Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o consumo


Fabio.ale

Posts recomendados

cara uma solução simples seria você desligar  todos os equipamentos de sua casa com exceção de seu computador. Feito isso, anote os valores do watimetro que fica no padrão da concessionária de energia elétrica de sua casa. Ligue o computador e rode um jogo para fazer ele trabalhar bem, faça isto por uma hora e desligue-o. Anote os novos valores do watimetro e subtraia do valor inicial. você vai saber o consumo de seu computador  em uma hora. Basta você multiplicar as horas que ele fica ligado no mês para você saber quanto ele irá gastar mensalmente. OBS: o teste foi feito durante um jogo, exigindo o máximo consumo do mesmo, caso você não exija muito do computador ele irá consumir menos.

:;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A orientação da CPFL Paulista é a de multiplicar a potência do equipamento pela quantidade de horas de uso por dia.

No caso do microcomputador, o equipamento seria a fonte. Neste caso a fórmula seria:

Potência da fonte x qtd. de horas x qtd de dias = Consumo em Kw

Logo, supondo que você use o computador 5 horas por dia, seu cálculo mensal sairia assim:

(450 x 5) x 30 = 67500 W (ou 67.5 KW)

É isso aí!

Editando: Vale lembrar que esse seria o consumo médio, ou seja, isso pode variar para mais ou para menos, considerando que fontes de baixa qualidade podem consumir bem mais que sua potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acho que esse calculo seja correto ..

Pois eu utilizo o computador 24 horas por dia ...

Ai daria 324000w ou 324kw

Ai minha conta viria uma fortuna todo mês ...

e o total da minha fica em torno de 240kw/mes

Isso que tenho Geladeira, microondas, Chuveiro, ventilador, frezer ...

ou seja deve ter outro jeito de fazer esse calculo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por magnumgyn@22 Out. 2003,09:27

ou seja deve ter outro jeito de fazer esse calculo!

Bom, então quando descobrir outro jeito, poste aqui.

Para mim, que não tenho como medir com 0% de erro e não conheço outra forma, é o que tem dado certo. Minha conta de energia mensal fica entre 260 e 300Kw, e esse cálculo tem dado uma diferença de 20 à 40Kw.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é .. tipo eu naop estou dizendo que este calculo é errado ..

só estou dizendo que para PCs pode ser diferente ..

Pois como falei .. o meu fica ligado 24horas por dia ... o que geraria mais de 300kw por mes só dele ..

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse cálculo não deveria ser feito, baseando-se no consumo de cada dispositivo do computador? Ou seja, pegaríamos o consumo da CPU, HD, VGA, monitor e demais componentes, somaríamos cada potência dos componentes citados, multiplicaríamos pela quantidade de horas de uso do computador, por dia e, novamente, pela quantidade de dias no mês. Aí, nesse caso, daria para saber a potência aproximada que o PC consome todo mês.

Caso fizéssemos os cálculos baseados na potência da fonte, teríamos 2 problemas:

1º - a maioria das fontes existentes são vagabundas, de baixa qualidade, fazendo que o cálculo do consumo tenha um valor errôneo;

2º - mesmo tendo uma fonte de qualidade, os componentes do PC irão apenas consumir a potência necessária para seu pleno funcionamento. Caso você tenha uma fonte de 500W, mas seu PC consome 250W em média, por exemplo, a fonte só irá fornecer esse valor de potência para o PC, o que ele realmente precisa para funcionar. Se o cálculo for baseado na potência da fonte, ele dará errado também...

Eu creio que seja dessa forma, mas posso estar errado. Ninguém sabe tudo não é?  :)))))))

Se estiver errado, por favor, corrijam-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensava assim ...

mas sei la .. hehehe não faço a minima ideia ..

E copmo obter o valor de consumo de cada placa..

Sera que tem algum programa que faz isso??

E um monitor 15" quanto consome??? esse deve ser mais fácil calcular!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe, magnumgyn. Não quis ser malcriado, esse é só o meu jeito de escrever he he he...

Eu já procurei tanto e nunca consegui encontrar nada (programa, fórmula, etc...) que pudesse me revelar quanto é o consumo.

Realmente esse cálculo é falho pois ainda tem o monitor, mas o monitor é medido em separado pois é considerado um equipamento à parte.

Como é a fonte quem distribui a energia para todos os outros componentes, o cálculo é feito à partir dela.

Seria interessante que alguém que entende da área de energia pudesse colocar aqui algumas dicas de como medir isso, de uma maneira descomplicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ligar só seu computador ( monitor, CPU, impressora... etc) e verificar o valor da potência consumida em uma hora no watimetro da concessionária com certeza você vai ter o seu consumo em uma hora de pleno uso do computador, agora se você variar o tempo de uso do equipamento e querer saber o consumo mensal é melhor deixar esta tarefa para o medidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ... acabei de falar com um amigo meu que faz Engenharia da computação ...

