Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

computador demora pra abrir qq coisa


Super_Bonder

Posts recomendados

meu computador começou a travar pra fazer qq coisa, abrir um arquivo (não importa se é um video de 1400mb ou um txt de 1kb), abrir o menu iniciar, enfim, qq coisa...

qd clicava em alguma coisa (menu iniciar, ou em qq lugar com o botão direito) demorava uns 5 segundos pra abrir, e qd tentava abrir algum arquivo era quase 1 min...

achei q era alguma coisa com o windows...

formatei e a instalação demorou mais do q o normal... e qd abriu o windows, a minha surpresa, estava praticamente igual (tá demorando uns segundos a menos pra abrir as coisas)...

daí chegou o meu hd novo, sata II, etc, instalei o windows sem programa nenhum, e... a mesma coisa...

troquei o cabo sata do hd e não adiantou... troquei a porta sata, tentei nas outras 3, e não adiantou tb... tirei o gravador de dvd (esse tá dando uns pau, as vezes não abre pra botar cd, daí se abre não lê cd ou dvd direito... só uns 5% das vezes dá problema, geralmente ele funciona, mas... desconfiei q podia ser né), e não adiantou...

troquei a memória de slot, e tb não adiantou...

tirei a placa de video e botei de novo pois podia tá mal encaixada, tb não adiantou...

aí não sei o q fazer...

não sei se é a fonte...

só q não quero comprar uma fonte sem saber se é ela mesma...

como faço pra testar ela?

procurei aqui no fórum e achei sobre o AsusProbre... instalei o do cd da placa mãe (não achei necessário ir no site da asus pegar o mais atual, será q precisa?) e tá mostrando:

Vcore: 1.30V

+5: 5.16V

+12: 12.15V

CPU: 36ºC

MB: 43ºC

CPU: 2556 rpm

mas será q é a fonte mesmo?

o q mais pode ser?

não tem nd quente demais, nem a fonte...

ps: comprei processador, placa mãe, memória, placa de video e hd a pouco tempo, uns 3 meses... ou seja, é td novo...

ps2: as configurações do meu computador tão na minha assinatura... acabei de atualizar com o modelo da fonte...

valeu!!!

até mais,

Super_Bonder

---

Editado

---

não era pra ter colocado no fórum "placa de video", cliquei errado e só percebi depois de postar...

se alguém puder trocar de fórum eu agradeceria...

Obrigado!!!

até mais,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha nunca testei mas tem esse programa aqui!

http://superdownloads.com.br/download/90/memtest/

Chama memtest!

testei esse programa e não apresentou nenhum erro (passei fora do windows, no boot, conforme outros tópicos q tem aqui no fórum)

será q esse programa "pode ter errado"?

alguém sabe como eu testo o hd?

velocidade, etc, etc, etc...

e a fonte, tem como testar, além do asusprobe?

valeu!!!

até mais,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

passei o programa aqui...

acho q está td certo como hd, mas alguém poderia me ajudar a analisar os itens? Algum erro pode ter passado despercebido por mim

Não está tudo certo com o seu HD não, o problema é justamente ele, mais precisamente com relação ao desempenho, não que ele esteja com algum problema físico, pelo menos esse problema não foi identificado, mas como eu disse; o desempenho, a velocidade do seu HD está muito ruim, horrível.

O meu HD é bem mais inferior que o seu e mais antigo, mas veja o desempenho do meu HD utilizando o mesmo programa que você usou, compare o desempenho, as velocidades:

imagem240.jpg

O que você precisa fazer para melhorar o desempenho do seu HD, é rodar o chkdsk (scandisk) para diagnosticar os erros e tentar consertar, desfragmentar o HD, excluir todos os arquivos temporários, programas que você não usa, efetuar uma limpeza no registro usando o programa MV RegClean e o CCleaner, efetuar uma limpeza de disco, emfim; fazer uma faxina geral aí no seu micro.

