Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

@Charles Decker

 

Pelo que vi tua placa-mãe tem apenas 1 cpu_fan (4 pinos) e 1 sys_fan (3 pinos), certo? Não sei te dizer se é recomendado ligar esse fan no da cpu... não sei se a tensão é a mesma. Teria que pesquisar melhor.

 

@lucasbustos

 

Tenho o mesmo gabinete que tu. Não vi a necessidade de usar os 5 fans. Estou usando 3 e p mim está de bom tamanho. Coloquei somente 2 na frente (puxando o ar) e 1 atrás (tirando o ar), como o @DarkSideZin falou. Nas laterais não coloquei.

 

Importante é colocar o da fonte virado para baixo (puxando o ar gelado p dentro da fonte). Os demais: frontais e laterais devem estar puxando ar e o traseiro tirando o ar. Se o fabricante fez o gabinete dessa forma é porque acredita que seja essa a melhor maneira de refrigerar ele.

@guidadall como encaixa 2 na frente? Mal consegui encaixar 1 huahuahuah ele vai sem parafuso mesmo? No filtro? 

Quanto ao da fonte, você consegue mandar uma imagem para mim para eu entender melhor como funciona? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Akasa trabalha à 12V. Pesquisarei sobre a mobo... Obrigado!

 

Um cabo splitter ligada na CPU FAN resolveria o problema.

Veja essas duas opções:

1 - Cabo para 2 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação do conector.

O consumo do cooler box e da fan adicional não pode ultrapassar o limite do conector.

Quando o manual não especifica considere o limite de 1A.

No seu caso o consumo do cooler box e o Viper não ultrapassam esse limite.

2 - Cabo para 3 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação da fonte, sem risco das fans ultrapassarem o limite do conector.

Para o controle de rotação funcionar, creio que seria necessário na bios alterar a CPU Smart Fan Mode para PWM.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall como encaixa 2 na frente? Mal consegui encaixar 1 huahuahuah ele vai sem parafuso mesmo? No filtro? 

Quanto ao da fonte, você consegue mandar uma imagem para mim para eu entender melhor como funciona? 

 

Isso mesmo @lucasbustos. Os fans da frente vão no filtro. Encaixa um lado depois aperta p encaixar os do outro lado. 

 

Nesse gabinete a fonte vai na parte de baixo, certo. Inclusive onde vai a fonte tem um filtro. Esse filtro serve p filtrar o ar que entra puxado pelo fan da fonte. Por isso a fonte deve ser instalada com o fan virado p baixo. Mando a foto do meu assim que chegar em casa hoje à noite.

Um cabo splitter ligada na CPU FAN resolveria o problema.

Veja essas duas opções:

1 - Cabo para 2 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação do conector.

O consumo do cooler box e da fan adicional não pode ultrapassar o limite do conector.

Quando o manual não especifica considere o limite de 1A.

No seu caso o consumo do cooler box e o Viper não ultrapassam esse limite.

2 - Cabo para 3 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação da fonte, sem risco das fans ultrapassarem o limite do conector.

Para o controle de rotação funcionar, creio que seria necessário na bios alterar a CPU Smart Fan Mode para PWM.

 

 

Isso aí @EdsonSM. No meu acabei optando pelo cabo Akas Flexa FP5 com 5 conectores de fan alimentados pela fonte. Ficou bem legal e ainda tenho um certo controle por PWM (não individualmente). Acho que no caso do @Charles Decker o splitter para 2 seria o suficiente (a não ser que ele queira adicionar mais fans futuramente).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @lucasbustos. Os fans da frente vão no filtro. Encaixa um lado depois aperta p encaixar os do outro lado. 

 

Nesse gabinete a fonte vai na parte de baixo, certo. Inclusive onde vai a fonte tem um filtro. Esse filtro serve p filtrar o ar que entra puxado pelo fan da fonte. Por isso a fonte deve ser instalada com o fan virado p baixo. Mando a foto do meu assim que chegar em casa hoje à noite.

Entendi .. É justamente onde instalei um cooler, fiz uma gambiarra ali kkk.. 

 

vou desinstalar este, passar para a frente.. os laterais vou deixar instalados mas não vou ligar.. será que isso vai atrapalhar na circulação do ar?

 

Quanto a questão da entrada/saida, espero que eu tenha instalado de forma certa kkk me baseei pelo cooler que ja veio, tendo quase certeza que aquele é de saida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi .. É justamente onde instalei um cooler, fiz uma gambiarra ali kkk.. 

 

vou desinstalar este, passar para a frente.. os laterais vou deixar instalados mas não vou ligar.. será que isso vai atrapalhar na circulação do ar?

