Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Pode não parecer, mas a diferença é absurda, justamente pela qualidade do material utilizado e do projeto do cooler.

O cooler original da Intel, é pequeno, feito de alumínio que possui baixa condutibilidade.

Já o projeto do Tx3, possui 3 Heatpipes, que são tubos de cobre (que possui alta condutibilidade) com um material líquido dentro, que evapora facilmente com o calor. Ao evaporar, ele sobre pelo tudo de cobre, transferindo o calor pelas paredes do mesmo, e ao perder temperatura, se liquefaz novamente, retornando a base do heatpipe, formando um fluxo infinito de transferência de calor. Este que é transferido as aletas de alumínio, e resfriado pela Fan.

A compatibilidade com seu processador e placa mãe é total (100%), fique tranquilo.

A instalação e simples, e não requer muita experiência, então você mesmo pode fazer.

Para você ter a real ideia do desempenho, eu uso este modelo em um Phenom X4 de 3,2, veja abaixo o comparativo entre os dois.

Cooler Original

Idle (Descanso) - 40°

Full Load (Rodando algum aplicativo) - 66°

Hyper Tx3

Idle (Descanso) - 35°

Full Load (Rodando algum aplicativo) - 52°

Veja que obtive uma redução de 5° em Idle e de 14° em Full, com um investimento de menos de 100,00.

A única observação a ser feita é quanto ao espaço no gabinete para acomoda-lo. Ele possui 139mm de altura, sendo necessária conferência para ver se o espaço interno e suficiente.

Abraço

Dei uma analisada, a olho nu, e acredito que a altura do cooler do processador não é um problema, porém acredito que, como nosso amigo falou anteriormente, os coolers superiores podem ser um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi em muitos tópicos o pessoal falando da dificuldade de colocar fans de 120x120x25mm nos gabinetes Thermaltake V3 Black.

Encontrei esse modelo de 120x120x15mm no ML

Vale a pena comprar dois desses para serem colocados na parte superior e comprar outros de 120x120x25mm para as outras partes?

Percebi que, naturalmente por ser menor, ele tem um fluxo de ar menor que os de 25mm de altura.

Essa fator faz muita diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Pessoal beleza, então tenho um H60 em push-pull com 2 excalibur... mas já to ficando de saco cheio com o barulho que elas fazem, mesmo com o controlador de fan então to pensando em trocar por 2 mais silenciosas, as que eu vi que parecem ser boas são aquelas novas da corsair,mas tem varios modelos não sei qual seria mais adequada:

Air Series 120mm Quiet Edition CO-9050005

http://www.megamamute.com.br/Fan-para-Gabinete-Air-Series-120mm-Quiet-Edition-CO-9050005-WW-CORSAIR-354605.aspx/p

Air Series 120mm Quiet Edition CO-9050001

http://www.megamamute.com.br/Fan-para-Gabinete-Air-Series-120mm-Quiet-Edition-CO-9050001-WW-CORSAIR-354598.aspx/p

O que vocês acham???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Pessoal beleza, então tenho um H60 em push-pull com 2 excalibur... mas já to ficando de saco cheio com o barulho que elas fazem, mesmo com o controlador de fan então to pensando em trocar por 2 mais silenciosas, as que eu vi que parecem ser boas são aquelas novas da corsair,mas tem varios modelos não sei qual seria mais adequada:

Air Series 120mm Quiet Edition CO-9050005

http://www.megamamute.com.br/Fan-para-Gabinete-Air-Series-120mm-Quiet-Edition-CO-9050005-WW-CORSAIR-354605.aspx/p

Air Series 120mm Quiet Edition CO-9050001

http://www.megamamute.com.br/Fan-para-Gabinete-Air-Series-120mm-Quiet-Edition-CO-9050001-WW-CORSAIR-354598.aspx/p

O que vocês acham???

Cara a diferença de desempenho entre essas e a Excalibur é grotesca.

Se quiser fan's Custo x Beneficio pra por em radiador eu te aconselharia a Akasa Viper. Não sei te dizer se elas são muito silenciosas, pois não as possuo, mas ja ouvi muito bem delas.

