Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

NIGHT FALL, obrigado pela ajuda e informação desde já.

Eu comprei ontem 3 unidades desse shark: http://www.kabum.com.br/produto/19461/cooler-fan-aerocool-en55444-shark-evil-edition-/?tag=shark%20evile 1 desse: http://www.kabum.com.br/produto/19462/cooler-fan-aerocool-en55451-shark-black-edition-14-cm/?tag=cooler%20shark. Pretendo tirar os originais do gabinete e colocar esses shark's no lugar. Aí os originais irei colocar ali perto do HD e na parte debaixo, onde eu havia marcado na imagem.

Atualmente eu tenho o cooler de 140mm da frente jogando ar para dentro e o do radiador do H60 jogando ar para dentro também. Saindo eu tenho o de 140mm de cima e o da parte de trás. Vou tentar fazer o que você disse, sobre o cooler na parte inferior jogando ar para dentro e o da lateral eu preciso fazer alguma gambiarra ou trocar a lateral por uma de acrílico sob medida, pois essa versão de gabinete da Nvidia não tem suporte na lateral.

Mas obrigado desde já, assim que eu fizer essas alterações, informo aqui os resultados.

Postado

Boa tarde, não sei se é a área correta, mas eu estava querendo comprar 3 CoolerMaster Cooler FAN Xtraflow 120mm para botar no pc mas vi que minha placa ASUS Z97M-PLUS/BR só tem 3 entrada de 4 pinos e duas já estão em uso (do processador e do gabinete) tem algum adaptador que eu possa usar para botar mais coolers ?

Postado

Boa tarde, não sei se é a área correta, mas eu estava querendo comprar 3 CoolerMaster Cooler FAN Xtraflow 120mm para botar no pc mas vi que minha placa ASUS Z97M-PLUS/BR só tem 3 entrada de 4 pinos e duas já estão em uso (do processador e do gabinete) tem algum adaptador que eu possa usar para botar mais coolers ?

https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15.html

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal.

Minha situação é a seguinte. Comprei esse gabinete Cougar Archon que já veio com uma fan bem silenciosa na parte traseira.

4742b6c900.png 

Como o gabinete tem um acrilico do lado pensei em colocar um fan com led na lateral e um frontal. Comprei então um Cooler Master Sickleflow led azul p colocar na lateral e um Cooler Master Xtraflo Slim p colocar na frente, ambos puxando ar p dentro do gabinete. Minha ideia era deixar a placa-mãe (que tem cha_fan de 4 pinos) controlar os fans, então comprei o cabo da Akasa Flexa fp5 que o colega comentou acima. Porém, quando fui instalar os fans no gabinete começaram os problemas:

1º. Percebi que o CM Sickleflow só tinha 3 pinos, logo teria que usá-lo na rotação máxima o que gerou um ruído desconfortável na lateral.

2º. O CM Xtraflo Slim quando instalado para puxar o ar para o gabinete (com o lado da grade voltada para dentro do gabinete e o lado sem grade voltado para o metal do gabinete) ficava encostando no metal, tanto na parte frontal quanto na lateral.

Final da história. Vendi o Xtraflo, já que não consegui instalar em nenhum lugar sem que raspasse no gabinete, e estou vendendo o Sickleflow, porque não quero um fan sempre funcionando a 100% gerando ruído desnecessário.

Por isso queria ver com vocês o que me indicam de fan para montar da forma como falei. Ambos de 120mm, com 4 pinos (pwm), de preferência um deles com led e silenciosos.

Postado

Olá pessoal, estou montando um pc e essa semana comprei um controlador de fan NZXT Sentry LXE que achei muito bom e muito bonito porém só aceita conectores de 3 pinos, comprei tambem um WC H60 da corsair que pretendo faze um push/pull e meu gabinete tem 5 locais para fans de 120mm.

