Ir ao conteúdo

Stereo, Joint Stereo, Mono e Dual channel

Posts recomendados

Postado

Qual a diferença entre eles? Pelo que eu vi, achei que fosse mais ou menos assim:

-Stereo:

é quando a música é gravada em dois canais, sendo que cada canal toca "uma parte" dela... Quando você liga um headfone no PC, do lado direito vai tocar um canal, e do lado esquerdo vai tocar outro canal. Não sei se tem a ver graves e agudos com cada canal, ou se é "aleatório" o que vai tocar em cada um.

-Joint Stereo:

não sei a diferença entre esse e o stereo...

-Mono:

A música é gravada num canal só. A duvida é: se você ligar um headfone no pc, vai ficar um lado mudo e o outro tocando, ou toca IDENTICO nos dois??

-Dual Channel:

Pelo que vi, seria gravar a música em dois canais, porém os dois canais identicos... Ou seja, se ligar um headfone, o que tiver passando do lado direito, vai passar IDENTICO no lado esquerdo...

Talvez eu nao tenha dito uma só frase certa, mas coloquei isso aí pelo que observei... Como estou sem headfones ou caixas de som duplas, nao pude testar melhor... Uso um amplificador de guitarra como caixa de som, então quando ouco uma musica stereo ou joint stereo, só ouço "uma metade" dela... Quando é mono, fica mais baixo a musica parece, mas toca "as duas metades". Quando é dual channel, toca "as duas metades", mas fica mais alto do que quando é mono.

Fiz estes testes usando a mesma mp3, convertida igualmente (bit rate e frequency), mudando apenas a opção "channels" entre (stereo, joint stereo, mono, dual channel). Programa usado: dBpowerAMP music converter.

Agradeço a ajuda desde já.

Abraços!

Postado

Resumindo minhas duvidas:

-Stereo: é aleatorio o que toca em cada canal? Ou um canal é para graves, outro pra agudos? Ou quem sabe um canal é vocal e o outro instrumentos?

-Joint Stereo: Qual a diferença deste para o stereo?

-Mono: se você ligar um headfone no pc e colocar uma musica mono pra tocar (ou seja, 1 canal apenas), vai ficar um lado do fone mudo e o outro tocando, ou toca IDENTICO nos dois lados do fone?? Qual a desvantagem do Mono então??

-Dual Channel: se este é um "mono" com dois canais identicos, qual a vantagem dele sobre o mono?

valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!