Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe msi k7n2 delta ilsr


rickg

Posts recomendados

Comprei recentemente uma placa-mãe da MSI modelo K7N2 Delta ILSR como o chipset NForce 2 Ultra 400, porque ela teria suporte a dual channel e a FSB de 400 MHZ mas acho que fiz uma má compra, pois desde a instalação só ocorrem conflitos, não reconhece a minha placa de som Audigy 2 direito, a porta do joystick aparentemente está instalada mas o joystick Precision Pro  não se conecta.....

Conflitos com memórias também acontecem, isso que estou usando memórias DDR 333 da Samsung....

Se alguém mais tem essa placa ou conhece, tem como resolver isto ?

Como podem dizer nas revistas que estas placas com esse chipset são as melhores para os Athlon? conflitos com as placas mais comuns do mercado tipo audigy da sound blaster e memórias samsung.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa!

Comprei uma neste fim de semana e logo de cara, tive o mesmo problema com a minha placa de som... uma SB Live! MP3+...

Eu já a utilizava com a mesma configuração, porém com uma Asus A7S333, e funcionava beleza!

Ela aparece instalada, mas não consigo tocar nenhum tipo de som, alias... nem com o som onboard tive sucesso...

Ainda estou investigando e testando. Assim que tiver novidades, posto outra mensagem...

Se alguem mais teve algum problema assim, ou tem alguma dica, por favor, deem um help...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mmarcelocsouza@28 Out. 2003,00:53

Se vocês não desabilitarem o som onboard na BIOS ira ocorrer problemas, aqui minha Live esta perfeita nessa placa-mãe, deve ter algo errado nas configurações que vocês estão usando.

Opa!

Bom... já testei com o som desabilitado, o problema continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ontem essa placa, até aqui maravilha, mina memória vagaba “elixir” de 400mhz funcionou beleza, minha fonte xing-ling de 320w tá que é uma beleza, tudo ótimo, muito melhor que a asus a7v8x-x que eu tinha, acabou com o mau desempenho da minha radeon 9600pro... estranho... essa sound blaster tem histórico de problemas com algumas placas-mãe, essa placa é chatinha... já tentaram atualizar a bios? E formatar o hd e reinstalar o sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por 7013d0@28 Oct. 2003,06:48

Opa!

Bom... já testei com o som desabilitado, o problema continua...

Agora pode ser conflito de drivers no sistema...

Você deveria ter desabilitado antes de instalar os drivers, ou seja, agora eles podem estar confrontando...

Se você não manjar retirar pelo regedit, tente reinstalar o Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted.Metal+28 Out. 2003,10:26-->
7013d0@28 Oct. 2003,06:48

Opa!

Bom... já testei com o som desabilitado, o problema continua...

Agora pode ser conflito de drivers no sistema...

Você deveria ter desabilitado antes de instalar os drivers, ou seja, agora eles podem estar confrontando...

Se você não manjar retirar pelo regedit, tente reinstalar o Windows...

já fiz o teste de reinstalar o windows com o som onboard habilitado e desabilitado... Dá na mesma...  :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei recentemente esta placa e não tive problemas.

Vá com calma, ligando um componente de cada vez.

Comece com o mínimo, uma placa de memória, drive de disquete e hd e teste o funcionamento.

Seria interessante reinstalar o sistema operacional também.

Depois coloque o leitor de CD e assim sucessivamente, a outra placa de memória, a placa de som etc.

Com isto você deverá, no mínimo, isolar o problema.

Verifique a configuração da bios. Esta placa é cheia de ajustes e isto pode ser a razão do seu problema.

Não desanime, isto é absolutamente normal.

Na primeira vez que liguei a minha placa elá só apitou, pois a configuração das memórias estava fora do previsto.

[K7N2 Delta ILSR, XP 2600, cooler HC-o001, 2x 256MB em dual, GF TI4200, 40GB HD, CD/DVD LG]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esta placa também e tive problemas com a memoria que comprei(generica) tive que trocar ela por outra marca para poder funcionar.

Agora CmsMinelli, como resolveu este problema da memoria que so dava bip no inicio por causa da configuração da memoria, na minha tive o mesmo problema...resetei a bios e nada. Tive que pegar uma memoria 266 emprestado colocar configurar e depois colocar as minhas de 400 será que fiz alguma coisa errado ou era isto mesmo? Se for so desda maneira é um absurdo, pois e se não tivesse este outro tipo de memoria?

Abraços. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CmsMinelli@29 Out. 2003,08:19

Comece com o mínimo, uma placa de memória, drive de disquete e hd e teste o funcionamento.

Seria interessante reinstalar o sistema operacional também.

Depois coloque o leitor de CD e assim sucessivamente, a outra placa de memória, a placa de som etc.

Com isto você deverá, no mínimo, isolar o problema.

