Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia Monitor


wado88

Posts recomendados

Se é que ha economia, ela é irrisória, porque o canhão de elétrons vai tá ligado do mesmo jeito, isso no caso dos CRT, mas nos LCD não vai fazer diferença alguma, já que a fonte de luz do LCD fica acesa direto mesmo com uma tela toda preta e é ela responsável pelo maior consumo da tela.

Pensando melhor, pra fazer o branco, todas as três cores do seu CRT estarão ligadas, verde, vermelho e azul, não gerando economia coisa nenhuma, se é que haveria alguma! Pega uma lupa e aponta pra uma tela toda em branco pra você ver todo os pontos acesos lá!

Realmente não tem lógica isso aí não.

Dicas pra diminuir o consumo:

CRT:

Configure um protetor de tela pra tela fica toda preta depois de 3 ou 5 min de inatividade ou o tempo que lhe convier. Isso vai reduzir uns poucos watts no consumo. Isso já foi provado por uma revista com medidores de consumo.

Configure o stand-by pra uns 15-20min ou o tempo que lhe convier.

Abaixe o brilho e o constraste pra o mínimo confortável pra você.

Desligue o monitor totalmente no botão quando for ficar por muitas horas longe do PC, economizará 1-2watts por hora.

LCD:

Telas TN:

Telas TN em teoria consumiriam menos com uma tela toda em branco, já que ela aplica tensão ("tensão") nos pixels pra eles se abrirem, deixando a luz da lampada de fundo passar totalmente. Já com uma tela preta, todos os pixels estão fechados, com tensão aplicada. O consumo nesse estado deve ser irrisório, entretanto, mas se quiser configure um protetor de tela pra deixar a tela toda branca.

Telas S-IPS e xVA:

É ao contrário das TN nessa questão.

Todos os LCDs:

Abaixe o brilho e contraste pra níveis confortáveis. Eles vêm de fábrica com muito brilho. O consumo reduz bons 10-20watts só abaixando bem o brilho.

Ponha a tela pra entrar em stan-by depois de uns 30min de inatividade. Se for sair por mais de meia hora, desligue o monitor pelo botão.

Gostaria de fazer um ressalvar aqui com o tempo de standby dos LCDs ou ciclos de lgia desliga.

Sua lâmpada interna têm um ciclo limitado de liga/desliga, como qualquer equipamento, mas uma lâmpada fluorescente com as dos LCDs têm uma vida útil menor ainda que outros equipamentos caso essa ciclagem seja frequente. Á cada ciclo de liga, a lampada naturalmente precisa de alta tensão pra que acenda, cerca de 1000v gerados pelo seu inversor, q tb sofre um estresse com isso. Em "cruzeiro", esses componentes ficam por volta e 200-500v. Á cada pico de tensão, as lampadas vão se degradando, a sua química interna, mercúrio, fósforo, etc, vão se enfraquecendo. Então encontre um tempo médio aí entre deixar ligado e deixar desligado, presando tanto o consumo de energia, quanto vida útil. Áté porque o valor de um novo LCD ou conserto e o gasto de energia pro mundo pra produzir um novo, talvez não valha a pena a economia em desliga-lo toda hora. Se botar na ponta do lápis tenho certeza que não vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já segui todas as dicas acima!

olá! obrigado. Então, não tem como configurar um padrão de cores que leve menor consumo? Por exemplo, so cor preto e verde?

Caso não, se eu diminuir o tamanho da tela do computador pelos botões laterais, por exemplo, fazendo monitor de 19' emitir imagem somente em 16', ajuda?

Outro ponto, se aumentar a taxa de refresh, reduz a vida util do monitor(significativamente)?

Também, não sei se existe um padrão de conforto visual. Acredito que os monitores vem de fábrica com um dado padrão para não prejudicar a vista. Mas, com todas as dicas acima de economia, será que não estarei prejudicando a saúde, por exemplo, alterando frequencia, brilho..., afinal tem algum padrão de qualidade para monitor[economia-conforto]?

Grato.

monitor samsung RCT 19'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela lógica, ao diminuir o brilho você está diminuindo o desgaste das peças do monitor que estarão trabalhando menos, com menos tensão, mais frias... no caso do CRT você estará desgastando menos fósforo do tubo, já que não precisa excita-los tanto pra fornecer tanto brilho, o canhão de elétrons não precisa trabalhar com tanta energia tb, logo pela lógica o desgaste será menor.

