seguida passe a usar engines pois é fácil e da um bom enteendimento sobre desenvolvimento de jogos sem contar o rápido retorno financeiro:

www.3dgamestudio.com //Perfeito para começar, estudei ele por 1ano e meio e ainda estudo, é legal tem presso acessivel e da para fazer bons jogos.

Por ultimo caia de cabeça em c++, dispenssa comentarios foi usada para fazer muitos dos jogos que estão na sua prateleira.

Um bom livro: "C++: Como Programar M.D. DEITEL PAUL J. DEITEL".

Outro não tão bom: "Programação de jogos com C++ e directX".

Fazer jogos tambem não é nada fácil e leva anos se feito com uma linguagem como c++ e ainda que você o faça, não quer dizer que vai fazer sucesso, lembre-se que a concorrencia é grande, mais temos a vantagem de estar no brasil hehe.

• 9 meses depois...
Postado

Putz cara, muitas vezes também já pensei em criar meu próprio console... já que produzo meus jogos e teria curiosidade de vê-los rodar na minha tv.

Olha, eu acho que pra fazer um não é tão complicado quanto parece. Se você analisar bem os diversos consoles existentes no mercado vai ver que não passam de simples computadores que rodam determinados CDs. Olhando para esse lado, basta apenas criar um computador básico e introduzir nele um sistema operacional que faça ler apenas uma determinada extensão. É como se você pegasse a torre de seu computador e adaptasse para sua TV( conectando uma saida de audio/video, e um joystic) e introduzir um operacional nele fazendo com que, quando liga-lo, vai ler o cd e transmitir a imagem para a TV.

Bem, eu penso dessa maneira... Espero que isso ajude você em alguma coisa... Conta pra gente se você conseguir algum resultado!

Postado

Ai amigo beleza?...

Então, eu sei q você não pretende montar um "Ps3" da vida mais acho que se você ver e ler como um desses funciona iria ajudar um pouco... segue o link . Ele é um artigo daqui mesmo...

Ta ai... Só pra você ter uma ideia do quanto ele se paresse com um PC...

Ps: Cheguei a passar no vestb pra ciências da computação, porém não tenho $$$... e também gostaria MTMTMT de aprender a programar qualquer coisa :):)

Abs e boa sorte!

Postado

Bem, pelo que eu estou observando aí, os consoles atuais são PCs RISK, totalmente dedicados.

Acho que seria interessante pegar um processador, uma placa de vídeo, uma RAM e estudar sua arquitetura e criar um SO leve com drivers gráficos e de som.

Exemplo, pegar uma NVIDIA 8800, um core 2 quad, 2Gb de RAm e estudar sua estrutura para colocálos na mesma placa. Acho que o maior problema é sincronozar esses acessórios com um software, tem que estudar muito como funcionam e tentar dedicá-los de modo a se tornarem dedicados. você pega o PS3 por exemplo, tem um CEll de 8 núcleos (se não me engano), a RSX é do nível de uma NVIDIA 7950 (foi comprada da mesma), o HD é de notebook...

Seria interessante conseguir um console e debugar seu SO para saber como é feito, agora como faz eu num tenho ideia!

PS.: Posso estar falando um monte de *****, só fiz um técnico de hardware mais ou menos para montar máquinas, mas como esse tópico parece somente um brainstorm estou jogando idéias hehehe.

• 2 semanas depois...
Postado
Bem, pelo que eu estou observando aí, os consoles atuais são PCs RISK, totalmente dedicados.

Acho que seria interessante pegar um processador, uma placa de vídeo, uma RAM e estudar sua arquitetura e criar um SO leve com drivers gráficos e de som.

Exemplo, pegar uma NVIDIA 8800, um core 2 quad, 2Gb de RAm e estudar sua estrutura para colocá-los na mesma placa. Acho que o maior problema é sincronozar esses acessórios com um software, tem que estudar muito como funcionam e tentar dedicá-los de modo a se tornarem dedicados. você pega o PS3 por exemplo, tem um CEll de 8 núcleos (se não me engano), a RSX é do nível de uma NVIDIA 7950 (foi comprada da mesma), o HD é de notebook...

