Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Então, montei minha máquina e acho que ela esta esquentando um pouco.

 

Meu i7 2600k com TX3 evo, + fan 120mm frontal akasa piranha, + fan 120mm original do gabinete na traseira, ta deixando ele com navegação em Internet em 44ºC com temperatura ambiente em 30ºC.

 

Podem me aconselhar que fans comprar? Tenho espaço pra mais um na frente, e mais dois na lateral, só. E também, nao arrumei os cabos completamente ainda pois estou aprendendo, pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, montei minha máquina e acho que ela esta esquentando um pouco.

 

Meu i7 2600k com TX3 evo, + fan 120mm frontal akasa piranha, + fan 120mm original do gabinete na traseira, ta deixando ele com navegação em Internet em 44ºC com temperatura ambiente em 30ºC.

 

Podem me aconselhar que fans comprar? Tenho espaço pra mais um na frente, e mais dois na lateral, só. E também, nao arrumei os cabos completamente ainda pois estou aprendendo, pode ser isso?

 

@pajuno

 

Primeiro.

 

Acho que 44ºC até nem é tanto p temperatura ambiente de 30ºC. Aqui no trabalho estou com ar condicionado ligado, deve estar uns 24ºC e a temperatura do processador Intel Xeon da minha máquina tá em 40-41ºC medida pelo CPUID HWMonitor. 

 

Segundo.

 

Lembro que testei o fan traseiro que veio junto com o meu gabinete (Cougar Archon) e ele chegava a no máximo 1000rpm. Não consegui achar nenhuma outra informação dele na net, então na dúvida, como ele é o único que retira o ar do meu gabinete, resolvi colocar um melhor, que eu soubesse as características. Coloquei o Piranha.

 

O que te sugiro então se quiser tentar melhorar um pouco a temperatura:

 

1. Organiza teus cabos p que o ar posso circular livremente e da forma correta dentro do gabinete. Procura por "organização de cabos pc" (cable management) no youtube. Foi assim que organizei o meu. Isso deve ajudar um pouco. 

 

2. coloca um outro fan no lugar do original, pode ser um Piranha, Viper, algum Cougar. E esse original tu coloca na lateral, refrigerando diretamente os componentes da placa-mãe.

 

Verifica também se o fan do processador tá funcionando corretamente e se tem pasta térmica.

 

EDIT: Achei essa tabela aqui http://www.buildcomputers.net/cpu-temperature.html e esse tópico aqui http://www.tomshardware.com/forum/327080-28-intel-core-2600k-idle-temperature

 

Espero ter ajudado.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, boa noite. Comprei um gabinete Corsair 100R que possui entrada para 5 fans, 2 frontais de até 140mm, 2 superiores de 120mm e 1 traseiro de 120mm. A minha placa mãe tem suporte a 4 fans mais o fan da CPU. Estou pensando em colocar 2 Corsair AF140 para soprar ar pra dentro e mais dois AF120 na parte superior para jogar ar pra fora. Fica uma boa distribuição? Ou seria melhor 1 de 140mm jogando ar pra dentro e 3 de 120mm jogando ar pra fora? Abraços desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eu uso o COOLER MASTER SICKEFLOW no meu seidon 120v é muito bom. o stock que vem junto é muito barulhento.

 

"Muito bom" levando em conta o ruído, mas quando o assunto é desempenho nem se comparam.

 

Abraço

 

Olá pessoal, boa noite. Comprei um gabinete Corsair 100R que possui entrada para 5 fans, 2 frontais de até 140mm, 2 superiores de 120mm e 1 traseiro de 120mm. A minha placa mãe tem suporte a 4 fans mais o fan da CPU. Estou pensando em colocar 2 Corsair AF140 para soprar ar pra dentro e mais dois AF120 na parte superior para jogar ar pra fora. Fica uma boa distribuição? Ou seria melhor 1 de 140mm jogando ar pra dentro e 3 de 120mm jogando ar pra fora? Abraços desde já...

 

Eu particularmente não vejo nenhum custo benefício nesses modelos da Corsair.

São caros, tem baixo fluxo de ar, baixíssima pressão estática e ainda por cima são barulhentas pelo kit que propõem.

Até mesmo fans mais baratas como a sickflow possuem melhor desempenho x ruído

que esses modelos da Corsair, fora a diferença de valor.

 

https://www.balaodainformatica.com.br/produto/65952

 

Quanto a distribuição seria bacana e pudesse colocar 1 fan frontal (soprando ar para dentro), uma na lateral (soprando ar para dentro) e as outras duas no painel traseiro (soprando ar para fora), pois desta forma conseguimos refrigerar Hds com fan frontal, placa mãe e vga com a fan lateral, e retirar o ar quente com as fans superiores.

