Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

meu atual gabinete é este do link abaixo

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=23&categoria=223&subcategoria=0&id=2025

e estou pensando em montar a seguinte configuração:

Q9300

Asus P5Q

Sapphire HD4850

4GB DDR2 800MHz

HD 250 GB + 80GB q ja possuo

Fonte corsair 450VX

Gravador de DVD

o q vocês acham fico com o atual gabinete e faço umas modificações ( me recomendem quais), ou compro um novo de ate uns R$ 200 ( me indiquem também)

valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que por ter fan traseiro de 120mm esse gabinete é perfeito. Basta apenas voce seguir as dicas do pistolão e cortar a tampa lateral desse gabinete, para colocar alguns FANs jogando AR frio em cima do processador, nas memórias e em cima da placa de video e chipset.

Falando nisso meu gabinete Ferrari deve chegar amanha. Chegando posto se é bom mesmo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, quanto à poeira, ela só é expelida se houver um Fan em cima do gabinete? é porque eu planejo comprar os 3 fan 120 e fazer assim: 1 traseiro, 1 lateral (no processador) e 1 frontal. Nesse caso o que acontece com a poeira?

Para que voce vai colocar um na frente e um em cima do processador... o correto é:

Coolers que jogam ar na placa mãe: 3 laterais soprando para dentro: memória/processador/chipset+vga 2 sugando para fora: superior e traseiro....

Coolers tower que jogam o ar na traseira ou na fonte: 2 soprando para dentro: um na lateral chipset+vga, 1 frontal, e 1 sugando para fora: traseiro...

Logo não é necessário um na frente e um em cima do processador, ou é um ou é o outro, dependendo do cooler que voce for por nele... se voce poe um na lateral em cima do processador um cooler tower não acontece nada, pois ele vai tapar a ventilação dele... e se voce poe um frontal com cooler que jogue ar na placa mãe, ele só vai ventilar as memórias, e é mais próximo e correto colocar ele em cima delas na lateral, pois assim venmtila o processador as memórias e o chipset SB...

E nos 2 casos não se preocupe com poeira...

ele não tem um fan não tem espaço pra por :D

Obrigado

Segundo o site da spon ele cabe sim um fan de 120mm na traseira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae galera!

Bom, como eu disse, comprei meu gabinete. Mas olhem que coisa estranha.

O gabinete que eu comprei é esse aqui: http://www.oficinadosbits.inf.br/products/Products.asp?codigo=2604 porém eu paguei 86 pilas em outra loja. No site da oficinadosbits e no site do fabricante está como se ele só suportasse uma fan de aé 80 mm atrás, porém eu levei minha fan COOLER MASTER 90cfm e minha trena pra loja, medi e coloquei minha fan e deu certinho. 120 mm. Encaixou perfeito. O mesmo ocorreu com outros gabinetes, como o WISECASE WSK-16 http://www.wisecase.com.br/produto_detalhe.aspx?cod_item=228 que fala no site que é 80 mm porém medi na trena e pus minha fan e bateu certinho. Ocorreu com outros lá também... Estranho isso... acho que o melhor é levar sua fan e uma trena porque ai não tem erro. Para confirmar, ainda olhei outros que de fato eram 80 mm atrás e a diferença é grande. Acho que nessa a informação dos fabricantes está errada...

Comprei 3 Fans COOLER MASTER e até comprei uma baia de fan frontal, mas pelo que o Pistolão falou, acho que vou ter que comprar um cooler de processador que joga o ar na FAN traseira e instalar o da lateral mais embaixo, na VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolaobr, quanto de diminuiçao de temperatura da pra consiguir com esse sistema ai q tu recomenda? Precisa mesmo 3 fans na lateral do gabinete? n vai ter chapa só fan kkkkkkk esse fan da cooler master n acho mais em lugar nenhum, acho q a cooler master pudia te paga um jabá porque tu fez uma propaganda q ta loco vendeu tdos n tem mais em lugar nenhuma... vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom a diminuiçõa de temperatura depende também de uma boa pasta termica nos dissipadores, mas aqui em casa no pc da minha irmã com os coolers e dissipadores stock, antes do casemod ficavam em 42ºC a mobo, e 28ºC depois de colocar uma boa pasta e os 3 coolers na lateral ficou 25ºC a mobo e o processador em 17ºC. E se voce não pretende fazer overclock, só um na lateral em cima do processador já é o suficiente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu recomendo o iCEAGE 120 plus, melhor que o zalman 9700 e custa a metade dele e se voce poe uma boa pasta termica nele fica ainda melhor...