Seria interessante conseguir um console e debugar seu SO para saber como é feito, agora como faz eu num tenho ideia!

PS.: Posso estar falando um monte de *****, só fiz um técnico de hardware mais ou menos para montar máquinas, mas como esse tópico parece somente um brainstorm estou jogando idéias hehehe.

Isso não se chama montar um PC para jogos ???

• 2 anos depois...
Postado

Eay, Galera!

Desculpa ressuscitar um tópico tão antigo, mas eu gostaria de fazer algumas perguntas para o Sr. Fumaça.

-Eu queria saber se ele conseguiu construir seu próprio console?

-Se sim, qual a arquitetura que utilizou?

-Hoje eu estou no projeto totalmente "hobbistico" para a construção de um console com potência desejada equivalente a de um Mega Drive (sonho um pouco alto, mas....) baseado em microcontrolador ARM, e gostaria de saber se você gostaria de conhecer a arquitetura, dar algumas idéias e tentar programar.

valeu,

Thales.

Postado

Pelo que eu li, tanto o Dingo, como o Nintendo DS são baseados na arquitetura ARM, existe inclusive linux para rodar até nos ARMs mais simples, como o uclinux, pode partir daí.

Como pretende construir? Usando FPGA? Tem projetos que simulam o ARM numa FPGA disponíveis na Internet, com exemplos rodando no youtube também.

Boa sorte. ;)

Eay, Galera!

Desculpa ressuscitar um tópico tão antigo, mas eu gostaria de fazer algumas perguntas para o Sr. Fumaça.

-Eu queria saber se ele conseguiu construir seu próprio console?

-Se sim, qual a arquitetura que utilizou?

-Hoje eu estou no projeto totalmente "hobbistico" para a construção de um console com potência desejada equivalente a de um Mega Drive (sonho um pouco alto, mas....) baseado em microcontrolador ARM, e gostaria de saber se você gostaria de conhecer a arquitetura, dar algumas idéias e tentar programar.

valeu,

Thales.

Postado

Tem uma coisa que quase todos os consoles tem em comum... quase todos são baseados em CPUs comums, altamente difundidas no mercado... e isso tem algums motivos:

* CPUs populares são produzidas em grandes quantidades para uso em sistemas embarcados e por isso tem seu preço amortizado pela economia de mercado...

* O tempo e custo de desenvolvimento da plataforma é menor, assim como o tempo de adaptação das gamehouses a um sistema ja difundido e bem documentado...

atualmente não valeria a pena construir algo com poder de processamento tão fraco como um megadrive pois quanto mais fraco for uma plataforma, maior tra que ser o nivel de otimização do codigo, e consequentemente mais difícil sera desenvolver algo para ela, o que em disa atuais é inconsebivel, voce deveria começar com pelo menos um processador arm11 de 600MHz com 256MB de ram... para ter chances de achar alguem que desenvolva algum jogo para essa plataforma...

Postado

Eu tambem estava interessado em fazer um console mais ou menos da potencia do Mega Drive vamos animar pessoal, nem deve ser tão difícil assim,

na verdade o que eu queria fazer era o seguinte:

1-fazer um console com o sistema operacional para rodar Emulador de Mega drive (Exemplo de emulador)

2- as roms serem inseridas por pendrive

3 os controles por USB os mesmo que se usam em PC

Postado

E outra , reparem qeu as configurações de um VG é pior qe as de um Pc como por exemplo com uma placa de video gts 250. so que rodam jogos muito mais rapidos.

Postado
Eu tambem estava interessado em fazer um console mais ou menos da potencia do Mega Drive vamos animar pessoal, nem deve ser tão difícil assim,

1-fazer um console com o sistema operacional para rodar Emulador de Mega drive (Exemplo de emulador)

O dingo faz tudo isso, roda Mega, Snes e até uns arcades pelo que ouvi.