Irei comprar 4 fans shark da aerocool porque eles são de alto CMF e de 3 pinos e o 5º local do gabinete irei colocar o WC, dito isso vem minhas duvidas:

Dizem q o ideal é colocar o mesmo fan para fazer o push/pull no radiador, e ter alta pressão de ar, teria problema colocar outro fan?

e qual vocês me indicariam? (lembrando que de preferência seja 3 pinos por causa do controlador)

Já li muito aqui no fórum e a maioria indica o CoolerMaster Xtraflow porém ele é 4 pinos, teria algum parecido com 3 pinos para fazer essa função de push/pull?

O WC ja vem com um fan Air Series SP120 que não especifica se é High Performance Edition ou a Quiet Edition, a High é boa porém muito difícil de encontrar, e a quiet é bem fraquinha por isso estou a procura de outro fan.

Postado

Galera bom dia!

Eu sei que aqueles adaptadores molex para pci-e não são recomendados no caso de placas de vídeo, a mesma regra pode ser usada para os adaptadores molex para fan?

https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

Posso utilizar um adaptador desses? A minha placa mãe não possui conector nem de 3 ou de 4 pinos para fans, ai teria que utilizar fans com conector molex, porém minha fonte só possui 3 conectores molex.

Postado

Galera bom dia!

Eu sei que aqueles adaptadores molex para pci-e não são recomendados no caso de placas de vídeo, a mesma regra pode ser usada para os adaptadores molex para fan?

Posso utilizar um adaptador desses? A minha placa mãe não possui conector nem de 3 ou de 4 pinos para fans, ai teria que utilizar fans com conector molex, porém minha fonte só possui 3 conectores molex.

Tenho um cabo desses e é muito bom para ligar vários fans. Não tem problema de sobrecarga, pois quem fornece a corrente para os fans é a fonte, as demais pontas do cabo são somente para ler/enviar sinais para os fans. Com esse cabo tu só vai precisar de 1 molex livre na fonte para ligar todos os fans.

No teu caso, os fans de 3 pinos vão funcionar na rotação máxima. Se usar algum fan de 4 pinos pode aproveitar o sinal pwm da placa-mãe (conector cpu fan).

Postado

Tenho um cabo desses e é muito bom para ligar vários fans. Não tem problema de sobrecarga, pois quem fornece a corrente para os fans é a fonte, as demais pontas do cabo são somente para ler/enviar sinais para os fans. Com esse cabo tu só vai precisar de 1 molex livre na fonte para ligar todos os fans.

No teu caso, os fans de 3 pinos vão funcionar na rotação máxima. Se usar algum fan de 4 pinos pode aproveitar o sinal pwm da placa-mãe (conector cpu fan).

@guidadall

Legal, mais o problema do CPU e SYS FAN da minha placa mãe ele tem um conector diferente:

NIDEC-9232-M35172-35-12V-0-55A-For-Dell-

post-747363-0-95919200-1422968694_thumb.

Não encontro adaptadores ou fans com esse conector, ou um adaptador para essa entrada.

Postado

@guidadall

Legal, mais o problema do CPU e SYS FAN da minha placa mãe ele tem um conector diferente:

NIDEC-9232-M35172-35-12V-0-55A-For-Dell-

post-747363-0-95919200-1422968694_thumb.

Não encontro adaptadores ou fans com esse conector, ou um adaptador para essa entrada.

Bah! Que conector é esse? 5 pinos! Qual o modelo da tua placa-mãe?

Mesmo assim acredito que o cabo flexa fp5 vai poder ser usado. Tu só vai deixar de conectar a ponta do cabo que diz "connect to motherboard". Talvez até possa conectar, tem que ver a sequência dos pinos da tua placa-mãe se é igual a um conector de 4 pinos.

