Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador 6V 2A


rl_korosi

Posts recomendados

Pessoal,

Preciso montar um regulardor de 6V por pelo menos 1,2A. Tenho fonte de 12V por 2A só preciso do regulador. Utilizei um 7806 (1A) mas após uns 15s ele desliga. Um LM317 só vai até 0,5 Ampére. Alguém tem algum Transistor para indicar? :unsure:

Até poderia usar uma fonte de PC, mas é de 5V, baixa demais.:(

wlss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, rl_korosi!

O LM317 é pra 1,5A, sim. você só precisa calcular os resistores para fixar a tensão de 6V que você precisa, ou então, usar um 7806 em conjunto com um transistor PNP de alta corrente pra você poder ter os seus 1,5A na saída.

Sem esquecer que você vai precisar de dissipadores de calor bem eficientes pra ambos os casos.

Baixa esse manual da linha 78 que lá tem os circuitos necessários para o que você quer:

http://www.onsemi.com/pub/Collateral/MC7800-D.PDF

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pts...isso vai esquentar pacas..... eu fiz um desse uma vez... só q era pra 5 amperes..... o bixo frita literalmente.... o dissipador q eu usei eu tive que fabricar e mesmo assim esquentou..... fazer fontes desse tipo com transformadores lineares sai muito caro por causa das peças.

A minha recomendacao é você utilizar uma fonte chaveada.... ai sim funciona de boa ^^

mas se você ainda quiser utilizar uma tradicional.... uma dica é separar alguns canais de corrente para outros transistores..... tipo em vez de utilizar 1 só de potencia você utiliza uns 4... cada um com 0,5 amp (tb esquenta viu..... mas bem menos).

outra coisa sao os resistores...... cuidado porque eles abrem fácil se estiver muito quente..., por isso monta eles longe dos transistores. é isso

QQ coisa estamos ai ^^.

aff. desatençao a minha...... to falando de transistor e você de regulador de tensão...

mas agora q eu vi... uma dica de boa é você pegar uma fonte de notebook q normalmente é pra mais de dois amperes e vai ate uns 12 volts.

você abre ela e poe um regulador pra baixar a tensão.... fica mais barato e ja sao fontes chaveadas (o que torna o circuito muuuuuuuuuuito menor e esquenta merrecas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É verdade, o LM317 é de 1,5A, eu havia pesquisado e encontrei o LM317M: http://www.ti.com/lit/gpn/LM317M...

A priori utilizarei um LM317 com um bom dissipador de calor (vai precisar).

Caso não funcione muito bem, ou mesmo para adquirir mais conhecimento tentarei utilizar o caso dos transistores!

Quanto a fonte estava pensando em usar apenas como retificador e abaixar a tensão com um regulador.

Obrigado! :beer:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para além das hipóteses anteriores o LM317 , e semelhantes , permite a montagem como fonte comutada que permite melhorar o desempenho .

Veja o exemplo no manual desse Ci que está com o nome "Low Cost 3A Switching Regulator" , claro que pode ter que adaptar ao que precisa .

Pode fazer isso quer a partir da saída fonte que já tem ou melhor ainda directamente do circuito de filtragem dessa fonte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!