Mas isso claro exigiria mudanças na lateral do gabinete já que originalmente é fechado na lateral, porém da forma que foi citado fica bacana (2 frontais e 2 superiores).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa noite. Comprei um gabinete Corsair 100R que possui entrada para 5 fans, 2 frontais de até 140mm, 2 superiores de 120mm e 1 traseiro de 120mm. A minha placa mãe tem suporte a 4 fans mais o fan da CPU. Estou pensando em colocar 2 Corsair AF140 para soprar ar pra dentro e mais dois AF120 na parte superior para jogar ar pra fora. Fica uma boa distribuição? Ou seria melhor 1 de 140mm jogando ar pra dentro e 3 de 120mm jogando ar pra fora? Abraços desde já...

 

@Juninho Luiz

 

Faria como o @NIGHT FALL falou. Colocaria 2 na frente soprando ar p dentro e 2 retirando o ar (1 na traseira e 1 em cima).

Quanto aos fans, também não vi boas recomendações desses AF da Corsair, pelo que li não compensa pelo custo x benefício. Procura algum da Cougar, Akasa ou mesmo CoolerMaster.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

boa tarde amigos, fans para exaustão e ventilação o melhor custo beneficio sem sombra de duvida nenhuma, é o CM JETFLO 120, além de uma beleza incrivel ele tem um sistema antivibração TOP. 

 

tenho 6 JETFLO no meu pc cada um saiu por 55 reais no ML.

olhem as descrições do FAN(fora do normal por esse preço):

RPM: 2.300

CFM: 95

Pressão do ar: 2.72mm

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, to com uma dúvida.

Montei meu PC, porém quero trocar os 6 coolers CM Sickleflow, pois são azuis e queria o meu PC todo em vermelho e preto

To em duvida entre dois modelos

CM Jetflo - R$48 cada + frete

Cougar CF-D12HB - R$32 cada + frete

 

Esses foram os menores valores que achei na net.

Quais vocês recomendariam? Ou será que vale a pena pegar os CM Sickleflow na cor vermelha?
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Filipe Liska disse:

Galera, to com uma dúvida.

Montei meu PC, porém quero trocar os 6 coolers CM Sickleflow, pois são azuis e queria o meu PC todo em vermelho e preto

To em duvida entre dois modelos

CM Jetflo - R$48 cada + frete

Cougar CF-D12HB - R$32 cada + frete

 

Esses foram os menores valores que achei na net.

Quais vocês recomendariam? Ou será que vale a pena pegar os CM Sickleflow na cor vermelha?
Valeu!

 

1) Atualmente, existe o Sickleflow X que é uma atualização do anterior com rolamento de melhor qualidade.

 

Dependendo da diferença de preço, creio que o Jetflo seria uma opção melhor do que o Sickleflow, por ter melhores especificações.

O JetFlo poderia até ser aproveitado como fan de radiadores ou air coolers.

Apesar de ser consideravelmente barulhenta, vem com adaptadores redutores de velocidade.

 

Se quiser, veja uma comparação entre os dois aqui.

 

2) As fans da série Cougar Vortex possuem rolamento do tipo hidraulico, mas o Cougar Dual-X é de fabricação de uma outra empresa que não possui projeto do tipo hidraulico em seu repositório.

 

Embora o rolamento do Dual-X seja anunciado como do tipo hidraulico, seria na verdade apenas uma implementação do tipo sleeve.
Creio que essa seja uma das razões que a Cougar preferiu não especificar a durabilidade da fan.

 

Segundo um autor de review, ele deve atender decentemente como fan de gabinete.
Sei que apesar do detalhe do rolamento ser inferior, os usuários acabam bem satisfeitas pelo seu baixo ruído e sua qualidade geral.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera, qual configuração de coolers vocês me recomendariam para colocar em um Cougar MX300 ?

Gostaria de uma configuração com uma relação desempenho x ruido mediana.

Dando uma lida eu cheguei a algumas opções:

Akasa Apache Black 120mm
Akasa Apache Piranha 120mm
CoolerMaster Sickflow 120mm
Cougar Vortex HDB 120mm
Aerocool Shark Evil Edtion 120mm

Qual FAN vocês me recomendariam para colocar como exaustão e como injeção ? 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willow P. Codeco opa boa tarde amigo,

 

Legal esse case suporta 7 FANS

 

eu recomendo se puder gastar um pouco mais comprar o CM JETFLO, tem kits no ML que vendem varias unidades juntas vai sair na média 45 reais cada um, mas é um FAN top de linha eu uso e recomendo.

 

Especificações do CM JETFLO:

RPM: 2.300 RPM

Pressão de Ar: 2.72 mmH2O

Fluxo de ar: 95 CFM

 

PS.: em questão de ruido ele é excelente 30 db segundo testes.