Obs. Não exclua arquivos que você não tenha certeza de podem ser excluídos, na dúvida, não exclua.

O chkdsk e a desfragmentação demoram um pouco, tenha paciência e espere até o final, não interrompa esses procedimentos, a menos que demorem muitas horas.

Efetue o chkdsk no modo de segurança pelo prompt de comando.

Faça esses procedimentos descritos acima e depois rode novamente o programa HD TUNE e poste o resultado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está tudo certo com o seu HD não, o problema é justamente ele, mais precisamente com relação ao desempenho, não que ele esteja com algum problema físico, pelo menos esse problema não foi identificado, mas como eu disse; o desempenho, a velocidade do seu HD está muito ruim, horrível.

O meu HD é bem mais inferior que o seu e mais antigo, mas veja o desempenho do meu HD utilizando o mesmo programa que você usou, compare o desempenho, as velocidades:

putz cara, vou passar no meu outro hd pra ver o q q dá...

O que você precisa fazer para melhorar o desempenho do seu HD, é rodar o chkdsk (scandisk) para diagnosticar os erros e tentar consertar, desfragmentar o HD, excluir todos os arquivos temporários, programas que você não usa, efetuar uma limpeza no registro usando o programa MV RegClean e o CCleaner, efetuar uma limpeza de disco, emfim; fazer uma faxina geral aí no seu micro.

Obs. Não exclua arquivos que você não tenha certeza de podem ser excluídos, na dúvida, não exclua.

O chkdsk e a desfragmentação demoram um pouco, tenha paciência e espere até o final, não interrompa esses procedimentos, a menos que demorem muitas horas.

Efetue o chkdsk no modo de segurança pelo prompt de comando.

Faça esses procedimentos descritos acima e depois rode novamente o programa HD TUNE e poste o resultado.

Boa sorte.

cara, o meu hd é novíssimo, tem exatamente 1 semana...

o meu windows tem 1 dia (umas 4 hrs de uso)

não tem nem o q limpar... hehehe

será q ele veio com problema?

será q não é alguma coisa com a placa mãe?

será q não é a fonte q não tá aguentando ele?

será q não é alguma coisa com o processador?

repito q o windows ficou lento do nd com o outro hd (antes desse chegar), só q de vez em qd fica normal, mas de vez em qd fica bem lento (qq um dos windows, com 2 hds)

outra coisa, qd eu tava instalando o windows ontem, tava muito lento pra copiar os arquivos, daí deu pau em 1, não conseguiu copiar... resetei, formatei de novo e tava a mesma coisa, e deu pau em outro arquivo... daí resetei de novo, formatei de novo e copiou os arquivos muito rápido... e esse windows tava bom, daí comecei a atualizar e ficou travadasso de novo...

daí qd pediu pra reiniar eu desliguei pra ir dormir...

hj liguei de novo e tá normal, rapidasso...

muito estranho...

to muito perdido... não tenho noção do q possa realmente ser...

valeu!!!

até mais,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse HD está reconhecido na bios (setup) corretamente? Como SATA II?

Ele é o HD principal (de boot) onde está instalado o sistema operacional?

EDIT: Vai no gerenciador de dispositivos nos controdores IDE/ATA/ATAPI e veja o como estão as configurações do CANAL IDE PRIMÁRIO, e posta aí a imagem, pode ser que o seu esteja no modo pio, o que está errado, se estiver, mude as configurações, veja as minhas configurações, o seu tem que está acima disso:

imagem_2407.jpg

Veja aí no seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo aí a edição do seu post, eu acredito que o problema ocorreu com o CD de instalção do Windows, como você mesmo disse, ocorreu alguns erros na cópia dos arquivos nas primeiras tentativas de instalação do WinXP, já em uma outra tentativa correu tudo bem e agora está normal.

Pode ser também, que faltou algum driver com o Windows desatualizado e depois que você fez as atualizações tudo se resolveu.