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

unn.... vou ver se compro ela então.. mas tenhouma dúvida. Meu processador é o Quad Q9300. Esse cooler serve nele mesmo assim? No site só cita os Core 2 Duo, Dual Core Pentium D, Pentium 4 e Celeron D. Vou ter uma fan na lateral, uma na frente e uma traseira. Com esse Iceage no processador, onde eu coloco a fan lateral? Na VGA mesmo? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que voce vai colocar um na frente e um em cima do processador... o correto é:

É que o gabinete que você me recomendou já vem com frontal de 120mm, só que 44CFM provavelmente: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:114

Então você mesmo disse:

"mas tem lá um fan de 120mm frontal led azul, seria bom voce trocar ele também pois é de 44CFM só..."

Mas como não vou fazer Raid, precisaria mesmo trocar esse fan frontal padrão? Caso não, aí compro só 2 da coolermaster.

Por falar nisso estou com dificuldades, na minha cidade não tem loja de acrílico, só encontrei numa vidraçaria o acrílico 30x30 3mm por R$ 30,00, mas tem o 30x30 2mm por R$ 15,00 (esse serve?), mas a vidraçaria não corte na tampa nem no acrílico, a tampa só numa serralheria e o acrílico só num marceneiro, e este cobra R$ 10,00 pra fazer os cortes do acrílico, e ainda vou ver quanto fica a tampa na serralheria... sem falar que a fita adesiva dupla face é R$ 10,00...

Que ****.. alguém pode me ajudar? Até pensei em só fazer um buraco na tampa pro fan, sem usar acrílico, mas não ficaria bonito, não seria a mesma coisa... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ha, quando voce falou na frente, eu pesei que seria com baiafan na altura do processador e memórias, não o da frente na alturo dos hds... foi mal, se tem razão troca sim por mais um...

Sobre ser de 3mm ou de 2mm vai depender de quem for fazer o corte, pois dependendo das ferramentas usadas o de 2mm pode quebrar... e primeiro faça as medidas na lateral do seu gabinete, e de mais 20mm de borda no acrilico para fixar... se voce for usar acrílico, acho melhor voce ir numa serralheria mesmo e fazer sem acrilico... direto na chapa de latão, o lugar dos fans laterais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, acho que vou fazer direto no latão mesmo, se aqui tivesse loja de acrílico até que compensaria fazer, mas não tem.

vou fechar negócio hoje, só gostaria de uma ultima opiniao: Seria melhor ao invés do Apolo 808 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:114 eu pegar o Artemis 838 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:117 e deixar de lado o fan frontal 120 do Apolo 808 e colocar 1 traseiro e 2 fan laterais (ou até mesmo 1 só) no Artemis 838? É que achei esse Artemis bem feito. Mas essa troca de Gabinete só mesmo se não for recomendado o fan frontal de 120. Lembra, só vou ter 1 hd, sem overclock em nada.

Pra terminar, qual a melhor pasta térmica você recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, acho que vou fazer direto no latão mesmo, se aqui tivesse loja de acrílico até que compensaria fazer, mas não tem.

vou fechar negócio hoje, só gostaria de uma ultima opiniao: Seria melhor ao invés do Apolo 808 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:114 eu pegar o Artemis 838 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:117 e deixar de lado o fan frontal 120 do Apolo 808 e colocar 1 traseiro e 2 fan laterais (ou até mesmo 1 só) no Artemis 838? É que achei esse Artemis bem feito. Mas essa troca de Gabinete só mesmo se não for recomendado o fan frontal de 120. Lembra, só vou ter 1 hd, sem overclock em nada.