Outra boa Opção são as Aerocool Shark's , essas eu possuo e posso dizer que dentre as que eu tinha aqui elas foram as mais silenciosas. Elas são muito boas para por em gabinete, porém não acho muito boas para por em radiador porque elas possuem pouca pressão em relação a outras como excalibur e viper. Mas infelizmente no Brasil nós temos poucas opções e dentre as que tem ela seria uma das que apresenta um bom Custo x Beneficio.

Só não aconselho a coloca-las na Horizontal, pois nessa posição elas causam vibração e dependendo da "frescurite" de cada um, o barulho poderá incomodar.

Outra opção seria a Cougar Vortex, que tem 71 de CFM e 18 de dB. O problema delas é o preço que é salgado e além disso são difíceis de achar. Porém não sei te dizer se os 18dB são verdade, mas dizem em alguns reviews por ai que é verdadeiro.

Como o incomodo de barulho vai de cada um, ou seja o que é barulhento pra mim é silencio para você ou vice e versa. Eu não vou te garantir que elas não vão te incomodar. Mas dentre elas as que eu tenho aqui e achei ótimo beneficio foram as Shark's.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Minha mãe e minha irmã vão para São Paulo semana que vem e pedi p/ elas comprarem 3 aerocool shark red de 12cm.

Porém estou olhando alguns sites de lojas na Santa Ifigenia e nenhum deles encontrei essas ventoinhas??

Alguém sabe algum lugar perto do Bom Retiro que eu possa achar essas ventoinhas???

Agradeceria muito quem puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a Fan citada (Akasa Viper 120mm) é um excelente produto. Possui alto CFM e baixo nível de Ruído, sendo umas das melhores opções do mercado brasileiro.

Segundo a Intel, a temperatura máxima segura de operação de seu I5 3330, é de 67,5°, sendo assim a temperatura está um pouco elevada e seria interessante tomar medidas para reduzi-la.

Tomando como base o custo benefício do investimento (27,00 x 5 = 135,00+ frete), seria mais viável adquirir apenas 2 Fans e com o que iria gastar com as demais, adquirir um cooler com melhor desempenho que o cooler Box.

Posso citar como boa opção para seu caso, o Hyper Tx3 da Cooler Master.

Pequeno, barato e com excelente desempenho.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494961794-cooler-master-hyper-tx3-evo-tx-3-intel-amd-novo-modelo-_JM

Uso este modelo em meu Phenon X4, e as temperaturas não passam dos 51° jogando, mesmo em dias quentes (Meu gabinete possui apenas 2 Fans).

Adquirindo 2 Fans Akasa Viper + Cooler Hyper Tx3, você gastará (134,00 + frete), ou seja, praticamente o mesmo valor, e terá um resultado muito melhor do que apenas melhorando o fluxo de ar.

Sobre a posição das Fans, 1 frontal e 1 traseira já trarão ótimos resultados.

Abraço e boa sorte.

Boa Noite! Nightfall você sabe se o Hyper Tx3 é compatível com o Amd FX4300 ?? E se ele cabe em um gabinete Aerocool Strike-X One?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite! Nightfall você sabe se o Hyper Tx3 é compatível com o Amd FX4300 ?? E se ele cabe em um gabinete Aerocool Strike-X One?

Abraço

Sim, o Hyper Tx3 é totalmente compatível com os sockets AM3+ da Amd.

O Aerocool Strike X- one possui 19cm de largura, portanto caberá tranquilamente. (Meu gabinete e menor que o seu e mesmo assim o cooler se coube com certa folga).

Vale ressaltar que o modelo citado é um produto de entrada para os coolers modelo torre, sendo assim não é recomendado efetuar Over Clock no processador.

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o Hyper Tx3 é totalmente compatível com os sockets AM3+ da Amd.

O Aerocool Strike X- one possui 19cm de largura, portanto caberá tranquilamente. (Meu gabinete e menor que o seu e mesmo assim o cooler se coube com certa folga).

Vale ressaltar que o modelo citado é um produto de entrada para os coolers modelo torre, sendo assim não é recomendado efetuar Over Clock no processador.

