Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Esse Viper 140mm gostei, até pelo excelente preço. Só que prezo mesmo pelo resfriamento, até porque irei usar como exaustor, porém não sei se no modo exaustor faz diferença algo acima dos 2000 RPM. Quanto a mobo, não tenho entrada sobrando. Assim ele não tem variação de velocidade automática? Fica sempre no máximo? Acho que vou no do Viper 140mm mesmo já que provavelmente não dará pra por 120 na traseira do meu gabinete.

***** que ta indisponível.

 

@Charles Decker

 

Acho que mais importante que a RPM são a pressão e o fluxo de ar que são a capacidade que o fan tem de "puxar" o ar e a vazão de ar que passa por ele. Nesses quesitos acho o Viper de 140mm uma ótima escolha. Acho que os fans da Cougar são muito bons também, mas como nunca tive não posso te recomendar.

 

Se não tem conexão na mobo vai ter que ligar direto na fonte, via adaptador molex. Dá uma olhada, pois acho que o Viper não vem com esse adaptador junto (os meus Akasa Piranha 120mm e Akasa Apache 120mm não vieram).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, na verdade o exaustor é 120mm, e como o Viper de 120mm ta sempre com estoque e é o que cabe (se não só dois de 80mm) e o 140mm QUANDO tem é caríssimo ou sem estoque, vou de Viper 120mm. E sobre entrada, tem um sys fan sobrando aqui antes do PCI da GPU, porém, não sei se o cabo alcança de boa (só se for no mínimo 30/40cm e não for rígido). O problema é, a entrada é de 3 pinos. Creio que dê para conectar o de 4 no de 3, apenas deixando o azul que controla o RPM "sobrando" não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker

 

Acho que não tem problema de tu ligar o fan de 4 pinos na tua mobo de 3 pinos. Tu só não vai conectar o 4º pino do fan que é o de PWM (controle de rotação pela mobo).

 

Tipo assim... 

 

Connector_mbfanpwm_4to3pin.png

Exatamente o que pensei. Sabes o tamanho do cabo dele e se o mesmo é maleavel? Pois precisaria de no min 30cm e passar por cima da GPU. Por fim, nesta faixa de preço, sendo de 120mm, o Viper é a melhor escolha? Desculpa TANTA pergunta e incomodação, mas é pra sair tudo perfeito. ahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que pensei. Sabes o tamanho do cabo dele e se o mesmo é maleavel? Pois precisaria de no min 30cm e passar por cima da GPU. Por fim, nesta faixa de preço, sendo de 120mm, o Viper é a melhor escolha? Desculpa TANTA pergunta e incomodação, mas é pra sair tudo perfeito. ahaha

 

@Charles Decker

 

Eu quando comprei os meus acabei optando pelo Akasa Piranha. Ele tem um pouco menos de fluxo de ar (79,13 CFM contra 83,63 CFM do Viper), porém tem mais pressão (3.04 mm H2O contra 2.64 mm H2O do Viper). Não me arrependo. Normalmente é um pouco mais barato que o Viper (comprei no Mercado Livre na faixa de 30,00).

 

O cabo dele é maleável e deve ter uns 30 a 40 cm, acredito que o Viper tenha o mesmo comprimento. Teria que ver com o colega @ApoloBrz que tem.

 

Outros modelos não posso te recomendar, pois não tive. Já vi o pessoal falando bem dos Aerocool Shark e Cougar (estava na dúvida do Cougar Vortex quando comprei os meus). Mas, como falei, o Piranha tá me atendendo super bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lhe digo que dificilmente encontrará no mercado um fan com a eficiência do Thermaltake Blue-Eye LED Case  ( ref AF0026 ), são 97.5 CFM contra a média de pouco mais de 80CFM das melhores marcas do mercado, eu o comprei justamente por essa caracteristica.

 

16jf2om.jpg


1zb6kqs.jpg

                      Controle de rotação

 

Eu tenho também o Shark da Aerocool e a diferença entre ambos é notável, o Thermaltake é imbatível! - No fan existe um adaptador para molex 4 pinos, qualquer fonte aceita esse tipo de conexão, eficiência tem custo e mesmo que o valor seja um pouco maior do que os demais compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando meu parecer aqui de coolers que acabei de comprar para fazer o intake e exaustão do meu gabinete.

 

Coloquei dois Akasa Piranha de 120mm na frente, 2 CM Sickleflow no topo e outro na traseira. O fluxo melhorou demais em comparação aos fans que vieram com o case. Os piranhas puxam muito ar, até mesmo com o filtro, enquanto os sickleflow estão fazendo o trabalho de jogar o ar quente para fora com maestria. Os coolers antigos não conseguiam jogar nem metade do ar quente que está saindo agora.

 

Agora a única coisa que me incomoda é o fan da fonte. Está barulhenta demais. Alguém já fez essa troca alguma vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Kabum atualizou o e-sedex nas alturas quando queria boletar o Viper, então acabei ficando com o PAC da guerradigital com o total de 48 reais. Infelizmente terei que esperar deste modo, uns 8 dias úteis. Espero que venha o código de rastreio hoje, assim podendo chegar o produto lá por sábado que vem ou na outra segunda u.u É triste esperar até duas semanas por um fan de 200g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Kabum atualizou o e-sedex nas alturas quando queria boletar o Viper, então acabei ficando com o PAC da guerradigital com o total de 48 reais. Infelizmente terei que esperar deste modo, uns 8 dias úteis. Espero que venha o código de rastreio hoje, assim podendo chegar o produto lá por sábado que vem ou na outra segunda u.u É triste esperar até duas semanas por um fan de 200g.

