Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contadores


julianeanjo

Posts recomendados

oi pessoal.... preciso montar um projeto daqueles de acender e apagar luz num lugar... nesse kso, a ideia é colocar dois sensores na porta de um banheiro, um antes do outro. dessa forma é possivel saber se a pessoa entrou ou se saiu do lugar.

considera-se q o sensor acionado está em nivel alto e que depois de detectar o movimento ele volta ao nivel baixo.

tentei usar um contador up/down, mas nao consegui continuar o projeto pois nao consegui pensar na logica das chaves dos sensores. só sei q se entrar 3 pessoas (o contador conta 3, up) a luz só pode apagar quando sair 3 (o contador conta -3, down)....

alguem sabe como posso fazer isso???

o simulador q uso é o multisim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou te dar a ideia e você pratica!

Serão dois sensores um antes da porta e um depois da porta...

Condição 1: pessoa entrando pela porta, Sen 1= 1 Sen 2= 0, passou a porta, sen 1= 0 e sen 2=1 (encrementa) 1 ao contador...,

Condição 2: pessoa sai pela porta, sen 1= 0 sem 2= 1, passou a porta, sem 1= 1 sem 2=0 (decrementa) 1 ao contador...., seria isso?

Seqüência , 1001 incrementa..., seqüência, 0110 decrementa...

Não importa a quantidade de pessoas que entram e sai..., a luz só se apagará quando a contagem for igual a “0”... acertei?

Agora fazer os circuitos?!!! Tenho que deixar para colegas com a cabeça mais fresca na lógica e com componentes mais atualizados... minha cabeça já não guarda estas infor....

Algebra de Boole fui reprovado!

Se não ajudei ! desculpe-me...

Grande Abraço,

Boa sorte!

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi pessoal.... preciso montar um projeto daqueles de acender e apagar luz num lugar... nesse kso, a ideia é colocar dois sensores na porta de um banheiro, um antes do outro. dessa forma é possivel saber se a pessoa entrou ou se saiu do lugar.

Oi Ju!

então... é importante para o seu projeto saber quantas pessoas entraram ou saíram?? Se não for, você pode usar um sensor de presença simples (daqueles de sistemas de segurança), tipu.. quando o sensor estiver acionado (ou seja, quando tiver alguem dentro do cômodo) a luz fica acesa, quando o sensor desacionar, a luz apaga...

Se o intuíto do seu projeto é só acender ou apagar a luz quando tem ou não gente dentro, esse método é bem mais simples, agora se for importante saber a quantidade de pessoas... ai complica um pouco...

posta ai qual é a intenção do projeto, quem sab não posso ajudar mais...

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!