Mas como te falei esse conector que vai na placa-mãe é só para controles/sinais. O que vai fornecer a energia para os fans é o molex. Assim, se tu ligar somente o molex na tua fonte e 5 fans nas outras pontas vai funcionar, porém todos em rotação máxima.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu tenho um cooler master elite 431 que já vem com 1 fan na frente. Ele tem suporte pra mais 5 fans. Eu vou comprar um processador AMD (FX 8320) e quero saber se devo colocar os 5 mesmo ou não há tanta necessidade. Também aceito dicas de fans 120mm baratinhos e de qualidade.

Postado

Bah! Que conector é esse? 5 pinos! Qual o modelo da tua placa-mãe?

Mesmo assim acredito que o cabo flexa fp5 vai poder ser usado. Tu só vai deixar de conectar a ponta do cabo que diz "connect to motherboard". Talvez até possa conectar, tem que ver a sequência dos pinos da tua placa-mãe se é igual a um conector de 4 pinos.

Mas como te falei esse conector que vai na placa-mãe é só para controles/sinais. O que vai fornecer a energia para os fans é o molex. Assim, se tu ligar somente o molex na tua fonte e 5 fans nas outras pontas vai funcionar, porém todos em rotação máxima.

@guidadall

É uma placa mãe da DELL modelo 0773VG

Mais é isso... eu queria controlar os fans e pra isso tem que ter um conector desse.

Será que existe algum adaptador para essa conexão? 

Eu queria controlar as fans, não queria deixá-los em rotação máxima.

Postado

@guidadall

É uma placa mãe da DELL modelo 0773VG

Mais é isso... eu queria controlar os fans e pra isso tem que ter um conector desse.

Será que existe algum adaptador para essa conexão? 

Eu queria controlar as fans, não queria deixá-los em rotação máxima.

@Tycão

Andei lendo a respeito e descobri algumas coisas.

Esse plug de 5 pinos é proprietário da Dell e sua sequência é um pouco diferente da dos fans padrões. Olha aqui:

pwmpinoutsmall.png

Para ficarem iguais teria que trocar os pinos 1 e 3 do conector padrão (direita). Aí tem outro problema: como se faz isso? 

Encontrei também uns adaptadores, porém somente importando:

http://www.amazon.com/Adapter-converts-connector-proprietary-Sleeved/dp/B005G50C6Q/ref=pd_sxp_f_pt

http://www.frozencpu.com/products/8469/cab-152/FrozenCPUcom_4-Pin_PWM_to_5-Pin_Dell_Adapter_Cable_-_8_Length_CB-PWM-D5.html

http://pt.aliexpress.com/item/5Pin-Female-to-4Pin-Male-Socket-Adapter-JACK-PWM-Cooling-Fan-Power-Cable-For-DELL-PC/2028073477.html

Por enquanto é o que posso te ajudar.

• Curtir 1
Postado

@Tycão

Andei lendo a respeito e descobri algumas coisas.

Esse plug de 5 pinos é proprietário da Dell e sua sequência é um pouco diferente da dos fans padrões. Olha aqui:

pwmpinoutsmall.png

Para ficarem iguais teria que trocar os pinos 1 e 3 do conector padrão (direita). Aí tem outro problema: como se faz isso?

Encontrei também uns adaptadores, porém somente importando:

http://www.amazon.com/Adapter-converts-connector-proprietary-Sleeved/dp/B005G50C6Q/ref=pd_sxp_f_pt

http://www.frozencpu.com/products/8469/cab-152/FrozenCPUcom_4-Pin_PWM_to_5-Pin_Dell_Adapter_Cable_-_8_Length_CB-PWM-D5.html

http://pt.aliexpress.com/item/5Pin-Female-to-4Pin-Male-Socket-Adapter-JACK-PWM-Cooling-Fan-Power-Cable-For-DELL-PC/2028073477.html

Por enquanto é o que posso te ajudar.

@guidadall

Você me ajudou e muito... pesquisei e pesquisei e não encontrei nada a respeito.

Será que se eu fizer a troca dos pinos funciona? Tirar o conector de um e colocar no outro.

O jeito seria um adaptador desse.... o ruim é conseguir encontrar aqui no Brasil.

