Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1X2GB+1X1GB=3GB Funciona em Dual Channel?


gilvani

Posts recomendados

Achei a explicação disso:

De acordo com a tecnologia do chipset X 38 http://www.intel.com/products/desktop/chipsets/x38/x38-technicaldocuments.htm ( Nos white papers ), quando é configurado no modo L-shaped Asymmetric Mode (é automático), a placa endereça o canal 0 como dual channel e a memória que está isolada no canal 1 ( no teu caso a de 1 GB ) ele acessa no modo single channel.

Por isso, por burrice do everest, diz que as memórias estão em dual channel.

então, recapitulando, duas memórias em dual channel e a outra em single.

então pro nosso amigo que fez o tópico o dual não vai funcionar!

o problema de notebook com 2gb de memória por exemplo é que dificilmente vem com só uma 1 pente de memória, geralmente vem com 2x1gb, tendo que trocar as duas pra fazer os 4gb. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a explicação disso:

De acordo com a tecnologia do chipset X 38 http://www.intel.com/products/desktop/chipsets/x38/x38-technicaldocuments.htm ( Nos white papers ), quando é configurado no modo L-shaped Asymmetric Mode (é automático), a placa endereça o canal 0 como dual channel e a memória que está isolada no canal 1 ( no teu caso a de 1 GB ) ele acessa no modo single channel.

Por isso, por burrice do everest, diz que as memórias estão em dual channel.

então, recapitulando, duas memórias em dual channel e a outra em single.

Ahh bom, mas está em dual mesmo com 3 módulos (nos bancos 0 e 2, e acessando em single no 3 no meu caso) o que não ocorreria em outra situação se o chipset não suportar essa tal tecnologia Flex...

E já vi no everest, cpuz e no post do boot... aperece esse tal flex mesmo.

Mas voltando ao assunto, também não vi grandes coisas em relação a desempenho se não for dual channel... pelo menos em testes simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale dizer também q existem vários casos onde, erroneamente, aparece como dual-channel no boot, e os programas de diagnóstico reconhecem como dual-channel, mesmo q não esteja. E depois, acaba q com um update de bios, fazem a correção, e passa a ficar na real, sem dual.

Não sei se é o caso do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi falado, o dual channel, mesmo em plataformas AMD, o ganho é em torno de 5% a 7 % ( o próprio eduardo, o moderador, fala disso )

Em qualquer plataforma, Intel ou AMD, a memória com frequência mais baixa vai ditar a velocidade do barramento.

E outra, o dual channel é somente em pares e não em triplas.....

Vou procurar aqui o teste.

Que me desculpem, mas não posso concordar com isso.

Eu tinha um AMD3500+ em uma Asus A8N-SLI Premium, e fiz os testes com o Everest...

No modo Single Channel, as memórias iam a no máximo 3100 pontos ...

Já no modo Dual Channel, iam a 5980, quase 6000 pontos!

Claro que estou falando de memos DDR400, pode ser que em outros tipos, a diferença não seja tão gritante. Além do mais, já percebi que em plataforma Intel, a diferença é pequena, já que nesse caso, o chipset é o limitador.

Mas não dá pra generalizar. Single e Duo são diferentes sim, e dependendo da plataforma, a diferença é enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, não é...se basear em testes como o everest , não estará sendo realista. Leia o teste que passei, num link nos primeiros posts dessa página.

Além da Tom hardware, já foi feito testes na GURU 3D, mostrando tb que a diferença é pequena. Dizer que dual channel dobra o desempenho, é ilusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!