 

Quanto a questão da entrada/saida, espero que eu tenha instalado de forma certa kkk me baseei pelo cooler que ja veio, tendo quase certeza que aquele é de saida. 

 

Tô curioso p saber onde tu instalou a fonte :)

 

Eu não uso os laterais. Faço o seguinte: 2 na frente puxando ar e 1 atrás tirando. Assim entra mais ar no gabinete do que sai e isso faz uma leve pressão positiva (pressão de ar dentro do gabinete é maior do que fora dele). Isso "força" o ar a sair por qualquer furo no gabinete principalmente pelos furos laterais. É por isso que não uso fans ali, p não atrapalhar a circulação.

 

Os fans funcionam das 2 formas, tanto puxando, quanto tirando ar. Depende da forma como tu instala. Se tu olhar em um dos lados desse fan que veio com o gabinete tem uma seta --> que indica a direção do ar. Se tu quiser que ele puxe ar p gabinete instala com a seta virada p dentro. Se quer tirar o ar instala com a seta virada p fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô curioso p saber onde tu instalou a fonte :)

 

Eu não uso os laterais. Faço o seguinte: 2 na frente puxando ar e 1 atrás tirando. Assim entra mais ar no gabinete do que sai e isso faz uma leve pressão positiva (pressão de ar dentro do gabinete é maior do que fora dele). Isso "força" o ar a sair por qualquer furo no gabinete principalmente pelos furos laterais. É por isso que não uso fans ali, p não atrapalhar a circulação.

 

Os fans funcionam das 2 formas, tanto puxando, quanto tirando ar. Depende da forma como tu instala. Se tu olhar em um dos lados desse fan que veio com o gabinete tem uma seta --> que indica a direção do ar. Se tu quiser que ele puxe ar p gabinete instala com a seta virada p dentro. Se quer tirar o ar instala com a seta virada p fora.

ainda não instalei a fonte, só os fans.. 

o meu eu procurei a seta, mas não achei (SickleFlow X)

Assim, pensa no cooler que ja vem com o gabinete, o de tras.. aquele vem com as "pázinhas" pra frente instalei o da frente de modo inverso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @lucasbustos. Os fans da frente vão no filtro. Encaixa um lado depois aperta p encaixar os do outro lado. 

 

Nesse gabinete a fonte vai na parte de baixo, certo. Inclusive onde vai a fonte tem um filtro. Esse filtro serve p filtrar o ar que entra puxado pelo fan da fonte. Por isso a fonte deve ser instalada com o fan virado p baixo. Mando a foto do meu assim que chegar em casa hoje à noite.

 

Isso aí @EdsonSM. No meu acabei optando pelo cabo Akas Flexa FP5 com 5 conectores de fan alimentados pela fonte. Ficou bem legal e ainda tenho um certo controle por PWM (não individualmente). Acho que no caso do @Charles Decker o splitter para 2 seria o suficiente (a não ser que ele queira adicionar mais fans futuramente).

 

 

Um cabo splitter ligada na CPU FAN resolveria o problema.

Veja essas duas opções:

1 - Cabo para 2 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação do conector.

O consumo do cooler box e da fan adicional não pode ultrapassar o limite do conector.

Quando o manual não especifica considere o limite de 1A.

No seu caso o consumo do cooler box e o Viper não ultrapassam esse limite.

2 - Cabo para 3 fans como esse aqui.

O cabo usa alimentação da fonte, sem risco das fans ultrapassarem o limite do conector.

Para o controle de rotação funcionar, creio que seria necessário na bios alterar a CPU Smart Fan Mode para PWM.

 

Gostei da segunda opção, até mais barato. Então ele controlaria de boa os dois num único controlador? Como é um custo a + eu não poderia simplesmente inverter? Como tinha dito, por o CPU fan no de 3 pinos (mantendo rotação máxima, já que igualmente ele ta rodando quase sempre no máx) e por o Viper neste 4 pinos da CPU? Porque me importa é o controle do Viper mesmo..

OBS: Querendo ou não, os dois estão esgotados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não instalei a fonte, só os fans.. 

o meu eu procurei a seta, mas não achei (SickleFlow X)

Assim, pensa no cooler que ja vem com o gabinete, o de tras.. aquele vem com as "pázinhas" pra frente instalei o da frente de modo inverso...

 

Tá aí http://www.overclock.net/t/1421591/sickle-flow-and-sickleflow-x-anatomy-lessons

 

O ar entra pela parte sem a grade e sai pela parte com a grade (onde tem o adesivo escrito Cooler Master e outras informações do fan). Portanto, se quiser usar puxando ar é só colocar com a grade virada p dentro do gabinete. Como exaustor a grade virada p fora do gabinete.

