Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar a BIOS


Marcelo C Souza

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@09 dez 2003, 14:12

Quem conhece bem e já é frequentador assíduo de lugares que recuperam BIOS (ele vive lá com as dele) é o mmarcelocsouza.

Não exagera tambem Sombra, só regravei uma vez, e foi numa travessa da Sta Ifigenia.

quanto ao problema do nosso colega, a falha pode ter sido causada nos dados que estavam no Disquete, talzes o disquete estava com algum Bad Block, sendo assim impossibilitou a leitura da BIOS na hora do flash, o seu maior erro foi desligar o micro, você teria que ter refeito o disquete em outra maquina, o certo mesmo é deixar o arquivo no HD, é mais seguro, quanto ao esquema que você falou para regravar, dá certo sim, mas há o risco de você queimar o chip da BIOS tanto ao retira-lo como ao coloca-lo em uma placa-mãe com ela ligada, conforme o proprio Sombra já mencionou, basta fechar um curto para isto acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito agradecido deste já ao amigo Sombra e Marcelo, vou tentar arrumar alguma motherboard igualzinha a minha e tentar trocar as BIOS regravando-as, tomando o cuidado pra não inverter na colocação e, se não der certo, vou em Sampa na região da St. Ifigênia para tentar arrumar alguém que faz um reflash na minha BIOS.

Obrigado.

Att.

Abimael Matrix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por abimaelmatrix@09 dez 2003, 16:12

Estou muito agradecido deste já ao amigo Sombra e Marcelo, vou tentar arrumar alguma motherboard igualzinha a minha e tentar trocar as BIOS regravando-as, tomando o cuidado pra não inverter na colocação e, se não der certo, vou em Sampa na região da St. Ifigênia para tentar arrumar alguém que faz um reflash na minha BIOS.

Obrigado.

Att.

Abimael Matrix

Lá tem mais de uma pessoa que faz isso, pexinxe que você consegue um bom preço, eu gastei 30 conto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um pegueno detalhe, como estou com minha board parada e não tenho em mente quem tem alguma mother igual a minha para fazer o "empréstimo" vou amanhã (10/12/03) pra St. Ifigênia pra regravá-la, preciso levar meu arquivo de backup que eu salvei antes de eu "bixar" com minha BIOS ? ou é só entregar a BIOS na mão deles e eles entregam ela novinha em folha ?

Valeu! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por abimaelmatrix@09 dez 2003, 16:29

Só um pegueno detalhe, como estou com minha board parada e não tenho em mente quem tem alguma mother igual a minha para fazer o "empréstimo" vou amanhã (10/12/03) pra St. Ifigênia pra regravá-la, preciso levar meu arquivo de backup que eu salvei antes de eu "bixar" com minha BIOS ? ou é só entregar a BIOS na mão deles e eles entregam ela novinha em folha ?

Valeu! :D

Olha, eu não levei nada, pois o cara tinha conexão com a internet e eu indiquei o arquivo a ser usado, por precaução acho melhor você levar a BIOS Original(para não perder a viagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O galera eu to com um problema bem xarope... eu tenho uma L7VMM2 ... ECS... com um Athlon 2.0+ e ela não reconhe o processador... somente mostra 1.666mghz.... e eu estou tendando atualizar faz um tempo mas diz que o FLASH TYPE IS UNKNOW ! ! ! Ai não termina de atualizar ! ! ! Por favor me ajudem ! ! ! valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FOFAUM1 garoto está corretíssimo, seu AthlonXP 2000+ tem clock real de 1666Mhz, o número 2000+ que vem especificado só é para dizer que o desempenho dele é comparável ao do Pentium IV de 2Ghz.

Black Zero nem tente fazer isso, se ela tem BIOS AMI, só vai aceitar mesmo arquivos para AMI. Placas da PC-Chips de mesmo modelo tem versões diferentes, o que inclui versões específicas de BIOS, lembre-se que cada uma tem suas características e uma versão da BIOS de uma pode invalidar o funcionamento da outra (na verdade é o mais próvável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por BlackZero@12 dez 2003, 10:40

Como não posso gravar uma por cima, eu posso troca-la por uma da AWARD?

Como já disse antes, como a PC-Chips não usa exatamente a mesmíssima configuração para todas as revisões de placas que possuem o mesmo modelo, com umas possuindo controladores de voltagens, e outros dispositivos que de certa forma diferem de uma para outra, você terá praticamente 100% de chance de perder sua placa fazendo uma atualização dessas ou tentando trocar de chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por BlackZero@12 dez 2003, 18:02

O meu problema é q pela bios eu não estou conseguindo desabilitar a placa de video on board, a opção não aparece.... e pela placa-mãe, segundo o manual também não é possivel....

