Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Athlon X2 6000+ e em processadores AMD


J.Junior2

Posts recomendados

Ola novamente amigos.

Tenho uma dúvida que está me atormentando. Porque há uma diferença de quase 20° entre os dois núcleos do processador? E isso mesmo antes do overclok. Já utilizei vários programas para medir a temperatura. Por exemplo, agora, segundo o Core Temp, o núcleo 1 está a 48° e o núcleo 2 em 28°.

Me ajudem, já troquei de cooler, pasta termica, coloquei mais fans dentro do gabinete e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A temperatura do núcleo é lida errada em qualquer programa, fique tranquilo. Aqui tem vezes que fica 0°C e -1°C pelo everest.

Postado Originalmente por J.Junior2:

Os 10º a menos seria um valor simbólico para o processador em full. Em stok já li tópicos que dizem ter abaixado até uns 20º.

Em stock, ele vai deixar o processador em 25-30°C (o meu BOX faz isso quando ta uma temp. amena) e em full abaixa uns 10-15°C, mas o melhor block que eu ja vi deixava no minimo em 45°C. Eu até pensei em montar um WC a um tempo atras, mas é muito trabalhoso (e caro).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola novamente amigos.

Tenho uma dúvida que está me atormentando. Porque há uma diferença de quase 20° entre os dois núcleos do processador? E isso mesmo antes do overclok. Já utilizei vários programas para medir a temperatura. Por exemplo, agora, segundo o Core Temp, o núcleo 1 está a 48° e o núcleo 2 em 28°.

Me ajudem, já troquei de cooler, pasta termica, coloquei mais fans dentro do gabinete e nada.

Aqui tambem acontece isso, mas não com tanta diferença igual ao seu caso...

CPU0: 31

CPU1: 38

Eu acho que é porque o PC usa mais um núcleo que o outro, abra o gerenciador de tarefas e rode um jogo pra você ver o uso dos CPU, você perceberá que ele usa muito mais um que o outro. Agora nao me pergunte o porque disso... hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fato este que não poderá passar em branco aqui nos tópicos... hehehe

Eu até pensei em comprar aquele watercase da Titan, o Robela, mas quando fiquei sabendo que não cabe essas VGA mais compridas (8800GTX, etc) logo desisti, pois já tinha comprado a VGA e estava trocando o gabinete pelo mesmo motivo: Não cabia a VGA e eu tive que xunxar o gabinete pra caber, arranquei as baias do HD e por ai vai... nossa, vou até postar uma imagem do meu PC no começo com a MOBO, cooler e gabinete antigos... hahaha

img0218ds3.th.jpg

Agora eu desanimei pois estava de olho bem neste gabinete!!!

Será que realmente não cabe???

Veja a foto dele aberto a lateral...

robela44.jpg

Parece que cabe lá com folga! Veja as furações para as placas ATX e que o os HDs ficam até mais afastados que em um gabinete comum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu desanimei pois estava de olho bem neste gabinete!!!

Será que realmente não cabe???

Veja a foto dele aberto a lateral...

robela44.jpg

Parece que cabe lá com folga! Veja as furações para as placas ATX e que o os HDs ficam até mais afastados que em um gabinete comum!

Aahhhh é verdade deve caber sim, o que não dava pra fazer era refrigerar a VGA com o sistema de watercooler por causa do block ou algo assim. Eu sei disso porque eu mandei um email pro fabricante, manda um email lá que os caras respondem na boa... hahaha Esse gabinete é muito massa e pelo que ele faz é bemmm barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aahhhh é verdade deve caber sim, o que não dava pra fazer era refrigerar a VGA com o sistema de watercooler por causa do block ou algo assim. Eu sei disso porque eu mandei um email pro fabricante, manda um email lá que os caras respondem na boa... hahaha Esse gabinete é muito massa e pelo que ele faz é bemmm barato.

Andei lendo uns reviews deste gabinete e uma crítica que ele teve mas que não o desabonou foi a bomba d'água que disseram que poderia ser mais potente.

O mesmo foi considerado muito pesado também.

Aqui em minha cidade ele sai por R$1.100,00 do modelo com a frente em alumínio.

No ML tem por R$700,00 mais R120,00 do frete (sedex) para cá o que daria R$820,00.

Não sei se compensa comprar aqui pela comodidade ou pela internet por causa do preço!? Decisão difícil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que me dizem de fazer a lapidação no Dissipador do proc ?

Ai hermano, acabei de fazer a lapidação do Processador, loucura..... Fiz e não adiantou nada. É um risco muito alto.

A propósito, já que estamos falando de temperatura.

Que temperatura seria aceitável para um Over na proporção que fiz. Com Over, mas em idlle a temperatura varia entre 44 e 46°, e em full, por exemplo, durante o Stress Prime 2004, a temperatua varia entre 55 e 58°.

HT: (4x) 1000MHZ

HTT: (12x) 250MHZ

Core Speed: 3000MHZ

VCore: 1.4v

Memo: 375MHZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai hermano, acabei de fazer a lapidação do Processador, loucura..... Fiz e não adiantou nada. É um risco muito alto.

Poxa no proc eu não tenho coragem mas sera q se eu lapidar o dissipador terei algum ganho com uma boa pasta térmica?

Quanto a temp do seu proc da dentro das esecificações ( não deixa passar dos 62º) aqui o meu com over chega a 64º (tive q baixar o over) por isso q quero fazer a lapidação pra ver se tnh uma melhora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lapidação em alguns casos ajuda mas se você usar uma boa pasta termica o granho da lapidação é irrisório!