De qualquer forma, faz um outro teste e posta o resultado.

Obs. Deixe o teste rodar livremente, feche todas as janelas abertas e não faça nada no micro enquanto o teste estiver sendo realizado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

liguei o meu hd velho, de 80gb, sata tb (o q o windows tava funcionando perfeitamente e começou a ficar travado de uma hora pra outra) pra passar o HD Tune e enquanto eu abria o internet explorer pra baixar o programa ele ficou travado... deu umas 4 travadas (não é bem travadas, é como se tivesse lento pra abrir um arquivo, o mouse vira ampulheta e demora pra abrir as coisas), mas depois foi de boa...

e enquanto passava o programa não deu pau nenhum...

o hd velho ficou mais rápido:

hdvelho1xz0.jpg

hdvelho2bt9.jpg

Esse HD está reconhecido na bios (setup) corretamente? Como SATA II?

Ele é o HD principal (de boot) onde está instalado o sistema operacional?

não tenho máquina fotográfica, por isso anotei os dados...

parece estar sim sendo reconhecido como sata II

ahhh, uma coisa q eu não tinha dito, eu tirei o jump q limita a velocidade do hd, nem cheguei a ligar com o jump...

e ele é o hd principal sim (é o único), tá ligado no sata 1 (já tentei ligar em todas as outras 3 satas e ficou igual)

dados da bios:

Device: hard Disk

Vendor: ST3320620AS

Size: 320.0 GB

LBA Mode: Supported

Block Mode: 16 sectors

PIO Mode: 4

Async DMA: MultiWord DMA-2

Ultra DMA: Ultra DMA-5

SMART Monitoring: Supported

EDIT: Vai no gerenciador de dispositivos nos controdores IDE/ATA/ATAPI e veja o como estão as configurações do CANAL IDE PRIMÁRIO, e posta aí a imagem, pode ser que o seu esteja no modo pio, o que está errado, se estiver, mude as configurações, veja as minhas configurações, o seu tem que está acima disso:

Veja aí no seu.

tem 3 CANAL IDE PRIMÁRIO, porque será?

porque q tem uns secundários e tal se só tenho 1 hd sata ligado e 1 gravador de dvd (não sata):

78299933rn7.jpg

as propriedades de cada um tão aqui:

1:

93667497ta0.jpg

2:

93667497ta0.jpg

3:

94069211cg7.jpg

4:

52263268at3.jpg

nenhum deles está igual ao teu...

só parecido...

mas, como tem 3, em qual acreditar?

Lendo aí a edição do seu post, eu acredito que o problema ocorreu com o CD de instalção do Windows, como você mesmo disse, ocorreu alguns erros na cópia dos arquivos nas primeiras tentativas de instalação do WinXP, já em uma outra tentativa correu tudo bem e agora está normal.

Pode ser também, que faltou algum driver com o Windows desatualizado e depois que você fez as atualizações tudo se resolveu.

Caro amigo, rode esse programa Advanced WindowsCare V2 Personal e veja se melhora o desempenho da sua maquina, mais desmarque as duas ultima opções.

Abs Frederico

acabei de instalar o windows...

não acho q seja algum problema dele, pois já instalei esse windows mais de 100 vezes (tenho q arrumar todos os micros da minha família e de alguns amigos, hehe), e nunca deu problema, todos tão funcionando perfeitamente ainda, e muitos tem os mesmos programas q eu instalei, mesmas versões, td (mesmo cd de programas né)...

e já testei instalar o windows com 2 cds (tenho 1 cópia), e dá a mesma coisa...

e da segunda vez q instalei o windows nesse hd (da primeira vez ele instalou perfeitamente, daí deixei o micro 1 dia ligado, voltei usando normal, e depois de 1 horinha começou a dar essas travadas), ele ficou travado desde o início, demorou mais do q o normal pra instalar, e não destravou...

daí é q instalei esse windows q to agora, foi nessa vez q tentei 2 vezes e ficou travado, não copiou 1 arquivo e tal, e depois foi numa boa...

mas qq coisa passo esse Advanced WindowsCare V2 Personal aí pra ver se melhora (se melhora tb o teste do HD no HD Tune)

De qualquer forma, faz um outro teste e posta o resultado.