Ele me confirmou .. que é medido por compnentes, pois a fonte utilizara apenas o que os componentes solicitarem ...

Ele particularmente não conhece nenhum programa que calcule isso ....

Mas disse que é fácil de achar nos manuais esta informação de consumo de cada peça ...

hehehe

Clas vai dar um trabalho .. pegar o consumo de cada coisa e calcular ...

Mas eu peguei aqui o do HD que eu tenho ..

40gb 7200rpm .. em modo Ativo consome 7w/h

O resto fiquei com preguiça de procurar ... mas vou ver se acho um programa .. ia ser bem mais fácil ... hehehe

cwbs -> cara nem esquenta não ... não achei que você foi malcriado ... hehehe rem resentimentos .. nem tinha achado nada não!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que o _EagleMan_ esta certo.

para saber quanto +/- a fonte do seu pc usa em Watts da uma olhada nesse link.

http://www.jscustompcs.com/power_supply/

acho que o calculo do cwbs deve ser feito em cima desse valor, e não da potencia da fonte, porque como disse _EagleMan_ ela pode estar liberando menos energia do é capaz.

EDIT:

a potencia do monitor eu acho que pode ser vista no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse site .. mas eu ainda cho um pouco errado ...

Tipo ... tem que levar em consideração que CD-ROM .. quase não se usa ... , mesma coisa floppy  e coisas do genero ...

E pelo que olhei agora em uns manuais ... as placas consomem bem menos que esta descrito nesse site ...

Mas posso estar errado ... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnumgyn@22 Out. 2003,09:44

Eu pensava assim ...

mas sei la .. hehehe não faço a minima ideia ..

E copmo obter o valor de consumo de cada placa..

Sera que tem algum programa que faz isso??

E um monitor 15" quanto consome??? esse deve ser mais fácil calcular!

É só olhar no site do fabricante. O meu, um Samsung SyncMaster 551v, consome 70W. Agora os demais componentes do micro eu não sei e, principalmente se forem on-board...

Tirando os dispositivos on-board, creio que seja da maneira citada acima. É difícíl encontrar informações sobre isso, mas não é impossível  :cool:

EDIT: meu monitor é de 15''  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lógico que o consumo dependerá do uso de cada componente eletrônico, por isso que disse para rodar um jogo onde o exijirá o máximo de consumo do computador, isto servirá para você ter uma ideia de uma hora a pleno vapor, pode ser que em um mês você não utilize programas que exijam muito consumo, neste momento é inviável o cálculo de potência, pois, é só ler o valor medido por um instrumento, é isso que a concessionária faz, é simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnumgyn@22 Out. 2003,10:11

Legal esse site .. mas eu ainda cho um pouco errado ...

Tipo ... tem que levar em consideração que CD-ROM .. quase não se usa ... , mesma coisa floppy  e coisas do genero ...

isso é.

mas mas verdade esse site é para calcular a potencia minima que sua fonte deve ter, mas serve de quebra galho para saber quanto o pc consome também  :)

nesse caso eu acho melhor retirar o CD-ROM do calculo, mas isso depende muito o uso. eu por exemplo quase não uso o CD-ROM e Floppy...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnumgyn@22 Out. 2003,10:11

Legal esse site .. mas eu ainda cho um pouco errado ...

Tipo ... tem que levar em consideração que CD-ROM .. quase não se usa ... , mesma coisa floppy  e coisas do genero ...

isso é.

mas mas verdade esse site é para calcular a potencia minima que sua fonte deve ter, mas serve de quebra galho para saber quanto o pc consome também  :)

nesse caso eu acho melhor retirar o CD-ROM do calculo, mas isso depende muito o uso. eu por exemplo quase não uso o CD-ROM e Floppy...

OPS...

mensagem duplicada... foi mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse site é bom para se ter uma base. Ele não é totalmente preciso, mas dá uma noção de quanto, aproximadamente, a potência que o PC consome da fonte.

Mesmo sendo trabalhosa e também não muito precisa, ainda creio que a melhor maneira seria verificar no site do fabricante ou no manual do produto (ainda acho melhor verificar no site do fabricante, pois, muitas vezes, compramos um produto OEM, que vema apenas o produto, às vezes um manual, etc, mas nem sempre isso acontece... E outra: lá no site do fabricante, com certeza, terá o manual do produto ou alguma informação sobre potência consumida pelo mesmo) a potência que ele consome, somar depois todas os valores de potência de cada dispositivo, após isso, multiplicar esse valor pela quantidade de horas que você usa o PC por dia (isso varia muito: às vezes você usa o PC mais ou menos horas num determinado dia e isso influi no valor final. O melhor mesmo seria fazer uma média de horas diárias de uso do PC) e, por último, multiplicar pelo número de dias do mês.