 

Espere mais que isso, pois o PAC está horrível nos últimos meses. O meu último demorou 3 semanas, sendo que o normal é demorar no máximo 4 dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Kabum atualizou o e-sedex nas alturas quando queria boletar o Viper, então acabei ficando com o PAC da guerradigital com o total de 48 reais. Infelizmente terei que esperar deste modo, uns 8 dias úteis. Espero que venha o código de rastreio hoje, assim podendo chegar o produto lá por sábado que vem ou na outra segunda u.u É triste esperar até duas semanas por um fan de 200g.

Por que não comprou no ML? Comprei 2 Akasa Viper lá por 36 cada mais uma merreca de frete (coisa de 12 reais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espere mais que isso, pois o PAC está horrível nos últimos meses. O meu último demorou 3 semanas, sendo que o normal é demorar no máximo 4 dias.

 

Acho difícil conseguir que o serviço de PAC chegue em 4 dias.

Minha ultima encomenda demorou 3 dias pra sair de uma cidade a 40km da minha e chegar na central de distribuição local.

Isso é prazo de sedex.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil conseguir que o serviço de PAC chegue em 4 dias.

Minha ultima encomenda demorou 3 dias pra sair de uma cidade a 40km da minha e chegar na central de distribuição local.

Isso é prazo de sedex.

 

Não é difícil não, ainda mais quando vai de capital à capital, onde a logística tende a ser um pouco mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Instalei o Viper hoje, porém como não tenho controlador de velocidade, apenas para o da CPU, faz um ***** barulho. Estava eu aqui pensando se é possível inverter. Pôr o akasa neste controlador do fan (4 pinos) da CPU e o da CPU por no de 3 pinos (padrão). Absulutamente isto é viável, certo? O da CPU não faz barulho quase e vai estar sempre no máximo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera
To montando meu primeiro pc e gostaria de dicas.. 
Estou com um gabinete Cougar Archon 5mm5, onde tem espaço para 5 coolers/fans.
Ja ven com um padrão na parte de tras do gabinete, para saida do ar. Então, coloquei um na frente para entrada, dois do lado tambem para entrada e um embaixo para saida. 
Este fluxo esta bom? Há algo que eu possa melhorar? 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eae galera

To montando meu primeiro pc e gostaria de dicas.. 

Estou com um gabinete Cougar Archon 5mm5, onde tem espaço para 5 coolers/fans.

Ja ven com um padrão na parte de tras do gabinete, para saida do ar. Então, coloquei um na frente para entrada, dois do lado tambem para entrada e um embaixo para saida. 

Este fluxo esta bom? Há algo que eu possa melhorar? 

 

 

Pense da seguinte forma:

 

O ar quente é mais leve que o ar frio, logo se você quer que ele saia do gabinete, você precisa colocar as saídas de ar na parte de cima e atrás. Você colocar um cooler fazendo exaustão na parte de baixo não faz qualquer sentido... ali tem que ser um jogando ar pra dentro.

 

airCoolingSystem.jpg

 

Mas, dessa forma, você ficará com QUATRO coolers jogando ar pra dentro e somente UM jogando ar pra fora. Equilibre isso não colocando esse cooler na base do gabinete. Se você não está com problemas de aquecimento na VGA, eu colocaria apenas dois coolers na frente e um na traseira, sem a necessidade de colocar os laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense da seguinte forma:

O ar quente é mais leve que o ar frio, logo se você quer que ele saia do gabinete, você precisa colocar as saídas de ar na parte de cima e atrás. Você colocar um cooler fazendo exaustão na parte de baixo não faz qualquer sentido... ali tem que ser um jogando ar pra dentro.

airCoolingSystem.jpg

Mas, dessa forma, você ficará com QUATRO coolers jogando ar pra dentro e somente UM jogando ar pra fora. Equilibre isso não colocando esse cooler na base do gabinete. Se você não está com problemas de aquecimento na VGA, eu colocaria apenas dois coolers na frente e um na traseira, sem a necessidade de colocar os laterais.

Eu ja estou com os 5 coolers.. E se eu virasse os dois laterais que entram para sair, e o de baixo para entrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja estou com os 5 coolers.. E se eu virasse os dois laterais que entram para sair, e o de baixo para entrar?

 

Coloque o de baixo jogando ar pra dentro, que na teoria, joga ar pra debaixo da VGA e o de cima jogando pra fora, o que na teoria joga o ar quente que sobe da VGA e que sai do cooler da CPU (se for cooler stock) para fora do gabinete.

 

Dependendo da posição do seu gabinete, pode ser um incomodo esse ar quente indo na sua direção, mas fica a seu critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker

 

Pelo que vi tua placa-mãe tem apenas 1 cpu_fan (4 pinos) e 1 sys_fan (3 pinos), certo? Não sei te dizer se é recomendado ligar esse fan no da cpu... não sei se a tensão é a mesma. Teria que pesquisar melhor.

 

@lucasbustos

 

Tenho o mesmo gabinete que tu. Não vi a necessidade de usar os 5 fans. Estou usando 3 e p mim está de bom tamanho. Coloquei somente 2 na frente (puxando o ar) e 1 atrás (tirando o ar), como o @DarkSideZin falou. Nas laterais não coloquei.

 

Importante é colocar o da fonte virado para baixo (puxando o ar gelado p dentro da fonte). Os demais: frontais e laterais devem estar puxando ar e o traseiro tirando o ar. Se o fabricante fez o gabinete dessa forma é porque acredita que seja essa a melhor maneira de refrigerar ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!