Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Central - Overclock/Voltmod em Geforce 8800GT


PistolaoBR

Posts recomendados

olha não precisa disso tudo não um q6600 já faz todo o serviço e sobra :P

Outra dúvida que surgiu aleatóriamente hoje atarde. Será que nos testes que você fez, a placa não aumentou mais a temperatura pelo fato do processador não ter acompanhado a placa de vídeo? Fiquei pensando que talvez por não ter usado todo o potêncial da placa, não chegou à aquecer mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ela subiu a temperatura sim... em 800mhz chegou a 65ºC mas não tive ganho de perfomance nenhuma desde 700mhz para ir acima de 700mhz só um core2duo de 3.4ghz ou superior, melhor pegar o Q6600 logo e botar ele em 3.2~3.6Ghz dá para ganhar uns 20k no 3dmark06 :D

20k?

OMFG :eek:

Krk, então realmente ele sobe drasticamente. Creio que para 65º é bom trocar o cooler da placa de vídeo então, mas da pra aguentar numa boa.

Ah sim, se acima de 700Mhz só um 2 duo 3.4Ghz ou superior, então para um SLI de duas 8800GT, só um Quad 3,4Ghz ou superior?

Isso daria o que? 40k? LoL :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dá só uma olhada:

http://forum.clubedohardware.com.br/q6600-3600-ar/517613

q6600 rodando a 3,6ghz com uma GTS G92 sem overclock... 22106

Mas eu ví agora... ele usou o 3Dmark05 e não o 06 aff se ele tirou 22k no 3Dmark05 ele deve tirar 13k no 3Dmark06... mesmo assim deve dar uns 15k tranquilo no 3dmark06 com a minha 8800GT overclokada em 800mhz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dá só uma olhada:

http://forum.clubedohardware.com.br/q6600-3600-ar/517613

q6600 rodando a 3,6ghz com uma GTS G92 sem overclock... 22106

Mas eu ví agora... ele usou o 3Dmark05 e não o 06 aff se ele tirou 22k no 3Dmark05 ele deve tirar 13k no 3Dmark06... mesmo assim deve dar uns 15k tranquilo no 3dmark06 com a minha 8800GT overclokada em 800mhz...

Ele testou no 3dmark2006, deu 16291.

Mas então, você saberia dizer se caso eu fizer SLI de duas 8800GT OC à 800mhz, seria necessário no mínimo um Quad 3,4Ghz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando com meu professor de fundamentos da computação hoje, ele disse que overclock diminui drasticamente a vida útil das placas de vídeo/processadores. Esse over na 8800GT tem como desabilitar de uma forma fácil? Assim eu poderia dar over só na hora de jogar e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não é bem assim não existe o overclock que força o hardware... e o overclock seguro... por exemplo no E6300 voce pode por ele em 1.45V tranquilo que não está forçando o processador e isso é suficiente para ele rodar em 3.2Ghz... o único problema é a temperatura que com o cooler stock vai cozinhar o processador, mas se voce põe um cooler melhor. tipo o CNPS9500LED ou CNPS9700LED fica beleza... logo tem a mesma vida útil, e voce pode ainda por ele em 1.5V e chegar em 3.6Ghz e aqui sim voce está diminuindo a vida útil do processador...

Agora no caso da placa de vídeo... a 8800GT se ele tiver um cooler bom... você pode fazer overclock sem problemas, a voltágem máxima é 1.3V e a segura é 1.25V... em 1.3V voce consegue um overclock de 800mhz+ estável em 1.25V voce consegue um over de 770~780mhz estável... logo se voce faz um over de 1.3V sim voce está forçando o hardware e diminuindo a vida útil dele, agora no 1.25V nem faz cosquinha, SE voce TIVER UM BOM COOLER NELA QUE NÃO DEIXE ELA PASSAR DE 85ºC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo por esse lado, então compensa bastante fazer esses overs :D

Ví alguns dos seus testes no outro tópico da 8800GT, será que ainda é melhor pegar uma Q6600?

Isso tendo em vista que vou levar lá pro final do ano. Tava pensando em pegar um Q9450 e colocar em uma placa com suporte pra DDR3 1333Mhz e algumas dessas memórias (Isso tendo em vista que os preços até lá devem ter diminuído).

Até lá os Nehalem devem estar chegando, mas os preços vãos estar altíssimos então nem compensa hehe.