Abraço e boa sorte

Obrigado pela atenção, e nem sei realizar over clock lol é só para garantir que o processador não vai pegar fogo mesmo rs. E o esquema de cooler como ja vem um traseiro acho que irei comprar apenas um aerocool shark para colocar na frente o que acha?

config

MOBO : GigaByte p/ AMD GA-78LMT-S2P Rev 5.0 AM3+ Box

CPU: AMD FX 4300 Black Edition 3.8GHz 8MB AM3+

VGA: HD 7750

Fonte: Corsair cx430W 80 PLUS BRONZE PFC Ativo

RAM : Corsair Vengeance 4Gb 1600MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção, e nem sei realizar over clock lol é só para garantir que o processador não vai pegar fogo mesmo rs. E o esquema de cooler como ja vem um traseiro acho que irei comprar apenas um aerocool shark para colocar na frente o que acha?

config

MOBO : GigaByte p/ AMD GA-78LMT-S2P Rev 5.0 AM3+ Box

CPU: AMD FX 4300 Black Edition 3.8GHz 8MB AM3+

VGA: HD 7750

Fonte: Corsair cx430W 80 PLUS BRONZE PFC Ativo

RAM : Corsair Vengeance 4Gb 1600MHz

O gabinete apesar de ser ótimo (Pretendo adquirir um pra mim nos próximos dias) possui uma fan muito fraca. Interessante seria adquirir duas Sharks, colocando uma na parte frontal e a outra na parte traseira, direcionando a Fan original do gabinete para a lateral, afim de refrigerar a placa de vídeo.

É com certeza uma ótima aquisição.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
O gabinete apesar de ser ótimo (Pretendo adquirir um pra mim nos próximos dias) possui uma fan muito fraca. Interessante seria adquirir duas Sharks, colocando uma na parte frontal e a outra na parte traseira, direcionando a Fan original do gabinete para a lateral, afim de refrigerar a placa de vídeo.

É com certeza uma ótima aquisição.

Forte abraço

Night, mais uma vez obrigado pelos conselhos e ajuda. Se puder me ajudar novamente agradeço. Vi este adaptador para os fans Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos, será que ele seria compatível com a minha configuração? sendo que não uso controlador de fans. Pois estou interessado em conectar o hevo mais os 2 shark e o cooler que ja vem no gabinete atraves deste adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Night, mais uma vez obrigado pelos conselhos e ajuda. Se puder me ajudar novamente agradeço. Vi este adaptador para os fans Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos, será que ele seria compatível com a minha configuração? sendo que não uso controlador de fans. Pois estou interessador em conectar o hevo mais os 2 shark e o cooler que ja vem no gabinete atraves deste adaptador.

Para o seu caso em específico eu não vejo vantagem neste adaptador, a não ser que você ache indispensável saber a rotação das Fans.

Outro detalhe é que não sei se é prudente ligar tantas fans no mesmo plug da placa mãe.

Vale ressaltar que as Sharks possuem conectores de 3 pinos, mas já vem com o adaptador de 3 pinos para Molex, onde você pode liga-las diretamente na fonte, o resultado é o mesmo.

Agora se realmente é importante para você saber a rotação das Fans, eu recomendaria que ligasse o Cooler do processador diretamente no plug da placa mãe denominado CPU_FAN, e as demais Fans na outro plug denominado CHASSI_FAN.

Espero poder ajudar sempre.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o seu caso em específico eu não vejo vantagem neste adaptador, a não ser que você ache indispensável saber a rotação das Fans.

Outro detalhe é que não sei se é prudente ligar tantas fans no mesmo plug da placa mãe.

Vale ressaltar que as Sharks possuem conectores de 3 pinos, mas já vem com o adaptador de 3 pinos para Molex, onde você pode liga-las diretamente na fonte, o resultado é o mesmo.

Agora se realmente é importante para você saber a rotação das Fans, eu recomendaria que ligasse o Cooler do processador diretamente no plug da placa mãe denominado CPU_FAN, e as demais Fans na outro plug denominado CHASSI_FAN.

Espero poder ajudar sempre.

Forte abraço

Muito obrigado pelas informações, então seria uma melhor opção conectar o Hevo na CPU_FAN e as 3 Fans do gabinete diretamente na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente.

Além de ser mais fácil, é mais econômico e você não corre o risco de sobrecarregar a placa mãe.

