Ir ao conteúdo

Projeto de medidor de temp para carro. Alguém tem?

sandrocgrj

Posts recomendados

Postado

Olá! Meu carro é um caidinho que nem tem medidor de temperatura do motor, só um indicador luminoso que só avisa quando a temperatura já está no extremo, ou seja, se eu não observar a tempo, queima a junta do cabeçote. Ai, só gastando uma grana para reparar o motor. Um medidor eficaz vai fazer com que eu pare o carro antes de sobre-aquecer o motor. Abraços...

Postado

O que desejas é um pouco mais complexo do que parece.

Veja que não adianta eu te indicar um esquema de um indicador de temperatura... Na realidade, o indicador pode ser considerado a parte mais "fácil"da história. Isto pelo fato de que os indicadores de temperatura do motor (nos carros em que eles estão no painel; com ponteiros) possuem um sensor, que fica no motor.

Este sensor é, de forma simplificada, uma resistência que varia conforme a temperatura da água do radiador, por exemplo.

No teu caso, este sensor é um termostato: é um contato elétrico, que abre e fecha conforme a temperatura varia.

Notou a diferença?

Para colocar um indicador de temperatura, você teria que substituir o termostato que existe no teu motor por um sensor analógico, ou então manter o termostato e achar um local para instalar o outro sensor.

E para que ele seja eficaz, deve estar no local certo.

Você não informou qual marca/modelo do carro. Tente verificar se existe um carro da mesma marca, mas de um modelo "superior", que tenha o sensor, e onde ele fica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!