Veja o que precisa um emulador em Linux, tente construir partindo do uclinux em uma plataforma ARM. No ebay tem placas arm, algumas até com tela 3" touch screen.

E outra , reparem qeu as configurações de um VG é pior qe as de um Pc como por exemplo com uma placa de video gts 250. so que rodam jogos muito mais rapidos.

Quando se roda um sistema operacional complexo como LInux e Windows, ele fica obviamente mais pesado, não se esqueça que o PC não foi concebido para jogar e sim para aplicativos de escritório e afins. ;)

Postado

Com exeção da parte do pendrive voce acabou de descrever o Dingoo, com exeção que o mesmo tambem roda jogos de outras plataformas... a base para isso é conseguir uma placa de desenvolvimento para um processador ARM11, que não é nem um pouco barata, e instalar um linux nela, portando emuladores para linux para seu sistema... considerando os problemas legais existentes em relação a uso de roms na emulação, voce poderia enfrentar varios processos caso chega-se a lançar esse produto comercialmente...

Uma alternativa seria montar um console potente o suficiente para rodar o android, assim voce aproveitaria programas e jogos desenvolvidos para a plataforma...

Postado

não tenho conhecimento para te ajudar, mas vai a dica

porque ao invés disso não programar games para plataformas videogame terceira e quarta geração

desenvolver tudo, acredito que qualquer PC possa ser usado só

os programas devem existir todos com licença GPL

vai precisar de equipamento mais sofisticado é na etapa de linha produção se optar por não distribuí-los como imagem rom e sim em mídia da época cartucho com as nostalgicas caixas de papelão manuais etc

se o game é bom vende e neste formato então é como obra de arte

um famoso gringo lançado recentemente é este www.piersolar.com

Postado
não tenho conhecimento para te ajudar, mas vai a dica

porque ao invés disso não programar games para plataformas videogame terceira e quarta geração

desenvolver tudo, acredito que qualquer PC possa ser usado só

os programas devem existir todos com licença GPL

vai precisar de equipamento mais sofisticado é na etapa de linha produção se optar por não distribuí-los como imagem rom e sim em mídia da época cartucho com as nostalgicas caixas de papelão manuais etc

se o game é bom vende e neste formato então é como obra de arte

um famoso gringo lançado recentemente é este www.piersolar.com

nao entendi direito o que quis dizer amigo, mais se foi para programar jogos para algum video game , nao é esse o interesse , e sim contruir um.

So mais uma duvida aqui, quanto pegar o sistema operacional linux(como exemplo) para rodar emuladores , mais no caso ele teria que dar todo aquele boot? do tipo ir para o menu, iniciar, essas coisas de desktop, ou é possivel pegar o "open source" dele e configurar a modo de que ele va direto para o emulador, como se faz no super nintendo, mega , playstation, nao se entra em nada o jogo ja roda de uma vez.

obrigado

Postado

Um firmware baseado em linux carregado a partir de memoria flash pode inciar em segundos... quanto aos videogames citados, mega drive super nintendo não tinham um sistema operacional, apenas um programa monitor... os jogos faziam todo o trabalho "pesado" de acessar diretamente o hardware, por isso éra bem mais difícil fazer jogos para essas plataformas... dai a necessidade ainda maior de usar CPUs populares... voce ate poderia pegar um microprocessador simples como um Z80 coloca-lo em uma placa juntamente com um chip de memoria e um conversor A/D + circuitos para gerar o sinal de sincronismo colocar uma entrada de cartucho... mas seria um grande problema criar jogos ou qualquer coisa para ele...

Postado

entendi.. entendi , poderia eu fazer intao um firmware Linux para acessar um cartão de memoria e nele conter tanto o emulador quanto o rom?! A probabilidade de ficar mais lento é possivel, mais nao vejo esse firmware contendo por exemplo o emulador uma vez que eu acredito que nao de para colocar muita coisa na memoria rom , se der ja embutia logo tudo menos os roms.

