Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
um de 120mm lógico, isso daí são 2 fans de 50mm com 20CFM, nem se compara a um fan de 120mm 90cfm... agora se voce quiser um fan mais fino, para diminuir a grossura, o accelero s1 + fan 120x25mm vai ocupar 4 slots pci/pci-e, voce pode pegar 2 fans de 70x15mm 40cfm da adda, no e-armazem tem... cara para que voce vai pagar R$50,00 em 2 fans porcaria de 20cfm... um de 120x25mm 90cfm é 4x melhor e ainda só custa r$15,00 e se voce quiser algo mais fininho, 2 fans de 70x15mm 40cfm custam R$30,00 é mais barato e 2x melhor...

E quanto ao ferrari os laterais sopram para dentro, o de tras fica como exaustor, obviamente, e o da frente deveria ficar como ventilação dos hds, mas eu não aconselho, é melhor voce também por ele como exaustor... agora eu não sei se com um fan ali ao lado da VGA vai caber sua hd4850 com accelero, provavelmente não, logo, não compre um 5º fan de 120mm 90cfm, continue com 4, e ai invés de instalar na lateral ao lado da vga, voce instala em cima do acelero, e o ar que vai bater no circuito e ser impulsionado para tras e ao lado, vai sair na grelha de slot pci traseiro, que vem o accelero, e na grelha lateral do gabinete...

Parece ser uma ótima solução mesmo. O problema é que eu provavelmente não vou saber instalar, como disse no outro tópico... :(

Ah, um dos bucaros na lateral do ferrari (o de cima) vem com um duto de ar. É só tirar ele pra por o cooler, né?

Postado

pistolão.. comprei meu gabinete, é um clone x-game (comprei porque saiu pra mim por R$ 140,00) você teria alguma ideia diferente pra esse gabinete, quero fazer um casemod.

vou fazer o que você indicou...

tirar os coolers 120 mm originais e por coolermaster.

recortar a grade traseira e por grelha...

vou por um de 120mm em cima, e 3 na lateral... (mas vi que vai tampar muito o interior)

to pesando em pintar o interior dele de preto... vou usar tinta para carro...uma brilhosa !

o que você indica mais.... valeu abraço!

Postado
Parece ser uma ótima solução mesmo. O problema é que eu provavelmente não vou saber instalar, como disse no outro tópico... :(

Ah, um dos bucaros na lateral do ferrari (o de cima) vem com um duto de ar. É só tirar ele pra por o cooler, né?

Aprende, é fácil, só desparafusar e parafusar :P e o do ferrari voce vai retirar o duto, colocar o fan, e se o duto for de 120mm, voce vai por o duto no fan, ai vai ficar a chapa lateral, fan de 120mm parafusada nela jogando ar para dentro, duto de ar conduzindo o ar até o cooler do processador sem deixar que parte do ar frio de fora seja puxado pelo fan traseiro, ou parte o ar quente de dentro seja puxado e reutilizado pelo cooler do processador...

pistolão.. comprei meu gabinete, é um clone x-game (comprei porque saiu pra mim por R$ 140,00) você teria alguma ideia diferente pra esse gabinete, quero fazer um casemod.

vou fazer o que você indicou...

tirar os coolers 120 mm originais e por coolermaster.

recortar a grade traseira e por grelha...

vou por um de 120mm em cima, e 3 na lateral... (mas vi que vai tampar muito o interior)

to pesando em pintar o interior dele de preto... vou usar tinta para carro...uma brilhosa !

o que você indica mais.... valeu abraço!

compra um tinra fluorescente azul e poe luz negra dentro, fica show... :D

Postado
Aprende, é fácil, só desparafusar e parafusar :P e o do ferrari voce vai retirar o duto, colocar o fan, e se o duto for de 120mm, voce vai por o duto no fan, ai vai ficar a chapa lateral, fan de 120mm parafusada nela jogando ar para dentro, duto de ar conduzindo o ar até o cooler do processador sem deixar que parte do ar frio de fora seja puxado pelo fan traseiro, ou parte o ar quente de dentro seja puxado e reutilizado pelo cooler do processador...

Despoarafuzar? No outro tópico você disse que eu teria que serrar a parada. Tem um jeito de encaixar na 4850/4870 usando parafusos?

E acho que o duto não é de 12 cm não, pois tem uma bela folga no buraco ao redor dele. Vou ver se acho um duto pra comprar então.