Postado

Eu tenho um cooler master elite 431 que já vem com 1 fan na frente. Ele tem suporte pra mais 5 fans. Eu vou comprar um processador AMD (FX 8320) e quero saber se devo colocar os 5 mesmo ou não há tanta necessidade. Também aceito dicas de fans 120mm baratinhos e de qualidade.

@sirbrunox

Depende qual vai ser o teu uso. Recomendo que comece adicionando os fans aos poucos, colocando 1 para ventilação e 1 para exaustão e fique monitorando a temperatura. Se achar que está esquentando muito coloque mais algum e assim por diante. Além do que dependendo dos fans que tu usar e se não tiver algum controle de rotação (pwm ou cabo redutor de tensão) talvez fique muito barulhento.

@guidadall

Você me ajudou e muito... pesquisei e pesquisei e não encontrei nada a respeito.

Será que se eu fizer a troca dos pinos funciona? Tirar o conector de um e colocar no outro.

O jeito seria um adaptador desse.... o ruim é conseguir encontrar aqui no Brasil.

@Tycão

Pois é cara. Em fóruns brasileiros tu não acha muita informação mesmo. E pelo visto essa cabo adaptador tu não vais achar aqui no BR. Teria que comprar esse do Aliexpress que é mais barato, só que demora a chegar. Com ele tu poderia usar o cabo Akasa Flexa fp5 e resolveria teu problema.

Postado

Olá pessoal.

Minha situação é a seguinte. Comprei esse gabinete Cougar Archon que já veio com uma fan bem silenciosa na parte traseira.

4742b6c900.png

Como o gabinete tem um acrilico do lado pensei em colocar um fan com led na lateral e um frontal. Comprei então um Cooler Master Sickleflow led azul p colocar na lateral e um Cooler Master Xtraflo Slim p colocar na frente, ambos puxando ar p dentro do gabinete. Minha ideia era deixar a placa-mãe (que tem cha_fan de 4 pinos) controlar os fans, então comprei o cabo da Akasa Flexa fp5 que o colega comentou acima. Porém, quando fui instalar os fans no gabinete começaram os problemas:

1º. Percebi que o CM Sickleflow só tinha 3 pinos, logo teria que usá-lo na rotação máxima o que gerou um ruído desconfortável na lateral.

2º. O CM Xtraflo Slim quando instalado para puxar o ar para o gabinete (com o lado da grade voltada para dentro do gabinete e o lado sem grade voltado para o metal do gabinete) ficava encostando no metal, tanto na parte frontal quanto na lateral.

Final da história. Vendi o Xtraflo, já que não consegui instalar em nenhum lugar sem que raspasse no gabinete, e estou vendendo o Sickleflow, porque não quero um fan sempre funcionando a 100% gerando ruído desnecessário.

Por isso queria ver com vocês o que me indicam de fan para montar da forma como falei. Ambos de 120mm, com 4 pinos (pwm), de preferência um deles com led e silenciosos.

A Sickflow é uma fan muito silênciosa, a questão no caso é o formato da lateral de acrílico, que gera ruídos com a passagem do ar. Uma fan mais fraca reduziria o ruído, porém teria um desempenho

ruim.

Mesmo a fan original do meu gabinete (Aerocool Mechatron) quando instalada na lateral de acrílico faz um ruído acima do normal.

Uma dica pra quando for efetuar a instalação, caso a fan não venha com calços de borracha (para evitar ruidos ou que a fan toque partes do gabinete) coloca EVA nos cantos da mesma. Material encontrado em qualquer papelaria.

Eu particularmente recomendaria a aquisião de um controlador de fans. A dinâmica que este lhe proporciona é muito bacana, podendo você alternar entre silêncio e desemepenho da maneira que desejar.