Abraço e boa sorte

Entendi e sanei minhas dúvidas, obrigado :)

Agora quanto ao exaustor sabe me informar se é realmente funcional? No caso estou pensando em comprar este Cooler Evercool Exaustor Fox-3 SB-F3 e pensando em colocar entre a fonte e a VGA.... E aproveitando ja que recebi as 2 fans ficou assim 1 lateral a do gabinete e 1 shark joganto ar frio , 1 shark na traseira tirando ar quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi e sanei minhas dúvidas, obrigado :)

Agora quanto ao exaustor sabe me informar se é realmente funcional? No caso estou pensando em comprar este Cooler Evercool Exaustor Fox-3 SB-F3 e pensando em colocar entre a fonte e a VGA.... E aproveitando ja que recebi as 2 fans ficou assim 1 lateral a do gabinete e 1 shark joganto ar frio , 1 shark na traseira tirando ar quente.

Eu tenho 1 mas não uso, acho muito barulhento, apesar de retirar bastante ar quente.

Acho que seria mais eficiente em gabinetes pequenos, onde não existam Fans.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal... uma duvida de iniciante aqui:

se a minha placa mãe só tem conexão pra um fan do gabinete (desses de 3 pinos)

como eu faço pra conectar os outros fans ? tem algum tipo de adaptador pra puxar a alimentação da fonte ?

Algumas Fans como as Aerocool Shark já vem com adaptador de 3pinos para Molex para você ligar diretamente na fonte.

Caso não venha com a fan, você pode comprar o adaptador a parte.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507184085-adaptador-molex-c-4-conectores-fan-mb-3-pinos-ak-cb001-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498403608-cabo-adaptador-3-pinos-para-molex-4-pinos-fonte-akasa-_JM

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações

Boa noite pessoal. Esses dias atras meu pc deu 2 apagoes durante jogos e automaticamente fui fazer teste de temperatura e descobri que o danado esta aquecendo demais. diante disso me dei conta que nao tenho dado muita atenção a manutenção de sua limpeza e quando abri obviamente precisava de uma faxina. Como vou limpar mesmo decidi trocar os Fans do gabinete, pois faz algum tempinho já que acho que esses fans estão fazendo barulho demais a ponto de me incomodar.

Hoje estou usando no meu gabinete (v3 Tt) 3 fans da maxpower e hj quero colocar fans muito superiores e que façam menos barulho. Eu uso um frontal e um embaixo para injeção de ar e outro na traseira para exautao. Em cima teria local para colocar 2 fans, mas nao cabem pois qualeur que seja o fan vai encostar nas memorias e por isso nao cabera, pois o perfil maximo de fan que da para colocar seria com no max 1cm, então usei a seguinte estrategia de deixar o cooler do processador jogando ar para cima e assim usando a saida superior para exaustao de ar por conta do cooler do processador e na pratica tem funcionado muito bem :D

Então levando em ocnta isso, quais seriam os melhores fans para eu colocar no gabinete de 120mm ? realmente gostaria de um fan com as maior pressao de ar possivel e menor ruido tambem, pois os dois quesitos sao de grande importancia pra mim. Existe algum fácil de comprar com pressao acima de 80cfm e ruido abaixo de 20db ?se existeir e for fácil encontrar vai ser perfeito, se nao topo qualeur sugestao de algo muito bom para nao ter que esquetar a cabeça com fan estão cedo na vida :D

minha configuração segue abaixo

Phenon II x4 955 BE

Cooler Evercool Bufaloo

BIOSTAR A88PCM3S AMD A880G+

RAM 8GB DDR3 KINGSTON 1333

HD 1TB SATA 2 SEAGATE

Fonte Ocz 500w Stealthxstream2

GeForce 9800GT 512MB 256BIT

Gabinete Thermaltake V3 Black Edition + 3 fans (MaxPower FAN 120mm MP-FAN-12SB4 )

agradeço demais a qualquer que puder me ajudar nessa empreitada

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações

Boa noite pessoal. Esses dias atras meu pc deu 2 apagoes durante jogos e automaticamente fui fazer teste de temperatura e descobri que o danado esta aquecendo demais. diante disso me dei conta que nao tenho dado muita atenção a manutenção de sua limpeza e quando abri obviamente precisava de uma faxina. Como vou limpar mesmo decidi trocar os Fans do gabinete, pois faz algum tempinho já que acho que esses fans estão fazendo barulho demais a ponto de me incomodar.