Postado

compra um tinra fluorescente azul e poe luz negra dentro, fica show... :D

pistolão, essa luz negra não vai aquecer o gabinete não?

vou por tinta reagente nas partes que seguram (não sei o nome) os driver's, hd's e pci... e de preto, grafite... (vou decidir) o interior e a traseira do gabinete... acho horrível aquele metal.

uma coisa que eu não gostei do gabinete foi a tinta usada nele, a parte da frente é uma tinta brilhosa, mais bonita, mas a da parte superior e das laterais é uma vergonha.

Pretendo usar 3 hds, 2 em raid 1 um normal (não sei nem se é possível) seria bom deixar o fan na frente?

valeu!

Postado
Despoarafuzar? No outro tópico você disse que eu teria que serrar a parada. Tem um jeito de encaixar na 4850/4870 usando parafusos?

E acho que o duto não é de 12 cm não, pois tem uma bela folga no buraco ao redor dele. Vou ver se acho um duto pra comprar então.

que mané comprar duto pra que, faz um de papel cartão ou cartulina e durex...

Postado

Obrigado pela dica, gente.

Tem alguma ilustração ou foto disso pra eu ter uma ideia do como fazer? Realmente sou nub de tudo.

Tava dando uma olhada no tópico do seu casemod, Pistola, pra ver se achava foto desses dutos. Acabei vendo que você usa um daqueles exaustores pci que falou pra eu não usar. Na sua configuração ele tem um propósito?

valeu.

Postado

aquilo é só para quem usa placas de vídeo que jogam o ar quente dentro do gabiente..., mas eu uso ele para puxar o ar que entra pela lateral, assim não há acumulo de poeira...

Postado

Gostaria de umas ideias de casemod's com o gabinete que eu tenho o CM elite 331 eu coloquei uma fonte nele da zalmam, que tem um fan em baixo de 120mm coloquei um fan de 120mm na traseira indicado pelo pistolão no inicio do tutorial e mais um de 120mm frontal a ventilação dele esta boa mais eu acho que podia melhorar mais um pouco que vocês acham ? tem que colocar mais ventilação nele ?

obs: eu não faço OC na minha maquina mais eu tenho um enorme cuidado com a minha placa de vídeo "Xfx 9600gt" por isso eu gostaria de umas ideias de ventilação.

Postado
Gostaria de umas ideias de casemod's com o gabinete que eu tenho o CM elite 331 eu coloquei uma fonte nele da zalmam, que tem um fan em baixo de 120mm coloquei um fan de 120mm na traseira indicado pelo pistolão no inicio do tutorial e mais um de 120mm frontal a ventilação dele esta boa mais eu acho que podia melhorar mais um pouco que vocês acham ? tem que colocar mais ventilação nele ?

obs: eu não faço OC na minha maquina mais eu tenho um enorme cuidado com a minha placa de vídeo "Xfx 9600gt" por isso eu gostaria de umas ideias de ventilação.

coloca mais dois, um em cima do processador e outro logo a baixo dele, em cima da placa de vídeo...

Postado

sua placa mãe não é tão quente assim, voce só precisa mesmo de um fan de 120mm na traseira e de um na lateral de 120mm também se for possível, em cima do processador... leve a lateral numa serralheria para fazer um slot para fan de 120mm no lugar do de 80mm ou numa casa especializada em acrílico para fazer uma janela de acrílico com o slot para fans de 120mm na lateral

Postado

então eu so precisso de um fan lateral de 12cm que ta tranquilo ?

eu não quero acrilico agora, sera que se eu mesmo cortar da certo ou melhor um profissional para executar o corte ??

desculpe o fan da lateral ele tem que jogar o ar de fora para dentro ?

muito obrigado pela sua atençao !!

Postado

olha para voce cortar voce vai precisar de uma serra copo de 110mm para metais, elas custam por volta de R$50,00, se voce for numa serralheria, eles já tem a serracopo e vão te cobrar R$10,00 para fazer o corte e os furos para os parafusos

Postado

Bom, a placa mãe que ia comprar saiu de estoque, então vai demorar mais um pouco pra eu poder montar o PC.

Pensei em aproveitar esse tempo pra aprimorar a ventilação do meu Ferrari.

Provavelmente vou ganhar o "prêmio" de usuário mais chato de 2008, mas tenho mais 3 perguntinhas: XD

1) Pra melhorar os coolers da lateral e traseiro é só pedir pro cara da serralheria fazer um corte de 110mm no lugar dos furinhos e depois usar o cooler como molde pra botar os parafusos, certo? Pergunta: A grelha é parafusada nos mesmos buracos do cooler ou preciso fazer furos pra ela também?