 

é isso ai !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Guilherme.Borges disse:

@Willow P. Codeco opa boa tarde amigo,

 

Legal esse case suporta 7 FANS

 

eu recomendo se puder gastar um pouco mais comprar o CM JETFLO, tem kits no ML que vendem varias unidades juntas vai sair na média 45 reais cada um, mas é um FAN top de linha eu uso e recomendo.

 

Especificações do CM JETFLO:

RPM: 2.300 RPM

Pressão de Ar: 2.72 mmH2O

Fluxo de ar: 95 CFM

 

PS.: em questão de ruido ele é excelente 30 db segundo testes.

 

é isso ai !!!


 

 

Dei uma olhada neles e parece ser um ótimo produto.

Mas não conseguiria comprar os 7 logo de cara, você recomenda qual configuração inicialmente com 3 unidades ? 2x injeção e 1x exaustão ? ou ao contrario ? (considerando que o gabinete já vem com um FAN traseiro) Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willow P. Codeco

 

coloca o FAN que vem junto que sempre é mais fraco como ventilador(injeção) em baixo do case.

 

eu colocaria 1 JETFLO frontal de ventilador e o outro de exaustor no superior traseiro.

 

para mim essa é a melhor opção, mas tenta comprar pelo menos mais 1 JETFLO e colocar no superior do case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Guilherme.Borges disse:

@Willow P. Codeco

 

coloca o FAN que vem junto que sempre é mais fraco como ventilador(injeção) em baixo do case.

 

eu colocaria 1 JETFLO frontal de ventilador e o outro de exaustor no superior traseiro.

 

para mim essa é a melhor opção, mas tenta comprar pelo menos mais 1 JETFLO e colocar no superior do case.


Ele não tem opção para FAN em baixo.

São:

2x Frontal
2x Lateral
2x Superior
1x Traseiro (incluso)

No caso, a melhor opção seria essa ?

1x JetFlow + 1x FAN incluso no frontal - ventilador
1x JetFlow Superior - Exaustor
1x JetFlow Traseiro - Exaustor 

Obrigado
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willow P. Codeco Eu tenho 2 Apache Black frontais e 1 Apache piranha atrás. É mais que o suficiente p minha necessidade. São fans silenciosos e baratos. Paguei na época 29,00 cada e recomendo.

 

@Filipe Liska Então tanto faz ser 3 ou 4 pinos. Nunca tive nenhum dos 2 fans que tu citou, mas ouço falar muito bem dos Cougar. Eu iria de Cougar pelo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

29 minutos atrás, Guilherme.Borges disse:

@Willow P. Codeco ahhh Verdade

 

nessa opção eu deixaria 2x JETFLO no frontal.

 

o STOCK no superior traseiro e 1x JETFLO no superior de exaustores. eu faço vários testes em diversos gabinetes de clientes acho a melhor opção será assim.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680195351-cooler-p-gabinete-sickleflow-x-120mm-sem-led-r4-sxnp-20fk-_JM

Esse CoolerMaster Sickeflow X por R$ 38,00 seria um mal negócio ? No caso conseguiria comprar 4 em vez de 3.

JetFlo

  • Fluxo de ar 95 CFM ± 10%
  • Pressão de Ar 2,72 mmH2O ± 10%
  • Expectativa de vida de 160.000 horas
  • Nível de ruído 19 dBA (1200 RPM com adaptador incluído modo silencioso)
  • 28 dBA (1600 RPM com adaptador incluído modo silencioso)


Sickeflow X

  • Velocidade: 2.000 RPM ± 10%;
  • Fluxo de ar: 69.69 CFM ± 10%;
  • Pressão de ar: 2.94 mmH2O ± 10%;
  • Expectativa de vida: 160,000 horas;
  • Nível de ruído: 19 dBA;


Um fluxo de ar de 25 CFM maior vale a diferença de R$ 16,00 ? 

 

15 minutos atrás, guidadall disse:

@Willow P. Codeco Eu tenho 2 Apache Black frontais e 1 Apache piranha atrás. É mais que o suficiente p minha necessidade. São fans silenciosos e baratos. Paguei na época 29,00 cada e recomendo.


Considerando que os Apaches estão no mesmo valor do Sickeflow X, 

Apache Black: 

 

  • MTBF: 50.000Hrs 
  • Velocidade: 600~1300 RPM±10%
  • Ruído: 6.9~16.05 dB(A)
  • Fluxo de Ar: 57.53 CFM (97.74 m3/h)
  • Pressão do Ar: 2.64 mm-H2O

Pelas especificações o Sickeflow X seria melhor negócio, ou estou enganado ? 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willow P. Codeco olá

 

 

o sickeflow é superior ao Apache. o preço é top também eu usava SICKEFLOW antes do JETFLO. pode valer a pena sim você comprar 4x SICKEFLOW ao invés de 3x JETFLO.

 

seria uma config assim então conforme imagem

 

por 10 reais eu pegaria o JETFLO mesmo. 

 

FANS-CBH.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!