Hoje estou usando no meu gabinete (v3 Tt) 3 fans da maxpower e hj quero colocar fans muito superiores e que façam menos barulho. Eu uso um frontal e um embaixo para injeção de ar e outro na traseira para exautao. Em cima teria local para colocar 2 fans, mas nao cabem pois qualeur que seja o fan vai encostar nas memorias e por isso nao cabera, pois o perfil maximo de fan que da para colocar seria com no max 1cm, então usei a seguinte estrategia de deixar o cooler do processador jogando ar para cima e assim usando a saida superior para exaustao de ar por conta do cooler do processador e na pratica tem funcionado muito bem :D

Então levando em ocnta isso, quais seriam os melhores fans para eu colocar no gabinete de 120mm ? realmente gostaria de um fan com as maior pressao de ar possivel e menor ruido tambem, pois os dois quesitos sao de grande importancia pra mim. Existe algum fácil de comprar com pressao acima de 80cfm e ruido abaixo de 20db ?se existeir e for fácil encontrar vai ser perfeito, se nao topo qualeur sugestao de algo muito bom para nao ter que esquetar a cabeça com fan estão cedo na vida :D

minha configuração segue abaixo

Phenon II x4 955 BE

Cooler Evercool Bufaloo

BIOSTAR A88PCM3S AMD A880G+

RAM 8GB DDR3 KINGSTON 1333

HD 1TB SATA 2 SEAGATE

Fonte Ocz 500w Stealthxstream2

GeForce 9800GT 512MB 256BIT

Gabinete Thermaltake V3 Black Edition + 3 fans (MaxPower FAN 120mm MP-FAN-12SB4 )

agradeço demais a qualquer que puder me ajudar nessa empreitada

obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... preciso de ajuda.

Tenho um gabinete HAF 922, e como sabem, ele tem alguns lugares para FANS.

Portanto, queria alguns fans para a lateral (entrando ar e jogando na VGA e processador), e também para o topo, jogando ar para fora (aqui veio um com o gabinete, mas o fan logo depois começou a fazer barulho, ou seja, é uma *****).

Quero algo meio que com boa CFM mas também silencioso, e claro, que durem.

E sobre os filtros? vale a pena colocar para manter o pc mais limpo?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações

Boa noite pessoal. Esses dias atras meu pc deu 2 apagoes durante jogos e automaticamente fui fazer teste de temperatura e descobri que o danado esta aquecendo demais. diante disso me dei conta que nao tenho dado muita atenção a manutenção de sua limpeza e quando abri obviamente precisava de uma faxina. Como vou limpar mesmo decidi trocar os Fans do gabinete, pois faz algum tempinho já que acho que esses fans estão fazendo barulho demais a ponto de me incomodar.

Hoje estou usando no meu gabinete (v3 Tt) 3 fans da maxpower e hj quero colocar fans muito superiores e que façam menos barulho. Eu uso um frontal e um embaixo para injeção de ar e outro na traseira para exautao. Em cima teria local para colocar 2 fans, mas nao cabem pois qualeur que seja o fan vai encostar nas memorias e por isso nao cabera, pois o perfil maximo de fan que da para colocar seria com no max 1cm, então usei a seguinte estrategia de deixar o cooler do processador jogando ar para cima e assim usando a saida superior para exaustao de ar por conta do cooler do processador e na pratica tem funcionado muito bem :D

Então levando em ocnta isso, quais seriam os melhores fans para eu colocar no gabinete de 120mm ? realmente gostaria de um fan com as maior pressao de ar possivel e menor ruido tambem, pois os dois quesitos sao de grande importancia pra mim. Existe algum fácil de comprar com pressao acima de 80cfm e ruido abaixo de 20db ?se existeir e for fácil encontrar vai ser perfeito, se nao topo qualeur sugestao de algo muito bom para nao ter que esquetar a cabeça com fan estão cedo na vida :D

minha configuração segue abaixo

Phenon II x4 955 BE

Cooler Evercool Bufaloo

BIOSTAR A88PCM3S AMD A880G+

RAM 8GB DDR3 KINGSTON 1333

HD 1TB SATA 2 SEAGATE

Fonte Ocz 500w Stealthxstream2

GeForce 9800GT 512MB 256BIT

Gabinete Thermaltake V3 Black Edition + 3 fans (MaxPower FAN 120mm MP-FAN-12SB4 )

agradeço demais a qualquer que puder me ajudar nessa empreitada

obrigado!

