Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ateh onde chega o quad q66?


teago

Posts recomendados

nossa a 3.0 estaria muito feliz também.

mais esse que tentam 3.6 e só mesmo em w.c muito difícil em air.c hj levei o micro pra arrumar o processador estava a 60° no full stress :angry:

n consegui mexer na parte de oc nele n entendo disso :| mias noq puderem me ajuda estarei muito grato.

rodrigo-goulart sua config lembra umpouco a minha ;D mais eu estou com uma gtx ela esquenta muito a temp do core dela chega a 80°

mais brigadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu ta a 3.0 ghz, sem mexer em voltagens.. tudo no auto...

35 ºC em idle e 45º no maximo jogando tudo no maximo...

placa-mãe é uma GA-p35-ds3.... e cooler é um zalman 9500

Erm no auto a placa mãe mexe nas voltagens e ainda poe muito mais que o necessário, causando mais calor :P

O máximo que voce pode chegar com o cooler stock é 2.8Ghz (320x9) e com um cooler bom tipo um Zalman CNPS9700LED é 3.6Ghz... em algumas placas mãe tipo a GA-X38-DQ6 e a IX38QuadGT com um CNPS9700LED é possível ultrapassar o 3.6Ghz pois voce consegue esse máximo com apenas 1.4V (nas demais placas só se consegue isso em 1.475V~1.5V), sendo que voce pode por até 1.45V~1.475V sem forçar o processador.

O Q6600 exige muita energia para fazer seu overclock, diferente dos seus irmãozinhos core 2 duo, logo o seu overclock não vai ser tão grande assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu ta a 3.0 ghz, sem mexer em voltagens.. tudo no auto...

35 ºC em idle e 45º no maximo jogando tudo no maximo...

placa-mãe é uma GA-p35-ds3.... e cooler é um zalman 9500

O meu está a 3,0 Ghz também, igual ao seu. Acho que judia menos e fica mais estável.

Já cheguei a 3,8 Ghz com ele com o Zalman 9700, um cooler giganteco... Acho até que daria pra ir mais um pouco viu. Fiquei com medo de aumentar o Vcore, porque o processador é novo.

Aliás, fiz testes surpreendentes com esse Q6600, comparando os resultados dele com o meu antigo Athlon 64 x2 4800+ socket 939 e DDR400, que tem o mesmo clock do Q6600. Você acreditaria se eu dissesse que o meu Athlon 64 x2 antigão em stock @2,4Ghz bate no Q6600 a 3Ghz com DDR21066 em alguns jogos? Pode acreditar...

To até pensando em abrir um tópico com o resultado dos meus testes... Só não abri porque ainda não testei no principal jogo, que é o Crysis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, fiz testes surpreendentes com esse Q6600, comparando os resultados dele com o meu antigo Athlon 64 x2 4800+ socket 939 e DDR400, que tem o mesmo clock do Q6600. Você acreditaria se eu dissesse que o meu Athlon 64 x2 antigão em stock @2,4Ghz bate no Q6600 a 3Ghz com DDR21066 em alguns jogos? Pode acreditar...

Isso não é porque o seu athlon X2 é melhor que o Q6600, é simplesmente uma limitação dos sistemas operacionais atuais, se voce tivesse a oportunidade de testar isso no wndows vista 64 veria que o Q6600 é bem superior ao seu antigo Athlon 64 x2 4800... num sistema operacional 32bits como o windows xp você mal usa 2 cores e 2gb de ram... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você conseguiu esse overclock só com uso do cooler da Zalman? Fez algo mais pra refrigerar?

dexei no auto... minha tensão do processador fica 1,27 v....

mas com certeza o que ajuda e muito é meu gabinete... um Leadership Blue Eye.... aquele q tem uma turbina na parte da frente... fica gelado demais por dentro!