2) Gostei bastante de uma resposta que você deu pra outro cara no começo do tópico dizendo pra ele colocar coolers superiores pra evitar poeira. Aqui é muito empoeirado mesmo, então tava pensando em botar 2 logo de uma vez. Pergunta: Nos mesmos buracos feitos a partir do molde do cooler é possível parafusar o próprio e + as duas grelhas necessárias pra coolers superiores?

3) Será que fica bacana instalar um baia fan como exaustor? Ao invés de jogar o ar pra dentro nos tais coolers tower de processador - que eu não tenho - deixar ele jogando ar quente pra fora e tal. Aí no caso poderia ficar com 3 exaustores: um atrás, um na frente e um superior. Será que fica bom?

Valeu mesmo.

Postado
Bom, a placa mãe que ia comprar saiu de estoque, então vai demorar mais um pouco pra eu poder montar o PC.

Pensei em aproveitar esse tempo pra aprimorar a ventilação do meu Ferrari.

Provavelmente vou ganhar o "prêmio" de usuário mais chato de 2008, mas tenho mais 3 perguntinhas: XD

1) Pra melhorar os coolers da lateral e traseiro é só pedir pro cara da serralheria fazer um corte de 110mm no lugar dos furinhos e depois usar o cooler como molde pra botar os parafusos, certo? Pergunta: A grelha é parafusada nos mesmos buracos do cooler ou preciso fazer furos pra ela também?

2) Gostei bastante de uma resposta que você deu pra outro cara no começo do tópico dizendo pra ele colocar coolers superiores pra evitar poeira. Aqui é muito empoeirado mesmo, então tava pensando em botar 2 logo de uma vez. Pergunta: Nos mesmos buracos feitos a partir do molde do cooler é possível parafusar o próprio e + as duas grelhas necessárias pra coolers superiores?

3) Será que fica bacana instalar um baia fan como exaustor? Ao invés de jogar o ar pra dentro nos tais coolers tower de processador - que eu não tenho - deixar ele jogando ar quente pra fora e tal. Aí no caso poderia ficar com 3 exaustores: um atrás, um na frente e um superior. Será que fica bom?

Valeu mesmo.

1) como paladin disse é nos mesmos buracos com o mesmo parafuso.

2 e 3) voce precisa só de um superior e um traseiro...

Postado

Valeu novamente pela resposta. ^^

Pistola, por motivos unicamente esteticos, quero comprar um baia fan preto de 2 baias e colocar na frente junto com um cooler de 80mm azul e uma grelha preta em forma de dragão sinistra que vi na spon.

Entretanto, depois de ler no primeiro post que placas-mãe com muitos dissipadores não podem ser ventiladas por baia fan, fiquei com medo de isso atrapalhar a ventilação do meu gabinete.

Na verdade nem espero que faça alguma diferença positiva na ventilação, pois, como disse, é puramente estético mesmo, pra dar uma melhoradinha no visual do Ferrari. Só não pode é atrapalhar, né? :D

Será que da pra botar sem medo? Minha placa provavelmente será essa aqui:

asusp5qc.jpg

Ah, aproveitando. Como eu vejo se um cooler é silencioso ou não? O de 80 mm que quero pegar nem precisa ser bom, mas será bacana se for silencioso.

Postado

Carpa, acho que quando ele disse que placas com muitos dissipadores nao podem ser ventiladas pelo baia fan, ele quis dizer que o baia fan nao é capaz de ventilar os dissipadores, mas isso não quer dizer que ele atrapalhe a ventilação.

Como ele disse coolers de 8 na baia nao adiantam muita coisa, mas se você quiser colocar por estética nao tem problema nenhum ^^, só nao vai ajudar em nada, nem atrapalhar.

Só esclarecendo melhor, ele disse que o baia FAN de 12 é recomendado pra quem usa cooler do tipo "Tower", mas o cooler do tipo tower nao é recomendado pra quem possui essas placas cheias de dissipadores, pois nao é capaz de ventilar os mesmos ^^

• Membro VIP
Postado

Para saber se um cooler é silencioso ou não basta olhar qual o valor do ruído sonoro que ele produz, normalmente dado em decibéis.

Coolers realmente silenciosos são por volta de 20db, até 25db para coolers internos, com gabinete fechado.

Note que a escala decibel é logaritmica, que significa que a cada dezena a intensidade sonora do ruído dobra, isto é, um cooler de 30 é duas vezes mais barulhento que um de 20, um de 40 é duas vezes mais que um de 30 e 4 vezes mais que um de 20.