Verifique a configuração da bios.

já fiz esse teste também e já alterei os timings da memoria na BIOS... nada...

Alias... para OC, rodou tudo beleza, alias... deu pra bater meu antigo score no 3DMark/Super Pi/Sandra

e mesmo stressando um pouco com o Prime, ficou tudo bem...

Acho q vai ter q ser RMA mesmo...

Agradeço a todos q deram uma força...  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu iniciei a instalação da placa cometi um erro pois sai instalando tudo de uma vez só e na hora que liguei só ficou apitando. Gelei pensando que tinha feito lago errado.

Esta placa é um pouco restrita com as memórias para trabalhar em dual.

Um bom procedimento para instalação é começar aos poucos como já mencionei.

Sugiro começar com apenas um pente de memória e iniciar no modo de configuração no menu Advanced Chipset features

 System performance em "auto"

 FSB inicie em 100MHz

Se der tudo certo, mude:

 System performance para "High  Performance" (mantendo só uma placa de memória)

 FSB para 166MHz.

Ligue e teste.

Se der certo coloque o outro pente de memória no outro slot roxo (DDR2) e teste novamente.

Agora passe o segundo pente pente para o slot verde (DDR 3)e elas deverão começar a trabalhar em dual.

No meu caso o sistema funciona perfeitamente, sem qualquer tipo de problema.

Consigo elevar o FSB até 180 sem problemas, mas a partir dai começa a dar instabilidade.

Ainda não consegui uma configuração de memórias e outros ajustes que consigam estabilidade.

Vou estudar um pouco mais e tentar novamente.

O Marcelo que entende bem do assunto, me sugeriu a seguinte configuração:

Comecem com o FSB em 166MHz!!!

FSB/DRAM ratio 1:1

T-RAS 8

T-RCD 4

T-RP 4

CAS LAtency 3

Tente seguir estes passos e qualquer poste os resultados.

Pode ser que seja problema na placa-mãe, mas é pouco provável, a maior chance é que existe alguma incompatibilidade com algum componente.

Outro detalhe importante são os jumpers J10 e J11.

É bom verificar como estão configurados.

Para ajudar a entender um pouco foi postado em outro assunto as seguintes definições:

Configuração da BIOS da placa-mãe

CAS Latency Time. (Tempo de latencia do CAS)

Isto seta (configura) o atraso do ciclo de tempo/clock antes que a SDRAM começa a disparar comandos de leitura. Também seta o numero de clocks para a finalização da parte inicial da transferencia de "burst" (o que é isso?). Quanto menor, mais rápido. Sete em 2 para mais rapida performance.

Cycle Time Tras/Trc. (Tempo de ciclo Tras/Trc)

Isto seta o minimo numero de ciclos de clock necessarios para o "Tras & Trc" da memoria. Quanto mais devagar voce configurar ficará mais estável, mas tente a configuração mais rápida.

"Tras" é o tempo ativo de "Row" ou banda minima de pulso "RAS", é o tempo que o "row" é aberto para transferencia de dados.

Trc "é" o tempo de ciclo do "Row" o qual é o tempo que toda  abertura-"row" atualização-"row" precisa para completar.

RAS-to-CAS Delay.(Atraso RAS-para-CAS)

Aqui voce pode inserir um atraso entre o sinal de RAS(Row Address Strobe) e CAS (Column Address Strobe). Setando de 3T para 2T aumenta performance.

RAS Pre-charge Time. (Tempo de pre-carregamento RAS)

Aqui voce seta o numero de ciclos para o RAS armazenar sua carga antes da atualização da memoria. Reduzindo esta configuração de 3T para 2T aumenta a performance.

Cycle Length.(Tempo de ciclo)

Este é o delay em ciclos de clock (CLK's) antes que a memoria comece a disparar comando de leitura. Bem igual ao tempo de latencia acima. Reduzindo para 2T de 3T, aumenta a performance novamente mas algumas memorias não sao estáveis para esta configuração mais veloz.

Leadoff Command. (Comando "leadoof")

Seta o tempo necessario antes que os dados armazenados na SDRAM possam ser acessados. Aumente para a config. mais rapida em 3 se sua memoria pode trabalhar nesta velocidade.

Bank Interleave. ("Interleave" do banco)

"Interleaving" permite aos bancos de memoria alternem seus ciclos de atualizações e acesso. Um banco estará no ciclo de atualização enquanto um outro estará sendo acessado. Esta configuração melhora a performance. Desde que todos os ciclos de atualização de todos os bancos estão "staggered" (setados?) para interleave, "amacia" o processo para efeito "pipeline".

Com "interleaving" o primeiro banco pode começar a mandar dados para o processador enquanto o segundo banco está recebendo um endereço do CPU. Sem Interleaving o CPU manda o endereço para a memoria, recebido os dados de volta e então espera para que a memoria atualize antes de iniciar a proxima transferencia de dados. então, interleaving aumenta a performance da memoria SDRAM um pouco.