É a maneira mais trabalhosa, porém, a mais precisa das maneiras citadas :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É para quem gosta de fazer cálculos com integral, vasculhar a internet em busca de consumo de placas é bom e mais preciso. Particularmente, acho impossível fazer isso, viso que os fabricantes só querem vender e nada mais. Entretanto o que vai contar é o que você vai pagar no fim do mês, lido pelo watimetro.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano Gomes@22 Out. 2003,10:47

... Particularmente, acho impossível fazer isso, viso que os fabricantes só querem vender e nada mais...

Nada a ver...  :hmmm:

Muitas empresas dispõem dessas informações na internet. É só saber procurar. Eu mesmo encontrei as informações referentes ao meu HD Maxtor no tocante à tensão e intensidade de corrente que passa por ele. Depois irei fazer os cálculos necessários para transformar esse valores em potência consumida.

É claro que existem excessões, mas a maior parte das empresas presta um bom suporte dos seus produtos aos seus clientes, é só saber procurar.

Eu, particularmente, não acho uma boa desligar todos os aparelhos de minha casa para medir apenas o consumo de um PC. É uma maneira, mas não é a mais prática, principalmente para quem mora em apartamento, como eu. Ter que descer 10 andares de elevador (subir e desce, 2x) para ir no local onde se encontra trocentos medidores de luz e fazer 2 medições naquela porcaria de "relógio de luz" é um tanto quanto cansativo...

Claro que pesquisar na internet sobre cada dispositivo que você possui no PC cansa também, mas você nem precisa se mover da sua cadeira. Só precisa fazer o mínimo esforço possível e, depois de captados todos os dados, a calculadora faz o resto por você  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o sedentarismo na epóca digital é muito comun, passar horas em frente ao computador e não exercitar é prejudicial a saúde, o simples fato de você desconectar todos os equipamentos de sua casa é um procedimento muito precavido, pois, na maioria das vezes ocorrem fugas de corrente e você paga pelo desperdício, é como uma torneira vazando. Além de você saber o quanto seu HD consome você vai precisar de saber qual é o fator de potência que seu computador tem, os 450W é a potência aparente e a capacidade máxima da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não diria sedentarismo, mas sim praticidade  :laugh:

Se bem que você está certo: o sedentarismo é bastante comum entre os usuários de computador. Mas é um saco ter q descer e subir nesse elevador lerdo pra ###### que todo mundo aqui nesse prédio quer usar ao mesmo tempo. É mais pela questão da demora desse elevador que evito tal medida de medição de energia.

na maioria das vezes ocorrem fugas de corrente e você paga pelo desperdício, é como uma torneira vazando.

Se isso ocorre mesmo e não duvido disso, para onde essa corrente fujona vai?

Eu sei muito bem disso com relação às fontes, mas isso só ocorre com as fontes vagabundas que, em suas etiquetas, expressam um determinado valor de potência, mas, na prática, a história é outra... Uma fonte de vergonha não possui tam problema. O que está escrito na etiqueta da mesma é a potência máxima que ela pode oferecer ao seu PC.  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está certo _eagleman_ , não vamos nos morder por causa disto, aliás o propósito de um forum é o compartilhamento de informações mesmo com opiniões divergentes, eu fui muito radical em expor minha ideia, e sei que acontece mesmo essa " preguicinha " nós simples mortais não estamos livres. As discussões de alguns servem de aprendizado para muitos que aqui visitam. A respeito da fuga que comentei não é da fonte e sim da instalação elétrica de nossas residências, como sabemos ela muitas vezes é maltratada e mau instalada e esconde problemas como fugas ou curtocircuito. Já expressei minha opinião e você a sua, agora vai de cada um que ler estas mensagens, quem estiver disposto a calcular tudo bem, quem estiver disposto a medir também estar tudo bem.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Isso é um computador ou um assassino de consumidor de energia? Esse calculo deve ta é doidao. 240 W/h num computador? A minha geladeira (que é grande) consome isso... já q nos não podemos ter um simples de um Wattimetro pra testar, a solucao do nosso amigo la em cima é valida de ultimo caso. É complicada, mas serve. Quem tiver uma ideia de consumo da maquina (que deve variar de maquina pra maquina), digam. Agora quer tiver uma lista dos componentes (placa-mãe, video, som, etc), botem ai... Senao a conta no final do mes    :ui:  hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!