Mas se você mudar a BIOS também não vai conseguir, pois pelo setup não dá para fazer isso, espete outra placa de video que a onboard é desabilitada automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Não sei c isto já foi comentado, mas para aqueles q possuem partições NTFS e queiram atualizar via DOS, além do método descrito pelo Sombra, pode ser usado um DOS alternativo, o qual não é da Mico$oft. Um exemplo seria o FreeDOS, ele reconhece partições NTFS, vocês podem baixá-lo e lerem mais a seu respeito aqui: http://www.freedos.org/

[]'s :xmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo tópico ai Marcelo....deu para esclarecer varias duvidas...

Só que eu tenho uma duvida a respeito da minha placa-mãe.....

Estou afim de colocar uma PV FX5200 td128 da msi e me disseram que eu preciso atualizar minha bios para fazer uma PV decente funcionar....pois bem....me disseram que eu teria 90% de chances de fazer funcionar na minha placa-mãe....

Minha pergunta é: Se eu atualizar minha bios, conseguirei funcionar uma PV de 128 mb? Por favor....alguem poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Sombra_XXI@25 dez 2003, 17:23

PC Turbo, me tire só uma duvidazinha:

Sua Placa-Mãe tem slot AGP?

Não lembro de ter visto nenhuma PC-Chips M810 com esse tipo de slot, acho que só possui PCI, logo não tem BIOS que resolva sua situação.

Claro q tem Sombra, a M812 é q não tem... Talvez você esteja c confundindo com a M810 da Asrock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@23 dez 2003, 01:54

Não sei c isto já foi comentado, mas para aqueles q possuem partições NTFS e queiram atualizar via DOS, além do método descrito pelo Sombra, pode ser usado um DOS alternativo, o qual não é da Mico$oft. Um exemplo seria o FreeDOS, ele reconhece partições NTFS, vocês podem baixá-lo e lerem mais a seu respeito aqui: http://www.freedos.org/

[]'s :xmas:

Phoenyx eu testei esse programa mas não consegui ter acesso a NTFS, deve ser meio complicado pra instalar, prefiro utilizar o NTFSPRO, o qual comentarei abaixo.

Bom, se querem mesmo fazer atualização via HD usando NTFS, podem usar então o programa NTFSPRO, que pode ser baixado gratuitamente pela Internet.

Apesar da versão grátis ser somente leitura, quer dizer, não podemos mudar o conteúdo do HD, nem deletar arquivos, mas ela deixa que executemos os executáveis de MS-DOS, ou seja, vai dar para atualizar a BIOS pelo HD.

O procedimento é o seguinte:

Baixem o programa, criem um CD Bootável do Windows 98 juntamente com os arquivos que serão gerados pelo programa em questão, que podem ser colocados dentro de uma pasta, mas aconselho a colocarem na raiz do CD.

Daí é só dar o boot normal com o CD do Win98 com suporte ao Drive de CD-ROM, depois escolher o Drive em que está o CD (D:, por exemplo), digitar NTFSPRO e pronto, você poderá ler e executar programas baseados em DOS através do HD.

Porém o HD fica sendo a letra posterios ao seu último drive físico, por exemplo, se você tiver drive secundário de CD que seja o E:, então o drive do HD gerado pelo NTFSPRO será o F:, sacaram?

Finalizando, já estando no drive C: virtual criado pelo programa, façam o procedimento padrão de atualização, descrito no primeiro post desse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ela ainda chega a inicializar mais trava, então nem tudo está perdido, creio que se você der um Clean CMOS tudo estará resolvido.

Mas detalhes sobre o procedimento vide manual da sua Placa-Mãe, ou volte a postar se não tiver mais ele (e não souber como fazer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, para fazer o tal Clean siga as instruções:

Abra seu gabinete, tomando as precauções de descarregar a energia estática do seu corpo, deitando seu peito sobre a máquina, após tirar a tampa, procure por um jumper (peça que serve de ligação entre dois "ferrinhos") que fica próximo da bateria (geralmente), se existirem vários, leve em consideração o mais próximo.

Então retire-o de onde está e faça a ligação com o "ferrinho" que está livre, deixe-o por uns 2 a 3 segundos e depois rertorne com o jumper para a posição original.

Pronto, agora é só fechar o micro, e se esse for mesmo o jumper de Clean seu setup será resetado e tudo voltará como de fábrica, inclusive a hora será desajustada e deverá ser acertada novamente.

Importantíssimo: esse procedimento deve ser feito com o micro desligado, inclusive da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!