Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parque computacional de notebooks


rbruniera

Posts recomendados

Boa tarde a todos!

Trabalho na área de TI de uma empresa e atualmente estaremos mudando de local. Com isso o chefe supremo quer renovar o parque computacional (que não são poucas máquinas, são mais de 50), juntamente com rede sem fio.

Com a absurda queda de preço de celulares, estamos estudando colocar todas as pessoas com notebooks, abordando os seguinte pontos principais.

POSITIVOS

- Notebooks já vem com adaptador wireless integrado.

- Praticamente anulam a necessidade de no-breaks.

- Redução significativa no consumo de energia.

- Utilização de equipamentos de qualidade e padronizados.

NEGATIVOS

- Alto preço em relação a micros montados.

- Preconceito contra um parque apenas de notebooks.

Gostaria de saber a opinião de vocês frequentadores do fórum quanto a isso, pois nunca vi um parque computacional exclusivo a notes.

Opiniões e críticas serão de grande ajuda.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pergunta interessante !

Bem, como são 50 máquinas o investimento não é baixo, e o consumo elétrico vai demorar um pouco pra recuperar este investimento.

Algumas considerações (algumas são pessoais):

- Como vocês vão trabalhar nos notes aresca à compra um teclado e mouse por note.

- Com o note alguns funcionários podem trabalhar em casa, isso é bem útil quando algum tem criança pequena ou recém nascido, ou quando fica doente, viaja.. etc. Isso pode aumentar a motivação e a produtividade da equipe.

- Com o note o consumo de ar condicionado cai, e sendo 50 máquinas cai bem, isso pode ter um certo peso a favor deles.

- Com notebooks o espaço fica com visual mais limpo, isso depende e como é o ambiente, se existirem divisórias e elas forem altas desconsidere isso, mas se forem mesas ou divisórias baixas um ambiente mais limpo é mais agradável de se trabalhar.

- Dependendo do uso que vocês fazem uma configuração "melhorsinha" se faz necessária, e isso mata muitos notebooks. O uso será apenas "de escritório" ?

- Notebooks desvalorizam menos que PCs de mesa.

- Quanto vocês pretendem gastar e onde pretendem comprar ?

T+ !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hmmm

Aqui na empresa onde eu trabalho, a gente tem um departamento onde são utilizados somente laptops em dockstation.

O pessoal desse departamente viaja muito, então realmente são necessário os laptop.

Se o seu pessoal não for viajar muito você terá de pensar muito bem, porque apesar da queda de preço, você gastaria bem mais do que se fosse utilizar torres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, analisei suas opiniões e algumas coisas me chamaram a atenção, principalmente a do ar condicionado. Não tinha pensado nisso ainda. É uma boa!

Compraremos mouses para todos os notes.

O teclado do notebook não é problema para algumas pessoas. O único problema que pensei foi em setores como contabilidade, que tem alta necessidade de um teclado numérico. Felizmente existem teclados numéricos USB a venda.

As divisórias são baixas, então é necessário o visual mais limpo

Bom, o uso deles serão apenas "de escritório" como você falou. OpenOffice, Outlook, sistema da empresa... Com exceção dos PCs da informática, que frequentemente editamos imagens e vídeos.

Estamos cotando máquinas na faixa de Core 2 Duo 1.6 GHz com 2 GB de RAM. Cotamos tanto celulares como torres.

O preço estimado para cada note é de R$2.750 e para cada torre (de marca, com garantia total de 3 anos) é R$2.200. Lembrando que o notebook anula a necessidade de no-breaks.

No nosso caso, ainda não temos no-break geral.

O pessoal não viajará muito, com exceção de gerentes e diretores. Com isso, para evitar possíveis furtos, seriam instalados travas Kensington em todas as mesas.

T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que bom que ajudei, repensando depois achei que tinha atrapalhado colocando mais coisas pra você pensar :D

Bem, eu consideraria os notebooks pelo que você falou do local, meu irmão tem um note na empresa que trabalha e às vezes ele trabalha em casa, quando conheci a empresa tinha um dos amigos dele que acabara de ser pai e ficava em casa 2 ou 3 dias por semana cuidando do pimpolho, mas trabalhando, gostei bastante daquilo. :)

Veja também quanto saem os Turion X2 e Pentium Dual Core, pode ser que ache bons negócios, sempre com 2 GB de RAM.

Sobre o teclado e mouse eu citei porque estou usando um note agora e levando uma bela "piaba" do teclado hehehe e também recentemente gastei uma grana num teclado Microsoft e não o troco por nada, excelente pra trabalhar.

Como vocês vão comprar tudo com nota (eu ja sabia.. ^_^) podem pedir também os conjuntos teclado + mouse que não encarece tanto, ainda mais comprando em grande quantidade.

Eu comprei o meu na Kalunga e sei que lá existem kits de boa procedência.

Ah, não compre sem fio, pode gerar interferências.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!