Pra terminar, qual a melhor pasta térmica você recomenda?

Eu nao consigui abrir os links.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, acho que vou fazer direto no latão mesmo, se aqui tivesse loja de acrílico até que compensaria fazer, mas não tem.

vou fechar negócio hoje, só gostaria de uma ultima opiniao: Seria melhor ao invés do Apolo 808 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:114 eu pegar o Artemis 838 https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:05:10:18:117 e deixar de lado o fan frontal 120 do Apolo 808 e colocar 1 traseiro e 2 fan laterais (ou até mesmo 1 só) no Artemis 838? É que achei esse Artemis bem feito. Mas essa troca de Gabinete só mesmo se não for recomendado o fan frontal de 120. Lembra, só vou ter 1 hd, sem overclock em nada.

Pra terminar, qual a melhor pasta térmica você recomenda?

Apolo 808 https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:114

Artemis 838 https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:117

Fan 120mm https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:59

Escolha o que voce quiser contanto que tenha fan traseiro de 120mm de 90cfm, já está ótimo, o artemis 838 também tem fan frontal, provavelmente de 120mm, mas não aparece do lado de fora, e note que na chapa lateral dele tem um slot de 80mm em cima do processador, que voce pode cortar sem problemas para fazer o buraco para o fan de 120mm, mas... em baixo tem uma grelha de placa de vídeo que pode te atrapalhar a fazer o buraco para o fan que vai resfriar o chipset

Lembre-se em ordem de importancia os buracos para fans ficam:

1º lugar: 120mm Em cima do processador

2º lugar: 120mm logo abaixo do 1º lugar, o mais perto o possível, (desenhe a silhueta quadrada do cooler para calcular com caneta de retro-projetor na face interna, sem pintura preta, mas ao invél de ficar verticalmente na mesma posição, voce vai mover ele um pouquinho para frente na chapa lateral, pois tem que mirar exatamente no dissipador central da placa mãe e de bonus voce ventila a placa de vídeo tb...

3º Lugar: logo ao lado do primeiro lugar, na mesma altura vertical, o mais perto o possível, em cima das memórias... se voce fizer esse daqui tem que fazer um 4º buraco na chapa superior, entre a fonte e as baias de DVD, mais próximo das baias de DVD o possível, para puxar o ar para fora como o da chapa traseira...

Lembre-se de comprar grelha para todos, e inclusive, corte o latão furadinho que tapa as hélices do fan traseiro para por grelha nele, o mais importante imclusive... e se for fazer ou segundo fan superior como exaustor, é recomendado que voce coloque grelha nos 2 lados, para o lado internoc não puxar algum fio que sai da fonte...

E pasta termica eu te recomendo a OCZ freezer extreme, thermalright chill factor, e Noctua NT-H1

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:85

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem nem comparação, coitada da akasa, e outro coisa, pasta termica voce poe um pingo de nada no dedo indicador usando um saco plastico de compras como uma luva... e esfrega, como se encerasse, o processador, e o que restar no saco em volta do dedo indicador, voce espalha no dissipador, logo 3G dura muuuuuuuuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem nem comparação, coitada da akasa, e outro coisa, pasta termica voce poe um pingo de nada no dedo indicador usando um saco plastico de compras como uma luva... e esfrega, como se encerasse, o processador, e o que restar no saco em volta do dedo indicador, voce espalha no dissipador, logo 3G dura muuuuuuuuito...

Bem, mas que é de doer pagar essa nota numa coisa de 3 gramas... a propósito, lí em algum lugar que até mesmo aquela pasta termica genérica baratíssima, fica eficiente se voce moer Cobre ou Prata (bons elementos condutores) e misturar com a pasta, voce confirma isso ou é boato?