Ao contrário do que você pensa, os monitores vêm de fábrica muito desrregulados, descalibrados e o fabricante de monitores domésticos e pra escritório não quer nem saber disso! Uma outra jogada que eles têm é deixar o monitor com brilho muito intenso quando sai de fábrica, porque o brilho impressiona o usuário leigo em primeiro momento, muitos deixam as cores muito saturadas, porque isso tb atrai o olho leigo. LCDs então, nem te falo...

Sobre a saúde dos olhos, um valor mediano, confortável pra você, é melhor do que um monitor muito brilhoso ou escuro demais, em ambos casos você estará forçando as vistas.

Lembre-se que o olho humano não foi feito pra ver luz emitida, mas sim luz refletida, qualquer monitor exibe uma luz emitida e isso por natureza não é saudável pros olhos e não há o que fazer a não ser deixar de usar monitores caso a pessoa seja muito paranóica ou então ajustar pra valores menos danosos.

Aumentar a frequencia vai sim causar uma redução na vida útil (creio q muito pouca) se comparada com a frequencia em 60Hz do CRT, mas operar em 85Hz já foi previsto pelo fabricante e o monitor foi feito pra suportar isso. Eu nunca que usaria um CRT em 60Hz, amo minhas vistas! Em 60Hz a imagem pisca demais, dá tontura e até dor de cabeça depois de um tempo. Não esquente com relação a vida do monitor cara, aqui em casa tenho um CRT LG com 9 anos de uso, 7 anos de uso continuo em 85Hz, ta com um probleminha de tremor na imagem, que começou no setimo ano de vida dele, mas ainda é usável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já segui todas as dicas acima!

olá! obrigado. Então, não tem como configurar um padrão de cores que leve menor consumo? Por exemplo, so cor preto e verde?

Caso não, se eu diminuir o tamanho da tela do computador pelos botões laterais, por exemplo, fazendo monitor de 19' emitir imagem somente em 16', ajuda?

Outro ponto, se aumentar a taxa de refresh, reduz a vida util do monitor(significativamente)?

Também, não sei se existe um padrão de conforto visual. Acredito que os monitores vem de fábrica com um dado padrão para não prejudicar a vista. Mas, com todas as dicas acima de economia, será que não estarei prejudicando a saúde, por exemplo, alterando frequencia, brilho..., afinal tem algum padrão de qualidade para monitor[economia-conforto]?

Grato.

monitor samsung RCT 19'

Que tal usar um monitor de 14 polegadas? Melhor que isso, só em Lan House!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu diminuir o tamanho da tela do computador pelos botões laterais, por exemplo, fazendo monitor de 19' emitir imagem somente em 14', como se estivesse usando um monitor de 14', há economia de energia?

Sobre as cores, se configurar para duas cores primárias, faz alguma diferença??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não há o que fazer pra reduzir o consumo da forma q você quer. Poxa, desligar uma componente de cor?? Mas que bizarrice, hein? Se você desligar uma cor, vai ficar tudo puxado pro rosa ou pro amarelo ou pro verde, muito estranho você querer fazer isso, você é daltônico, que mal lhe pergunte? Retirar as cores do monitor, só se elas não lhe forem úteis, ainda assim é uma economia irrisória, que creio nem existir.

Reduzir o tamanho da tela em nada adianta, todos os componentes do monitor ainda estarão em potencia total, tudo ligado, ele apenas nao estará excitando parte dos pixels da tela e os pixels não consomem nada de energia nessa historia... o canhao apenas estara trabalhando num angulo diferente...

Vamos ser práticos aqui. Se você usa seu monitor de 19" que no dia-a-dia não consome o máximo indicado pelo fabricante, já que eu tinha um CRT Samsung 17" que consumia 20watts a menos do que vinha nas especificações dele, justamente por eu reduzir o brilho...

Então vamos lá, digamos que seu monitor consuma 80watts e você use-o 12 horas por dia, certo?

80watts x 12 horas = 960watts/dia x 30 dias = 28800watts. Transformado em Kilowatts = 28800 / 1000 = 28.8Kw/h.

Vou tomar o preço do Kw/h daqui onde moro que é R$ 0,35.

28,8Kh/h x 0,35 = 10 reais por mes de gasto com o monitor - é tão caro assim q você não esteja conseguindo pagar?

Se fosse possível desligar uma das cores primárias, o que você só vai consegui fazer mexendo na eletronica do monitor ou isolando o pino que corresponde àquelas cor, se você conseguir uma diminuição de 1-2watts no consumo, será muito, isso não dará nem 1 real no final do mes!

