Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas!B)

Um amigo me cedeu algumas fontes genéricas em curto, pois estou estudando eletrônica básica por conta própria, então ele me sugeriu que tirasse as ventoinhas para que eu pudesse usar na minha pequena fabrica de baybus,

http://forum.clubedohardware.com.br/controle-4-ventoinhas/510326

mas como a eletrônica manda, peço a vocês que me ajudem esclarecendo algumas dúvidas:

como testar com o multímetro e indentificar se os componentes estão queimados?

como identificar o ruído que mais parece um sinal que sai de algumas delas? seria falta de isolamento? como isolar?

elas funcionan, mas nao aguentam ligar um PC.:mad:

Na verdade queria repara-las entende?!

Então desde ja sou grato pela atenção de todos!!!:)

Postado
amigo,tem que testar as saidas das fonte,e colocar uma carga pra saber se elas estão normais.

Oi Jorgeletrônico!

Coloco o borne preto no molex no fio preto, e o borne vermelho no vermelho e depois no amarelo?

e como detecto na placa algum componente(capacitor, resistor, diodo, etc.) queimado?

Postado

amigo e um de cada vez,tu tem q testar com alguma carga no +12v.primeiro teste a tensão de 12,depois de 5, e as negativas,de power good.Qto aos componentes ,visualmente verifique estufamento em capacitores,resistores torrados ,transistores estourados,do mais so com o multimetro memo.

Postado

Massa! ja acessei e tirei minhas duvidas la. Consertei até uma das fontes, foi um capacitor logo no circuito primario, um capacitor de 1000mf por 25v, ja é, a fonte ta gerando que ta uma beleza. valeu mesmo!!!

• 4 anos depois...
Postado
Olá pessoas!B)

Um amigo me cedeu algumas fontes genéricas em curto, pois estou estudando eletrônica básica por conta própria, então ele me sugeriu que tirasse as ventoinhas para que eu pudesse usar na minha pequena fabrica de baybus,

http://forum.clubedohardware.com.br/controle-4-ventoinhas/510326

mas como a eletrônica manda, peço a vocês que me ajudem esclarecendo algumas dúvidas:

como testar com o multímetro e indentificar se os componentes estão queimados?

como identificar o ruído que mais parece um sinal que sai de algumas delas? seria falta de isolamento? como isolar?

elas funcionan, mas nao aguentam ligar um PC.:mad:

Na verdade queria repara-las entende?!

Então desde ja sou grato pela atenção de todos!!!:)

amigou para consertar fontes atx é muito simples

a primeira coisa é desmontar o fonte retirar os 4 parafusos que seguran a placa no chassi depois disso pegue seu multímetro e teste o fusível

2º se o fusível estiver queimado troque por um novo de 250 volts por 5 amperes! não pode colocar mais que isso!

3º se o fusível estiver bom ai você passa a testar os diodos retificadores esse são 4 que ficam perto dos dois maiores capacitores da fonte! teste cada um deles se algum estiver em curto substitua por um igual!

4º se os diodos estiverem bons você conecta a fonte na energia com a placa virada pra cima e mede as tensões dos capacitores e assim vai esse video explica bem o que eu quero falar!

• 4 anos depois...
Postado

galera, nao sei se é só comigo, mas esses cursos online me parece nao ter como publico alvo iniciantes...pois suas explicaçoes mais parece eles querer mostrar e sabem, sem dar a menor explicaçao pra leigos...acontece que eles custam dinheiro, e nao é pouco nao. compara com um curso presencial do senac ou senai, o professor ta todos os dias lá, te dando explicaçao, tirando suas duvidas a aula inteira, se voce precisar...afinal, ele esta sendo pago pra isso...em contra partida voce encontra muito pe de chinelo na internet nao sei se é querendo ganhar dinheiro fácil ou simplesmente sem o real interesse de ensinar o aluno de verdade, criando assim inclusive, um possivel concorrente a sua profissao...de qualquer forma, nesses cursos online, o suporte ao aluno normalmente é um lixo, voce compra os videos muito mal detalhados por sinal...sendo que 90% dos compradores desses cursos sao leigos. e o cara me corre batido a explicaçao do que é linha de +b, qual a relevancia disso? pra que mencionar o +b? outra coisa que passou batido, o fusivel você testa com a placa ligada ou desligada na tomada??? com o multimetro na escala de x10...esse tipo de explicaçao que esses mercenários que VENDEM um curso, que nao é barato e nao ensina nada...uma dica: se voce viu o video e passou batido muitas informaçoes...pode ter certeza, o professor que nao sabe ou nao quer explicar. a questao e: é difícil eletronica? é! mas nao e a materia mais difícil do mundo. faz no senac ou senai, que nem eu estou fazendo agora, e nao toca dinheiro fora nesses videos(que e o que eles vendem). perdem 2, 3 dias gravando uns videos toscos e querem ganhar 200, 300 reais POR CURSO VENDIDO!!! VAI SE PASSAR 5 ANOS E O ANIMAL VAI ESTAR LUCRANDO AINDA em 30 videos mal explicados gravados em 3 tardes...vai tomar vergonha na cara!!!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!