 

Se ainda tiver dúvida, quando estiverem ligados, coloca uma folha de papel na frente p ver se estão soprando ou puxando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí http://www.overclock.net/t/1421591/sickle-flow-and-sickleflow-x-anatomy-lessons

 

O ar entra pela parte sem a grade e sai pela parte com a grade (onde tem o adesivo escrito Cooler Master e outras informações do fan). Portanto, se quiser usar puxando ar é só colocar com a grade virada p dentro do gabinete. Como exaustor a grade virada p fora do gabinete.

 

Se ainda tiver dúvida, quando estiverem ligados, coloca uma folha de papel na frente p ver se estão soprando ou puxando.

do jeito que eu coloquei.. 

 

Então vou fazer o seguinte.. vou guardar os dois laterais, tirar o de baixo e colocar um na frente.. vamos ver como vai ficar.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da segunda opção, até mais barato. Então ele controlaria de boa os dois num único controlador? Como é um custo a + eu não poderia simplesmente inverter? Como tinha dito, por o CPU fan no de 3 pinos (mantendo rotação máxima, já que igualmente ele ta rodando quase sempre no máx) e por o Viper neste 4 pinos da CPU? Porque me importa é o controle do Viper mesmo..

OBS: Querendo ou não, os dois estão esgotados.

 

Sim, o conector CPU FAN faria o controle de rotação normalmente com o cabo splitter.
 
Embora não seja a solução convencional, você pode também ligar o cooler box na SYS FAN e dessa forma deixar a CPU FAN para o Viper.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o conector CPU FAN faria o controle de rotação normalmente com o cabo splitter.

Embora não seja a solução convencional, você pode também ligar o cooler box na SYS FAN e dessa forma deixar a CPU FAN para o Viper.

Não convencional no sentido de dar preferência unicamente a um fan não é mesmo? Pois somado ao frete inviabilizaria a solução por hora. E como isso não terá problemas, decidi pelo caminho mais fácil.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do jeito que eu coloquei.. 

 

Então vou fazer o seguinte.. vou guardar os dois laterais, tirar o de baixo e colocar um na frente.. vamos ver como vai ficar.. 

 

Sugiro também @lucasbustos que tu coloque um fan bom como exaustor, ao invés do que veio com o gabinete que é meio fraco. Pois como é o único a retirar o ar dá preferência p um bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta aí @lucasbustos fotos do meu gabinete Cougar Archon...

 

post-347206-0-18221000-1441937561_thumb.
post-347206-0-99488400-1441937630_thumb.
 
Dá para ver o Akasa Piranha 120mm que tenho como exaustor. Além dele tenho 2 Akasa Apache 120mm na frente. Na lateral não tenho nenhum.
Aí tem a fonte instalada com o fan virado para baixo (onde o gabinete tem um filtro).
Além disso dá p ver também o cabo Akasa Flexa FP5 passando por baixo do cooler do processador, ligado numa cha_fan (sys_fan) 4 pinos da placa-mãe que recebe o sinal PWM e passa informações de rotação para os 3 fans instalados.
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer que, por convenção o conector CPU FAN é usado para ligar a fan do cooler do processador e os conectores SYS FAN seriam dedicados para fans de gabinete.

 

No entanto nada impediria de fato de usar os conectores com propósitos diferentes.

Sim, disto é sabido. Só queria ter a certeza de que poderia realmente usar invertidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ta aí @lucasbustos fotos do meu gabinete Cougar Archon...

 

 
Dá para ver o Akasa Piranha 120mm que tenho como exaustor. Além dele tenho 2 Akasa Apache 120mm na frente. Na lateral não tenho nenhum.
Aí tem a fonte instalada com o fan virado para baixo (onde o gabinete tem um filtro).
Além disso dá p ver também o cabo Akasa Flexa FP5 passando por baixo do cooler do processador, ligado numa cha_fan (sys_fan) 4 pinos da placa-mãe que recebe o sinal PWM e passa informações de rotação para os 3 fans instalados.

 

 

Bem Clean a configuração, parabéns....Pra ficar ainda melhor faltou apenas um cooler para o processador.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês poderiam me sugerir fans para o Solution 67M3 USB 3.0 Preto - Cougar ?

 

Sistema de resfriamento:
- Frente: 1x Cooler de 140mm - Não incluso
- Início: 2x Coolers 120mm - Nao incluso
- Traseira: 1x Cooler 120mm - Incluso
- Inferior: 1x Cooler 120mm - Nao incluso
- Lado esquerdo: 2x Coolers 120mm - Nao incluso
- Filtro Fan Inferior: 2x
- Furo de resfriamento traseiro água: 2x
- Comprimento máximo VGA: 320mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês poderiam me sugerir fans para o Solution 67M3 USB 3.0 Preto - Cougar ?

