Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trifasico paga mais???


RED ICE

Posts recomendados

depois de muitas verificações para saber por que eu pagava muito mais cara a minha conta de luz do que as outras pessoas, a unica explicação que amigos me deram é que poderia ser por causa que minha casa tem ligação trifasica... por causa disto seria mais caro mesmo????

outra coisa, minha casa tem 3 andares, e ten 4 chuveiros... se eu deixar minha ligação em bifasica, terei problema em ligar os 4 cheveiros ao mesmo tempo??? e se ligar 2???

outra: eu8 tava com planos de comprar um ar condicionado, mas todos os que vi usam 220v existe arcondicionado de 110v??? para poder ligar um ar condicionado de 220v aqui, obrigatoriamente terei que ter trifasico certo???

enfim, existe alguma vantagem em manter trifasico aqui???

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Nem vou me estender muito.....4 chuveiros chegam aos 24kW tranquilamente!

Veja a corrente drenada da rede monofásica em 110V:

I = P / V = 20000 / 110 = 218A. Será que errei nas contas?:D

Imagine como estariam os cabos/fios de alimentação de seu apartamento/casa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de muitas verificações para saber por que eu pagava muito mais cara a minha conta de luz do que as outras pessoas, a unica explicação que amigos me deram é que poderia ser por causa que minha casa tem ligação trifasica... por causa disto seria mais caro mesmo????

você tem certeza que é trifasico? porque é muito raro residencia com rede trifásica. o que é mais comum é rede bifásica, sendo 3 fios, duas fases e um terra. A trifásica usa 4 fios, 3 fases e um terra. Ja sobre o custo.. meu pai tem rede trifásica na oficina dele, e ele paga muito pouco de energia

outra coisa, minha casa tem 3 andares, e ten 4 chuveiros... se eu deixar minha ligação em bifasica, terei problema em ligar os 4 cheveiros ao mesmo tempo??? e se ligar 2???.

se a rede que chega em sua casa e sua instalação eletrica suportar os 4 chuveiros não há problema. Mas eu recomendo que use chuveiros 220.

outra: eu8 tava com planos de comprar um ar condicionado, mas todos os que vi usam 220v existe arcondicionado de 110v??? para poder ligar um ar condicionado de 220v aqui, obrigatoriamente terei que ter trifasico certo???

bem.. se existe ar condicionado 127 (não existe 110 volts na rede eletrica) eu não sei, mas para ter 220 nao precisa ter trifásico nao. Funciona assim:

Rede monofásica: 127 V (usando uma fase e neutro)

Rede bifásica: 220 V (usando duas fases) e 127 V (fase e neutro)

Rede trifásica: 220 V trifásico (quase totalidade dos motores elétricos industriais usa), 220 V (usando duas fases) e 127 (usando fase e neutro)

enfim, existe alguma vantagem em manter trifasico aqui???

obrigado a todos.

Depende... eu não conheço nenhuma desvantagem em manter a rede trifásica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem certeza que é trifasico? porque é muito raro residencia com rede trifásica. o que é mais comum é rede bifásica, sendo 3 fios, duas fases e um terra. A trifásica usa 4 fios, 3 fases e um terra. Ja sobre o custo.. meu pai tem rede trifásica na oficina dele, e ele paga muito pouco de energia

Dizer que é "muito raro" uma residência com trifásico (pelo menos aqui no Rio de Janeiro) não é! Pelo menos na Light, basta pedir o trifásico...

depois de muitas verificações para saber por que eu pagava muito mais cara a minha conta de luz do que as outras pessoas, a unica explicação que amigos me deram é que poderia ser por causa que minha casa tem ligação trifasica... por causa disto seria mais caro mesmo????

Você não informou qual é a concessionária que te fornece a energia. Mas vamos supor que o preço do KW, na tua concessionária, seja o mesmo para mono, bi ou trifásico... Neste caso, a explicação deve estar justamente no mais óbvio: você paga caro pois consome muito!

minha casa tem 3 andares, e ten 4 chuveiros

Outra hipótese, que você não mencionou, é que pode haver algum problema na tua instalação elétrica:

  • Emendas mal feitas;
  • Distribuição de carga inadequada entre as fases, causando sobrecarga em algum circuito;
  • Fuga de corrente ou curto circuito;
  • etc...

Lembre-se de que algumas concessionárias cobram preços diferentes no KWh dependendo do consumo: quem consome muito paga mais caro.