Existem controladores para todos os gostos e bolsos.

http://www.portalinformatica.com.br/aerocool-painel-de-controle-strike-x-x1000-en55536.html?fee=32&fep=1875&gclid=CLXZi-LY4cMCFajm7Aod20cAfw

http://www.dx.com/pt/p/4-channel-cooling-fan-variable-speed-controller-for-pc-50969?tc=BRL&gclid=CO7GzK6tgL0CFY1r7Aodk14Aog

Existe também a opção de criar o seu controlador. Fácil, simples e barato.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1012399-controlador-de-fans-caseiro/

Acredito que um deles se encaixe na sua necessidade.

Além do mais com este acessório você deixa de se preocupar com Ruído, e passa a ter fans extremamente fortes no gabinete, mas que ficam extremamente silênciosas com apenas o toque de um botão.

Abraço

Olá pessoal, estou montando um pc e essa semana comprei um controlador de fan NZXT Sentry LXE que achei muito bom e muito bonito porém só aceita conectores de 3 pinos, comprei tambem um WC H60 da corsair que pretendo faze um push/pull e meu gabinete tem 5 locais para fans de 120mm.

Irei comprar 4 fans shark da aerocool porque eles são de alto CMF e de 3 pinos e o 5º local do gabinete irei colocar o WC, dito isso vem minhas duvidas:

Dizem q o ideal é colocar o mesmo fan para fazer o push/pull no radiador, e ter alta pressão de ar, teria problema colocar outro fan?

e qual vocês me indicariam? (lembrando que de preferência seja 3 pinos por causa do controlador)

Já li muito aqui no fórum e a maioria indica o CoolerMaster Xtraflow porém ele é 4 pinos, teria algum parecido com 3 pinos para fazer essa função de push/pull?

O WC ja vem com um fan Air Series SP120 que não especifica se é High Performance Edition ou a Quiet Edition, a High é boa porém muito difícil de encontrar, e a quiet é bem fraquinha por isso estou a procura de outro fan.

Sim, quando se coloca faz com configurações diferentes no radiador, podem ocorrer turbulências geradas pela diferença de fluxo e de pressão estática, o que pode acarretar perda de desempenho

e ruído excessivo.

Eu particularmente não vejo muita vantagem na configuação push/pull em um H60. O resultado obtido não será algo tão relevante. Porém se ainda sim quiser faze-la, procure a mesma fan para instalar afim de evitar

problemas futuros. Ou troque a original por outras duas.

A Fan original do H60 possui 74CFM e 3.2mm/H2O de pressão estática.

Abraço

Vale mais a pena investir em um cooler torre de melhor desempenho do que lotar o gabinete com fans.

Eu recomendaria um dos modelos a seguir, se não houver intenção em efetuar over no processador.

Hyper T4

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-622430151-cooler-master-hyper-t4-p-2011-1366-1156-1155-fm2-fm1-am3-_JM

Hyper 212

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624355901-cooler-master-hyper-212-evo-2011-1366-1156-1155-am3-fm1-am2-_JM

Se deseja recomendações de fans, no final da página abaixo existe um comparativo completo, sobre desempenho, silêncio e custo.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/521398-review-de-fans-120mm-para-coolers-e-gabinetes-t%C3%B3pico-oficial/page-98

Abraço

Postado

@sirbrunox

Depende qual vai ser o teu uso. Recomendo que comece adicionando os fans aos poucos, colocando 1 para ventilação e 1 para exaustão e fique monitorando a temperatura. Se achar que está esquentando muito coloque mais algum e assim por diante. Além do que dependendo dos fans que tu usar e se não tiver algum controle de rotação (pwm ou cabo redutor de tensão) talvez fique muito barulhento.

@Tycão

Pois é cara. Em fóruns brasileiros tu não acha muita informação mesmo. E pelo visto essa cabo adaptador tu não vais achar aqui no BR. Teria que comprar esse do Aliexpress que é mais barato, só que demora a chegar. Com ele tu poderia usar o cabo Akasa Flexa fp5 e resolveria teu problema.

@guidadall

Sem querer abusar muito, mais você sabe como faço para comprar nesses sites?