Obs. Deixe o teste rodar livremente, feche todas as janelas abertas e não faça nada no micro enquanto o teste estiver sendo realizado.

Abraço.

passei de novo o teste e deu as mesmas coisas... os valores bem parecidos...

ps: os 3 testes (2 no hd de 320gb e 1 no de 80gb, ambos sata) fiz sem nenhum outro programa aberto e sem mexer em quase nd no computador (apertei a tecla "Windows" 3 vezes em cada teste pra saber se o micro não tava travado, e o menu inicar abriu sem travar em todas)

valeu ae a ajuda até agora...

abraço a todos,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, essa suas configurações de DMA e esse MODO PIO não estão certas, veja se tem como você configurar manualmente para:

DMA se Disponível porque esse MODO PIO tem que sair daí.

Obs. Certifique-se de que os drivers de IDE Bus Mastering estão instalados, pois pode ser esse todo o problema.

Veja na imagem como tem que ficar e se tiver aí UDMA 6, melhor ainda:

imagem872.jpg

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, essa suas configurações de DMA e esse MODO PIO não estão certas, veja se tem como você configurar manualmente para:

DMA se Disponível porque esse MODO PIO tem que sair daí.

não tem como...

se clico em "DMA se disponível" pra procurar outra opção (em qq um dos 3 "Canal IDE Primário") só aparece a opção "Somente PIO"

e se selecionada, não muda nenhuma outra opção...

será q é alguma coisa com o meu windows?

Obs. Certifique-se de que os drivers de IDE Bus Mastering estão instalados, pois pode ser esse todo o problema.

Veja na imagem como tem que ficar e se tiver aí UDMA 6, melhor ainda:

imagem872.jpg

Boa sorte.

não achei no cd da placa mãe (ou é em outro lugar?) nenhum driver de IDE Bus Mastering... não tem nd nem de IDE no cd...

onde q acho pra instalar esse IDE Bus Mastering?

valeu cara!!!

abraço,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tava vendo esse topico,estou com o mesmo problema e meu pc num esta com essas configuraçõe s iguais a sua libra queria sabe como deixa eles desse jeito.

meu Id Primario esta como o to super bonde e meu id bus matering nuum aparece isso quando eu cliko nele..

Se puder mim ajuda valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde vejo esse id bus mastering aí?
Por acaso no seu gerenciador de dispositivos tem algum ítem com um ponto de interrogação amarelo?

Eu acho que sim, pois me parece que em uma de suas imagens eu observei esse detalhe, se tiver, é porque algum driver não foi instalado, pode ser esse o problema, dá uma olhada lá no gerenciador de dispositivos e faça a instalação dos drivers que faltam.

Obs. Tenta instalar a partir do CD ROM de instalação da sua placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso no seu gerenciador de dispositivos tem algum ítem com um ponto de interrogação amarelo?

Eu acho que sim, pois me parece que em uma de suas imagens eu observei esse detalhe, se tiver, é porque algum driver não foi instalado, pode ser esse o problema, dá uma olhada lá no gerenciador de dispositivos e faça a instalação dos drivers que faltam.

