Ir ao conteúdo

Eletrificador de cercas com bobina

cesarlg

Posts recomendados

Postado

olá. estou querendo montar um eletrificador rural mas com bobinas(aquelas usadas em caros mais antigos). Ja vi postados aqui projetos mais complexos, mas por nao enteder muito no assunto queria desenvolver um bem simples por isso daqueles com bobina.

Alem do projeto gostaria de saber como se testa os componentes. por ex a bobina e12 A resistencia no primario deve estar 3,1 a 4,2 no sec 4,8 a 8,2. khoms

pois bem eu tenho daqueles multimetros simples (paraguaios)hehe. no secundario aparece dfentro dos limites, mas no primario 00000. ele da uma variada e depois zera.

qualquer opiniao vai me ajudar te mais

Postado

caro amigo, acredito que essa tua bobina tá com o circuito aberto, por isso zera, joga ela fora e compra outra..., antes disso tenta medir ela na escala maxima do multimetro...

Postado
olá. estou querendo montar um eletrificador rural mas com bobinas(aquelas usadas em caros mais antigos). Ja vi postados aqui projetos mais complexos, mas por nao enteder muito no assunto queria desenvolver um bem simples por isso daqueles com bobina.

Alem do projeto gostaria de saber como se testa os componentes. por ex a bobina e12 A resistencia no primario deve estar 3,1 a 4,2 no sec 4,8 a 8,2. khoms

pois bem eu tenho daqueles multimetros simples (paraguaios)hehe. no secundario aparece dfentro dos limites, mas no primario 00000. ele da uma variada e depois zera.

qualquer opiniao vai me ajudar te mais

será q é estão fácil estragar asim essas bobinas tenho 4. todos elas mostram a mesma coisa. elas sao de aparelhos estragados tb

te mais

Postado

A resistência do primário dessas bobinas de ignição deve ser baixo .

Em algumas , que usam resistência em série pode ser mesmo practicamente 0 .

Se o seu voltimetro não mede resistências de baixo valor não pense que está estragada .

Teste essa bobina como se num carro estivesse ligada interrompendo a corrente no primário e verificando se salta a faísca normal no secundário ligado a uma vela de ignição.

Pode ter de limitar a corrente no primário a 4 ou 5 A.

Postado

Ligue como a figura.

Pode ter que usar resistência ou lâm+ada para limitar a corrente a 4 ou 5 A.

Depende do tipo de bobina.

Ligue o interruptor e deligue logo a seguir.

Deve dar uma faísca na vela ao desligar.

Postado
Ligue como a figura.

Pode ter que usar resistência ou lâm+ada para limitar a corrente a 4 ou 5 A.

Depende do tipo de bobina.

Ligue o interruptor e deligue logo a seguir.

Deve dar uma faísca na vela ao desligar.

ok q tipo de lampada deve ser? em geral. precisa necessariamente ser uma vela ou posso deixar os fios proximos p dar a faisca?

obrigado

Postado
ok q tipo de lampada deve ser? em geral. precisa necessariamente ser uma vela ou posso deixar os fios proximos p dar a faisca?

obrigado

Pode usar os fios dese que os deixe próximos, 1mm .

Pode nem precisar da resistência ou de lâmpada pois depende do tipo de bobina que estiver a usar. As mais antigas nem precisam.

Mas pode usar por exemplo uma lampada de farol de automóvel 12V desde que seja de potência 60 ou mais W. Só vai servir para limitar a corrente.

Postado

Deste jeito você não vai conseguir...

Para que possas inserir a imagem, ela deve estar em um local qualquer NA INTERNET. Esta que você está tentando inserir está numa pasta do teu computador (dentro do disco C) ...

Faça o upload para um site que hospede imagens, tipo o photobucket ou o imageshack (o serviço de hospedagem é gratuito. Basta fazer um cadastro)...

Aí você insere a URL da imagem exatamente da mesma maneira que antes...

Postado

AlbumZoom.aspx?uid=3650969524367074235&pid=1212932006272&aid=1tentei inserir a imagem indo em modo avançado gerenciamento de imagem > imagem do computador> enviar mas da erro.

agora nesta inseri num site e deixei a imagem vamos ver se dá.

se alguem poderia me explicar a função de cada componente neste sistema tb seria de grande valia.

Postado
AlbumZoom.aspx?uid=3650969524367074235&pid=1212932006272&aid=1tentei inserir a imagem indo em modo avançado gerenciamento de imagem > imagem do computador> enviar mas da erro.

agora nesta inseri num site e deixei a imagem vamos ver se dá.

se alguem poderia me explicar a função de cada componente neste sistema tb seria de grande valia.

Deve estar a fazer qualquer erro ou então a colocar imagens de tamanho superior ao permitido.

Foi asim que coloquei a imagem esta.

1 procura a imagem no seu computador .

2 faz enviar.

3 fecha a janela.

Postado

Esse circuito é para além do problema que dos tempos que quer alterar pode dar-lhe outros problemas.

Está feito paa um tipo de SCR e isto implica que se usar outro tipo pode não funcionar.

Mesmo usando SCR do mesmo tipo e dado que as características tem variações e como tal vai ter condições diferentes.

A solução simples pode ser usar adicionar um circuito de disparo do SCR diferente .

Outra questão diz respeito lãmpada ( ném sequer está dito que tipo é ). Esta está em paralelo com o a bobina e consumir parte da energia.

O circuito do secundário devia ter resistência de protecção pois a intenção é servir de cerca e não "matar" ninguém.

Postado

a lampada se nao me engano e de 12v com baixissima A. bem fraquinha.

quanto ao circuito do secundario: pode matar? pois esse esquema tirei de um aparelho vendido comercialmente e nao mata ninguem!!! pode explicar isso?

você teria uma solução simples p anexar a este sistema só para aumentar a frequencia de disparo

no mais obrigado

entendo bem pouco mas com vocês estou aprendendo a cada dia |!@!! te mais

Postado

Pode usar circuitos RC para establecer os tempos que deseja e um diodo para fazer disparo do SCR

Pode ainda usar um 555 para fazer o disparo do SCR .

Quanto ao resistor de protecção note que a tensão que vai ter no secundário da bobina depende da tensão que aplica ao primário e no caso da bobina de carro pode vir a ser elevada embora durante tempos reduzidos.

Nas que conheço pode vir a ter alguns milhares de volt.

A intenção desse circuito é provocar sensação desconforto e não deve ser demasiado intensa.

Tudo isto depende da bobina usada e da energia fornecida à bobina.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...