Nunca comprei lá.

Postado

@NIGHT FALL

Obrigado pelas dicas. Acabei vendendo o Sickleflow e comprei 1 Akasa Piranha e 2 Akasa Apache. Vou instalar os Apache na frente e o Piranha atrás como exaustor. Todos com controle de rotação por PWM usando o cabo Akasa Flexa fp5 para conectar os 3 fans. Pretendo instalá-los na quarta aí posto o resultado.

@Tycão

Todos os sites que te indiquei (Amazon, Ebay, Aliexpress) aceitam cartão de crédito. Alguns vendedores da Amazon e Ebay não enviam para o BR. Acho que o mais tranquilo para ti seria comprar pelo Aliexpress que facilita porque aceita que tu pague via boleto bancário, como em qualquer loja virtual aqui do BR. Basta criar um cadastro no site e comprar o produto escolhendo a forma de pagamento por boleto. O único problema é que a entrega pode demorar, em alguns casos até 3 meses (eles informam que na média demora entre 30 e 50 dias).

Dá uma olhada aqui. Explica o passo-a-passo p comprar lá.

http://www.tatudocaro.com/2014/03/tutorial-como-comprar-no-aliexpress.html

Qualquer dúvida só perguntar

• Curtir 1
Postado

Instalei da forma como havia dito (2 Akasa Apache na frente e Piranha atrás) e ficou muito bom. Como minha placa tem controle PWM no cha_fan usei o cabo Akasa Flexa fp5 e assim todos os fans são controlados por ela.

Consigo controlar também via software pelo fan xpert da Asus e em idle é super silencioso. Coloquei em full os 3 fans e mesmo assim o barulho gerado é muito baixo, tipo uma brisa.

Gostei bastante dessa forma. Agora vou ficar monitorando a questão da poeira e as temperaturas. 

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, vou adquirir um Cooler CoolerMaster Hyper T4 pro PC que to montando e ele vem com 1 fan de 12cm e com um engate para um fan adicional caso a pessoa queira usar o sistema push-pull.

Minha dúvida é se tenho que comprar outro fan idêntico para usar essa opção.

Caso seja outro, por exemplo um Aerocool Shark Red de 12cm, estarei causando algum problema no sistema do cooler ?

Não consigo identificar qual o modelo exato do fan que ja vem no cooler pra que eu possa comprar outro idêntico, por isso estou na dúvida.

Obrigado !

O ganho obtido com dois fans será de 1 ou 2 graus, acho que não vale a pena. Melhor aprimorar a ventilação do gabinete.

Acredito que você não vai achar o mesmo cooler do 212X no mercado. Usar um diferente não causará danos, mas o resultado pode não ser bom.

Melhor partir para dois cooler iguais, recomendo este:

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-cougar-vortex-hdb-hydro-dynamic-bearing-120mm-silent-cooling-com-pulse-width-modulation-cf-v12hp.html

Postado

Galera, aproveitando o tópico, quero ajuda de vocês.

Fiz aquisição do Gabinete Cougar Archon (na minha opinião ele só tem um defeito, não ter de fabrica Fan na parte superior do gabinete, mas eu darei um jeito nisso. kkkk)

Em fim, preciso de 4 Fan de 120mm para colocar 2 na frente e 2 na tampa lateral todos jogando ar para dentro. Na parte traseira já possui um de fábrica como exaustor, em breve farei um corte na parte superior para colocar outro exaustor.

Será que estou exagerando nas configurações?

Pesquisei e achei as seguintes Fans, será que são boas?

Observação não ligo muito para Fans com LEDs e tal, apenas quero uma boa refrigeração no micro sem muito barulho.

