Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

512Mb, 1Gb, 2Gb ou 4Gb de memória


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Dando uma navegada pelo Tom´s Hardware achei 2 ótimos artigos, falando sobre a quantidade de RAM ideal para notebooks, com gráficos demonstrando as diferenças na prática.

How Much RAM Do You Really Need?

You Want 4 GB RAM on Your notebook?

Aumentar a quantidade de RAM instalada não só aumenta o desempenho geral do notebook, fazendo com que o boot seja mais rápido, os programas e arquivos abrindo mais rapidamente; também tem um benefício extra: a autonomia da bateria pode aumentar com a redução do uso do arquivo de troca (swap), pois fará com que o HD gire menos, seja menos acessado e por isso consuma menos energia da bateria (no caso do artigo abaixo, o ganho foi de13 minutos):

Mobile Mark 2007 Performance

mobilemark07_performance.png

Clearly, Mobile Mark 2007 attests to the test system’s better performance when equipped with 2 GB or even 4 GB of memory: a 20% performance boost can be achieved by upgrading from 1 GB to 2 GB of RAM. However, this doesn’t really come as a surprise; the main intention of this article is the following result.

Mobile Mark 2007 Battery Runtime

mobilemark07_runtime.png

Exchanging the pair of 512 MB DIMMs for a pair of 1 GB modules did not result in an increase of battery runtime using our high-performance 85 Wh battery. Obviously, the results aren’t reproducible enough to avoid a variance of five minutes battery runtime within a period of seven hours. Upgrading to a pair of 2 GB DIMMs got us eight to 13 more minutes increased in battery runtime. This certainly doesn’t make much of a difference if your notebook is capable of running seven hours on battery, but 10 or more minutes can be the time you might require to finalize a presentation, a document or a spreadsheet when you’re on a plane, or the time you need to send it off via email.

Remember that system performance always benefits from more RAM. The memory upgrade is even more attractive knowing that you’ll get more battery runtime for free.

Mobile Mark 2007 Score

mobilemark07_-performance_runtime_10-.png

The third result is a combination of the performance result, divided by the battery runtime result and multiplied times ten. This gives you an excellent score, because it aggregates the performance result and the battery runtime in a single number. The advantage when upgrading from 1 GB RAM to 4 GB RAM equals 24.5% in the case of our test notebook, which was equipped with an efficient Core 2 Duo processor and state-of-the-art hardware.

Although the increase in battery runtime - 13 minutes when going to 4 GB - doesn’t look like a big deal in the context of seven hours of battery runtime, such an upgrade is still worth it. On the one hand, the cost for a 4 GB kit has dropped below $100, making such an upgrade extremely affordable. On the other hand, the memory upgrade will both increase battery runtime and your system responsiveness, as well as application performance when multiple programs are being executed....

If you decide to upgrade from 1 GB to 2 GB you’ll not experience a lot of battery runtime benefits, as the more significant step is made with the upgrade from 2 GB to 4 GB. Obviously, Windows Vista Ultimate (which cannot utilize more than 3573 MB in the 32-bit version) effectively reduces page file swapping on the hard drive and may also involve Vista’s SuperFetch buffering feature more aggressively...

The question of how much RAM you really need is discussed roughly once every two years, and with every launch of a new Windows version. While there are so-called sweet spots at any given time, factors such as the operating system and popular applications have an influence on the ideal amount of RAM as well. 512 MB RAM can be considered the minimum memory capacity to execute Windows XP or Windows Vista today.

However, anything less than 1 GB will have a noticeable performance impact, as the operating system will swap data onto your hard drive—which brings down performance and battery runtime on notebooks. Given that, we looked at the opposite end of the equation: what would happen if you went for a comfortable 4 GB RAM capacity on your notebook?

While this question may appear exaggerated for most users, there is one important factor that should be brought into the equation: RAM prices have been falling continuously during the last 12 months. This mainly applies to desktop memory, but notebook DIMMs have also become extremely affordable.

Considerando os atuais preços baixos das memórias DDR2 SODIMM para notebooks, nem vale mais a pena ficar com apenas 512MB de RAM no notebook com o XP (que dirá rodando o Vista com essa quantidade de memória), pois um pente de 1Gb de boa marca pode ser encontrado no mercado por algo entre R$50 ~ R$ 60; pentes de 2Gb geralmente custam no mínimo o dobro desse valor.