Creio que uma configuração como essa deve ficar ótima para vmod em SLI de 8800GT, apesar de que o que eu quero é uma configuração que dê para funcionar estável com 1.25v e não force muito o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha se tu pegar uma placa mãe que tenha suporte SLI 2.0 para Intel quadcore 45Nm e tenha FSB de 1600 tu pode por o q6600 em 3.6Ghz sem forçar a placa mãe em 1.45V que é super seguro é só aumentar mais 0.2V nas memórias que fica liso e sem forçar o PC... só que voce vai precisar de um bom cooler para o seu processador eu recomendo o CNPS9700LED

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente eu não tenho MSN e não vou ficar respondendo mensagem privada sobre o assunto... eu estou monitorando esse topico, logo quando vocês perguntarem aqui vou receber via e-mail uma notificação e irei vir aqui e responder e adicionar ao tópico principal... por favor já me mandaram 6 mensagens privadas perguntando sobre o assunto ou pedindo MSN perguntem aqui que irei respondendo conforme o possivel, todos os dias de manhã, na hora de almoço e antes de dormir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

nope... eu só não posso afirmar que voce vai poder overclockar muito as memórias, pois isso vai depender dos dissipadores que ficam nos chips de memória BGA da placa, mas o overclock a 1.25V se for no GPU apenas... core e shader clock, voce pode fazer até onde deixar em 1.25V... algumas dessas placas não vem com dissipadores nos reguladores de tensão e Mosfets... o que apesar de deixar fazer o overclock, tem uma perda de energia no excesso de calor dos reguladores de tensão e mosfets, e ai acabam por fazer um overclock pior... tipo assim na tensão padrão não cosneguem fazer 700/1700 (core/shader) coisa que deveiram fazer até 720~730 / 1700~1800, e assim por diante... mas é coisa que R$15,00 reais resolve, só comprar o conjunto de dissipadores para eles da thermalright e colocar voce mesmo...

Mas lembre-se milo, do MARDITU GARGALU para voce rodar ela em clock padrão 600/1500/1800 voce precisa de um processador de 2 cores rodando a 2.8Ghz... e a cada 50mhz que voce aumenta no core clock da placa (e respectivamente 125mhz no shader clock), tipo 650/1625/1800, voce tem que colocar mais 200mhz~250mhz no clock do processador (3Ghz)... se não voce não se beneficia do overclock, e o pessoal que tem dela overclockada em 700/1700/1800 tem que ter no minimo processador de 2 cores em 3.2Ghz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nope... eu só não posso afirmar que voce vai poder overclockar muito as memórias, pois isso vai depender dos dissipadores que ficam nos chips de memória BGA da placa, mas o overclock a 1.25V se for no GPU apenas... core e shader clock, voce pode fazer até onde deixar em 1.25V... algumas dessas placas não vem com dissipadores nos reguladores de tensão e Mosfets... o que apesar de deixar fazer o overclock, tem uma perda de energia no excesso de calor dos reguladores de tensão e mosfets, e ai acabam por fazer um overclock pior... tipo assim na tensão padrão não cosneguem fazer 700/1700 (core/shader) coisa que deveiram fazer até 720~730 / 1700~1800, e assim por diante... mas é coisa que R$15,00 reais resolve, só comprar o conjunto de dissipadores para eles da thermalright e colocar voce mesmo...

Mas lembre-se milo, do MARDITU GARGALU para voce rodar ela em clock padrão 600/1500/1800 voce precisa de um processador de 2 cores rodando a 2.8Ghz... e a cada 50mhz que voce aumenta no core clock da placa (e respectivamente 125mhz no shader clock), tipo 650/1625/1800, voce tem que colocar mais 200mhz~250mhz no clock do processador (3Ghz)... se não voce não se beneficia do overclock, e o pessoal que tem dela overclockada em 700/1700/1800 tem que ter no minimo processador de 2 cores em 3.2Ghz...

Quanto ao processador você não precisa se preocupar, eu pretendo fazer o mesmo que você, só que ainda pretendo sair uma 790i ultra SLI da gigabyte ou da Abit como você me aconselhou. Pretendo colocar um Q6600 em 3,6Ghz para não ter gargalo.

Só que não sei onde encontrar esses dissipadores, apesar de que talvez nem precise. Eu creio que a placa deve vir, porque ela ja tem OC de fábrica e vem com esse kit cooler VF-1000 por conta do over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao processador você não precisa se preocupar, eu pretendo fazer o mesmo que você, só que ainda pretendo sair uma 790i ultra SLI da gigabyte ou da Abit como você me aconselhou. Pretendo colocar um Q6600 em 3,6Ghz para não ter gargalo.

Só que não sei onde encontrar esses dissipadores, apesar de que talvez nem precise. Eu creio que a placa deve vir, porque ela ja tem OC de fábrica e vem com esse kit cooler VF-1000 por conta do over.

Olha o Q6600 nem precisa de over para não dar gargalo, eu faço over nele e salvo em um perfil na bios e só uso nos jogos para não dar lag com o processamento físico que nos jogos estão começando a ficar mais complexos agora... mas nem se preocupe com o gargalo agora quanto a placa veja só isso:

8800GT.jpg

MSI8800GT.jpg

O que eu destaquei na placa em amarelo são os VRMs (peguenos chips pretos que se agrupam) e Mosfet (o chip grande, não precisa tanto assim de dissipação mas se sobra um dissipador ponha nele que é bom) dela... note que na primeira foto mostrei em vermelho como voce deve por os dissipadores de forma ideal... mas não se preocupe o cooler ventila tanto que não é tão necessário mais sem dissipadores alí voce consegue chegar tranquilo em tensão padrão em 710/1750/2100 (core/shader/mem). Note que a memória está em 1050mhz (2100mhz efetivo) isso por que ela tem dissipadores de boa qualidade nos chips de memória BGA... mas eu não recomendo voce passar de 1000mhz não... o ganho é pouco e voce deveria usar mais energia no GPU...