ainda nao preciso de mais potencia, por isso vou ficar no 3,0 que atualmente está mais doq necessario, consigo rodar todos jogos no maximo tudo perfeitamente, e meu vista 64 toda mais liso q ***** de nenem... mais pro futuro quando tiver um crysis 2 ou algo assim eu tento subi pra 3,4 por aí :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me da uma ajudona ae como faço overclock nele eu aumento o cpu multiplier e n passa dos 9x que seria o 2.4dele troquei o cooler para um da cooler master hyper tx2 alguma coisa assim mais n tenho ideia nenhuma de como do um oc nele eu sinto que ele tá bem limitado nos 2.4 principalmente quando vou brincar com o crysis a minha 8800 gtx tá lá e o processador n colabora ai da aquela tristeza a placa-mãe é a assus striker extreme com bios atualizada

se puder me ajudar com esse oc vou agradecer muito :D:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me da uma ajudona ae como faço overclock nele eu aumento o cpu multiplier e n passa dos 9x que seria o 2.4dele troquei o cooler para um da cooler master hyper tx2 alguma coisa assim mais n tenho ideia nenhuma de como do um oc nele eu sinto que ele tá bem limitado nos 2.4 principalmente quando vou brincar com o crysis a minha 8800 gtx tá lá e o processador n colabora ai da aquela tristeza a placa-mãe é a assus striker extreme com bios atualizada

se puder me ajudar com esse oc vou agradecer muito :D:D:D:D:D:D

Eu começaria instalando os softs de monitoramento e informação. Tem links aqui (ou procure no Google):

http://forum.clubedohardware.com.br/programas-torture-test/300519

Os que eu mais uso: CPU-Z, Core Temp, Prime95 e HWMonitor (tudo free!).

Importante saber sobre sua CPU:

- Qual a revisão do seu 6600? B3 ou G0? Isto influi na temperatura Tcase máxima suportada. Use CPU-Z para verificar a revisão. Tcase máximo do G0 é 71C (TDP = 95W), do B3 é 62.2C (TDP=105W), de acordo com datasheet da Intel. Não confundir temperatura Tcase (medida no centro geométrico da CPU, na parte de cima) com temperatura individual de core. Esta última é sempre maior.

- Qual o VID. Influi no Vcore máximo aplicável. Use Core Temp para saber o VID. Duas CPUs de mesma marca e modelo e revisão podem ter VIDs diferentes, devido a variações no processo de fabricação. O over de Vcore deve ser expresso em relação ao VID. Sugestão para iniciante: use Vcore abaixo do VID. Obs: não confunda Vcore medido (que é o mais importante), com setpoint Vcore na BIOS (que normalmente é um valor maior e é o valor que você "programa").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é porque o seu athlon X2 é melhor que o Q6600, é simplesmente uma limitação dos sistemas operacionais atuais, se voce tivesse a oportunidade de testar isso no wndows vista 64 veria que o Q6600 é bem superior ao seu antigo Athlon 64 x2 4800... num sistema operacional 32bits como o windows xp você mal usa 2 cores e 2gb de ram... :P

Lógico. Eu sei disso. Não vá pensar que eu acho que o Athlon x2 socket 939 é melhor que o Q6600... É que achei interessante esse resultado, já que o esperado seria que o Q6600 esmagasse o processador da AMD.

Esse fenômeno é o mesmo que acontecia quando lançaram o dual-core. Os jogos tinham um desempenho melhor em single-core do que nos dual. Não precisa ir muito longe: o Crysis é um exemplo de jogo que roda melhor em single-core.

O problema é a arquiterua de alguns jogos mesmo, como o Bioshock, que é otimizado para dual-core, não para quad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

teago o que o emerson te recomendou é o ideal, mas para o 1º teste use o FSB de 1333mhz nele, ou seja o FSB do seu processador é 1066 que dá um CPU host de 266mhz (1066/4) como o multiplicador máximo dele é de 9, então voce tem 9x266=2.4Ghz, se voce usar um FSB de 1333mhz, vai usar um CPU host de 333mhz (cpu host = FSB/4), que multiplicado pelo seu multiplicador máximo vai dar 9x333=3ghz... Use valor par que é mais estável, logo use 334x9.

