Ir ao conteúdo

Resistor Carbonizado em Fonte

Attumsp

Posts recomendados

Postado

Galera! Sou um infeliz proprietário de uma Leadership Gamer 600 Watts:mad:. Esses dias meu computador estava em estado de espera, quando eu voltei ela simplesmente estava cheirando queimado... Eu resolvi abri-la para testar e? Tudo em ordem olhando de cima:huh:... Eu achei que ela simplesmente tinha morrido:mellow:. Foi quando resolvi olhar mais aprofundadamente: Transistor 02N60P rotulado na placa como Q1 estava simplesmente ABERTO (isso mesmo, ele explodiu:o), e logo atrás do dissipador de calor tinha um C945 rotulado na placa como Q4 aberto também, da mesma forma estourado, e esse eu troquei 3 vezes até descobrir que o Q1 estava aberto AUIEhAUE... Emfim, um resistor tinha fritado, aliás 2 resistores fritados, um chamado R1, que se não me engano é um 0,66R 5% de 1 Watt (que eu consegui trocar pois dava para ver o valor) e um resistor que estava parecendo um fósforo queimado, num dava para ver NADA, está rotulado como R11 e eu não sei o valor, só sei que esse resistir fica entre o emissor do C945 até a base do 02N60P (acho que é isso haUEH..) e sem esse resistor a fonte simplesmente não liga. Abraços!:lol:

Ajudem-me, e nada de respostas do tipo "COMPRE OUTRA FONTE" pois não tenho grana agora para comprar uma fonte boa... E estou sem pc também.^_^

Postado

Não sei onde encontrar um datasheet de uma fonte parecida com a minha, eu simplesmente tirei umas fotos da fonte para se ter uma noção do que aconteceu. Perdão pela péssima qualidade das fotos, mas foi tirada de um celular.

editada1ud5.jpg

O de azul é o transistor C945 rotulado na placa como Q6, que eu já substituí, o de verde é o resistor 0,68R 1 Watt 5% que eu também já troquei, o de amarelo é o Transistor 02n60p nomeado na placa como Q1, que vai no dissipador, que no original estava esse mesmo, mas a atendente da loja me deu um (que de acordo com ela) era compatível, mas acho que é mais fraco por ser totalmente de plástico, modelo P4NA60FI (ou F1, não dá para ler direito). Emfim, o de vermelho é o resistor que carbonizou e eu não consigo saber qual o valor dele, só sei que liga o emissor do Q6 até a base do Q1, então eu preciso saber qual o valor dessa parada aí.

Abaixo a foto dos dissipadores (detalhe no transistor antigo que explodiu):

p80630052008fw0.jpg

E agora uma foto de baixo na placa para se ter uma noção, a trilha ficou meio ruim na câmera, portanto eu passei um PRETO por cima só para aparecer mais na foto.

editada2ep7.jpgURL%5D

Postado

Agora estava vendo aqui e na verdade esse Q1 é um transistor MOSFET, ou seja, estava enganado ao mencionar que o resistor ligava do emissor do Q6 até a base do Q1, onde na verdade o resistor fica entre o Emissor do Q6 e o Gate do Q1... Eu preciso desse valor, pois todos os que eu coloco chutando explodem e levam consigo o par de transistores aUIEHaUIEhAU..

Abraços!

Postado

então, capacitores e dobradores? eu testei todos os outros transistores que ficam no primario, estão todos bons, só estava em curto esse daí, eu gostaria do valor só do resistor mesmo, acho que se eu colocar o resistor certo não da mais pepino... Abraços!

-----

Só para lembrar, eu troquei duas vezes, mas agora que percebi que estava queimado o Q1 também, mas eu preciso do resistor certo porque se eu não coloco resistor a fonte simplesmente não liga (esse tal de R11) e quando eu coloco um resistor (por exemplo) um 2r2, explode tudo ali UIEHUAIHEuAIHEA.... Eu quero ter um jeito sem ser esquema de colocar um resistor ali sem funicar td...

Postado

Galera! Quase lá... Acho que o valor do R11 é um 560R safado aIUHEaUIEhAUIH... Eu consegui ele achando um mosfet do mesmo valor em uma outra fonte torrada aqui, mas não igual a minha. Coloquei só para motivos de teste... Aquele outro resistor nomeado como R1, desculpem-me, não é um 0,66 R como mencionei, e sim um 0,68K 5%...