As configurações que você almeja simplesmente não existe (Se existe algum modelo eu desconheço), nenhuma Fan com mais de 80 CFM possui menos de 20Bda.

A fan com melhor relação Fluxo de ar x Ruído é a Akasa Viper, que possui 83 CFM e 26Dba.

https://www.guerradigital.net/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Se você presa silêncio, eu recomendaria a Sickflow R4, que possui 69CFM, valor considerável para uma Fan de 120mm e apenas 19Dba.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

Sobre a escolha, fica a seu critério levar em conta qual o quesito é mais importante, Fluxo de Ar ou Silêncio.

Abraço e boa sorte

Cara, acho bastante difícil que exista um fan dentro dessas especificações pelo seguinte: 80 CFM é bastante coisa, e por se tratar de um fan de 120mm, ele precisaria ter uma taxa de rpm muito alta, o que também ocasionaria maior ruído.

As Fans de 120mm não possuem bom desempenho baseado em alta rotação como ocorre com Fans menores, variando normalmente entre 1500 e 2000RPM, enquanto Fans de 80 e 92mm chegam a mais de 3000.

Sendo assim o ruído das Fans de 120mm vem do Fluxo de ar, enquanto nas Fans menores vem da rotação elevada da própria Fan.

Pessoal... preciso de ajuda.

Tenho um gabinete HAF 922, e como sabem, ele tem alguns lugares para FANS.

Portanto, queria alguns fans para a lateral (entrando ar e jogando na VGA e processador), e também para o topo, jogando ar para fora (aqui veio um com o gabinete, mas o fan logo depois começou a fazer barulho, ou seja, é uma *****).

Quero algo meio que com boa CFM mas também silencioso, e claro, que durem.

E sobre os filtros? vale a pena colocar para manter o pc mais limpo?

Obrigado

Para melhor desempenho

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-r4-xfbs-20pk-r1.html

Melhor relação Fluxo de Ar x Ruído.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Menor Ruído

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

Os filtros apesar de reterem grande quantidade de pó, também reduzem consideravelmente o fluxo de ar que entra no gabinete.

Se o local onde o mesmo estiver instalado possui muita poeira, você pode até usar, tendo em vista o fato citado.

Eu particularmente não uso, prefiro efetuar a limpeza do hardware periodicamente do que sacrificar o desempenho de minhas fans, claro isso é a minha opinião, isso varia dos hábitos e da intenção do usuário.

Abraço e boa sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Fans de 120mm não possuem bom desempenho baseado em alta rotação como ocorre com Fans menores, variando normalmente entre 1500 e 2000RPM, enquanto Fans de 80 e 92mm chegam a mais de 3000.

Sendo assim o ruído das Fans de 120mm vem do Fluxo de ar, enquanto nas Fans menores vem da rotação elevada da própria Fan.

Olá NIGHT FALL

Obrigado pela explicação. Aproveitando a deixa, sobre o fan Cooler Master Sickeflow que você indicou para o Oubeur, ele realmente entrega o que promete? Digo, realmente são 69 CFM por 19 Db? Ando procurando também alguns fans para instalar no meu gabinete, mas por conta da CM ter inicialmente mentido nas especificações desse fan (na época que era vendido como 90 CFM) fiquei com receio de comprá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho bastante difícil que exista um fan dentro dessas especificações pelo seguinte: 80 CFM é bastante coisa, e por se tratar de um fan de 120mm, ele precisaria ter uma taxa de rpm muito alta, o que também ocasionaria maior ruído. Desta forma, talvez o que você pudesse fazer seria adquirir fans com CFM igual ou similar ao dos fans que você já tem, e que apresentem menor ruído. Um exemplo seria o Akasa Apache, que dizem ser bastante silencioso. A Cougar tem os fans Dual-X, que também parecem bastante bons. Tem os Cooler Master Sickleflow também, aqueles que diziam ser de 90 CFM mas na verdade eram de 69, se o ruído for realmente de 19 Db então é uma boa opção também.