Obs.: quando voce aumenta o FSB voce também aumenta o clock das memórias, tipo: se voce tem memórias de 800mhz a sua placa mãe pega o FSB nativo de 266mhz e multiplica por 3 para chegar a 800mhz, se voce muda para 333mhz suas memórias vão ser forçadas a serem usadas em 3x333mhz=999mhz (1000mhz) então diminua o multiplicador das memórias para atingir um valor mais próximo dos 800mhz...

por padrão 1º coloque seu processador para rodar a 1.45V e rode os programas de testes que o emerson te indicou e veja qual a tensão média que seu processador fica quando está sendo usado em toda a sua capacidade, ou seja quando você dar o stress nele, o que deve ficar por volta de 1.275V ou 1.3V (é o valor médio viu, não é o máximo não), ai você pega esse valor e acresce 0.025V. Ex.: se o valor ficar em 1.25V, na bios voce deve por 1.275V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peguei meu micro de novo uffa tem como você me add no msn pra me ajudar melhor? vou tentar fazer esses testes que você passou e ver noq da e o medo :X :mellow::mellow:

mais vamos ver né a temp maxima do núcleo do processador tá em torno de 50° a maxima

vou tentar fazer o que você disse fritar n vai né? ;x

([email protected])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

n tá dando conta de 3.0

a memoria ficou a 868 o processador coloquei a 1333 ele liga tudu certinho ai quando vai da boot no vista tela azul contat you hardware seller ;'( deu pra sentir o gostinho dos 3.0 xD sera que fiz alguma coisa errada? ;x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura máxima que pode chegar é 71ºC no Q6600G0 e 63ºC no Q6600B3

olha faz o seguinte, poe o CPU host em 320mhz (1280mhz de fsb) multiplique por 9 que vai dar 2.88Ghz, e na memória multiplique por 2.5 que vai dar 800mhz certinho, e só altere as voltagens do DDR2 em +0.2 e do Vcore do processador ponha em 1.3V. Se voce por um Zalman CNPS9700LED tu chega a 3.6 fácil em 1.45V (1600 de fsb 400x9=3.6Ghz )... voce pode colocar também com o cooler stock ele em FSB 1600mhz mas voce deve por o multiplicador em 7x400=2.8Ghz e com as memos em 2x400=800, fica até mais rápido que 9x333 (FSB 1333), e vai forçar mais a sua placa mãe que seu processador logo esquenta menos ele... e como o FSB é maior acaba por ficar mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

n tá dando conta de 3.0

a memoria ficou a 868 o processador coloquei a 1333 ele liga tudu certinho ai quando vai da boot no vista tela azul contat you hardware seller ;'( deu pra sentir o gostinho dos 3.0 xD sera que fiz alguma coisa errada? ;x

Pera ae... Nem sempre a memória precisa ficar perto dos 800 MHz. Pelo contrário, como você está mexendo no FSB e aumentando o clock do processador, é necessário mexer na temporização da memória. E, dependendo da sua memória, você só vai conseguir estabilidade deixando ela trabalhar a uma freqüência mais alta.

Vou te dar meu exemplo: no meu overclock de 3.6 Ghz com o Quad, se minhas memórias não ficarem no mínimo com 1000 Mhz, nem consigo passar no boot. Mesmo que eu deixe as latências idênticas em 800 o PC não liga de jeito nenhum.

Overclock é tentativa e erro. Depende do componente... Não é nem da marca.

Eu tive muita sorte na minha última compra de memória. Peguei um kit Crucial Ballistix que é uma maravilha pra overclock. Não são as mais rápidas, mas ajudam muito na estabilidade.

Veja as latências mais relaxadas que estão gravadas no EPP da sua memória (no CPU-Z) e tente colocá-las com o respectivo Vdimm. Partindo daí, tente aumentar a freqüencia delas controlando o multiplicador da memória.

Pode ser o que está te limitanto.

a temperatura máxima que pode chegar é 71ºC no Q6600G0 e 63ºC no Q6600B3

Também não é por aí. 71ºC é a temperatura de segurança que a Intel recomenda. Na verdade, os componentes de silício trabalham bem até 120º (por isso a Nvidia diz que a temperatura máxima de seu chipset é de 120º, ela simplesmente usa um coeficiente de segurança menor). Não se assuste se seu processador chegar aos 80ºC em full load. Há vários testes de overclockers que deixam o processador ligado 12 horas rodando prime em 78~80º pra testar a estabilidade sem problema nenhum.

Pra você ter uma ideia, os Q6600 G0 são programados para zerar automaticamente seu clock (em outras palavras, a se desligar) se a temperatura chegar a 135 ºC. A Intel assegura um Vcore de até 1.5 para o Q6600 G0. Lembrando que aí já tem um coeficiente de segurança, acredito que ele deva chegar a 1,8~2,0 sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!