 

Sistema de resfriamento:

- Frente: 1x Cooler de 140mm - Não incluso

- Início: 2x Coolers 120mm - Nao incluso

- Traseira: 1x Cooler 120mm - Incluso

- Inferior: 1x Cooler 120mm - Nao incluso

- Lado esquerdo: 2x Coolers 120mm - Nao incluso

- Filtro Fan Inferior: 2x

- Furo de resfriamento traseiro água: 2x

- Comprimento máximo VGA: 320mm

 

@pajuno conforme recomendação do fabricante o esquema de ventilação desse gabinete é esse http://www.cougar-world.com/uploads/pics/pic_cooling_02.png

 

Te sugiro a começar colocando aos poucos e ir monitorando a temperatura. Dependendo do teu uso e da região onde tu mora não vai precisar usar todos os fans. 

 

Outra coisa é que dependendo do modelo da tua placa-mãe (qual o modelo?) não vai ter entrada p todos esses fans, te forçando a ligar alguns direto na fonte via molex, o que pode gerar barulho.

 

Considerando que tu já tem um traseiro, te sugiro começar colocando 1 frontal e talvez 1 embaixo p puxar o ar; e 1 no topo p tirar o ar. Dessa forma já vai ter uma boa ventilação. Se achar que está esquentando muito ainda vai ter a opção de usar mais um frontal, 2 laterais e 1 no topo.

 

----------------------

 

Conforme o colega informou o modelo da placa-mãe é: Asus H61M-A/BR. Portanto tem 1 conector de ventoinha do chassi. Sugiro nesse caso também usar um cabo Akasa Flexa FP5 p ligar os fans e até ter um certo "controle" por parte da placa-mãe (assim como fiz na minha).

 

Abraço 

Troquei o padrão para o meu SickleFlow X

 

beleza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei um pc que veio com um gabinete kmex cg g410

 

veio incluso um fan 120 mm na frente

Ao todo ele tem mais espaço para: 1 fan 120mm na frente, 2 fan 120mm em cima e 1 fan 120 mm atras

Tem uma controladora de fan tambem

 

O bicho ta esquentando pra burro no momento, e eu nao entendo nada de hardware mas estou disposto a comprar novos fans pra instalar, alguem poderia dar uma luz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um pc que veio com um gabinete kmex cg g410

 

veio incluso um fan 120 mm na frente

Ao todo ele tem mais espaço para: 1 fan 120mm na frente, 2 fan 120mm em cima e 1 fan 120 mm atras

Tem uma controladora de fan tambem

 

O bicho ta esquentando pra burro no momento, e eu nao entendo nada de hardware mas estou disposto a comprar novos fans pra instalar, alguém poderia dar uma luz ?

O que exatamente está esquentando? Processador, placa de vídeo ou você apenas reparou que o gabinete ta quente? Na maioria dos casos um bom fan traseiro  jogando o ar pra fora seria suficiente

 para retirar o ar quente de dentro e resfriar. Se não fizer overclock e os cooler de processador e placa de vídeo estiverem funcionando isso da de sobra. Trabalho montando pc gamers ja faz 7 anos, já fiz todos os testes imagináveis 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um pc que veio com um gabinete kmex cg g410

 

veio incluso um fan 120 mm na frente

Ao todo ele tem mais espaço para: 1 fan 120mm na frente, 2 fan 120mm em cima e 1 fan 120 mm atras

Tem uma controladora de fan tambem

 

O bicho ta esquentando pra burro no momento, e eu nao entendo nada de hardware mas estou disposto a comprar novos fans pra instalar, alguem poderia dar uma luz ?

 

Olá @Bling Blong

Como disse o @Silvio Ferraz tu deve colocar um fan traseiro como exaustor p tirar o ar quente de dentro do gabinete. Imagina que tu ta colocando ar frio p dentro do gabinete e esse ar tá esquentando só que não tá saindo rápido o suficiente. Teu gabinete vira uma estufa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bling Blong

Como disse o @Silvio Ferraz tu deve colocar um fan traseiro como exaustor p tirar o ar quente de dentro do gabinete. Imagina que tu ta colocando ar frio p dentro do gabinete e esse ar tá esquentando só que não tá saindo rápido o suficiente. Teu gabinete vira uma estufa.

Um fan traseiro tirando uma certa quantidade de ar faz com que a mesma quantidade de ar entre pela diferença de pressão, os fans jogando o ar para dentro do gabinete são bons para resfriar peças especificas, o frontal por ex: resfria os hds e o lateral pode resfriar a placa de vídeo. Os meus só  ligo em tempo de calor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!