Vende esse monitor e compra um LCD de 17" que terá uma economia maior e maior area util, mas é uma economia que só se reverterá depois de uns bons meses... O meu LCD de 20" por exemplo, da forma que eu o deixo configurado, não consome mais do que 20watts e a Samsung diz que ele consome 45watts, mas isso é com tudo no máximo, só que nem assim consegui chegar aos 45watts! O Meu CRT de 17, que era um 796MB+ consumia 55watts, a Samsung diz que ele consome perto de 80watts.

Não seria melhor você desligar o PC a noite ou quando fora de uso? Parar de usar o estabilizador que em 95% dos casos não oferecer proteção alguma e desperdiça bons 10% da energia fornecida? Mesmo sem nada ligado nele, ele tb gasta energia! Não seria o caso de colocar uma fonte mais eficiente, uma 80 Plus com PFC ativo ao invés de usar uma fonte genérica de 60% de eficiencia (nao sei qual é tua fonte, mas pela quantidade dessas que há por aí, não duvido q a sua seja uma genérica tb). Não seria o caso de desligar aquelas fontes/adaptadores 12VDC, carregadores, etc que não estejam em uso, porque essas coisinhas consomem energia mesmo sem nada ligado nelas. Não seria o caso de tirar a TV, DVD, Video cassete, receptor da TV à cabo... da tomada quando não estiverem em uso, porque esses ai gastam bons 2-10watts (as vezes mais), mesmo em stand-by! Não seria o caso de diminuir o tempo no chuveiro? Colocar lampadas fluorescentes compactas em toda casa ou naquelas locais onde ficam acesas mais tempo - elas duram mais e gastam bem menos... Existe tanta coisa que dá pra fazer pra reduzir o consumo elétrico do que bizarrisses como desligar uma componente de cor do monitor que acho isso até cômico!

Desculpe a minha fanqueza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá obrigado pelas informações. Realmente, não entendo de informática e fiz apenas indagações sobre essas outras formas de mudar configuração do monitor...

Eu uso o computador umas 5h/dia como ferramenta de trabalho, e queria fazer o máximo de economia.

Agora, sobre os estabilizadores, isso é verdade? É melhor ligar o computador direto na tomada? Mesmo os equipamentos comuns, tipo abajur, consomem energia mesmo desligado? Isso é bastante estranho!

Meu pc (ano 2003) consome entre 150 a 200 wats, pelos sites que calculam consumo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, sobre os estabilizadores, isso é verdade? É melhor ligar o computador direto na tomada? Mesmo os equipamentos comuns, tipo abajur, consomem energia mesmo desligado? Isso é bastante estranho!

Sim, geralmente os estabilizadores mais atrapalham que ajudam no caso dos equipamentos de informática. Eles são úteis para estabilizar a tensão de equipamentos como geladeiras em regiões onde a rede for muito instável.

Abajur e lâmpadas normais não consomem energia quando desligados. Apenas tipos com controle remoto (e alguns com dimmer) consumiriam energia nessa condição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto das cores dos monitores,

um monitor RCT, quando a tela é preta, significa que não há emissão de luz (logo pouco gasto de energia)?

Estou querendo chegar nesse ponto, dado o seguinte:

a maioria das imagens no computador costumam contrastar o branco(geralmente a imagem de 2º plano) com o preto.(texto) [Ex, no Word, as palavras são pretas e o fundo representa uma página em branco].

Se eu inverter essa lógica, para as letras forama exibidas nas cores brancas e os planos na cor preta, isso resulta em redução de consumo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu inverter essa lógica, para as letras forama exibidas nas cores brancas e os planos na cor preta, isso resulta em redução de consumo?

Sim, nos monitores CRT isso leva a redução no consumo. O mesmo acontece quando o brilho é reduzido. Nos LCD não faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nos monitores CRT isso leva a redução no consumo. O mesmo acontece quando o brilho é reduzido. Nos LCD não faz diferença.

reduz significativamente? Se sim, como configuro isso? Até agora só consegui configurar o modo de exibição do windows, em Propriedade Video/Aparência/Janelas e botões/Esquema de Cores/Preto em alto contraste

Não há meio de aplicar "preto em alto contraste em todas os programas? Já fiz com alguns software, como o adobe reader, mas não tem jeito de fazer um configuração geral de alto contraste para exibição de todos programas, ao invés de configurar um a um...[ mozila, entre outros,.].

eu quero fazer isso com meu monitor (obvio se vale a pena em energia e sem não fizer mau a saude...):

ATgAAADZPRVuR8Pe4n8I8-n_DEY22FcjJa6XbjztSM0SEuX2gCvsq3OLABR2-fCxzuYgABFtLgaQbuvkgLXQWMi7i5aVAJtU9VC4RmhfrjxdDRwgLIL4TROtbd42EA.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto das cores dos monitores,

um monitor RCT, quando a tela é preta, significa que não há emissão de luz (logo pouco gasto de energia)?