Um site interessante que estuda coolers é o site da FrostyTech http://www.frostytech.com/ , e lá tem tabelas com ruído, e inclusive dá pra escutar o ruído do cooler, eles gravaram o barulho de todos os coolers testados. E funciona mesmo, coloquei pra ver lá os coolers que já vi em operação (Buffalo, TT Volcano, etc) e o ruído é aquele mesmo!

Postado
Carpa, acho que quando ele disse que placas com muitos dissipadores nao podem ser ventiladas pelo baia fan, ele quis dizer que o baia fan nao é capaz de ventilar os dissipadores, mas isso não quer dizer que ele atrapalhe a ventilação.

Como ele disse coolers de 8 na baia nao adiantam muita coisa, mas se você quiser colocar por estética nao tem problema nenhum ^^, só nao vai ajudar em nada, nem atrapalhar.

Só esclarecendo melhor, ele disse que o baia FAN de 12 é recomendado pra quem usa cooler do tipo "Tower", mas o cooler do tipo tower nao é recomendado pra quem possui essas placas cheias de dissipadores, pois nao é capaz de ventilar os mesmos ^^

Realmente me embananei e entendi o contrário. Pensei que fosse perigoso usar baia fan em placas sem coolers tower, pois atrapalhasse a ventilação delas. :blush:

Obrigado por explicar então, cara. É justamente o que eu queria então: não ajudar, mas também não atrapalhar. :D

Para saber se um cooler é silencioso ou não basta olhar qual o valor do ruído sonoro que ele produz, normalmente dado em decibéis.

Coolers realmente silenciosos são por volta de 20db, até 25db para coolers internos, com gabinete fechado.

Note que a escala decibel é logaritmica, que significa que a cada dezena a intensidade sonora do ruído dobra, isto é, um cooler de 30 é duas vezes mais barulhento que um de 20, um de 40 é duas vezes mais que um de 30 e 4 vezes mais que um de 20.

Um site interessante que estuda coolers é o site da FrostyTech http://www.frostytech.com/ , e lá tem tabelas com ruído, e inclusive dá pra escutar o ruído do cooler, eles gravaram o barulho de todos os coolers testados. E funciona mesmo, coloquei pra ver lá os coolers que já vi em operação (Buffalo, TT Volcano, etc) e o ruído é aquele mesmo!

Valeu pelas explicações, cara. Muito interessante o site também.

Aacho que vou pegar este aqui mesmo. Este outro parece bem mais bonito e iluminado, porém, muito mais barulhento.

Postado
Valeu novamente pela resposta. ^^

Pistola, por motivos unicamente esteticos, quero comprar um baia fan preto de 2 baias e colocar na frente junto com um cooler de 80mm azul e uma grelha preta em forma de dragão sinistra que vi na spon.

Entretanto, depois de ler no primeiro post que placas-mãe com muitos dissipadores não podem ser ventiladas por baia fan, fiquei com medo de isso atrapalhar a ventilação do meu gabinete.

Na verdade nem espero que faça alguma diferença positiva na ventilação, pois, como disse, é puramente estético mesmo, pra dar uma melhoradinha no visual do Ferrari. Só não pode é atrapalhar, né? :D

Será que da pra botar sem medo? Minha placa provavelmente será essa aqui:

asusp5qc.jpg

Ah, aproveitando. Como eu vejo se um cooler é silencioso ou não? O de 80 mm que quero pegar nem precisa ser bom, mas será bacana se for silencioso.

seguinte pode por sim, mas no seu caso, como o cooler tem que ser padrão, e não torre, para ventilar esses dissipadores todos, o seu ferrari tem que ter um fan na lateral em cima do processador ok, e voce usa o da baia fan de 80mm como exaustor, junto com o traseiro...

para saber se o fan é silencioso, pega um que tenha no máximo 20dB de ruido, enquanto mais baixo melhor claro... e vai ficar muit legal se voce pintar o vermelho do ferrari com tinta spray preta fosca para metais..., proteja o que voce não quer pintar com durex largo, depois que passar é só tirar o durex que fica limpo...

P.S. ótima placa mãe, coisa rara de se ver na asus, capacitores japoneses, sem heatpipes ligando o dissipador dos mosfets ao do chipset, já que os mosfetes esquetam bem mais que o chipset... parece suportar ddr2 e ddr3, cabo de energia fica atras da placa, até que enfim alguem fez isso, fica bem melhor e mais fácil, muito boa mesmo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...