Se voce por dissipadores alí os VRMs voce pode chegar com a tensão padrão em pelo menos 730/1836/2100 esse ganho a mais acontece porque os VRMs aquecem muito e disperdiçam energia em forma de calor... e em 1.25V em 775~800/1900~2000/2100~2200... e só custa R$17,00 logo não é tão caro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71940840-dissipador-thermaltight-8800gt-pwm-heatsinks-p-pwm-e-fets-_JM

Assim que eu voltar da malhação vou dar uma revisada no tópico e por esses detalhes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, entendi agora!

Eu ía perguntar se seria necessário comprar uns 3 kits pra cobrir tudo junto com os mosfets, mas olha que lindo o que eu achei:

http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&Y=9115392616420&Det=True&IDProduto=1437097

Mas se bem que eu acabei de ver aqui, acho que só funciona pra 8800GTS e 8800 Ultra, creio que terei que levar 3 kits pra colocar nos mosfets então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse dai é vendido separadamente para ser dissipador das memos BGA e VRMs dos circuitos da 8800GTX e Ultra... com a 8800GT não funciona não, mas porque 3 kits??? Não entendi...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71940840-dissipador-thermaltight-8800gt-pwm-heatsinks-p-pwm-e-fets-_JM

Esse ai em cima já cobre as 3 areas dos VRMs e o Mosfet, tem 4 peças no kit, só vai precisar de 1 não???

TOPICO REVISADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu digo pra colocar sobre esses chips ao redor do chip principal, na foto do vendedor ele coloca nesses chips também, na foto que você mostrou também é colocado um revestimento por cima deles.

E ah sim, mais uma dúvida, ja ta conseguindo quanto no 3dmark? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ea cambada, poise eu adquiri a 2 dias minha 8800GT

clock- 670/1960 - temp desktop 51-50C -- em full load -66-68C

----------------

Testado em Crysis, Cod4,E outros la. OK

--TDU=test driver unlim-> Freeze total do sistema

--Fear Combat-> Texturas corrompidas apos algum tempo de jogo, tendo um freeze e corrompimento das mesmas

--Medal of Honor Airborne- apos tempo x freeze total do sistema

Abaixo o mesmo problema. do freeze.

solução temporaria foi. Clocks 650/930(x2)

Setar no Rivartuner o Fan Modo Auto.

------------------------------------------

Alguma ideia ae?

Sistema:

Windows Xp X64 - 174.74 XG

4G DDr2 800 G skill

8800gt M670 XFX

Sata 2- 320

Sata 1- SO-160

Asus P5n32-e SLI

Fonte Seventeam 550

Quad 6600 2.4 G0

----------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o seu problema não foi o overclock amigo, voce pode idr sem problemas até 700/1700/900 nas 2 que não dá problema, mas sim o SLI... que em alguns jogos dá problemas, atualize a bios da sua placa mãe, driver do chipset e drivers da placa de vídeo que voce provavelmente resolverá seus problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu amigo, a unica coisa q eu n fiz ainda é atualizaçao da bios, mesmo porque acho q nao tem nda d+ para isso.

nao uso SLI, ainda.. espera baixar os preços(facadas) das vga ainda.

mas muito estranho porque obviamente o crysis apos 1hr teria dado os mesmo sintomas. eu vou cuidar mais esses detalhes.

vou da uma olhada qq a bios nova faz.

preciso ver se preciso ou nao trocar a vga, acredido q nao... :P

um overzinho ali bem pequeno ta perfeito d+ q nem esses valores ae q você citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei ! Fiz um OC na minha GeForce 8800GT da palit, não mudei tensão alguma (ainda). Cheguei a um nivel estavel de 741 / 1852 / 1120 . Não tive problema algum, o maximo q a placa chegou foi a 75 graus quando estava jogando Crysis.

Por incrivel q pareca a barra azul do rivatuner diz q posso chegar a 975 ; 2437 ; 1138 , mas ai o programa deve ser maluco mesmo

Agora mesmo vou tentar aumentar a tensão . No OC Stock dela, ela fica a 50 graus com a fan a 45% quando n estou jogando nada. Se estou jogando, a temperatura nao passa de 55 graus.

Uma pergunta, baixei o Nibitor, agora como aumento a tensão ? Se a 741 ; 1852 ; 1120 ela chega a 75 graus jogando crysis tudo no very high, então ja sei que o overclock nao pode ir muito mais longe, ja que a temperatura maxima teve 20 graus de diferença quando adicionei +100 de core no OC.

O GPU-z diz que a temperatura (com o OC acima e fan a 100) da GPU fica a 45 graus. É isso q n pode passar dos 90 graus ou é o CORE temperature ? Ou eles são a mesma coisa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!