Postado

Nesse caso voce estara usando um unico barramento (interface do cartão de memoria) para transferir dados e instruções, voce estaria jogando fora uma das principais vantagens das CPUs RISC que é o uso de um barramento dedicado para instruções, que ajuda a deixar o sistema mais responsavel... seria mais fácil adicionar uma memoria EEPROM com interface SPI ou I2C para guardar o firmware e deixar os jogos no cartão... ou então adicionar um chip de memoria flash interno para guardar o firmware e servir como armazenamento, como é usado no dingoo, mas ai voce conta com o risco do usuario formatar a memoria do aparelho no PC e apagar arquivos do sistema...

Postado
Nesse caso voce estara usando um unico barramento (interface do cartão de memoria) para transferir dados e instruções, voce estaria jogando fora uma das principais vantagens das CPUs RISC que é o uso de um barramento dedicado para instruções, que ajuda a deixar o sistema mais responsavel... seria mais fácil adicionar uma memoria EEPROM com interface SPI ou I2C para guardar o firmware e deixar os jogos no cartão... ou então adicionar um chip de memoria flash interno para guardar o firmware e servir como armazenamento, como é usado no dingoo, mas ai voce conta com o risco do usuario formatar a memoria do aparelho no PC e apagar arquivos do sistema...

intao veja mais ou menos o que pensei:

desculpe a imagem, é que to sem photoshop aqui.

mais a grosso modo seria mais ou menos isso?

e quanto a memoria ram seria mesmo necessario?

http://img863.imageshack.us/i/10179816.jpg/

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img863.imageshack.us/img863/9958/10179816.jpg' alt='10179816.jpg'> Uploaded with ImageShack.us

Postado

Quer realmente montar o projeto do zero ou só emular o sistema? Se você conseguir uma placa de desenvolvimento FPGA pode criar algo como isto:

http://code.google.com/p/fpgagen/

SNES->

Ele emular o Mega drive na FPGA, mas poderia começar com algo mais simples, como um jogo do Atari:

Se quiser usar ARM, tem placas prontas como esta:

http://cgi.ebay.com/Samsung-Arm9-S3C2440-Dev-Board-NEC-3-5-touch-screen-/330547548066?pt=BI_Electrical_Equipment_Tools&hash=item4cf62b4fa2

http://cgi.ebay.com/FriendlyARM-Samsung-S3C6410-ARM11-mini-Board-4-3-LCD-/200588829951?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2eb406a4ff

Rodar linux e emular pode ficar pesado, dependendo do sistema ARM, em todo caso o linux tem que ser minimalista, o básico do terminal mesmo. Se quiser aceitar o desafio do linux e começar do zero:

http://www.linuxfromscratch.org/

Viu que vai queimar neurônios e perder cabelo? :lol:

Postado

amigo quero começar do zero , se o do atari for mais fácil , quero começar por ele, so pra aprender mesmo e depois fazer umas coisas mais complexas sabe, então ai vou me aperfeiçoando, ja vou deixar ele até de Projeto Final para a faculdade, auahuahau, vou ver todos os videos e ja posto o que achei aqui amigo..obrigado!

Ah, eu so falei em processador ARm porque o pessoal disse que é o mais apropriado, mais a to vendo que ele é mais para coisas de celulares com telas embutidas, eu quero ligar o console na Tv mesmo. ^_^

=/ essa placa é muito cara, eu pensava em fazer algo bem simples so mesmo com o que era necessario para rodar o programa no caso, mais acho que não é possivel, eu queria interagir 100% com o processo, do tipo juntar as peças soldar, mais acho que não é possivel, é possivel fazer com essa placa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172196327-kit-para-avr-atmega-e-cpld-xilinx-aprenda-fpga-no-e-pic-_JM

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!