Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nossa eu realmente nao entendi nada!!

Que historia é essa de 4 fases defasadas de 90 graus?????

Eu vou tentar explicar mais ou menso como funciona apesar de que muito ja foi dito. Nas usinas hidro-eletricas a energia é gerada com maquinas sincronas trifasicas. Ou seja cada maquina por si propria ja gera as 3 fases defasadas de 120 graus (nao existe nenhuuma fase a mais ou a menos que isso). O por que isso acontece nao cabe aqui explicar mas é por causa de um campo girante formado pelas 3 fases. Ou seja sao tres sinas que saem com as seguintes funçoes: A*cos(t), A*cos(t+120) e A*(cost - 120). Eu digo A pois varia de cada usina a tensão que sai dela. Mas isso nao importa .. o que chea dentro da cidade sao linhas de 13.8kv que sao trasnformados em 127kv. Essas 3 linhas sao distribuidas de forma a ficarem equilibradas pois como a corrente que é requerida de cada uma representa um torque na maquina sincrna, se uma das linhas puxar muito mais corrente que as outras, a maquia começa a tremer e pode ser danificada. Por isso essas fases sao distribuidas de forma uniforme pela cidade. O que chega na casa das pessoas sao 3 fios. 2 fases e um neutro que é por onde volta a corrente. Como ja foi explicado a tensão gerada por essas duas senoides se voce colocar uma carga entre as duas linhas é 220 por causa da relaçao fasorial entre elas. Caso na sua casa esteja chegando as 3 fases e o neutro isso nao faz diferença nenhuma pois voce continua so conseguindo gerar 220 que é quando voce coloca uma carga entre 2 linhas. O unico motivo para se usar as 3 fases deria para dar uma balanceada na corrente entre elas variando a dupla de fases que voce usa. ou mesmo quando voce usa elas por si só. Mas isso nao aumenta em nada o consumo. Pouquissimo provavel que a fiaçao da sua casa seja o responsavel por esse consumo. Se os fios forem muito finos e tiverem uma resitencia grande eles nao so vão limitar a corrente como vão derreter se passar uma corrent muito grande por eles. Ou seja você iria tomar banho frio. O seu problema com certeza é em algum equipamento na sua casa e isso eu tenho 100% de certeza. Isso ou estão roubando energia de você :) hehe. Podem ter feito um gato.

Mas o melhor é olhar na sua conta de luz o que é taxa fixa e o que é variavel que você paga. Se o fixo for grande. O motivo é você estar sendo servido pro trifasico, se for o variavel é algum equipamento.

Abs

• 10 anos depois...
Postado

Olá, estou montando uma oficina com um motor 3cv, inversor de solda e mais algumas máquinas e estou em dúvida se vale a pena a instalação de rede trifásica, ou continuar com a monofásica (valor de R$ 7.000,00, porém um vizinho tambem quer colocar, então sairia pela metade do preço), dizem que a luz trifásica é muito mais barata que a monofásica, isso procede?

Postado

Os motores trifasicos consomem menos energia que os monofásicos. A razão é simples: não existem motores monofásicos. O capacitor deles é para simular a terceira fase. Sobre o custo, vão te cobrar um consumo mínimo, dependendo da potência que peça para instalar esse consumo mínimo pode chegar a 100kWh por mês, nada demais. Já tive instalação trifásica mas por não ter escolha (tinha uma máquina de 5cv) nem comparei os custos.

adicionado 1 minuto depois

Não entendi essa tarifa de R$7.000,00. Só tive que colocar uma caixa de entrada compatível com a potência.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não entendi essa tarifa de R$7.000,00. Só tive que colocar uma caixa de entrada compatível com a potência.

Provavelmente a concessionária está cobrando fio e transformador a mais para formar as outras fases. 

Isso acontece em locais onde só tem o trafo simples na rua. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!