Gostaria de saber se é eficiente esse tipo de cooler de memória, e se sim, em que situação é recomendado utilizá-lo (por exemplo, se eu nao for colocar fan lateral nas memórias):

img?s=MLB&f=75693747_8873.jpg&v=O Tá saindo R$ 12,00 cada no Mercado Livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pistolão, aquele cooler da memória dominator é bom ou é melhor retira-lo?

http://techreport.com/r.x/corsair-dominator/fan.jpg

e qual a melhor ddr2 1066, Memória OCZ Reaper HPC 4Gb DDR2 1066 Mhz Kit Dual Channel OU Memoria Corsair X.M.S Dominator 4GB DDR2 1066 PC 8500 Dual ?

cara se voce tem um fan de 120mm 90cfm em cima das memórias isso atrapalha sim, mas se voce não tem fan nenhum, logo esse ai quebra o galho, e a OCZ reaper e a Corsair XMS dominator são praticamente a mesma coisa, CAS 5-5-5-15, só que a corsair funciona em 2.1V e a OCZ em 2.3V logo a corsair acaba sendo mais fria e com mais potencial de over...

Bem, mas que é de doer pagar essa nota numa coisa de 3 gramas... a propósito, lí em algum lugar que até mesmo aquela pasta termica genérica baratíssima, fica eficiente se voce moer Cobre ou Prata (bons elementos condutores) e misturar com a pasta, voce confirma isso ou é boato?

Gostaria de saber se é eficiente esse tipo de cooler de memória, e se sim, em que situação é recomendado utilizá-lo (por exemplo, se eu nao for colocar fan lateral nas memórias):

img?s=MLB&f=75693747_8873.jpg&v=O Tá saindo R$ 12,00 cada no Mercado Livre

Olha... é eficiente sim, e fica bastante eficiente com fan de 120mm lateral em cima delas, mas só em casos de memórias valueram de 800mhz que vem sem dissipador, as que vem com dissipador de fábrica, já faz o que essa aí faz e melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistolão, a pasta que você indicou no KABUM está indisponível, mas no mercado livre achei essa ARCTIC SILVER 5, ela seria uma boa substituta?

Minha placa mãe é Micro ATX 24.4cm x 19.3cm, e tudo é perto (processador, chipset central, vga e memórias). Se os Fans tem 12cm, 2 deles já pegam a placa-mãe inteira, então pretendo colocar 2 nessa posição:

s2l.JPG

O que voce acha?

As minhas memórias serão Value Kinsgston 800 mhz sem dissipador, então acho que elas se beneficiariam dessa posição dos coolers né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloque um exatamente em cima do processador, e outro mais a frente e em baixo para ventilar os 2 dissipadores da placa mãe e a placa de vídeo... depois, quando voce for usar ddr3 no futuro, voce faz mais um ao lado do processador para ventilar as memórias... por enquanto voce precisa ventilar mais mesmo é o processador, placa mãe e VGA...

A artic silver 5 é a cocacola das pastas termicas, todos conhecem mas tem um monte melhor que ela, Tuniq TX-2, Thermalright Chill Factor, OCZ Freeze Extreme, Noctua NT-H1, Artic Cooling MX-2, Zalman ZM-STG1... todas são melhores, mas a artic silver 5 é muito boa também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloque um exatamente em cima do processador, e outro mais a frente e em baixo para ventilar os 2 dissipadores da placa mãe e a placa de vídeo... depois, quando voce for usar ddr3 no futuro, voce faz mais um ao lado do processador para ventilar as memórias... por enquanto voce precisa ventilar mais mesmo é o processador, placa mãe e VGA...

A artic silver 5 é a cocacola das pastas termicas, todos conhecem mas tem um monte melhor que ela, Tuniq TX-2, Thermalright Chill Factor, OCZ Freeze Extreme, Noctua NT-H1, Artic Cooling MX-2, Zalman ZM-STG1... todas são melhores, mas a artic silver 5 é muito boa também...

A OCZ Freeze Extreme é condutora de eletricidade? Ou posso passar nos mosfets tambem?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!