Vale a pena ter pelo menos 1Gb para ficar bom com o XP e 2Gb para ficar ótimo; no Vista são necessários 1Gb no mínimo para rodá-lo e 2Gb para rodar bem e com folgas.

Já 4Gb em qualquer dos dois SO´s é quase o nirvana para a maioria dos usuários comuns, mesmo tendo a limitação de reconhecimento de até 3,5Gb nas versões 32bits do XP e do Vista.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Eu coloquei mais 2Gb no meu E-Max, ficando com 3GB, que uso principalmente para programação.

Estou neste momento rodando Windows XP + Oracle + IBM WebSphere + Firefox + Internet Explorer + Windows Media Player e os numeros são os seguites:

Processador variando entre 30% e 70%

Memória Comprometida: 1.460 MB (nem a metade :) )

Por isso, pelo menos pra mim, 4GB é um exagero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal os artigos...o segundo ja tinha ate lido.

So uma duvida:

"Já 4Gb em qualquer dos dois SO´s é quase o nirvana, mesmo tendo a limitação de reconhecimento de até 3,5Gb nas versões 32bits do XP e do Vista."

Mesmo nao reconhecendo toda a memoria ram, o windows 32 bits tera melhor desempenho com 4gb do que com 3gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei o vista ultimate em desktop com 1,5gb de ram e posso dizer que não deu nem pro cheiro. Abrir o photoshop + qualquer coisa era um verdadeiro parto, Estou usando agora com 2GB no notebook e está muito legal, mas é o home premium. Mas acredito que mesmo assim 4GB deverá ser o mínimo usável para o vista em no máximo dois anos (é só lembrar que no início 256MB no windows XP era luxo, e hj 1Gb é o mínimo...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Do jeito que tão os preços de memória DDR2 para PC´s, ter pelo menos 1Gb para rodar o XP é mandatório!

Eu rodava o XP no meu notebook com 1Gb e ficava livre uns 400-500Mb de RAM; se eu tivesse só 512Mb ia faltar memória e uso do swap seria inevitável, jogando no chão o desempenho!

Meu próximo note para rodar o XP vou botar 2Gb gastando uns R$ 120, mas se eu decidir pôr o Vista acho que vou logo pros 4Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal os artigos...o segundo ja tinha ate lido.

So uma duvida:

"Já 4Gb em qualquer dos dois SO´s é quase o nirvana, mesmo tendo a limitação de reconhecimento de até 3,5Gb nas versões 32bits do XP e do Vista."

Mesmo nao reconhecendo toda a memoria ram, o windows 32 bits tera melhor desempenho com 4gb do que com 3gb?

Se for no vista sim, após o SP1 ele mostra os 4gb dentro do S.O. (se consegue usar tudo eu já não sei) e sem contar que antes ele usava 3,75 somado com o Dual Channel 2x2gb o desempenho é melhor sim com 4gb do que com 3gb pois não existe pentes de 2x1,5gb e você vai estar perdendo de 750mb-1gb de ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vista SP1 32bits já afirmaram aqui no fórum que ele gerencia os 4GB full... agora usar toda essa quantidade de memória e deixar os 4Gb ocupados, dificilmente vai ocorrer... mas a grande sacada é ter bastante memória disponivel a qualquer momento, principalmente se lidarmos com programas e arquivos pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o dilema que enfrento atualmente no meu note

Ele tem 768mb (256mb originais + um pente comprado há 1 ano de 512mb)

Quero fazer up, mas não tenho certeza se ele aceita pentes de 2gb de ram, além disso não sei se há necessidade de 2gb de ram para meu uso mesmo no eventual uso do Vista (que não pretendo tão cedo)

Detalhe que quero compartilhar 256mb pro vídeo

Minhas possibilidades:

COmprar 1 pente de 1gb (50 reais) e ficar com 1,5gb ram (aproveito pente de 512mb)

Comprar 1 pente de 2gb (100 reais) (corro risco de não reconhecer) e ficar com 2,5gb ram (sobra Ram)

Comprar 2 pentes de 1gb (100 reais) e colocar os dois, daí tentar doar os 768mb (brincadeira rs, mas porque mal compensa vender, talvez só o de 512mb)

Lembrando que tb quero trocar meu hd de 4200 rpm por um de no mínimo 5400 e 120gb

Acho que 50/100 reais que gaste a mais hj é 60/120 reais a menos para a troca do meu notebook em 1 ano, até lá já deveremos ter notes com memórias 800mhz e outras melhorias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!