Estou querendo chegar nesse ponto, dado o seguinte:

a maioria das imagens no computador costumam contrastar o branco(geralmente a imagem de 2º plano) com o preto.(texto) [Ex, no Word, as palavras são pretas e o fundo representa uma página em branco].

Se eu inverter essa lógica, para as letras forama exibidas nas cores brancas e os planos na cor preta, isso resulta em redução de consumo?

Significa que os pontos na tela não estão sendo excitados, o canhão está ligado, mas não emitindo feixes naquele ponto específico da tela. Isso só vai reduzir o consumo, mesmo que irrisoriamente, se for pra tela inteira, toda preta. Se tiver apenas alguns pontos pretos e outros coloridos, o canhão estará ligado emitindo as cores apenas pra áreas que não necessitam do preto, então a redução de consumo é menor ainda nesse caso.Pra falar a verdade acho que não vai haver redução alguma já que o canhão estará trabalhando o mesmo jeito ou mais até por ter que ficar apagando e acendendo nos pontos determinados pela placa de video

Como eu disse acima, o canhão de elétrons vai ter que ligar os pontos onde há cores e desligar onde não há, ele ainda estará trabalhando com força total, a economia nesse caso é tão pequena, mas tão pequena, que não vejo razão pra fazer isso. Mas você quer dados técnicos confiáveis. Está aí dados retirado da Revista PC e CIA (EDITADo: A revista é a "PCs" e não PC e CIA...) No: 25 sobre cosumo elétrico. Essa edição é da época do apagão... Olha os dados de consumo de cinco CRTs diferentes. Observe que em todos o consumo foi abaixo do nominal. Observe tb a diferença de um quesito pra outro é pequena. No final do mês, apenas pra um monitor, não vai chegar a 5 reais pra você:

Tome o consume em VA como watts, exemplo 49VA = 49watts.

dsc01870xr9.jpg

Sim, nos monitores CRT isso leva a redução no consumo. O mesmo acontece quando o brilho é reduzido. Nos LCD não faz diferença.

Reduzir o brilho no CRT tanto quanto LCD reduz bem o consumo. No LCD mais ainda!

reduz significativamente? Se sim, como configuro isso? Até agora só consegui configurar o modo de exibição do windows, em Propriedade Video/Aparência/Janelas e botões/Esquema de Cores/Preto em alto contraste

Não há meio de aplicar "preto em alto contraste em todas os programas? Já fiz com alguns software, como o adobe reader, mas não tem jeito de fazer um configuração geral de alto contraste para exibição de todos programas, ao invés de configurar um a um...[ mozila, entre outros,.].

eu quero fazer isso com meu monitor (obvio se vale a pena em energia e sem não fizer mau a saude...):

Cara, se você economizar 1 real no final do mês fazendo isso, te dou meus parabéns! A diferença é desprezível!

EDITADO:

Equipamentos como ventiladores, liquidificadores e outros que com cargas puramente resistivas, não consomem quando desligados no interruptor. Agora PCs, impressoras, scanners, TVs, DVDs, hometheaters e qualquer tipo de equipamento q utiliza uma fonte chaveada hoje em dia, consome quando ligados na tomada em stand-by, a não ser q eles tenham uma chave geral, como algumas fontes e TVs ou então tirando totalmente da tomada, lógico. Somando todos esses equipamentos aí, você pode ver algo como 50watts indo pro lixo mesmo com equipamentos sem uso. Aqui o receptor da Sky por exemplo, consome quase a mesma coisa quando supostamente desligado. Nao tenho ainda como quantificar, mas ele fica tão quente quanto como se estivesse ligado. Tem quase 1 mes que to desligando eles direto da tomada, desligo direto no botao liga/desliga do filtro de linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
obrigado a todos.

Realmente, parece burrice reconfigurar as cores de todos os programas para economizar cerca de 1 real. Vou voltar ao padrão normal e poupar o esforço de me adaptar ao contraste preto/verde!

Pode fechar o tópico aí!

Aleluia!

Ainda bem que resolveu desistir dessa loucura!:D

Fechado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!