De acordo com a tabela do CDH, para o Athlon X2 6000+ a temperaturá máxima é de 63º. Do 5200+ a temperatura máxima é de 70~72º!

Vide a tabela:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/645/9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lapidação em alguns casos ajuda mas se você usar uma boa pasta termica o granho da lapidação é irrisório!

De acordo com a tabela do CDH, para o Athlon X2 6000+ a temperaturá máxima é de 63º. Do 5200+ a temperatura máxima é de 70~72º!

Vide a tabela:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/645/9

Essa tabela não deve ser levada muito em consideração, pois essa temperatura máxima se da em função da tensão do núcleo, e no caso estamos com over do vcore, ai já não poderia considerar a mesma temperatura.

Além do mais isso é um dado fonecido pela AMD pra manter um bom funcionamento, tanto de estabilidade quanto de durabilidade, não quer dizer que se passar por essa temperatura vai ferrar como CPU, no máximo diminui a vida útil, que em vez de durar por exemplo 20 anos, ele dura 15. (Isso foi um exemplo)

No momento não tem muito conhecimento nessa área de semi-condutores pra explicar essa relação da temperatura com a tensão, por enquanto só estudei até os transistor bipolares. Nos processadores não deve ser muito diferente, pois possuem junções PNs também, então talvez as propriedades se mante parecidas com um diodo comun de silicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Por acaso alguem mexeu no HT link width?

Tirou do auto e colocou em 16 bits?

Eu fiz isso e tive um ganho bem style.

Fazia 9500 pontos no 3dmark 06 e pulei pra 1580, fora que ganhei(perdi) 2 segundos no super pi.

Meu x2 5000 ta rodando a 2.89Ghz...limitado pela mobo q n tem controle de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara to vendo q x2 6000+ não tem o mesmo potncial dos bribanes para over eu tenho certeza q aqui com memorias melhores com uma ventilação mlhor eu passava dos 3Ghz tranquilo com o x2 4000+, mas porque si da a isso?

Os Brisbane são considerados como melhores de over devido sua baixa dissipação de calor em realção os Windsor.

Mas o engraçado que apesar de bons de over (dá pra fazer um X2 3600+ de 1.9GHz trabalhar tranquilamente à 3.0GHz) os Brisbane tem o mesmo problema dos Windsor ao ultrapassar a barreira de 3.0GHz.

Com cooler ar (original) é impossível esta fassanha!

O meu 6000+ com o cooler box, consegui rodar à 3.510MHz a ponto de rodar com estabilidade o SuperPi!

No fim das contas, ambos os modelos possuem o mesmo limite de over!

Por acaso alguem mexeu no HT link width?

Tirou do auto e colocou em 16 bits?

Eu fiz isso e tive um ganho bem style.

Fazia 9500 pontos no 3dmark 06 e pulei pra 1580, fora que ganhei(perdi) 2 segundos no super pi.

Meu x2 5000 ta rodando a 2.89Ghz...limitado pela mobo q n tem controle de tensão.

Na minha mobo não tem auto. Tem 16 e 8. Assim, nunca testei com 8 pra ver no que daria!

Essa pontuação sua tá meio estranha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de aproveitar o topico pra pedir uma ajuda com o meu over:

quando vou fazer over e coloco qualquer clock acima do normal meu pc entra nomal funciona d boa mas na hora q eu reinicio ele para no logo da placa-mãe, mesmo com 5% de over, sera q é a versao da bios q é mtooooooo antiga???(faz 1 ano e meio que comprei a PM e nunca atualizei a bios hehe)

estou rodando a 2550 MHz sem Vcore totalmente estavel (testei prime95 por 9 horas e 43 minutos a 2500 sem erros)

alguem ai pra ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando.

Minha pontuação foi de 10580 pontos.

O problema do meu nao é a temp, mas sim a tensão que nao posso mexer.

Os Brisbane são considerados como melhores de over devido sua baixa dissipação de calor em realção os Windsor.

Mas o engraçado que apesar de bons de over (dá pra fazer um X2 3600+ de 1.9GHz trabalhar tranquilamente à 3.0GHz) os Brisbane tem o mesmo problema dos Windsor ao ultrapassar a barreira de 3.0GHz.

Com cooler ar (original) é impossível esta fassanha!

O meu 6000+ com o cooler box, consegui rodar à 3.510MHz a ponto de rodar com estabilidade o SuperPi!

No fim das contas, ambos os modelos possuem o mesmo limite de over!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de aproveitar o topico pra pedir uma ajuda com o meu over:

quando vou fazer over e coloco qualquer clock acima do normal meu pc entra nomal funciona d boa mas na hora q eu reinicio ele para no logo da placa-mãe, mesmo com 5% de over, sera q é a versao da bios q é mtooooooo antiga???(faz 1 ano e meio que comprei a PM e nunca atualizei a bios hehe)

estou rodando a 2550 MHz sem Vcore totalmente estavel (testei prime95 por 9 horas e 43 minutos a 2500 sem erros)

alguem ai pra ajudar???

essa é a duvida

de qualquer maneira obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fingerhut, a temperatura dele stock não passa dos 55º full. Em idle fica em aprox. 45º.

Após over para 3.5 em full ele chega a 68º as vezes e em idle não passa dos 55º.

O ruim é que o vcore tem que subir de mais o que prejudica o over bem sucedido.

Estava pensando em um Watercooler mas ainda verei se coloco ou não pois estou pensando mais em um UP da minha PV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!