Compare o preço do KWh que vem na tua conta com o de outras pessoas que consumam a mesma quantidade de KiloWatts que você (não adianta comparar com quem consome menos, pois conforme eu disse, você pode ter sido enquadrado em outra faixa de preço por consumir muito).

Outra coisa importante é verificar como está feita a instalação: a distribuição de carga entre as fases está correta? Quando você desliga da tomada todos os aparelhos, o medidor de consumo pára de marcar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer que é "muito raro" uma residência com trifásico (pelo menos aqui no Rio de Janeiro) não é! Pelo menos na Light, basta pedir o trifásico...

Bem... em Minas é, pelo menos no interior, e a instalação do padrão trifásico é meio cara tb.

e no interior de São Paulo eu pelo menos nunca vi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos que usam redes trifásicas são as indústrias. Muitos motores... Muitos fornos elétricos... Muito consumo...

Redes trifásicas costumam ser de 380V.

Em casas, o que é mais comum é a rede ser monofásica. 110 ou 220V, ou 110 e 220V, sendo o 220V para ligação de chuveiros. Esse último caso, é o padrão aqui, na cidade de São Paulo. É o padrão! Instalado pela concessionária. Não é preciso "pedir" para eles instalarem o 220V. Não sei se essa rede daqui pode ser chamada de "bifásica". Muitos chamam assim. Eu pessoalmente, acredito e chamo ela de monofásica, porém, há muitas controvérsias! :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se é bifásica, são 2 fases de 110V (defasadas em 180°) e um neutro. Aqui no interior onde tem 220V é neste padrão. Já no Estado do Ceará, onde trabalhei alguns anos, é monofásica, sendo o neutro e o 220V.

Quanto as tarifas são todas iguais já que é cobrada em KW/h.

Um dia meu vizinho que só possui o 110V e neutro, e eu também, precisou ligar uma máquina de solda de 220V. Reparamos que do poste saía uma fase pra minha casa e outra para a dele.

pegamos uma fase minha e a outra dele e ligamos a máquina e funcionou perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... em Minas é, pelo menos no interior, e a instalação do padrão trifásico é meio cara tb.

e no interior de São Paulo eu pelo menos nunca vi...

A maioria dos que usam redes trifásicas são as indústrias. Muitos motores... Muitos fornos elétricos... Muito consumo...

O ideal para toda e qualquer concessionária é fornecer o trifásico para os clientes e exigir deles a correta distribuição da carga entre as fases. Quando ocorre o desbalanceamento de carga entre as fases, os transtornos são muitos para as concessionárias de energia.

É claro que nem sempre o ideal é o adotado, uma vez que envolve outros gastos (fornecimento de cabos, por exemplo) principalmente em locais mais distantes.

Se é bifásica, são 2 fases de 110V (defasadas em 180°) e um neutro

São duas fases de 127V defasadas em 120°.

ac3.gif

Quanto as tarifas são todas iguais já que é cobrada em KW/h

A unidade de medida é o KW/h. O preço cobrado pelo KW/h consumido vai variar conforme o Estado (pois nele insidem impostos que variam conforme a localidade) e mesmo dentro de um mesmo Estado eles variam de uma concessionária para outra: aqui no Rio temos a Light e a Ampla e o preço da segunda é maior que o da primeira.

Na Light, este preço muda também conforme a quantidade de KW/h consumidos (foram criadas faixas de consumo e o preço do KW de uma para outra varia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui no meu estado também tem uma outra variável na composição da fatura de energia, chamada consumo mínimo cobrado, que muda de faixa conforme o tipo de instalação monofásica, bifásica ou trifásica. Independente do consumo mensal, esse consumo mínimo sempre será cobrado...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas cabteixeira, me veio uma coisa à cabeça agora.

Analisando esta imagem:

ac3.gif

Então, só supondo, se fossem 4 fases de 110V defasadas em 90°, quais as tensões entre as fases 1 e 2 ? seria metade, ou seja, 55V ?

1 e 3 seria 220V.

(1 e 4 seria o mesmo que 1 e 2).

Qual o cálculo em relação ao ângulo de defasagem?

Bom, isto é meramente didático e hipotético.

Tive isto no curso de eletrônica mas nunca me interessei pela parte de C.A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isto é meramente didático e hipotético.

