Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero estudar eletronica digital


Posts recomendados

Amigos qro entender pelo menos o basico de eletronica digital,porque consertos aparelhos eletrônico.A analogica ja estudei ,agora preciso saber um pouco sobre a digital.Ja baixei na net algumas apostilas e to vendo portas logicas por enquanto.Se alguem tiver tempo e paciencia e quiser me dar umas aulas ou esclarecer algumas duvidas pode me add no msn: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigo obrigado.Vamos a primeira.Eu pretendendo somente entender para analisar esquemas eletricos com circuitos digitais ,terei de saber o que sobre eletronica digital????Portas logicas ,flip flops ?????Alias você que entende muiiiiiiiiiiiiiiiito poderia fazer um breve resumo ai sobre portas logicas e flip flops.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente não dá pra resumir eletrônica digital. Também não adianta nada você decorar tudo sobre o assunto e não colocar em prática. É bom ter um protoboard ou placa padráo, soquetes de CI, resistores , LEDs, chaves ou DIP switches e uma fonte de 5V.

A maneira mais fácil de entender uma porta lógica é comparando ela com um circuito com chaves. É necessário ter conhecimento do transistor como chave.

Considere um nível lógico 0, um nível de tensão próximo a 0V e nível lógico 1 próximo a tensão de alimentação do CI. Se a alimentação é 5V, '1'=~5V, se a alimentação é 12V, '1'=~12V.

mas na hora do projeto, quem define esses níveis lógicos é o datasheet do componente.

Aqui é um bom começo:

http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20Digital/indexDG.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo!!!! bem vamos a duvida agora (hehheheh).Tenho um programa aqui,nao verdade e uma protoboard virtual.Nela posso montar circuitos usando as portas logicas,tem varios cis ttl,leds,display ,fonte de 5v,enfim da pra testar nele o que eu estou estudando.Fiz alguns teste usando portas E(and)e OU(or).A duvida e a seguinte:deixando as entradas sem conexao ela automaticamente assume o nivel logico 1???? ou seja o vcc da alimentaçao do ci???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um livro muito bom para estudar eletronica digital é um de capa azul da editora érica...

Elementos da eletronica digital

O q eu li é mais antigo (era de capa azul).. agora tem esse

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=0193

Uma pequena observação aos marinheiros de primeira viagem:

Com relação a literatura citada, evitem adquirir até a 23a. edição, pois, contém muitos erros.

Existem muitas desta literatura em sebos.

A partir da 24a. edição estes erros foram corrigidos.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 5 anos depois...

@aphawk Bom, então porque não excluem os posts com mais de 6 meses? Se eles ainda estão sendo mostrados, é porque ainda são úteis à comunidade.

 

Da mesma forma que eu encontrei este post, outros poderão encontrar e acessar o link do artigo para aprender sobre eletrônica digital.

 

Não vejo nada demais em responder qualquer tópico, independentemente do tempo que tenha. O importante é o fim, ou seja, ajudar pessoas a encontrar bons conteúdos. É neste tópico que a pessoa pediu orientações sobre onde aprender eletrônica digital. Sinceramente não entendi porque não responder.

 

A busca no Google pode levar a pessoa a este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe C.até que seu ponto de vista é minimamente curioso e válido sim. Olha isso... penso que neste tópico ele poderia ser mais útil pois o amiguinho de lá parece meio sem norte kk. Perceberás que foi a exata dica que dei pra ele. Linka lá ou manda mp pra ele.

A propósito, dei uma lida no seu artigo e está bom. Que bom que dedicas 1 pouco do teu tempo. Só achei falta de desenhos dos flip flops principalmente do mais engraçado de todos rs (aff.. fraquinha esta..) . Uma animaçãozinha também não seria nada mal. P.ex. tentei explicar (sem sucesso provavelmente) o funcionamento do 74hc595 naquele tópico  pro amigo. Se fosse uma animação, acho que ele ficaria mais animado, ou seria ...menos animalizado?  kk brinc.

 

Well.. come!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Felipe C. disse:

Não vejo nada demais em responder qualquer tópico, independentemente do tempo que tenha. O importante é o fim, ou seja, ajudar pessoas a encontrar bons conteúdos. É neste tópico que a pessoa pediu orientações sobre onde aprender eletrônica digital. Sinceramente não entendi porque não responder.

 

Concordo com você no objetivo. Porisso que disse que sua intenção foi boa. Mas pode apostar que a pessoa que postou a pergunta não está mais ativa no Fórum, então sua resposta não vai ajudar a quem postou.

 

Mas se você não se importar de ficar respondendo a "fantasmas do passado" , sem problemas, vá em frente !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E nem considero o fato de que este forum é um baita veículo com dezenas ou centenas de milhares de membros, dezenas de milhares de visitas diárias (mais da metade minha kk) e que o amigo nem por um momento sequer pensou em usar este veículo pra divulgar seu blog pra ganhar alguns cliques (ganhou o meu) . Apenas quis ajudar, né??!! kk E nem pense em nos abandonar depois desta reflexão! Precisamos do seu jovem conhecimento! Seu perfil nos interessa! E não estaremos aqui por muito tempo! (cara .. que fúnebre. e logo neste dia... crú...zês! kk)

abç ou ...Adeus kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!