1 opção: Spire Cooler FAN 120 x 120 x 25 mm SP12025S3H3/4- PCI Blue

Preço: R$ 20,30

Fluxo Ar: 99,6 cfm

Rotação: 100 - 2400rpm

Ruído: 19 a 34dB-A

http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue

2 opção: COOLER MASTER FAN 120MM XtraFlo Vermelho (R4-XFBL-22PR-R1)

R$ 26,50

Fluxo de ar: 34 - 93 cfm

Rotação: 800 - 2200rpm

Ruído: 15 - 38 dB-A

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-vermelho-r4-xfbl-22pr-r1.html

3 opção: Cooler Fan Coolermaster Sickeflow 120mm 2000 R.p.m. Led Azul

R$ 24,90

Fluxo de ar: 69,69 cfm

Rotação: 2000rpm

Ruído: 19 dB-A

http://lista.mercadolivre.com.br/cooler-fan-sickleflow_OrderId_PRICE

Postado

Fiz aquisição do Gabinete Cougar Archon (na minha opinião ele só tem um defeito, não ter de fabrica Fan na parte superior do gabinete, mas eu darei um jeito nisso. kkkk)

Em fim, preciso de 4 Fan de 120mm para colocar 2 na frente e 2 na tampa lateral todos jogando ar para dentro. Na parte traseira já possui um de fábrica como exaustor, em breve farei um corte na parte superior para colocar outro exaustor.

Observação não ligo muito para Fans com LEDs e tal, apenas quero uma boa refrigeração no micro sem muito barulho.

http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue

R$ 26,50

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-vermelho-r4-xfbl-22pr-r1.html

R$ 24,90

Recomendo que pegue um cooler da Cougar, é muito superior aos outros. Acabou na Guerra, mas logo volta.

http://www.kabum.com.br/produto/42761/cougar-cooler-fan-dual-x-120x120x25mm-black-cf-d12hb

Postado

R$ 26,50

R$ 24,90

A quantidade de fans vai depender do teu uso. Acho que tu precisa de 5 se o lugar onde o pc fica é muito quente ou se tu pretende fazer um overclock senão não tem necessidade de tantos fans.

Tenho o Cougar Archon também e hoje tenho 3 fans (2 na frente e 1 atrás). Se tu ler alguns posts acima vai ver os problemas que tive. O que mais me incomodava era o barulho (principalmente gerado pelos fans laterais).

Tive 2 Cooler Master Sickleflow e não achei eles muito silenciosos. Estavam sempre em rotação total o que gerava um certo ruído. Acabei vendendo os 2 e comprei 2 Akasa Apache e 1 Akasa Piranha, com controle de rotação por PWM e muito silenciosos mesmo em rotação máxima. Esses dois modelos posso te indicar sem medo:

Akasa Piranha

R$ 29,99 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617665287-fan-piranha-air-ripper-blade-design-12-cm-akasa-_JM

Rotação: 600~1900 RPM

Fluxo de ar: 79,13 CFM

Ruído: 6.4 ~ 27.2 dB

Pressão: 3.04 mm - H2O

Akasa Apache

R$ 25,99 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617633061-apache-black-fan-120x120x25-mm-conector-placa-pwm-hd-_JM

Rotação: 600~1300 RPM

Fluxo de Ar: 57.53 CFM

Ruído: 6.9 ~ 16.05 dB

Pressão de Ar: 2.64mm - H2O

Se quer controlar por PWM te indico eles + cabo Akasa Flexa fp5. Tem também o Cougar Vortex com 4 pinos que parece bom e Akasa Viper com as configurações semelhantes ao Piranha que te indiquei.

Se for ligar direto na fonte só te lembro que os Akasa não vem com o adaptador molex junto. 

Outra possibilidade é adquirir um controlador de fans, mas aí não tenho como indicar porque não tenho.

Recomendo também que troque o que veio de fábrica e coloque ele para ventilar. Coloque um outro melhor na exaustão. Pelos meus testes o que veio junto com o gabinete chegava a no máximo 1000RPM.

Abraço

Postado

Acho que vou comprar 3 ou 4 Fans e colocar da seguinte forma.