Eu não sou um expert no assunto e nem tão pouco profundo conhecedor de Matemática, mas tentarei explicar da melhor maneira (a maneira como eu entendi o assunto)... Se eu cometer algum erro, tenho certeza que o pessoal vai ajudar, corrigindo-me. Se você não concordar com algo (conforme eu disse uma outra vez, eu não sou "senhor da verdade"), eu pesquiso um pouco mais e, com certeza, devem haver outras pessoas para ajudar na discussão.

Então, só supondo, se fossem 4 fases de 110V defasadas em 90°, quais as tensões entre as fases 1 e 2 ? seria metade, ou seja, 55V ?

Neste caso, nós teríamos:

  • Na fase 1 a função Seno;
  • Na fase 2 a função Seno defasado em 90° (função cosseno);
  • Na fase 3 a função Seno invertida em 180° em relação a fase 1;
  • Na fase 4 a função Seno invertida em 270° em relação a fase 1.

No caso, para saber o valor instantâneio de cada fase, basta aplicar a tabela dos valores de seno para o ângulo e multiplicar o valor encontrado pelo valor de pico da senóide (no nosso exemplo= 110). Assim, para cada fase:


Valor do Seno Tensão nas fases
Instante F1 F2 F3 F4 F1 F2 F3 F4
0º 0 -1 0 1 0V -110V 0V 110V
90° 1 0 -1 0 110V 0V -110V 0V
180° 0 1 0 -1 0V 110V 0V -110V
270° -1 0 1 0 -110V 0V 110V 0V

1 e 3 seria 220V.

(1 e 4 seria o mesmo que 1 e 2).

Pela tabela acima, dá para notar que, por exemplo, no instante em que o ângulo da fase for 90°, por exemplo, teremos entre as fases 1 e 3 a ddp de 220V. Entre as fases 1 e 4, no mesmo instante, teremos 110V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, só supondo, se fossem 4 fases de 110V defasadas em 90°, quais as tensões entre as fases 1 e 2 ? seria metade, ou seja, 55V ?

1 e 3 seria 220V.

(1 e 4 seria o mesmo que 1 e 2).

Qual o cálculo em relação ao ângulo de defasagem?

Bom, isto é meramente didático e hipotético.

Tive isto no curso de eletrônica mas nunca me interessei pela parte de C.A.

Solucionando a equação:

Veja ai um gráfico daquilo que conhecemos; Duas fases separadas de 120º, são os gráficos das cores Vermelha e Verde. E a diferença entre as fases, o gráfico em Azul, com uma relação de 1,7320, que é exatamente a raiz de 3, que determina a relação dos 127 Volts para os 220 Volts 220 Volts = 127 Volts x Raiz de 3...

Tensoentrefasesdefasadasde120.jpg

Agora veja o mesmo gráfico acima, só que com uma fase deslocada de 90º com relação a outra, também os gráficos Vermelho e Verde, e a diferença entre as fases, que é o gráfico em Azul. Veja que a relação agora passa a ser raiz de 2 (1,4142).

Tensoentrefasesdefasadasde90.jpg

Então, se nesse sistema hipotético de 4 fases, separadas por 90º cada tivessemos uma tensão de 127 Volts de tensão por fase, a tensão entre duas fases justapostas seria de 127 x 1,4142 = 180 Volts AC.

Claro que duas fases não justapostas se anulariam (seria defasadas de 180º).

Cuidem com a relação fase - fase. A coisa não é 110 - 220, e sim 127 - 220 Volts nessa nossa disposição de fases defasadas de 120º. A relação é igual a raiz de 3. A gente é que costuma falar 110 x 220, mas o correto é 127 x 220..

Respondida a questão hipotética..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi novamente, Minha mãe, que mandou fazer a inatalação da casa disse que é trifásico, porém só quando chamar o técnico terei certeza... uma vez um cara usou uma máquina de solda aqui em casa normalmente, os fios vieram dos terminais depois do relógio.

Quem cuida da enenrgia por aqui é a COPEL (paraná)...

Minha conta vem em torno de 180 Reais (moro sozinho região do litoral, os demais andares e chuveiros da casa só são usados na temporada de verão, por isso fiquei com medo de mudar o trifásico e quando chegar o verão dar problemas...)

Meus consumo é o seguinte: um geladeira (naõ biplex) ligada direto; um chuveiro; um TV; um microondas raramente usado; e de vez em quando passo a madrugada no computador, não é sempre, só de vez em quando.