Eu liguei a fonte com um resistor desse, a fonte carregou, só não ligou. Eu quando liguei fritou esse resistor 1, creio que ele seja de 1/2 watt... O que estava original era de 1 Watt... Vamos ver agora... Alguém arrisca alguma sugestão antes que eu ligue???

Postado

Já que não se consegue achar o esquema desta fonte, você terá que descobrir (seguindo trilhas, medindo continuidade, etc.) em que parte do circuito estão estes componentes... Afinal, acho que não adianta ficar colocando peças sem saber se tem mais algum componente danificado, conforme o jorgeletronico já disse... Insistir nisso só vai fazer você torrar dinheiro e componentes...

Tente identificar onde (em qual circuito) os componentes danificados na tua fonte estão. As fontes ATX costumam seguir, mais ou menos, uma mesma "topografia":

Postado

Amigao desculpa mais nao tem resistor de 0,68k,nao seria 68k nao???? ou 6k8????porque nao tenta com um de 1k ein???? E como ja disse mede os capacitores ae,ou procura componentes danificados porque ,o problema ta em outro lugar causando a queima desses componentes ai.Falei!!!

Postado

Sim, é um 0,68K, o resistor é na verdade um 680R, Azul Cinza Marrom e Dourado... Ele originalmente é de 2 Watts...

Troquei ele mas agora num queima nada, porém o transistor mosfet nomeado como Q1 está esquentando e a fonte não arma... creio que seja o resistor que vai entre o Q4 (o que tinha carbonizado) que está com o valor errado.. testei TODAS as peças da fonte, todas, desmontei ela inteirinha, e num tem nada de errado... A única coisa que eu não testei e nem troquei foi um microcontrolador que existe na fonte, e esse resistor que coloquei entre o Gate do mosfet Q1 e o Q4 C945...

Precisava do valor dele, na placa está nomeado como R11... Não sei o valor e é a única peçca que tenho dúvidas. Abraços!

Postado

Acho que 0,68K seria a mesma coisa que 680... Emfim, é um resistor Azul, cinza, marrom e Dourado... Potencia de 2 Watts...

Esse daí é o que alimenta o Source do Mosfet Q1, já está correto.. Só preciso de um que simplesmente carbonizou, não façco ideia do valor que eu coloco, lembro que quando eu coloquei um resistor 2r2 no lugar desse r11 que carbonizou, explodiu o C945, curto-circuitou o 02N60P e torrou com esse 0,68K ou 0,68R, sei lá hAIEUAHeuAH...

Estou confuso e num sei que valor utilizar. Estou atualmente no R11 usando um 560R, vou abaixando será que funciona???

Abraços!

Postado
Poderia botar um potenciometro, tipo 10k e ir diminuindo a resistência. Só uma ideia.

Depende da potência do resistor original... Se for igual o outro:

Sim, é um 0,68K, o resistor é na verdade um 680R, Azul Cinza Marrom e Dourado... Ele originalmente é de 2 Watts...

Um potenciômetro não aguentaria 2 Watts.

Estou confuso e num sei que valor utilizar. Estou atualmente no R11 usando um 560R, vou abaixando será que funciona???

Ainda acho que fazer experiências assim, às cegas, é perder tempo... Você vai acabar provocando tantos danos que a fonte vai tornar-se praticamente irreparável...

Postado

é um resistor de 1/4 Watt...

Ele parecia um pedaço de carvão quando eu abri a fonte pela primeira vez... Na primeira vez que abri, estava estourado o Q4 (C945), tinha carbonizado completamente esse R11 que era um resistor aparentemente de 1/4 Watt (que não sei o valor e a LeaderShip NÃO tem como informar o valor) e apenas torrado parcialmente um outro resistor que era esse 680R de 2 Watts... E no dissipador do primário estava esse Q1 aberto também, que era um MosFET 02N60P. Só tenho essa informação... Com o atual resistor 560R que eu coloquei no lugar do R11 de 1/4 de watt, a fonte simplesmente não arma e o dissipador do primário começa a esquentar lentamente. Sinal de que o mosfet não está chaveando. Alguém arrisca outra sugestão? Abraços e muitissimo obrigado até agora =)

Postado

Então... é que testei praticamente todos os componentes do primário, só me resta testar o transformador, de resto ta tudo ok.... Eu num estou teimando, só não tenho o valor verdadeiro do resistor e eu preciso desse valor, simplesmente isso, tudo o que eu colocar fora do padrão vai fazer algo queimar ou simplesmente não vai ligar, se alguém se dispor, eu posso fazer o desenho do primário inteiro da minha fonte aqui e postar para alguém "calcular" o valor desse resistor.. Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!