Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de 80 vias obrigatório?


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, acabei de comprar um hd de 40gb, ata 133, 7200 rpm da Maxtor. Acontece que minha BIOS não reconhece o hd, quando reconhece dá um erro 1780, algo como "Erro na unidade do canal primário master". Já tentei 2 cabos, creio que sejam de 40 vias. Tentei o PowerMax pra diagnosticar o problema e ele também não reconheceu o hd. Falta de energia não é porque o hd está esquentando. Tentei também na casa de um amigo meu (ambos os pcs são ata-100). Bom, só me restaram 2 opções: ou esse hd só aceita cabo de 80 vias, ou o hd está ruim mesmo...

O que vocês acham?

Aproveito para fazer uma pergunta meio ignorante:

Qual a diferença entre um cabo de 40 vias e um de 80? Tá, o de 40 eu sei que são visíveis 40 fios, mas o de 80 são 80 fios ou são 40 fios duplos? Bom, a pergunta na verdade é: qual a diferença física entre os 2 cabos?

Grato,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se você testou numa outra placa-mãe e deu o mesmo problema é bem provavel que seja o hd mesmo!

pois cabo de 40vias funciona da mesma maneira!

a diferença entre eles é que o de 80 vias é o mesmo de 40 vias, só que possue uma "blindagem", ou seja, entre os fios estão um isolante que evita as interferências e podendo assim aumentar a taxa de transferencias!

por isso que em hds acima de ATA33 tem que se usar o de 80vias, senão a taxa máxima só será de 33mb/s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo cara. O meu cabo deve ser de 80 vias então, só que como tem os mesmos 40 fios eu fiquei na dúvida. Afinal, como é que eu reconheço se o cabo é de 40 ou 80, o código que vem nele identifica?

Eu fico bolado porque eu NUNCA tive um hd que não desse problemas. Até agora eu contei 5, o primeiro queimou do nada. O segundo com 5 meses de garantia, voltei na loja e ela tinha sumido. Assim fica difícil, to traumatizado já... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É fácil perceber a diferença entre um de 40 e um de 80 vias, faça o seguinte:

Compare o seu cabo do HD com o do disquete, e se os dois tiverem os fios da mesma grossura e espaçamento, então ele é de 80 vias. Agora se os fios forem bem mais finos e com um espaço mínimo entre eles, então é de 80 vias.

Uma outra característica é que no de 80 vias um dos lados do plug tem a cor azul, que é o que deve ser conectado na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!