Meu irmão, e outras pessoas que consultei, pagam em torno de 40 Reais de conta.

(detalhe meu irmão pagava 90 Reais, e apóstrocar de geladeira, passou a pagar 40), por isso pergunto tem algum dispositivo para ver quanto gasta cada aparelho? quero fazer testes em minha geladeira...

Vou realizar o teste de desligar tudo e ver se o contador continua girando...

valeu pessoal pela ajuda que estão me dando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo. No circuito trifásico ao contratar o serviço realmente o valor da demanda é maior cobrado pelo fornecedor. Quanto ao dimensionamento da fiação existe a necessidade de avaliação na bitola dos fios utilizados e também na proteção de cada circuito. Levante a carga de todo equipamento e calcule a corrente elétrica. POTENCIA DIVIDIDA PELA TENSÃO VOCÊ TERÁ A CORRENTE ELÉTRICA. Adquira uma tabela que demonstre a corrente tolerável de cada fio utilizado. Ex. 10mm² = 50 Amperes/ 6mm² = 36 amperes/ 4.0 mm² = 28 Amperes/ 2.5 mm² = 21 Amperes/ 1.5mm² = 15Amperes. Lembre-se de distribuir a carga nas três fases havendo balanceamento de carga e colocando proteção com disjuntores adequados abaixo da tolerância do fio utilizado que na situação de sobrecarga o disjuntor proteja sem haver comprometimento da fiação. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal

São duas fases de 127V defasadas em 120°.

ac3.gif

Cabteixeira, muito bom sua explicação sobre os calculos dos angulos das senoides...

Por favor, me esclareça uma dúvida, vi muitas vezes este gráfico citando que é 220V/trifasico (há 3 senoides).... me confirma se esta explicação é sobre rede bifasica ou trifasica!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gráfico que eu postei se refere ao trifásico (uma fase representada em vermelho, outra em azul e a terceira em amarelo).

As questões de ser mono, bi ou trifasico tem relação apenas com o número de fases que você estará usando. No circuito monofasico, utiliza-se uma das fases do gráfico, mais um neutro.

Note que o gráfico traçado para cada fase corresponde exatamente ao valor de tensão no modo monofásico: medindo a tensão de fase para o neutro. Se você quiser verificar como seria o gráfico entre duas fases, basta ver o post do faller.

Quando se utiliza o bifásico, são fornecidas pela concessionária duas fases e um neutro. Assim, pode-se ligar um aparelho em 127V (utilizando uma das fases e o neutro) ou em 220V (ligando o aparelho entre as duas fases). No trifásico, o raciocínio é o mesmo, sendo que todas as três fases mais o neutro são entregues ao consumidor.

Assim, para identificar qual o sistema entregue para o consumidor, basta verificar o número de fios que chegam ao medidor de consumo:

  • 2 fios para o monofásico (fase e neutro);
  • 3 fios para o bifásico (duas fases e um neutro);
  • 4 fios para o trifásico (três fases e um neutro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mora sozinho e gasta tudo isso ? poxa, minha mãe mora sozinha e gasta uns R$ 35,00 com chuveiro de 7500 w, computador, geladeira simples mas nova, maquina de lavar roupa, notebook, 2 tvs e acessórios, sendo que todas as lampadas são do tipo fluorescentes compactas (até 80% de economia).

Uma geladeira velha pode ser o grande vilão, se a porta estiver fechando mal ela nunca vai parar de funcionar, ou outros problemas;

Lâmpadas incandescentes ligadas direto também torram dinheiro;

Se sua casa for trifásica melhor, tem maior capacidade de suportar maior carga, mas tem que verificar a integridade da instalação com profissional capacitado, já vi cada coisa amigo, não tem ideia dos gambiarras que andam por ai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o amigo falando sobre bitola de fios... um dos andares ( o que foi construido por ultimo) por causa de verba curta, foi feita a fiação das lampadas e demais tomadas, utilizando aquele fio duplo, que o pessoal usa para fazer extensões... (é um fio grosso, porém é deste tipo citado) neste andar não são usados fios rígidos...

será que isso pode alterar em alguma coisa???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
será que isso pode alterar em alguma coisa???