Obs. Tenta instalar a partir do CD ROM de instalação da sua placa mãe.

tinha mesmo, em Outros Dispositivos tinha um tal de Barramento SM q não tava instalado, daí mandei atualizar o driver pela placa mãe e instalou um tal de "Intel® ICH9 Family SMBus Controller - 2930" em Dispositivos de sistema...

na hora parou de travar o computador, ficou normal, daí abri esse tópico e comecei a digitar a msg dizendo q tinha parado de travar, mas enquanto isso começou a travar de novo...

mas... vendo o q o windows instalou, tu acha q isso pode ser o problema dele tá lento?

eu acho q não, pois senão não teria parado nunca de travar, né?! ou não? essa pode mesmo ser a causa do problema de lentidão?

estranho né, mas...

daí enquanto eu digitava essa msg (depois de voltar a ficar lento), ele travou de vez... ficou 25 minutos sem trocar nem a hora (comparei com a hora do meu celular)... daí resetei o computador no botão mesmo e o windows não entrou (ou demorou tanto pra entrar q eu achei q travou de novo), ficou a tela preta com aquele underline branco no canto superior esquerdo...

estranho, né?!

eu to desconfiado q a fonte não tá dando conta de alimentar tudo, daí não tem nada trabalhando direito (placa mãe, processador, hd, memória, etc)...

será q é isso?

de qq forma, pelos testes do hd, podes me garantir q ele tá com problema?

posso imprimir esse teste do HD Tune e mostrar pro cara q me vendeu o hd q ele tá com problema (levar tb o comparativo de um outro hd)?

valeu cara!!!

abraço,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garantir que o HD está com problemas eu não posso garantir, mas que as configurações dele estão erradas, isso eu garanto, mas essa configurações erradas não significam problemas do HD.

Com relação a fonte, essa que você está usando é de quantos Wats? Reais ou não?

A minha sugestão é que você comece tudo do zero, formata o HD, instala novamente o sistema operacional, instale o SP2 e faça todas as atualizações disponíveis e por último instale todos os drivers da sua placa mãe utilizando o cd de instalação da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garantir que o HD está com problemas eu não posso garantir, mas que as configurações dele estão erradas, isso eu garanto, mas essa configurações erradas não significam problemas do HD.

o estranho é q eu não configurei nd, instalei o windows e ficou desta forma, nem mexi em nd (mesmo porque não entendo nd de configuração de hd)...

será q é alguma coisa com o meu windows?

A minha sugestão é que você comece tudo do zero, formata o HD, instala novamente o sistema operacional, instale o SP2 e faça todas as atualizações disponíveis e por último instale todos os drivers da sua placa mãe utilizando o cd de instalação da mesma.

ok, vou seguir essa ordem, primeiro atualizar, depois instalar os drivers e por último os programas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garantir que o HD está com problemas eu não posso garantir, mas que as configurações dele estão erradas, isso eu garanto, mas essa configurações erradas não significam problemas do HD.
o estranho é q eu não configurei nd, instalei o windows e ficou desta forma, nem mexi em nd (mesmo porque não entendo nd de configuração de hd)...

será q é alguma coisa com o meu windows?

Pode ser (falta de drivers)
A minha sugestão é que você comece tudo do zero, formata o HD, instala novamente o sistema operacional, instale o SP2 e faça todas as atualizações disponíveis e por último instale todos os drivers da sua placa mãe utilizando o cd de instalação da mesma.
ok, vou seguir essa ordem, primeiro atualizar, depois instalar os drivers e por último os programas
A ordem que você tem que seguir é exatamente essa:

Formata o HD, instala novamente o sistema operacional, instale o SP2 e faça todas as atualizações disponíveis e por último instale todos os drivers da sua placa mãe utilizando o cd de instalação da mesma.

Assim que puder, posta o resultado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ordem que você tem que seguir é exatamente essa:

Formata o HD, instala novamente o sistema operacional, instale o SP2 e faça todas as atualizações disponíveis e por último instale todos os drivers da sua placa mãe utilizando o cd de instalação da mesma.

Assim que puder, posta o resultado.

Abraço.

veio uma ideia agora...

será q se eu instalar o vista não melhora (se for valta de driver)?

daí passo de novo o hd tune (se rodar no vista) pra ver como tão as velocidades dele...

vou testar o vista antes do xp...

daí posto td junto...

valeu!!!

abraço,

Super_Bonder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!