Eu tenho o mesmo gabinete que você, e tenho quase certeza que é possível colocar 2 fans de 120mm comuns na parte de cima do gabinete. O que ficaria mais ao fundo do gabinete, ok, mas o que ficaria próximo aos slots de memória pode atrapalhar um pouco para retirar as memórias sem precisar retirar o fan. De qualquer forma, creio que seria mais interessante que você tivesse mais fans como exaustores do que como ventiladores (CFM de saída maior do que de entrada).

realmente acho que estou querendo demais mesmo :D

vou inicalmente com Sickflow R4 mesmo a´te por ja ter encontrado facilemente por aqui.

Com relação ao gabinete acho que por conta da minha mobo nao da mesmo nao, mas quando eu for fazer a limpeza dele amanha vou aproveitar a troca dos fans e tentar adicona-los na parte superior. numa dessa só faltou jeito mesmo

obrigado e abraço

As configurações que você almeja simplesmente não existe (Se existe algum modelo eu desconheço), nenhuma Fan com mais de 80 CFM possui menos de 20Bda.

A fan com melhor relação Fluxo de ar x Ruído é a Akasa Viper, que possui 83 CFM e 26Dba.

https://www.guerradigital.net/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Se você presa silêncio, eu recomendaria a Sickflow R4, que possui 69CFM, valor considerável para uma Fan de 120mm e apenas 19Dba.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

Sobre a escolha, fica a seu critério levar em conta qual o quesito é mais importante, Fluxo de Ar ou Silêncio.

Abraço e boa sorte

acabei optando então por menos ruido, pois levei em conta que fazendo uso do Sickflow R4 eu vou diminiur consideravelmente o ruido e de quebra vou poder ter mais CFM, mesmo que nao seja tanto vai ser melhor do que hj

obrigado e abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As configurações que você almeja simplesmente não existe (Se existe algum modelo eu desconheço), nenhuma Fan com mais de 80 CFM possui menos de 20Bda.

A fan com melhor relação Fluxo de ar x Ruído é a Akasa Viper, que possui 83 CFM e 26Dba.

https://www.guerradigital.net/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Se você presa silêncio, eu recomendaria a Sickflow R4, que possui 69CFM, valor considerável para uma Fan de 120mm e apenas 19Dba.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

Sobre a escolha, fica a seu critério levar em conta qual o quesito é mais importante, Fluxo de Ar ou Silêncio.

Abraço e boa sorte

As Fans de 120mm não possuem bom desempenho baseado em alta rotação como ocorre com Fans menores, variando normalmente entre 1500 e 2000RPM, enquanto Fans de 80 e 92mm chegam a mais de 3000.

Sendo assim o ruído das Fans de 120mm vem do Fluxo de ar, enquanto nas Fans menores vem da rotação elevada da própria Fan.

Para melhor desempenho

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-r4-xfbs-20pk-r1.html

Melhor relação Fluxo de Ar x Ruído.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Menor Ruído

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-led-azul-r4-l2r-20ac-gp.html

Os filtros apesar de reterem grande quantidade de pó, também reduzem consideravelmente o fluxo de ar que entra no gabinete.

Se o local onde o mesmo estiver instalado possui muita poeira, você pode até usar, tendo em vista o fato citado.

Eu particularmente não uso, prefiro efetuar a limpeza do hardware periodicamente do que sacrificar o desempenho de minhas fans, claro isso é a minha opinião, isso varia dos hábitos e da intenção do usuário.

Abraço e boa sorte

Boa tarde pessoal.

Gostei das indicações

especialmente esta

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Ruido: 28.9 dba

Fluxo de ar: 83.63 CFM

Pressão do ar: 2.64 mm-H2O

em comparação a este

http://www.kabum.com.br/produto/19459/cooler-fan-aerocool-en55413-12cm-shark-black-edition-#

Ruido: 26.5 dba

Fluxo de ar: 82.6 CFM

Pressão do ar: 1.273 mm-H2O

Fiquei em duvida em relação a esta pressão do ar, qual a influencia dela, quanto maior melhor? quanto menor melhor? Alguem ai?

Olá NIGHT FALL

Obrigado pela explicação. Aproveitando a deixa, sobre o fan Cooler Master Sickeflow que você indicou para o Oubeur, ele realmente entrega o que promete? Digo, realmente são 69 CFM por 19 Db? Ando procurando também alguns fans para instalar no meu gabinete, mas por conta da CM ter inicialmente mentido nas especificações desse fan (na época que era vendido como 90 CFM) fiquei com receio de comprá-lo.

Tenho mesma duvida. Alguem ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!