SDRAM DIMM são ou 2-bancos ou 4-bancos. DIMM de 2-bancos usam chips de 16Mbit e os modulos normalmente não sao maiores que 32Mb, enquanto DIMM de 4-bancos normalmente usam chips de 64Mbit+ com modulos de até 256Mb.

Sete para 4-bank interleave para melhor performance.

ECC Data Integrity Mode. (modo de integridade de dados ECC)

Correção & Checagem de erros (ECC) é apenas se voce está usando uma ECC RAM especial de 72-bit o qual permite que o sistema detecte e corrija erros de bit-unico para dar a voce melhor integridade dos dados e estabilidade do sistema. Caso contrario, tenha certeza que esta opção está desabilitada.

Page Closing Policy or Precharge Control. (Politica de fechamento de pagina ou controle de precarregamento)

Seta se o CPU ou a SDRAM controla o precarregamento da memoria. Sete para disabled(inativo) então todos os ciclos do CPU para a memoria dará um comando de todos os bancos para a SDRAM. Melhora a estabilidade mas reduz performance.

Setando para enabled (ativo) o precarregamento da memoria é deixado para a SDRAM. Isto reduzirá o numero de vezes que a memoria é precarregada pois a memoria não irá precarregar ao menos que seja necessario. Dá uma melhor performance.

DRAM Read Latch. (Leitura DRAM "Latch?")

Para melhor ajuste do tempo da DRAM para suprir carregamento. Mais DIMM's e DIMS de dois lados aumentam a carga da DRAM que um unico DIMM de LADO UNICO. voce pode achar que precisa aumentar o atraso ao instalar mais memoria pois o aumento de carga pode causar o mau funcionamento do "latch" do chip. Deixe esta configuração em AUTO.

Mas se voce acha que seu sistema ficou um pouco instavel desde que voce instalou um pouco mais de memoria voce pode querer setar manualmente o atraso.

AGP Aperture Size. (Tamanho de "aperture" do AGP)

Este é o tamanho da memoria PCI setado para endereço de memoria. Para placas de video com 32MB voce deve setar para uma quantidade maior, do que se voce possui uma placa de 64MB de memoria. Este "AGP Aperture Size" não é usado se a placa de video não precisa usa-lo. Setando isto para 64MB é tudo o que voce precisa.

Spread Spectrum. (?)

Os picos gerados pelo gerador de clock das placas mae criam interferencia eletromagnetica (EMI). Esta funcao reduz o EMI modulando os pulsos para que os picos dos pulsos sejam reduzidos e então nos dá EMI reduzidos. mas esta redução pode significar que alguns de seus perifericos "criticos de tempo" como perifericos SCSI podem ser afetados e sua estabilidade reduzida. Deixe esta configuração disabled (inativa) especialmente se voce faz overclock do seu sistema. Se voce acha que precisa tentar, use a menor % possivel.

Algumas BIOS's possuem uma configuração de Smart Clock (clock inteligente) o qual pode desligar os sinais de clock do AGP, PCI e SDRAM sem uso, o qual reduz o EMI sem dar problemas de instabilidade do sistema. Isto tambem dá uma pequena redução no consumo de energia.

Auto Detect DIMM/PCI Clk.

Similar to the Smart Clock above. As the BIOS monitors the AGP, PCI & SDRAM activity if it finds no cards in these slots it will turn off the relevant clock signals. It will also turn the clock signals off if there is no activity with one of your installed cards. This only needs to be enabled if you again have any EMI problems, otherwise leave disabled.

CPU Drive strength. (forca do drive do CPU)

Isto seta o sinal de força dos dados do chipset para o CPU. isto pode ajudar a fazer overclock do CPU (CPU = processador, pra quem não sabe) em niveis mais altos possiveis. Tente aumentar a força em um ou dois "notch".

PCI Latency Timer. (temporizador de latencia do PCI)

Isto seta quanto tempo cada periferico PCI segura o BUS antes que um outro tome conta. Baixas configurações reduz efetivamente a banda PCI e maiores configurações aumenta ela. Mas aumentando o tempo, tambem diminui o tempo de resposta de seus varios dispositivos PCI. Isto normalmente é setado para 32 ciclos. voce poderia tentar aumentar para 64 ciclos.

Ai então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mmarcelocsouza@31 Out. 2003,16:51

Veja se o APIC no Setup esta em Disable, se estiver coloque em Enable e veja se resolve seus problemas com conflitos.

[]´s

Verifiquei a opção de APIC e realmente estava em Enabled...

Acabei trocando ela por uma A7N8X Deluxe, e agora estou tendo outros problemas... Mas isto vai ser outro topico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!