1 na frente jogando diretamente nos HD´s (talvez coloque 2)

1 na tampa lateral jogando ar em cima da Mobo e processador.

1 na tampa traseira como exaustor (vou retirar o cooler original), de preferência colocarei um mais forte que os demais pra compensar e não ficar com uma pressão positiva tão forte.

Esqueci de mencionar tenho um exaustor PCI será que fica bom colocar ele também?

Creio que ficará bom dessa forma pois pelo que li parece ser legal uma pressão positiva, tendo em vista que não farei over, creio que será mais que suficiente.

Hoje meu gabinete esta dessa forma com 2 Fan de fonte improvisado ligado no 12v diretamente na fonte, 1 na tampa lateral e outro na frente ambos jogando ar pra dentro e o Fan original do gabinete como exaustor.

Antes disso ele vivia esquentadinho, apenas por colocar dessa forma a temperatura do processador no mínimo uns 5ºC, e da mobo uns 15ºC :eek:.

Na verdade vou apenas trocar os Fan.

Foi burrice minha comprei o gabinete e esqueci das Fan. <_< <_<

Postado

@guidadall,

Valeu pela dica, pensei em comprar um dos cooler abaixo, vale a pena o preço? Ou os que me indicou fica melhor no custo/benefício?

Fan Cougar 120mm Hydraulic (Liquid) Bearing Ultra Silent Fan Black (CF-D12HB)

http://www.kabum.com.br/produto/42761/cougar-cooler-fan-dual-x-120x120x25mm-black-cf-d12hb

Xigmatek Cooler Fan 120mm XAF-F1252 White CFP-DXGWL-KU2

http://www.kabum.com.br/produto/58831/xigmatek-cooler-fan-120mm-xaf-f1252-white-cfp-dxgwl-ku2

Postado

@guidadall,

Valeu pela dica, pensei em comprar um dos cooler abaixo, vale a pena o preço? Ou os que me indicou fica melhor no custo/benefício?

Fan Cougar 120mm Hydraulic (Liquid) Bearing Ultra Silent Fan Black (CF-D12HB)

Xigmatek Cooler Fan 120mm XAF-F1252 White CFP-DXGWL-KU2

http://www.kabum.com.br/produto/58831/xigmatek-cooler-fan-120mm-xaf-f1252-white-cfp-dxgwl-ku2

@Blackwell

Como te disse, depende como tu vai usar. Se for ligar direto na fonte tu vai precisar de um adaptador 3-4 pinos molex e os Akasa não tem (teria que comprar separado). Desses que tu citou somente o Cougar vem com esse cabo adaptador.

Te recomendo comprar de qualquer forma o cabo Akasa Flexa fp5 se pretende ligar vários fans. Se ligar fans de 4 pinos e tua placa-mãe suportar PWM ela pode controlar a rotação dos fans. Se ligar fans de 3 pinos vão funcionar em rotação máxima. A grande vantagem é que tu consegue ligar até 5 fans nele, independente se eles tiverem 3 ou 4 pinos, ocupando somente um molex da fonte.

Na questão do custo/benefício tem que comparar as especificações. Por exemplo: Cougar Dual-x (1200rpm, 64.7cfm) tem menor rpm e mesmo assim tem melhor cfm que o Apache (1300rpm, 57.5cfm), porém o Apache é mais barato.

Falam muito bem dos Cougar, e acredito serem ótimas fans. Inclusive quando comprei os meus Akasa fiquei na dúvida também entre o Cougar Vortex (35,00), porém optei pelos Akasa por serem mais baratos. Xigmatek não conheço. 

Eu iria sem medo em algum Cougar (Dual-x ou Vortex) ou Akasa (Apache, Piranha ou Viper).

Para lateral indico algum que tenha borracha anti-vibração. Meus Akasas vieram sem parafusos (são fixos por borrachas) e pela descrição os Cougars também são fixos dessa forma.

Quantos fans tu pretende colocar no teu gabinete? Ligados direto na fonte ou na placa-mãe?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...