O que interessa numa instalação elétrica é a bitola do fio, a área de secção transversal do mesmo estar adequada à carga a que vai ser submetido e não a flexibilidade ou não do mesmo. Quanto ao calibre "grosso" é um tanto genérico para se dizer alguma coisa a respeito..

Uma instalação com fio flexível pode ser muito melhor e também pode ser muito pior que uma instalação com fio rígido..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verba curta e segurança na instalação não combinam.

Se se tiver que trocar toda fiação?

Para solucionar de vez o seu problema ou tirar as duvidas de sua instalação, melhor chamar um eletricista (de verdade) para uma inspeção completa na instalação.

Fios paralelos costumam ser grossos, mas só a capa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto sem falar no fato que os fios paralelos são flexíveis, e sabe Deus de que forma foram feitas as emendas...

Num fio rígido, "qualquer um" que não seja demasiadamente incompetente consegue fazer uma emenda razoável: basta torcer com um alicate as duas pontas, e se ficar suficientemente apertado, "dá pro gasto"...

Num cabinho flexível não é bem assim... Eu, talvez por trabalhar em eletrônica, acho que só fica bom se for soldado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Boa Tarde, então,porque eu que entendo o básico do básico, rs, acho fiz besteira um dia no meu pc! No pc tem 5 relógios- um da luz de serviço- pois são 4 aptos, e o um funcionário me disse um dia que o cabo que vem do transformador em frente da meu prédio , vinha quase 600 volts(ou 550), então, penso eu agora,se quisesse, pois sou o dono, "pegar" 2 fases de cada ap, poderia estar gerando uma corrente Ac de 220?( fase de um ap com a fase de outro ap e fechando o circuito com uma máquina ou ar cond. de 220 volts p.ex?será o "esquema' de instalação e distribuição semelhante ao que o colega detalhou nesse tópico( pois são exatamente 5 subdivisões?) E porque UMA VEZ ACHO QUE AO TESTAR COM UMA LAMPADA LIGANDO AS DUAS FASES , EU ACHO, PROVOQUEI A QUEIMA DA MESMA? em outra feita um inquilino desocupou um dos aps , a light desligou o APTO na mufla, e quando eu quis "puxar" um "gato" do meu ap com a intenção de um operário usar uma furadeira e luz, sem usar a chave de teste ou a lampada de teste encostei distraidamente , achando que estava "emprestando minha "fase" para a do ap "cortado" e acabei provocando um tremendo curto com faísca e tudo:ahh:-!- mas como só encostei de leve , nada de pior aconteceu , só o derretimento pequeno da pontinha do cabo de meio metro de cobre:hehehe:,rs, e dai nunca mais mexi p/ fazer tal coisa de maneira descuidada, pois tinha deixado "fechada' a chave do ap ( ainda era chave e não disjuntor), agora além de desligar o disjuntor do ap cortado vejo aonde está a fase com a chave de fenda de teste e nunca aconteceu acidente de novo. estou contando esses detalhes pois achoque se liguei fase com fase, porque aconteceu o curto? outra, se curto foi por outra causa alguém poderia tentar explicar o que possível/ houve? caso eu esteja correto e não tenha problema en "juntar" duas fases de aps ou de a serviço , estaria podendo desfrutar, sem compra de conversor, de 220volts em caso de necessidade? obrigado pelas respostas de antemão!

Neste caso, nós teríamos:
  • Na fase 1 a função Seno;
  • Na fase 2 a função Seno defasado em 90° (função cosseno);
  • Na fase 3 a função Seno invertida em 180° em relação a fase 1;
  • Na fase 4 a função Seno invertida em 270° em relação a fase 1.

No caso, para saber o valor instantâneo de cada fase, basta aplicar a tabela dos valores de seno para o ângulo e multiplicar o valor encontrado pelo valor de pico da senoide (no nosso exemplo= 110). Assim, para cada fase:


Valor do Seno Tensão nas fases
Instante F1 F2 F3 F4 F1 F2 F3 F4
0º 0 -1 0 1 0V -110V 0V 110V
90° 1 0 -1 0 110V 0V -110V 0V
180° 0 1 0 -1 0V 110V 0V -110V
270° -1 0 1 0 -110V 0V 110V 0V

Pela tabela acima, dá para notar que, por exemplo, no instante em que o ângulo da fase for 90°, por exemplo, teremos entre as fases 1 e 3 a ddp de 220V. Entre as fases 1 e 4, no mesmo instante, teremos 110V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!